Calcular frete: aproveite a calculadora!

Preencha com as informações do frete
que deseja calcular!

Para continuar com o Cálculo de Frete, deixe seu e-mail

Prometemos não enviar spam.

Calcular  frete - Mutuus Seguros
Figura de calculadora de frete representando cálculo de frete

Como fazer o cálculo de frete?

No setor logístico e de transporte de cargas, o cálculo de frete é uma habilidade indispensável.

Apesar de a rotina de calcular fretes parecer simples dentro do segmento, é ela a responsável por impor um diferencial à rotina da empresa. O cálculo de fretes bem feito oferece ganhos em favor do bom planejamento, da distribuição correta de recursos e da tomada de decisões, que resultam, no fim do dia, em melhor custo-benefício para o seu negócio.

Pensando nisso tudo, antes de entender como funciona o cálculo de frete, confira os cinco fatores que estão diretamente relacionados ao cálculo.

Custos Fixos

Os custos fixos no cálculo de frete estão relacionados a tudo o que envolve a entrega de mercadorias. Dessa forma, tratam-se dos profissionais, veículos e equipamentos, tipos de custos operacionais que têm baixa variação no decorrer do mês.

Peso

O peso é um item importante e crítico na hora de realizar o cálculo de frete e precificá-lo. Existe aumento nos gastos com combustível quando o peso da mercadoria é maior, por exemplo.

Volume

Quando as caixas de mercadorias ocupam muito espaço dentro do veículo, a empresa perde a oportunidade de alocar outros itens. Isso pode exigir que ela utilize um outro veículo.

Impostos

É necessário que seja feita a avaliação da carga tributária no seu frete, porque este segmento também está sujeito à tributação. Os impostos existem, sobretudo, quando é necessário atravessar a fronteira entre diferentes estados.

Custo de
Armazenamento

Em alguns casos, durante o transporte cargas, pode ser necessário que os produtos sejam armazenados em locais que os acomodem. Este é um fator que também influencia no valor investido para que o produto chegue ao seu destino final.

Conheça nossos conteúdos gratuitos que vão te ajudar nos desafios de gestão da sua empresa.

Para formalizar os seus negócios, é essencial contar com contratos de serviços. Nossos modelos profissionais de contrato estão prontos para uso e adicionam eficiência e organização às suas negociações.

A licitação pode ser uma excelente oportunidade para se trabalhar em um novo negócio. Mas, para o participante ter sucesso, é importante estar em dia com todas as documentações necessárias que comprovem suas regularidades.

O contrato por escrito e assinado é o documento que garante que as condições combinadas na negociação serão realmente cumpridas. Este documento, além de oferecer validade jurídica, ajuda a economizar tempo e recursos.

Para ajudar a transportadora e toda a equipe a otimizar tempo durante os processos, é essencial ter disponível planilha para acerto de motorista. Ela facilita o gerenciamento de motoristas e de toda a frota.

Se não for bem planejado, o frete de retorno pode aumentar os custos na prestação de serviços de transporte. Para essa organização e para fazer o negócio decolar, a planilha de frete de retorno é um instrumento essencial.

Notebook representando calcular frete e calcular cubagem

Facilite suas operações com a Planilha de Cálculo de Frete de Retorno. Baixe gratuitamente.

Tenha mais produtividade utilizando a planilha que preparamos para você. Otimize seu tempo e planejamento financeiro ao fechar operações de frete de retorno.

Perguntas frequentes

Para calcular valor de frete, é necessário calcular o frete mínimo, conhecer o custo gerado pela carga e calcular o custo da viagem.

É importante estar atento também aos custos invisíveis, como aos impostos, depreciação e seguros. Além disso, é preciso definir taxas adicionais, como se armazenamento, dificuldade, risco, restrição de trânsito etc.

É possível você calcular fretes de forma automatizada a partir das nossas planilhas. Elas auxiliam você a definir preço de frete e, assim, melhorar os lucros do seu negócio, podendo ser aplicadas em diferentes tipos de fretes.

Você pode conferir a tabela de fretes na ANTT para cálculo de fretes por km clicando neste link.

É possível você calcular fretes no site da Mutuus.

Para calcular fretes com nossa calculadora, é só ter em mãos as seguintes informações:

  • Categoria do frete;
  • Tipo de carga;
  • Se é carga perigosa;
  • Número de eixos;
  • Distância (km).

Estes custos invisíveis devem ser considerados ao calcular frete:

  • IPVA;
  • Licenciamento;
  • Seguro de carga obrigatório;
  • Trocas de pneus;
  • Manutenção;
  • Seguro veicular.

Trata-se de uma lei da física que ajuda a compreender o volume de um objeto. Ao calcular fretes, deve-se considerar a seguinte fórmula: comprimento x altura x largura.

O cálculo de cubagem visa evitar espaços livres dentro do veículo, que podem gerar mais custos operacionais e, em outras situações, sobrecarga.

Trata-se de uma solução que deixa o transporte mais eficiente, equilibrando-se a quantidade de cargas a ser transportada.

A planilha de cálculo de fretes permite calcular fretes de forma segura e rápida.

Com suas fórmulas aplicadas, é só inserir dentro dos campos indicados as informações como custos, despesas, entre outras necessárias.

A partir das poucas informações, ela ajudará você a chegar no cálculo de frete correto.

Ao calcular fretes, a depreciação de veículo deve ser sempre considerada. Ela é importante porque se trata de um custo gerado aos poucos, no longo prazo, quase não percebido: o envelhecimento do veículo, o principal instrumento de trabalho.

Uma das formas de faturar mais dinheiro realizando fretes é buscar qualificação e aprimoramento profissional. Esse diferencial, aos contratantes, pode ser visto com bons olhos.

Essa qualificação no transporte de cargas pode estar relacionada às cargas perigosas, indivisíveis e cargas vivas. A direção defensiva também é um outro exemplo de qualificação a ser considerado.

O frete de retorno – uma opção que, a partir de uma boa rede de contatos, pode ajudar nos lucros –, a otimização de rotas e ferramentas como o Agrega+ também podem e devem ser considerados.

Se você calcular fretes da forma certa, também já estará saindo na frente para gerar mais e melhores lucros.

Primeiro, você precisa descobrir qual é o frete mínimo definido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Depois, acesse a Resolução nº 5.867/2020 e encontre as instruções sobre como funciona o cálculo. A tabela de frete, por sua vez, é possível encontrar na Resolução nº 5.923/2021.

Depois disso tudo, você precisa definir o tipo de carga a ser transportada e a quantidade de eixos que serão precisos para esse transporte.

Os coeficientes de custo de deslocamento e de carga e descarga e a distância a ser percorrida também devem ser verificados.

É importante lembrar que não apenas o frete mínimo deve ser considerado. No entanto, utilizando-o, é possível garantir êxito nos cálculos de frete, ao incluir outros fatores de custos.

Um sistema de gestão de fretes é responsável por gerenciar os fretes envolvendo suas movimentações, como de carga e entregas realizadas pela empresa.

Pode ser utilizada por transportadoras e empresas que desejam apoio em planejamento, execução, controle e tomada de decisões relacionados aos processos na prestação de serviços de frete.

Faça os melhores fretes de retorno com as seguintes dicas:

  1. Crie listas de cidades, trechos, de potenciais clientes e agenciadores de carga;
  2. Visite os Portos Secos, esses espaços que oferecem serviços de armazenagem, movimentação e despacho aduaneiro;
  3. Desenvolva atendimento para regiões com associação de empresas que atuam em um mesmo ramo;
  4. Procure chegar na pessoa certa ao negociar fretes de retorno. Para isso, entenda como funciona a estrutura departamental da empresa;
  5. Esteja em contato com embarcadores que trabalham com transporte colaborativo;
  6. Procure estar em contato com agenciadores de cargas;
  7. Aproveite a internet e reserve um tempinho na procura de fretes de retorno;
  8. Ofereça treinamento aos seus motoristas, para que seja possível eles procurarem e negociarem bons preços de fretes.

Ao calcular fretes, é importante considerar estes custos:

  • Diárias de viagem do motorista (incluindo autônomo);
  • Seguro de Carga (RCTR-C e RCF-DC);
  • Gerenciamento de risco;
  • Generalidades (exceções que demandam mais custos);
  • Tributos;
  • Administração da empresa (custos fixos, como aluguel, água, energia, telefone, funcionários, etc.).

Você pode usar a planilha para calcular fretes no ato da cotação. Além de calcular de forma rápida e agilizar os processos, ela oferece um resultado justo em relação ao valor de frete.

O frete spot é uma modalidade de frete eventual, isto é, que pode ser solicitado esporadicamente por um cliente. Trata-se de uma modalidade que pode representar uma boa fonte de lucro e aumento de receita.

No entanto, diferentemente dos fretes tradicionais, este não traz previsibilidade e estabilidade.

Para calcular frete lotação com frota própria, você precisa incluir na planilha de cálculo de frete todos os custos e despesas que o veículo terá no serviço de transporte de carga.

Na planilha, você poderá usar também um simulador de fretes para transportadora, onde os custos e valores de qualquer veículo da frota podem ser inseridos.

Ao usar a planilha para calcular fretes, você reduz o tempo de espera do cliente e gera maior produtividade.

Além disso, garante domínio financeiro – o que, por sua vez, aumenta a geração de receita, impactando positivamente nos resultados.

Quem costuma calcular frete lotado terceirizado é o motorista autônomo. Ele realiza o transporte da carga para o embarcador ou para a transportadora. Ao ser subcontratado, esse motorista autônomo recebe o CT-e isento de impostos.

Para calcular esse frete, é interessante ter uma tabela de preço de empresas parceiras para repassar ao cliente – e também da planilha de veículos da frota, a fim de compreender qual é mais adequado a ser usado para determinado tipo de carga.

Mesmo que a empresa já tenha uma tabela pronta para calcular fretes da empresa parceira, a Planilha de frete fracionado para terceiros é uma possibilidade de agilizar a cotação.

Para os pequenos pedidos, o frete fracionado com frota própria costuma ser indicado, uma vez que são direcionados a diferentes endereços. O cálculo é baseado nas seguintes informações:

  • Peso;
  • Espaço que ocupará no veículo;
  • Distância;
  • Etc.

Primeiro, para fazer o cálculo deste frete, é preciso encontrar o comprimento x largura x altura x fator de cubagem.

No caso de caminhões, a referência para o fator de cubagem deve ser de 300 quilos para 1m³. Além disso, os custos indiretos também não podem ser esquecidos.

Continue aprendendo
com os
melhores

Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​