
Continue aprendendo
com os
melhores
Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área
Prometemos não enviar spam.
No setor logístico e de transporte de cargas, o cálculo de frete é uma habilidade indispensável.
Apesar de a rotina de calcular fretes parecer simples dentro do segmento, é ela a responsável por impor um diferencial à rotina da empresa. O cálculo de fretes bem feito oferece ganhos em favor do bom planejamento, da distribuição correta de recursos e da tomada de decisões, que resultam, no fim do dia, em melhor custo-benefício para o seu negócio.
Pensando nisso tudo, antes de entender como funciona o cálculo de frete, confira os cinco fatores que estão diretamente relacionados ao cálculo.
Os custos fixos no cálculo de frete estão relacionados a tudo o que envolve a entrega de mercadorias. Dessa forma, tratam-se dos profissionais, veículos e equipamentos, tipos de custos operacionais que têm baixa variação no decorrer do mês.
O peso é um item importante e crítico na hora de realizar o cálculo de frete e precificá-lo. Existe aumento nos gastos com combustível quando o peso da mercadoria é maior, por exemplo.
Quando as caixas de mercadorias ocupam muito espaço dentro do veículo, a empresa perde a oportunidade de alocar outros itens. Isso pode exigir que ela utilize um outro veículo.
É necessário que seja feita a avaliação da carga tributária no seu frete, porque este segmento também está sujeito à tributação. Os impostos existem, sobretudo, quando é necessário atravessar a fronteira entre diferentes estados.
Em alguns casos, durante o transporte cargas, pode ser necessário que os produtos sejam armazenados em locais que os acomodem. Este é um fator que também influencia no valor investido para que o produto chegue ao seu destino final.
Em um processo de licitação, o fornecedor ganhador precisa oferecer uma garantia à administração que demonstra que o acordado em contrato será cumprido. Entendo isso e muito mais neste e-book que preparamos preparamos em parceria com o Blog Licitações Públicas.
Com uma frota e movimentação logística tão intensa, também é necessário garantir que as entregas estejam protegidas. E foi justamente esse o ponto de encontro entre a AMBEV e a Mutuus Seguros: garantir transportes com cobertura.
A Jorgeto aposta em qualidade e confiança. E é aí que entra a relação com a Mutuus Seguros: para ter transporte de mercadorias com máxima eficiência, é preciso também falar de proteção. O seguro de carga da Mutuus era o ponto que faltava para garantir entregas protegidas e, assim, completar com excelência o ciclo logístico.
Mais de um bilhão de reais em mercadorias são roubadas todos os anos, no Brasil. Além da criminalidade, os acidentes nas precárias rodovias brasileiras também tiram o sono dos transportadores ao redor do país.
Infelizmente, os riscos cibernéticos aumentam na medida em que a tecnologia também evolui. Em situações em que há este risco, o Seguro Riscos Cibernéticos é indispensável para a segurança de operações empresariais.
Tenha mais produtividade utilizando a planilha que preparamos para você. Otimize seu tempo e planejamento financeiro ao fechar operações de frete de retorno.
Para calcular valor de frete, é necessário calcular o frete mínimo, conhecer o custo gerado pela carga e calcular o custo da viagem.
É importante estar atento também aos custos invisíveis, como aos impostos, depreciação e seguros. Além disso, é preciso definir taxas adicionais, como se armazenamento, dificuldade, risco, restrição de trânsito etc.
É possível você calcular fretes de forma automatizada a partir das nossas planilhas. Elas auxiliam você a definir preço de frete e, assim, melhorar os lucros do seu negócio, podendo ser aplicadas em diferentes tipos de fretes.
Você pode conferir a tabela de fretes na ANTT para cálculo de fretes por km clicando neste link.
É possível você calcular fretes no site da Mutuus.
Para calcular fretes com nossa calculadora, é só ter em mãos as seguintes informações:
Estes custos invisíveis devem ser considerados ao calcular frete:
Trata-se de uma lei da física que ajuda a compreender o volume de um objeto. Ao calcular fretes, deve-se considerar a seguinte fórmula: comprimento x altura x largura.
O cálculo de cubagem visa evitar espaços livres dentro do veículo, que podem gerar mais custos operacionais e, em outras situações, sobrecarga.
Trata-se de uma solução que deixa o transporte mais eficiente, equilibrando-se a quantidade de cargas a ser transportada.
A planilha de cálculo de fretes permite calcular fretes de forma segura e rápida.
Com suas fórmulas aplicadas, é só inserir dentro dos campos indicados as informações como custos, despesas, entre outras necessárias.
A partir das poucas informações, ela ajudará você a chegar no cálculo de frete correto.
Ao calcular fretes, a depreciação de veículo deve ser sempre considerada. Ela é importante porque se trata de um custo gerado aos poucos, no longo prazo, quase não percebido: o envelhecimento do veículo, o principal instrumento de trabalho.
Uma das formas de faturar mais dinheiro realizando fretes é buscar qualificação e aprimoramento profissional. Esse diferencial, aos contratantes, pode ser visto com bons olhos.
Essa qualificação no transporte de cargas pode estar relacionada às cargas perigosas, indivisíveis e cargas vivas. A direção defensiva também é um outro exemplo de qualificação a ser considerado.
O frete de retorno – uma opção que, a partir de uma boa rede de contatos, pode ajudar nos lucros –, a otimização de rotas e ferramentas como o Agrega+ também podem e devem ser considerados.
Se você calcular fretes da forma certa, também já estará saindo na frente para gerar mais e melhores lucros.
Primeiro, você precisa descobrir qual é o frete mínimo definido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Depois, acesse a Resolução nº 5.867/2020 e encontre as instruções sobre como funciona o cálculo. A tabela de frete, por sua vez, é possível encontrar na Resolução nº 5.923/2021.
Depois disso tudo, você precisa definir o tipo de carga a ser transportada e a quantidade de eixos que serão precisos para esse transporte.
Os coeficientes de custo de deslocamento e de carga e descarga e a distância a ser percorrida também devem ser verificados.
É importante lembrar que não apenas o frete mínimo deve ser considerado. No entanto, utilizando-o, é possível garantir êxito nos cálculos de frete, ao incluir outros fatores de custos.
Um sistema de gestão de fretes é responsável por gerenciar os fretes envolvendo suas movimentações, como de carga e entregas realizadas pela empresa.
Pode ser utilizada por transportadoras e empresas que desejam apoio em planejamento, execução, controle e tomada de decisões relacionados aos processos na prestação de serviços de frete.
Faça os melhores fretes de retorno com as seguintes dicas:
Ao calcular fretes, é importante considerar estes custos:
Você pode usar a planilha para calcular fretes no ato da cotação. Além de calcular de forma rápida e agilizar os processos, ela oferece um resultado justo em relação ao valor de frete.
O frete spot é uma modalidade de frete eventual, isto é, que pode ser solicitado esporadicamente por um cliente. Trata-se de uma modalidade que pode representar uma boa fonte de lucro e aumento de receita.
No entanto, diferentemente dos fretes tradicionais, este não traz previsibilidade e estabilidade.
Para calcular frete lotação com frota própria, você precisa incluir na planilha de cálculo de frete todos os custos e despesas que o veículo terá no serviço de transporte de carga.
Na planilha, você poderá usar também um simulador de fretes para transportadora, onde os custos e valores de qualquer veículo da frota podem ser inseridos.
Ao usar a planilha para calcular fretes, você reduz o tempo de espera do cliente e gera maior produtividade.
Além disso, garante domínio financeiro – o que, por sua vez, aumenta a geração de receita, impactando positivamente nos resultados.
Quem costuma calcular frete lotado terceirizado é o motorista autônomo. Ele realiza o transporte da carga para o embarcador ou para a transportadora. Ao ser subcontratado, esse motorista autônomo recebe o CT-e isento de impostos.
Para calcular esse frete, é interessante ter uma tabela de preço de empresas parceiras para repassar ao cliente – e também da planilha de veículos da frota, a fim de compreender qual é mais adequado a ser usado para determinado tipo de carga.
Mesmo que a empresa já tenha uma tabela pronta para calcular fretes da empresa parceira, a Planilha de frete fracionado para terceiros é uma possibilidade de agilizar a cotação.
Para os pequenos pedidos, o frete fracionado com frota própria costuma ser indicado, uma vez que são direcionados a diferentes endereços. O cálculo é baseado nas seguintes informações:
Primeiro, para fazer o cálculo deste frete, é preciso encontrar o comprimento x largura x altura x fator de cubagem.
No caso de caminhões, a referência para o fator de cubagem deve ser de 300 quilos para 1m³. Além disso, os custos indiretos também não podem ser esquecidos.
Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área