Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro RCP: para que serve e quem pode contratar?

9min. leitura
Revisado em 11 jan 2024

Imagine que você entregou um trabalho solicitado pelo cliente. Após isso, ele alega que o resultado não corresponde ao definido em contrato. Portanto, será movida uma ação judicial para arcar com os custos da refação do projeto. Ao ter um seguro RCP, é possível cobrir esses gastos.

Até porque, um processo judicial envolve despesas com honorários advocatícios, perícia técnica e muito mais. Se o processo comprovar que houve falha no seu trabalho, o seguro RCP também pode cobrir eventuais indenizações ao cliente.

Ou seja, este seguro garante segurança financeira em caso de erros ou omissões em seus serviços prestados. Assim, continue a leitura e entenda como o seguro RCP funciona, quem deve contratar, o que cobre e outras informações relevantes!

O que é o seguro RCP?

Trata-se da sigla para seguro de responsabilidade civil profissional, uma proteção financeira feita para cobrir possíveis danos causados no trabalho. Afinal, toda pessoa tem responsabilidade civil de arcar com prejuízos cometidos, seja contra alguém, meio ambiente, patrimônio público, privado etc.

Esses prejuízos podem não ser causados pelas atividades profissionais, como um motorista de carro de passeio que comete um acidente. Porém, se tem relação com o trabalho, como um advogado que errou em um parecer jurídico, o caso é chamado responsabilidade civil profissional. 

Então, o profissional, responde individualmente pelo dano cometido. Entretanto, em alguns casos, a companhia também pode ser responsabilizada, por isso também existe o seguro RC para empresa. Afinal, ela responde pelos atos de seus contratados, já que estes atuam em nome dela.

Quer dizer, a responsabilidade civil é uma questão complexa e cada caso deve ser analisado isoladamente, considerando as circunstâncias específicas. Assim, em alguns contextos o profissional é o único responsabilizado, em outros, a empregadora também é culpabilizada. Por isso, ter o seguro RCP é sempre importante.

Como funciona o seguro RCP?

O contratante do seguro paga uma determinada quantia mensal ou anual à seguradora. Em troca, ela se compromete a arcar com os prejuízos causados a terceiros por erros ou omissões profissionais do segurado, se necessário.

Isto é, o seu cliente ou terceiro pode alegar ter se prejudicado por uma conduta inadequada nas suas atividades profissionais. Até porque, qualquer ação está sujeita a erros, intencionais ou não.

Assim, se a queixa de alguém partir para uma ação judicial ou procura por indenização financeira, você pode acionar a seguradora. Esta, por sua vez, avalia o caso ao enviar um perito, profissional especializado na análise de danos e circunstâncias do ocorrido. 

Ele pode, por exemplo, verificar a extensão dos danos, responsabilidade do segurado, se houve negligência ou imprudência etc. Então, é importante que o segurado coopere com o perito, fornecendo todas as informações necessárias e os esclarecimentos solicitados. 

Logo, se a seguradora, com ajuda do perito, considerar que há cobertura, ela arca com os prejuízos causados. No entanto, a concessão da indenização vai depender de vários fatores, como:

  • cláusulas do contrato de seguro;
  • circunstâncias do sinistro (o evento que motivou a queixa do cliente ou terceiro);
  • existência de exclusões de cobertura; 
  • entre outros aspectos.

Qual é a modalidade de contratação do seguro RCP?

Existem duas categorias de contratação do seguro RCP: a de reclamação e a de ocorrência. A seguir, saiba mais sobre cada uma!

A base de ocorrência

O seguro cobre os sinistros ocorridos no período de vigência do contrato, que pode ser de 1 ano, dependendo das cláusulas definidas.

Além disso, ele cobre reclamações feitas no prazo prescricional — tempo máximo garantido pela lei para o segurado solicitar o seguro — de 1 ano. 

Em outras palavras, o dano e a queixa contra o segurado precisam ocorrer até o período de vigência ou o prazo complementar.

A base de reclamação

A cobertura ocorre se os danos e as reclamações forem em algum dos períodos abaixo:

  • durante o período retroativo – pode ser até cerca de 1 anos antes do início da vigência;
  • na vigência – com duração de 1 ano, dependendo do contrato;
  • prazo prescricional – com duração de 1 ano.

Além do prazo complementar, gratuito e iniciado logo após o contrato vencer, é possível contratar o prazo suplementar. Este é um adicional de mais 1 ano, garantido com o pagamento de um valor extra. 

É importante entender bem as diferenças entre as duas modalidades antes de contratar o seguro RCP. Desse jeito, você escolhe a que melhor se adapta às necessidades.

Qual é a melhor modalidade?

Em geral, a modalidade de reclamação costuma ser mais atrativa para quem busca um seguro RCP. Isso porque ela cobre riscos de longa latência — danos que levam muito tempo para se tornarem aparentes.

Por exemplo, em casos de negligência médica, como uma cirurgia mal executada, eles podem levar anos para apresentar complicações. Então, é possível que a vítima não perceba o dano no curto prazo, dificultando até definir a responsabilidade e a causa do ocorrido.

Logo, é importante que os profissionais segurados estejam atentos às cláusulas e demais particularidades, para garantir proteção financeira contra possíveis reclamações tardias.

O que cobre o seguro RCP?

As coberturas oferecidas dependem da seguradora e do contrato montado pelo segurado, que pode ter necessidades específicas. Assim, a seguir, conheça o que as coberturas básicas costumam incluir!

Cobertura para danos corporais e materiais

Ela protege financeiramente o segurado contra a responsabilidade civil por danos materiais ou corporais relacionados à sua atividade profissional. Os danos corporais podem ser lesões físicas, outros prejuízos à saúde ou morte. 

Por exemplo, um médico que prescreve um medicamento inadequado para o paciente e causa uma reação alérgica grave. Assim, o seguro ajuda o profissional a cobrir reabilitação da vítima, despesas hospitalares, indenização etc.

Já os danos materiais são os prejuízos financeiros decorrentes de danos a objetos, bens, patrimônio ou propriedade. Por exemplo, um arquiteto que projeta uma construção com falhas estruturais, causando danos ou desmoronamento do imóvel (aliás, vale entender mais sobre o Seguro Responsabilidade Civil Arquiteto).

Cobertura para custos judiciais e honorários advocatícios

Protege o segurado contra os custos de defesa em um processo judicial decorrente da reclamação de terceiros. Assim, caso haja uma queixa formal, o seguro pode cobrir honorários advocatícios, despesas com perícias, custas processuais, entre outros.

Além disso, o seguro pode fornecer assistência jurídica, orientando o segurado sobre o que fazer e ajudando na contratação de advogados especializados.

Perda de documentos

A perda de documentos pode ser uma falha na prestação de serviços profissionais, principalmente no caso de contadores, advogados e consultores financeiros. Afinal, estes lidam com muitos dados confidenciais, sensíveis e importantes. 

Então, por exemplo, um advogado que perde um documento do cliente pode ser responsabilizado por danos morais e/ou materiais. 

Nesse caso, o seguro de responsabilidade civil profissional cobre os custos envolvidos na reparação dos danos. Entre eles, despesas com honorários advocatícios, indenização ao cliente, entre outros.

Responsabilidade contratual

Esse tipo de cobertura surge quando há um contrato com o cliente, mas houve descumprimento em alguma das cláusulas previamente acordadas. Por exemplo, um arquiteto se comprometeu a entregar um projeto em determinado prazo e descumpriu o combinado.

Então, ele pode ser responsabilizado contratualmente pelos prejuízos que o cliente sofreu pelo atraso. Logo, a cobertura neste caso costuma incluir indenização financeira, pagamento de multas e outras penalidades, além de cobrir custos judiciais.

O que o seguro RCP não cobre?

Isso depende da seguradora e do contrato definido, mas em geral, o seguro RCP pode não cobrir:

  • atos dolosos – danos causados intencionalmente pelo profissional segurado. Ou seja, se um advogado age de má-fé para prejudicar seu cliente, por exemplo, ele pode não ter direito à cobertura do seguro;
  • reclamações anteriores – se o profissional já tinha conhecimento de uma queixa antes da contratação do seguro, os danos decorrentes dela podem não ser cobertos;
  • multas e penalidades – alguns seguros RCP não cobrem multas ou penalidades impostas por órgãos regulatórios, ou judiciais, mesmo que decorram de erros profissionais;
  • responsabilidades contratuais – algumas apólices de seguro RCP não cobrem danos relacionados ao descumprimento de obrigações contratuais, como atrasos na entrega de projetos ou produtos;
    • danos ambientais – muitos contratos de seguro RCP excluem a cobertura de prejuízos causados ao meio ambiente decorrentes de atividades profissionais.

No entanto, ressaltamos que essas exclusões dependem das condições contratuais do seguro. Logo, leia atentamente o contrato para saber quais riscos estão cobertos e excluídos da cobertura.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Quem deve contratar o seguro RCP?

Qualquer profissional e empresa que presta serviços especializados e estão sujeitos a erros ou omissões, podendo prejudicar os seus clientes. Porém, algumas categorias oferecem mais riscos que outras, tornando a contratação mais comum.

Entre elas, profissionais liberais, empresas e prestação de serviço, com destaque para o segmento de construção, saúde e tecnologia da informação.

Quais são os tipos de profissões para o seguro RCP?

Para entender melhor quem deve contratar o seguro RCP, listamos os tipos de profissionais que mais procuram este serviço e/ou são responsabilizados civilmente. Confira!

Seguro RCP Contadores

O seguro responsabilidade civil profissional para contador cobre financeiramente o profissional em casos de erros, omissões ou negligências em seus serviços contábeis. 

Isso porque os contadores têm atribuições importantes na gestão financeira de empresas. Logo, uma ação errada pode prejudicar os clientes, como erros na elaboração de demonstrações contábeis ou fiscais, por exemplo.

Seguro RCP Dentista

Os dentistas têm responsabilidade na saúde bucal de seus pacientes. Então, um erro ou omissão em suas atividades pode causar danos físicos, emocionais e financeiros aos seus pacientes. 

Assim, eles podem buscar reparação como na prescrição inadequada de medicamentos, por exemplo, por meio de uma ação judicial. Por isso, o seguro responsabilidade civil profissional para dentistas fornece um valor para ajudar os profissionais a cobrir eventuais custos.

Seguro RCP Adm de imóveis

Os administradores de imóveis são responsáveis por cuidar do patrimônio de seus clientes, que podem ser proprietários de imóveis alugados, condomínios ou outros. Assim, caso haja um erro ou omissão na função, como na vistoria e manutenção preventiva, o cliente pode ser prejudicado. 

Então, o seguro responsabilidade civil profissional para Adm de imóveis pode ser acionado para cobrir as possíveis despesas, como indenização financeira às vítimas. 

Seguro RCP Advogados

Os advogados estão expostos a uma série de riscos no exercício da sua profissão. Entre eles, perda de prazos, falta de informação ao cliente, erros na redação de contratos, entre outros.

Logo, ao contratar o seguro responsabilidade civil profissional para advogado, é possível exercer a profissão com mais tranquilidade. Afinal, existe uma proteção financeira para cobrir eventuais danos.

Seguro RCP Agências de Turismo

O seguro responsabilidade civil profissional para agências de turismo cobre custos judiciais e honorários advocatícios, em caso de processos movidos pelo cliente. Isso porque a empresa pode prejudicá-lo de variadas formas, como cancelamentos de viagens, erros na prestação de serviços, falta de informação fornecidas etc.

Seguro RCP Arquitetos

A execução de uma obra de arquitetura envolve diversos riscos e imprevistos que podem gerar prejuízos para o cliente e descumprimento do contrato. Assim, é possível que o arquiteto seja penalizado por essas eventualidades.

Por essa razão o seguro responsabilidade civil profissional para arquitetos permite um trabalho com mais tranquilidade. Afinal, o arquiteto sabe que está protegido financeiramente contra possíveis reclamações de terceiros.

Seguro RCP Despachantes Aduaneiros

O seguro de responsabilidade civil profissional para despachantes aduaneiros cobre diversos riscos associados à atividade desses profissionais. Entre eles, erros na classificação fiscal de mercadorias, atrasos no desembaraço aduaneiro, violação de normas e regulamentos aduaneiros etc. 

Ou seja, o Seguro RCP protege financeiramente o profissional e contra esses riscos. Então, ele tem mais tranquilidade e segurança para exercer sua atividade com qualidade e responsabilidade.

Seguro RCP Engenheiros

A área de engenharia lida com projetos e obras que podem envolver grandes investimentos, gerando prejuízos significativos se algo sair errado. Portanto, há diversos riscos associados à profissão, como atraso na entrega de obras, uso de materiais inadequados etc.

Logo, o seguro de responsabilidade civil profissional para engenheiros permite que os profissionais arquem com danos ou perdas financeiras decorrentes de erros, ou omissões.

Seguro RCP instituições de Ensino

Os principais riscos nessa área incluem erros em notas e avaliações de alunos, práticas discriminatórias ou inadequadas por parte dos funcionários etc. 

Diante disso, o seguro responsabilidade civil profissional para Instituições de Ensino é uma importante proteção. Afinal, essas empresas podem ser responsabilizadas por danos causados a terceiros devido a falhas profissionais.

Seguro RCP Médicos

O seguro responsabilidade civil para médicos cobre uma série de riscos que podem resultar em reclamações de pacientes. Por exemplo, diagnósticos incorretos, erros em cirurgias, tratamentos inadequados, falta de consentimento informado, entre outros.

Seguro RCP Mídia

O Seguro responsabilidade civil profissional para Mídia é destinado a jornalistas, editores, produtoras de conteúdo, agências de publicidade e outros profissionais de mídia e comunicação.

Isso porque existem diversos riscos associados, como a publicação de informações equivocadas, ofensivas ou prejudiciais à imagem de terceiros, utilização indevida de imagens etc.

Seguro RCP Recursos Humanos

Essa área corre riscos de discriminação no processo de seleção de funcionários, violação de privacidade em relação às informações pessoais dos funcionários etc.

Além disso, podem ser responsabilizados por eventuais erros no processamento de informações de folha de pagamento, benefícios e demissões. Portanto, ter um seguro responsabilidade civil profissional Recursos Humanos é fundamental. 

Seguro RCP Síndico

O síndico pode ser responsabilizado por acidentes nas áreas comuns do prédio, danos causados a veículos estacionados, falhas na manutenção de equipamentos do prédio etc. Então, o seguro responsabilidade civil profissional Síndico é uma proteção financeira para minimizar as consequências de uma culpabilização.

Seguro RCP Tecnologia

O seguro de responsabilidade civil de tecnologia protege quem oferece serviços como desenvolvimento de software, hospedagem de sites, entre outros. Afinal, é possível causar danos por atrasos, violação de direitos autorais, perda de dados, entre outros.

Quais seguradoras trabalham com seguro RCP?

Existem diversas seguradoras que oferecem seguro RCP no Brasil, algumas das principais são:

  • Porto Seguro;
  • AIG Seguros;
  • Zurich Seguros;
  • Excelsior Seguros;
  • Allianz Seguros;
  • Tokio Marine.
  • Berkley Seguros
  • Akad Seguros
  • BMG Seguros

Qual a melhor seguradora de seguro RCP?

Não há uma resposta definitiva, já que isso varia com as necessidades e expectativas de cada segurado. Porém, para escolher, considere qualidade da cobertura oferecida, reputação da seguradora, agilidade e eficiência no atendimento em caso de sinistros.

Dessa forma, é importante realizar uma pesquisa detalhada e comparar as opções disponíveis, avaliando não apenas o preço do seguro, mas também os benefícios oferecidos. 

Quais são as vantagens de um seguro RCP?

As vantagens de um seguro RCP incluem:

  • proteção financeira – ajudando a cobrir os custos de uma reclamação, como danos corporais e materiais, custos judiciais e honorários advocatícios;
  • tranquilidade – saber que está protegido contra possíveis acusações pode deixar o profissional mais tranquilo e concentrado em fornecer serviços de qualidade aos clientes;
  • melhora a imagem profissional – isso porque é transmitida um aspecto de responsabilidade e preocupação com a segurança dos clientes;
  • personalização – as seguradoras oferecem diversas opções de cobertura para atender às necessidades específicas de cada profissional ou empresa. 

Como contratar um seguro RCP?

É necessário seguir alguns passos, como:

  • identificar a necessidade – primeiro descubra quais riscos a sua atividade profissional apresentam e têm mais probabilidade de causar danos a terceiros;
  • escolher a cobertura adequada – defina a cobertura adequada para a atividade exercida, já que cada profissão tem características específicas e riscos diferentes;
  • cotação – com a cobertura definida, solicite uma cotação (simulação) em uma ou mais seguradora para comparar as propostas recebidas e escolher a que melhor atende você;
  • fechamento do contrato – após escolher a seguradora e a cobertura adequada, preencha um questionário detalhado sobre a atividade a ser segurada. 

Após análise das informações, a seguradora vai emitir a proposta e, caso o segurado concorde, o contrato será fechado e a cobertura começará a valer.

Então, entendeu como contratar um seguro RCP e outras informações relevantes sobre este serviço? Como visto, os profissionais que contam com ele têm mais tranquilidade financeira, já que ações e indenizações podem pesar muito no bolso.

Você também deseja aproveitar os benefícios do seguro RCP? Entre em contato conosco e faça uma cotação rápida, descomplicada e 100% on-line para escolher um serviço que melhor atenda às suas necessidades!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!