Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro patrimonial empresarial: o que cobre? Por que contratar?

6min. leitura
Revisado em 23 abr 2024

O seguro patrimonial empresarial é uma modalidade que visa oferecer segurança contra diversos tipos de imprevisto no negócio. 

Ele pode ser cotado por qualquer segmento corporativo, independente do seu porte, visto que possui um custo-benefício interessante, considerando todas as vantagens. 

No entanto, antes da contratação, é importante conhecer um pouco mais sobre as coberturas e como realizar a adesão. 

Por isso, veja mais detalhes sobre como o seguro patrimonial empresarial opera e quais as suas principais cláusulas.

O que é seguro patrimonial empresarial?

seguro patrimonial empresarial o que é

O seguro patrimonial empresarial é uma apólice que assegura a integridade de todo o patrimônio físico e capital humano da companhia, de forma que seja possível prevenir ou minimizar os danos causados por um incidente.

Essa é uma forma de assegurar a continuidade de um negócio, evitando que possíveis prejuízos impeçam as atividades da companhia. 

No entanto, a sua atuação pode variar de acordo com as coberturas contratadas. O principal objetivo do seguro patrimonial empresarial é cobrir os prejuízos causados pela ocorrência de sinistros de diversas naturezas. 

Por meio da contratação, é possível proteger qualquer tipo de empresa. Existe a cobertura básica, que inclui explosões e incêndios, obrigatória de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e as coberturas adicionais. 

Como funciona o seguro patrimonial empresarial?

O seguro patrimonial empresarial tem como objetivo principal o ressarcimento à empresa segurada em casos de prejuízos causados em decorrência de incidentes previstos na apólice. 

A partir da contratação, de acordo com as necessidades do negócio, é possível manter-se mais protegido. 

Se ocorrer um sinistro, a seguradora fará o pagamento da indenização reparatória, para cobertura dos danos causados pela ocorrência.

As empresas, normalmente, buscam proteção para seu patrimônio físico, contra os principais incidentes, como os alagamentos e incêndios. 

No entanto, também é possível solicitar coberturas adicionais, visando ampliar a segurança do segurado em relação aos possíveis danos que possam ocorrer. 

Quais ramos podem contratar o seguro patrimonial?

A contratação do seguro patrimonial empresarial pode ser feita por qualquer instituição, como restaurantes, escritórios, supermercados, loja de roupas, academias, farmácias, cafeterias, oficinas mecânicas e salões de beleza, padarias, pet shops e até igrejas (ainda estas sejam organizações religiosas, e não empresas).

Isso porque essa apólice protege a receita da companhia, evitando que incidentes prejudiquem sua continuidade. No entanto, existem ramos com maior procura por essa modalidade de seguro:

Indústrias

Empresas com atuação industrial possuem riscos que são inerentes às suas atividades. 

Por isso, precisam de uma segurança financeira em relação à paralisação da operação, em decorrência de incidentes ou processos. 

Empresas atuantes em concessão

Várias empresas atuam como concessão, como: 

  • Aeroportos;
  • Estádios de futebol;
  • Arenas esportivas;
  • Portos;
  • Rodoviárias;
  • Entre outros. 

Nesse caso, elas possuem riscos em relação às atividades exercidas, que envolvem tanto o patrimônio físico, quanto o capital humano e possíveis ações civis. 

Por isso, é importante contar com um seguro patrimonial empresarial dentro dessas categorias.

Qual a diferença entre seguro empresarial e patrimonial?

diferença entre seguro empresarial e patrimonial

Neste caso, não existe diferença entre essas apólices, uma vez que é uma categoria que protege a continuidade do negócio, visando a cobertura de danos e prejuízos ao patrimônio físico e humano, por meio de pagamento indenizatório. 

O seguro patrimonial e empresarial são denominações utilizadas no seguro compreensivo, que inclui coberturas relacionadas a danos ao patrimônio. 

O seguro compreensivo conta com um Limite Máximo de Garantia (LMG) no valor de 100 mil reais, nos casos onde existe a identificação clara dos riscos, de forma que seja possível elencar as garantias que serão ofertadas, onde a cobertura básica é obrigatória.

O seguro patrimonial empresarial possui coberturas personalizadas

O seguro patrimonial empresarial conta com diversas coberturas, que podem ser personalizadas de acordo com as atividades da empresa e suas particularidades. 

Dessa forma, além das cláusulas mais procuradas, existem outros tipos de coberturas. Veja a seguir:

Coberturas patrimoniais

  • Prejuízos em decorrência de acidentes;
  • Exposição de equipamentos eletrônicos
  • Vazamento de tubulações;
  • Quebra de vidros;

Outras coberturas relacionadas à empresa

  • Lucros cessantes ( período até 12 meses);
  • Pagamento de aluguel (período até 12 meses);
  • Despesas fixas – água, luz, entre outros (período até 12 meses). 

Coberturas relacionadas aos colaboradores

  • Fidelização de colaboradores;
  • Impactos com veículos. 

Assistências mais comuns no seguro

O seguro patrimonial empresarial também conta com uma cobertura básica, onde a sua oferta é padronizada, de acordo com as normas da SUSEP:

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Roubo e furto

As ocorrências de roubo e furto às empresas, principalmente ao comércio tiveram um aumento nos últimos anos.

Assim, é relevante contar com a cobertura para esse tipo de incidente, pois garante uma proteção ampla para qualquer tipo de negócio, evitando que prejuízos causados por ações de roubo e furto impactem o negócio. 

Em ocorrências dessa natureza, pode ocorrer um pagamento indenizatório para cobrir os custos dos bens que sofreram com a ação. 

Incêndios

De acordo com o Decreto-Lei nº 73/66 e o Decreto nº 61.867/1967, o seguro patrimonial com coberturas para incidentes envolvendo incêndios é obrigatório para pessoas jurídicas que possuem bens móveis e imóveis. 

Dessa forma, em casos de incidentes desta natureza, o acordo resultará em uma indenização para os prejuízos causados pelo fogo. 

Desastres naturais

A cobertura contra desastres naturais é uma das modalidades mais procuradas no seguro patrimonial empresarial, visto que cada região do Brasil apresenta características em potencial que podem causar danos ao patrimônio da companhia. 

Dentre as principais coberturas em relação a desastres naturais, estão: 

  • Tempestades;
  • Chuva de granizo;
  • Enchentes;
  • Deslizamentos;
  • Entre outros. 

Além disso, cada seguradora pode ter um tipo de cobertura dentro dessa modalidade. Com isso, antes da contratação, veja com a corretora quais os desastres serão incluídos na apólice. 

Caso não apresente alguma cobertura que a empresa julgue necessário, verifique a possibilidade de solicitá-las de forma adicional. 

Responsabilidade Civil (RC)

A cobertura de Responsabilidade Civil (RC) também consta como uma das mais procuradas pelas empresas, visto que ela oferece proteção jurídica, em casos de: 

  • Ações judiciais;
  • Reclamações de várias naturezas;
  • Danos causados a terceiros. 

Esse é um tipo de cobertura que assegura a empresa no âmbito civil, incluindo o pagamento das custas advocatícias e pagamento de possíveis indenizações. 

Por que sua empresa precisa contratar?

seguro patrimonial por que contratar

Nesse momento, é possível entender quais são os principais benefícios em contar com um seguro patrimonial empresarial, onde o principal é a proteção financeira

Além disso, dependendo da área de atuação da empresa, esse tipo de serviço pode significar a continuidade no mercado, visto que reduz prejuízos significativos para o negócio. Ainda, o seguro pode atuar como uma estratégia de gerenciamento de risco, visto que imprevistos podem acontecer, mas é possível mitigar alguns riscos. 

Por exemplo, se houver um roubo na companhia sem contar com uma proteção, não haverá ressarcimento dos prejuízos. 

No entanto, se o seguro for contratado, existe o pagamento da indenização, cobrindo os prejuízos causados pelo evento.

Por fim, a adesão de um seguro pode ser considerada como um diferencial mercadológico, visto que ela demonstrará a preocupação com sua operação, e contará com uma cobertura em casos de incidentes, o que pode tranquilizar possíveis investidores e parceiros comerciais. 

Como contratar o seguro patrimonial empresarial?

A contratação do seguro patrimonial empresarial deve ser feita por meio de uma corretora qualificada, como a Mutuus Seguros

Para que as empresas possam realizar esse procedimento, é necessário estar com todos os documentos atualizados, pois ocorre a solicitação dos mesmos ao longo do processo. 

Além das escolhas das coberturas por parte do segurado, a seguradora fará uma análise de viabilidade e de riscos, para definir o valor do pagamento do prêmio, que é o valor pago pela empresa à seguradora. 

Ademais, antes de finalizar o acordo, esteja atento a todos os itens contemplados na cobertura, bem como as possíveis exclusões. Além disso, verifique se existe a necessidade de contratar cláusulas adicionais, para ampliar a segurança da sua empresa. 

Após aceitar todas as condições e o pagamento do prêmio, inicia-se o período de vigência, onde a empresa contará com toda a proteção necessária. 

Seguro patrimonial empresarial: contrate com a Mutuus

Depois de conhecer os benefícios, modalidades, coberturas básicas e adicionais deste serviço, é possível conferir como a Mutuus Seguros pode te ajudar. 

Isso porque ela facilita a contratação do seguro patrimonial empresarial, por meio de uma plataforma online, totalmente intuitiva, onde é possível escolher o tipo do serviço, as coberturas adicionais e fornecer os dados necessários. 

Assim, você poderá receber uma cotação personalizada, com suporte exclusivo de um corretor certificado, à disposição para tirar dúvidas e dar prosseguimento aos trâmites para a adesão. 

Por isso, não deixe de proteger a sua empresa, e contrate hoje mesmo o seguro patrimonial empresarial com a Mutuus. E conheça mais produtos para o seu negócio, saiba mais sobre o fiança empresarial.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!