Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro RC para contador: o que é e qual a importância?

7min. leitura
Revisado em 22 jan 2024

“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.” Já ouviu essa frase? Ela diz muito sobre a área da contabilidade: aliada no planejamento financeiro de uma empresa. Assim, em caso de falhas involuntárias no trabalho, o profissional que não tem um seguro RC para contador, pode se prejudicar financeiramente.

Por exemplo, imagine que ao fazer a escrituração fiscal do cliente você usou alíquotas de tributos erradas. Nem sempre é possível cancelar ou reverter a operação, principalmente ao perceber se o erro foi percebido tarde. 

Então, caso a fiscalização da Receita Federal note a divergência, você — responsável por assinar a declaração — e o seu cliente podem ser penalizados. Isso costuma envolver gastos com honorários advocatícios, custos judiciais relacionados ao processo e à defesa e muito mais. 

A mão suou e o coração acelerou só de imaginar os riscos e as consequências envolvidas no seu ofício? Não se desespere: o seguro RC para contador pode protegê-lo financeiramente. Continue a leitura e saiba mais sobre isso! 

O que é seguro RC para contador?

Trata-se de uma indenização financeira para que o profissional de contabilidade arque com gastos, caso cometa determinados erros involuntários no ofício. Afinal, qualquer pessoa física ou jurídica tem responsabilidade civil (artigo 927 do Código Civil) de reparar danos a terceiros, mesmo os causados inocentemente. 

Por exemplo, uma indústria química pode causar acidentes ambientais, como poluição e vazamentos, por negligência, imprudência ou outra razão. Logo, a justiça pode ser acionada para reparar os danos cometidos, exigindo gastos para a empresa responsável pelo problema.

Assim, se ela tiver o seguro RC — nesse caso, o ambiental —, é possível receber uma quantia para auxiliar no pagamento das responsabilidades. Entre elas, investigação, monitoramento e redução da contaminação do solo e lençóis freáticos.

No caso do seguro RC para o contador, o serviço é específico para falhas involuntárias cometidas dentro dessa profissão. Afinal, além da responsabilidade civil geral, existe uma legislação própria para a atuação de um contador. 

Ela exige o reparo de eventuais erros que causem prejuízo financeiro aos clientes atendidos, conforme o artigo 1.177 do novo Código Civil.

Pela legislação, o contador pode ser responsabilidade tanto por atos involuntários (culposos) quanto propositais, cometidos por má-fé. Em nenhuma das circunstâncias é obrigatório ter um seguro RC, mas é uma estratégia preventiva de proteção financeira.

O que significa a palavra RC?

Neste contexto, RC é a sigla para Responsabilidade Civil. Isso porque, você já entendeu que pessoas físicas e jurídicas têm deveres a cumprir e tendem a ser cobradas com reclamações e ações judiciais. 

Elas podem envolver danos corporais ou materiais cometidos e referentes a variados problemas — acidentes de trabalho, poluição ambiental etc. 

Assim, existe o seguro RC Geral, voltado para empresas que querem se prevenir e preservar os recursos financeiros e o patrimônio, caso cometam acidentes. Nesses casos, elas podem receber uma indenização financeira de seguradoras. 

Além disso, existe o seguro RC Profissional, destinado à proteção financeira de trabalhadores, caso causem danos a terceiros por falhas em seu ofício. Diversos profissionais podem recorrer ao plano, como advogados, médicos, contadores, agentes imobiliários e outros. 

Conforme mencionado, também há o seguro RC para contador, modalidade específica para profissionais da contabilidade. Logo, os segurados podem ter uma apólice (documento com as características do seguro) 100% personalizada para as necessidades do ofício.

Por que contratar o seguro RC para contador?

O profissional de contabilidade lida com diversos desafios, como burocracias e grande volume de informações diárias. E ainda, existem inúmeras especificações na legislação tributária, exigindo organização e atualização constantes. Isso explica a importância de contratar o seguro RC para o contador. Saiba mais sobre os benefícios desse serviço!

Tranquilidade no trabalho

Toda atividade profissional é sujeita a erros e críticas, mas algumas lidam com questões mais sensíveis — como no mundo das finanças. Nesses casos, as falhas podem ter consequências graves. Logo, pensar sobre os desafios na rotina de trabalho pode gerar muito estresse e sobrecarga para o contador.

Se esse incômodo ocorre com frequência, pode causar um problema de saúde crônico, elevando os riscos de doenças cardiovasculares e muitas outras. Além disso, a constante tensão tende a tornar o profissional desatento, devido ao cansaço mental.

Logo, passa a haver mais riscos de erros. Então, é um alívio para o ofício do contador saber que terá amparo financeiro, caso alguma eventualidade ocorra, minimizando o prejuízo.

Conformidade com a legislação

Como visto, o Código Civil tem termos específicos para responsabilizar o contador em caso de problemas na profissão. Entre eles, erros ou fraudes, perda do prazo de pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) etc. 

Assim, o contador pode receber indenização financeira, se algum dos danos cometidos for involuntário e fizer parte das coberturas do seguro. Desse modo, o profissional arca com custos e cumpre os deveres da legislação sem se comprometer financeiramente.

Gestão da imagem profissional

Algumas vezes, os erros na atuação contábil só são descobertos em estágios avançados, tornando o valor da multa das empresas prejudicadas muito expressivo. Especialmente nesses casos, os clientes tendem a denunciar o profissional para o conselho da categoria.

Isso exige gastos financeiros do contador para pagar honorários advocatícios e custos judiciais, podendo até levar um escritório de contabilidade à falência. Mesmo se essa situação for resolvida, há prejuízos para a imagem profissional.

Então, para se reerguer e continuar atraindo clientes, é importante investir no gerenciamento de crise do seu trabalho. Tudo isso fica mais fácil com o seguro RC para o contador, por fornecer uma indenização para cobrir os gastos.

Complexidade da legislação tributária brasileira

A legislação contábil do Brasil passa por mudanças constantes, demandando atualizações frequentes dos profissionais nas leis, decretos e normativas. Isso eleva os riscos de erros relacionados ao descumprimento da legislação, seja por negligência ou imprudência. 

Esses problemas podem ocorrer por mais competente e atento às mudanças que você seja. Afinal, um trabalho tem muitas funções exercidas por humanos, não apenas máquinas, o que naturalmente torna as demandas sujeitas a erros. Por isso, se prevenir com o seguro RC para o contador é fundamental.

Quais são os principais riscos do contador?

Pequenas falhas relacionadas a desatenção e/ou imprudência podem gerar grandes consequências para clientes de contadores. Então, acompanhe os principais riscos envolvidos nesse ofício!

Vazamento de informações sensíveis e confidenciais

O contador tem acesso a diversos dados sensíveis dos clientes, como números de contas bancárias e senhas. 

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Se por descuido eles caírem nas mãos erradas, pode ocorrer consequências sérias, como movimentação monetária e ações fraudulentas. Logo, é possível que o cliente entre com uma ação judicial para processá-lo pela falha, tentando ter alguma compensação. 

Retrabalho dos processos

Algumas ações erradas na área da contabilidade podem ser canceladas e consertadas. Entretanto, isso exige retrabalho, levando a perda de tempo e o desperdício de recursos dos clientes atendidos. 

Pagamento de multas 

A legislação tributária brasileiro impõe uma série de prazos para entrega de informações contábeis. Se o profissional atrasar por algum motivo, o cliente pode pagar multas, o que também é prejudicial por afetar a credibilidade do contador.

Em alguns casos, como na Escrituração Contábil Fiscal (ECF), é possível corrigir inconsistências nas informações fornecidas. Entretanto, se o prazo para os ajustes for perdido, as empresas ficam sujeitas à fiscalização e aplicação de multas.

Além disso, existem operações, como a ‘Fonte Não Pagadora’, que realiza malha fiscal de pessoa jurídica, cuja multa pode elevar a dívida de 75% a 225%. Então, imagine o prejuízo financeiro se a empresa não se regularizar no tempo hábil devido ao contador.

O que cobre seguro RC para contador?

Diante dos riscos envolvidos na contabilidade, fique de olho nas coberturas do seguro RC para o contador e previna problemas financeiros. A cobertura depende da seguradora escolhida e de como você monta o plano. 

Cobertura básica

Na Mutuus, a cobertura básica das seguradoras envolve:

  • despesa de defesa – honorários advocatícios, laudos periciais, depósitos recursais;

  • sucumbências e demais despesas necessárias do processo de defesa nas esferas Cível, Administrativa e Criminal;

  • Acordos judiciais ou extrajudiciais – o seguro pagará o acordo diretamente ao terceiro reclamante, limitado ao valor da cobertura contratada e com prévio consentimento da seguradora na hora da definição do valor acordado;

  • Condenação judicial – caso o segurado seja condenado, às indenizações a título de dano material ou moral serão integralmente pagas até o limite máximo de indenização contratado;

  • Ressarcimento – o segurado poderá acionar o seguro e caracterizada a cobertura, o ressarcimento é efetuado sem a necessidade de ação judicial ou mesmo reclamação formal;

  • Mediação – se necessário contratar um mediador como medida alternativa para concordância a respeito do Pedido de Ressarcimento realizado pelo Terceiro, a cobertura pagará as despesas necessárias e os demais custos do processo de mediação.

Cobertura especial

Na Mutuus, a cobertura especial das coberturas inclui:

  • Danos à reputação – o seguro cobrirá as despesas necessárias para assessoria de imprensa e assessoria de reabilitação de imagem, para a preservação da reputação do segurado;

  • Custos emergenciais – se o segurado tiver que fazer qualquer tipo de contratação ou pagamento sem tempo hábil de comunicar a seguradora, ela fará o reembolso de tais despesas;

  • Danos a documentos de clientes – caso ocorra algum dano aos documentos de clientes sob responsabilidade do segurado, o seguro ressarcirá os custos para recomposição e eventuais prejuízos reclamados, inclusive para extravio, furto ou roubo;

  • Atos desonestos de colaboradores – caso algum colaborador, intencional ou desonestamente, prejudique o segurado, gerando responsabilidades e obrigações de reparação, o seguro pode ser acionado para ressarcimento;

  • honorários retidos – se o terceiro entender que o serviço prestado pelo segurado causou algum dano e se recusar a pagar ou desistir de acionar o seguro na justiça e o segurado concorde em isentá-lo dos honorários devidos, o seguro pagará o prejuízo.

Como fazer um seguro RC para o contador?

Você deve procurar uma seguradora que ofereça essa modalidade de seguro. Depois, é necessário fornecer alguns dados para encontrar o plano que melhor se adapte às suas demandas. Entre eles:

  • informações pessoais;
  • coberturas que você deseja contratar, podendo ser as básicas ou as amplas.
  • aguarde o retorno de um dos consultores do seguro para conformar o plano e fechar contrato.

Quanto custa um seguro RC para o contador?

Não existe um valor exato, já que depende da cobertura contratada e particularidades do profissional segurado. Por exemplo:

  • Para pessoa física: você encontra diversas opções de cobertura entre R$ 2 mil e R$ 500 mil;
  • Para pessoa jurídica: Diversas opções de cobertura entre R$ 4 mil a R$ 5 milhões.

Fica mais fácil compreender ao comparar o seguro RC para contador com outros, como o seguro para construção civil. Em geral, ele custa cerca de 0,2% a 0,3% do valor da obra. Logo, se a reforma de um imóvel fica por R$ 150 mil, o custo do seguro pode ser de R$ 300.

Ou seja, o valor de qualquer seguro depende de uma série de particularidades. Para saber o custo exato, solicite a cotação do seguro com a seguradora. Muitas vezes isso ocorre 100% on-line, sem perder tempo com visitas às corretoras.

Quais seguradoras fazem seguro RC para o contador?

Você pode efetuar esse seguro com a Mutuus, que oferece cotação de seguros rápida e descomplicada nas melhores seguradoras. A contratação é simples e envolve os passos seguintes:

  • faça a cotação do seguro online;

  • nossa inteligência artificial se encarregará de buscar no mercado a melhor condição, sem asteriscos ou letras miúdas;

  • a escolha e efetivação do seguro é toda feita online e você também recebe a cotação e a apólice por e-mail;

  • resolva todas as suas dúvidas ou seus problemas pelo WhatsApp, ou telefone. Um especialista sempre irá te atender.

Então, tirou as suas principais dúvidas sobre o seguro RC para o contador? Como visto, trata-se de uma prevenção importante para um segmento que lida com desafios diários. Também é indicado contar com uma corretora de seguros qualificada, como a Mutuus, que emite apólices no mesmo dia, presta consultoria sem custo adicional.

Quer conhecer mais sobre os diferenciais da Mutuus no oferecimento de seguros RC para o contador? Faça a sua cotação agora mesmo conosco, a mais rápida do mercado!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!