Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro de engenharia: Quem pode contratar? Quem paga? Saiba!

5min. leitura
Revisado em 16 nov 2022

Quem trabalha com construção civil sabe a quantidade de riscos que a atividade envolve na execução das obras. O seguro de engenharia tem o objetivo de cobrir acidentes que possam ocorrer, e é fundamental para a proteção da empreiteira e dos trabalhadores.

O seguro de engenharia, também chamado de seguro de obras ou seguro para engenheiro, serve para amparar todos os envolvidos em uma obra, em caso de sinistro. Isso faz com que se evite ou, pelo menos, amenize, as perdas financeiras decorrentes de incidentes na construção.

O custo de um seguro é baixo em comparação com os prejuízos que um acidente pode causar. Com o seguro de engenharia, essa preocupação financeira está eliminada, pois esses prejuízos serão ressarcidos pela seguradora.

Além do mais, entre os muitos fatores que determinam o custo do seguro, um deles são as medidas de segurança adotadas na obra como, por exemplo, sistemas de extinção de incêndio, cerca para proteção contra roubos e treinamento dos funcionários para situações de emergência.

Quer entender melhor sobre como funciona um seguro de engenharia?

Então vamos lá:

O que é um seguro de engenharia?

o que é seguro de engenharia

O seguro de engenharia é uma proteção voltada para construtoras e também para os donos de obras de construção civil, uma forma de se proteger de problemas ao longo da execução de obras. Esse seguro cobre danos que acontecem por acidentes nas obras, o que garante ao segurado que receberá uma indenização em todos os casos que a apólice abrange.

Alguns tipos de apólice do seguro risco de engenharia também cobrem a instalação e montagem de máquinas e equipamentos. É sempre importante avaliar que tipo de riscos vale a pena você incluir no seguro, além de ler a apólice com atenção para ter certeza de que tudo que você contratou, esteja lá.

Quem contrata o seguro de engenharia, normalmente, busca uma proteção extra justamente para as obras de construção civil, instalação e montagem.

Quem pode contratar um seguro de engenharia?

O seguro de engenharia pode ser contratado, via de regra, tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas. Ou seja, empresas de qualquer porte podem contratar o seguro para obras que devem ocorrer em suas dependências, além de empreiteiras, construtoras e incorporadoras. Para esse tipo de empresa, aliás, cujo foco do negócio é a construção, a contratação do seguro de engenharia é primordial.

Afinal de contas, é assim que uma construtora tem lucro, e toda medida para evitar perda de dinheiro, é válida. Em caso de acidente em uma obra pela qual a construtora é responsável, o seguro de engenharia vai ser a garantia de que não haverá prejuízo financeiro. Assim, a empresa fica segura.

O seguro risco de engenharia também pode ser contratado pelos próprios donos das obras interessados em proteger seu patrimônio – pessoal ou profissional – enquanto ele está sendo edificado.

Como funciona um seguro de engenharia?

Um canteiro de obras é um local de trabalho cheio de máquinas, equipamentos pesados, atividades nas alturas… Ou seja, um lugar cheio de riscos em potencial. Mesmo quando a empresa responsável pela obra segue todas as medidas recomendadas para a segurança da equipe, acidentes podem ocorrer, causando danos pessoais ou materiais.

De acordo com dados fornecidos pelo AEAT (Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho), a construção civil é, de fato, uma das profissões que oferece mais risco de acidentes. O que é compreensível, sendo um canteiro de obras um lugar com tantos perigos à vista, todos os dias de trabalho, até que a obra seja finalizada.

Por isso o seguro de engenharia é tão importante. Ele protege não apenas a empresa contratante, mas também os trabalhadores da obra, com o objetivo de evitar ou amenizar os prejuízos decorrentes de acidentes.

Vamos entender melhor as duas aplicações do seguro de engenharia, e ver o quê, exatamente, cada modalidade engloba:

Obras civis em construção

Não importa se você vai construir, reformar ou ampliar. Em todo caso, esse procedimento vai oferecer riscos e você precisa de proteção para que a obra seja segura. Além das medidas de segurança, que devem ser seguidas à risca, o seguro de engenharia é um forte aliado.

O objeto do seguro é a obra, desde seu início até a finalização. Ele pode ser contratado para todo tipo de obra: no setor público, no setor privado, construção de estradas, prédios, complexos residenciais ou estádios, por exemplo.

Essas obras são divididas em dois grupos principais, de acordo com seu grau de risco:

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Grupo 1: construção residencial ou comercial, prédios residenciais, comerciais ou industriais, garagens, armazéns, hospitais, escolas, igrejas, teatros, cinemas, presídios, hangares, quadras e ginásios desportivos;

Grupo 2: todos os outros tipos de construção que não se encaixam no primeiro grupo, como pontes e viadutos, barragens, usinas, rodovias, represas, piscinas, portos, entre outros.

Obras de instalação e montagem

Essa modalidade é mais voltada à proteção de bens incorporados à obra como, por exemplo, a instalação e montagem de:

  • Equipamentos;
  • Elevadores;
  • Escadas rolantes;
  • Máquinas;
  • Estruturas metálicas;
  • Tubulações;
  • Linhas de transmissão de energia elétrica.

Quais as coberturas de seguro de engenharia?

O seguro de engenharia pode ter apólices diferentes, que abrangem desde as coberturas básicas até coberturas extras, chamadas de coberturas adicionais.

Cobertura básica:

Uma apólice básica do seguro de engenharia cobre danos provenientes de:

  • Ventos e tempestades;
  • Raios;
  • Inundação, alagamento, enchentes e chuva;
  • Neve e avalanche;
  • Queda de rochas;
  • Terremotos;
  • Gelo e geada;
  • Incêndio e explosão;
  • Roubo e furto;
  • Danos indiretos de material defeituoso (exceto para Instalações e montagem);
  • Danos indiretos de erro de execução;
  • Desmoronamento da construção e suas estruturas (exceto por erros de projeto).

Cobertura adicional

As coberturas adicionais oferecem proteção extra, que não estejam sendo contempladas na cobertura básica. Dependendo do tipo de obras e dos riscos a que sua obra está exposta, vale a pena analisar as coberturas adicionais. Elas podem proteger a obra contra danos provenientes de:

  • Erros de projeto;
  • Responsabilidade civil do empregador;
  • Greves e lockouts;
  • Responsabilidade civil cruzada (para reembolsar despesas por danos materiais e corporais a terceiros).

Para contratar uma cobertura adicional é necessário contratar também a cobertura básica.

Quem paga o seguro de engenharia?

quem paga o seguro de engenharia

O seguro de engenharia pode ser contratado pelos profissionais responsáveis pela execução da obra –  engenheiros, arquitetos, gerentes de obras ou construtoras, por exemplo. A empresa responsável arca com as despesas pela contratação do seguro.

Quanto custa o seguro de engenharia?

Um seguro de engenharia não tem valor fixo. A verdade é que ele varia de acordo com uma série de fatores, como o tipo da obra, a sua localização e os riscos que ela apresenta. Além disso, também varia de acordo com as coberturas contratadas.

De qualquer forma, o preço do seguro costuma variar entre 0,2% a 0,3% do valor da obra. Ou seja, o seguro de engenharia de uma obra estimada no valor de 800 mil reais, custaria em torno de 1.600,00 reais.

Qual é a duração da apólice do seguro de engenharia?

apólice de seguro de engenharia

Ao contratar uma apólice do seguro de engenharia, o prazo de durabilidade dessa apólice é estimado de acordo com o tempo necessário para a execução da obra. Ou seja, a vigência da apólice é o tempo necessário para que a obra seja concluída.

Conclusão

Um seguro de engenharia representa segurança financeira e operacional para a execução de uma obra de construção civil, e isso traz tranquilidade para todos os envolvidos: a construtora, os trabalhadores e o dono da obra. Dependendo da cobertura contratada, traz segurança até mesmo para as casas e prédios vizinhos onde a obra está sendo executada.

Como o seguro de engenharia tem uma ampla oferta de coberturas, desde a básica até diversas opções de coberturas adicionais, é possível você contratar um seguro totalmente personalizado e ideal para cada tipo de obras, dos mais diferentes níveis de riscos.

Esse tipo de garantia é importante para todos os envolvidos na obra e, no caso de construtoras e empreiteiras, significa também um diferencial competitivo, pois estão oferecendo mais do que uma obra para seus clientes. Estão oferecendo uma obra segura.

Contratar um seguro de engenharia é muito simples, mas requer uma análise cuidadosa que considere os custos da obra e os riscos envolvidos. Com isso, é possível definir uma apólice cuja indenização seja de um valor o suficiente para cobrir as despesas em caso de acidentes.

Para contratar um seguro de engenharia, você precisa encontrar uma corretora de seguros, que vai auxiliá-lo a fazer cotações com diferentes seguradoras, orientá-lo e ajudar a decidir a melhor alternativa para a sua obra. Você precisará informar dados como:

  • Localização da obra;
  • Custo estimado da execução;
  • Etapas da construção.
  • Descrição do projeto (especificações, esboços, plantas e cortes de terreno);
  • Cronograma de cada etapa;
  • Estimativa de duração da obra.

Com esses dados e um boa corretora de seguros, você conseguirá um seguro de engenharia que se encaixa exatamente com as suas necessidades para construir com tranquilidade e segurança.
Quer saber mais informações sobre o seguro de engenharia? Entre em contato com a Mutuus Seguros e converse com um especialista, que vai poder tirar todas as dúvidas que você ainda tem.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!