Calcular cubagem ficou mais fácil. Aproveite!

Preencha os campos abaixo
Resultado

Para continuar com o Cálculo de Cubagem, deixe seu e-mail

Prometemos não enviar spam.

Calcular cubagem - Mutuus Seguros
Caixa com descrição de comprimento e largura representando calcular cubagem

Calcular cubagem: como funciona esse cálculo e qual é sua influência no valor do frete?

Nós vamos usar um jeito mais fácil de explicar por que você precisa calcular cubagem: mexendo no seu bolso. Então, vamos imaginar que você tem em sua garagem um caminhão baú trucado, e que este veículo é capaz de transportar 14 toneladas. Estas são as medidas do seu caminhão:

Altura: 2,50
Largura: 2,50
Profundidade: 7,50

Dessa forma, a cubagem do seu caminhão baú é 46,87 m³.

Imagine, então, que você está negociando um novo frete. Trata-se de carga de fogões para ser transportada: são 100 fogões, que totalizam 43m³ lotando totalmente a capacidade dele. O peso de cada fogão é 45kg, e os 100 fogões somam 4,5 toneladas.

Veja só: sabendo que o seu caminhão é capaz de transportar 14 toneladas, é justo que você encha a carroceria e cobre por apenas 4,5 toneladas? Agora, fica bastante clara a razão por que você precisa calcular cubagem. Calculando cubagem, você consegue definir o peso ideal a ser cobrado em um frete: o peso real da carga ou o peso cubado.

Dá uma olhada em como funcionam
os cálculos de cubagem:

Caixa representando calcular cubagem

PASSO #1

Descobrir quantos kg por m³ esse veículo pode transportar:

14.000 kg de capacidade ÷ 46,87 m³
de espaço = 298,7 kg por m³.

PASSO #2

Medir qual é o volume de cada fogão:

0,808 cm largura x 0,775 cm altura x 0,69 cm profundidade = 0,432078 m³.

PASSO #3

Multiplicar o volume de cada fogão pela quantidade a ser transportada:

0,432078 m³ x 100 fogões = 43,2 m³.

PASSO #4

Aqui, multiplicar o passo #1 pelo passo #3 para chegar ao peso cubado:

298,7 kg x 43.2 m³ = 12.903,84 kg.

Desenho de pessoa e caixas representando calcular cubagem para valor de frete

Desse modo, sabemos que seria possível esse caminhão levar 12.903,84kg. Para que a cobrança do frete seja justa, é preciso que o peso cubado seja considerado, e não o peso original da carga – que é somente 4.500 kg.

Conheça nossos conteúdos gratuitos que vão te ajudar nos desafios de gestão da sua empresa.

Para formalizar os seus negócios, é essencial contar com contratos de serviços. Nossos modelos profissionais de contrato estão prontos para uso e adicionam eficiência e organização às suas negociações.

A licitação pode ser uma excelente oportunidade para se trabalhar em um novo negócio. Mas, para o participante ter sucesso, é importante estar em dia com todas as documentações necessárias que comprovem suas regularidades.

O contrato por escrito e assinado é o documento que garante que as condições combinadas na negociação serão realmente cumpridas. Este documento, além de oferecer validade jurídica, ajuda a economizar tempo e recursos.

Para ajudar a transportadora e toda a equipe a otimizar tempo durante os processos, é essencial ter disponível planilha para acerto de motorista. Ela facilita o gerenciamento de motoristas e de toda a frota.

Se não for bem planejado, o frete de retorno pode aumentar os custos na prestação de serviços de transporte. Para essa organização e para fazer o negócio decolar, a planilha de frete de retorno é um instrumento essencial.

Notebook representando calcular frete e calcular cubagem

Otimize seu tempo com a planilha cálculo frete de retorno. Baixe grátis.

Tenha planejamento financeiro com a planilha que preparamos para você. A planilha de Cálculo de Frete de Retorno vai facilitar sua vida na hora de fechar este tipo de frete. Aproveite e baixe agora, totalmente grátis.

Perguntas frequentes

Trata-se do peso, volume e espaço a ser ocupado por um corpo dentro de um veículo de transporte. O resultado de cubagem é encontrado através de um cálculo.

Calcular cubagem é uma ação que deve ser adotada pelas empresas que desejam melhorar sua performance logística. Alcançando uma melhor performance, as entregas tornam-se mais rápidas e de qualidade superior.

  • Alimentícia: biscoito de polvilho, macarrão e salgadinhos;
  • Construção civil: caixilhos de portas, canos e forro PVC;
  • De mudanças: colchão, fogão e lavadora de roupas;
  • De embalagens: caixas de isopor, caixas de papelão e plástico bolha;
  • De móveis: armários, camas e mesas;
  • Higiene pessoal: absorvente feminino, fraldas descartáveis e papel higiênico.

A multiplicação comprimento x altura x largura x de uma mercadoria é o primeiro passo para calcular cubagem. Depois de chegar ao resultado, é importante multiplicá-lo pelo fator de cubagem (a quantidade ideal de mercadoria a ser transportada em um certo véiculo).

Calcular cubagem e chegar ao seu resultado preciso permite o bom aproveitamento do espaço de um veículo de cargas. A cubagem, então, evita que um veículo transite vazio ou, em outros casos, muito sobrecarregado.

Ao calcular cubagem, você evita correr o risco de fazer cálculos errôneos na hora de precificar o seu frete. Para ganhar mais dinheiro com o cálculo de cubagem, você precisa das informações corretas.

A primeira delas é entender o fator base do seu modal de transporte. Acessando este material, você vai entender melhor sobre o assunto.

O peso cubado é responsável por determinar, concretamente, qual espaço será ocupado por uma carga dentro de uma carroceria de caminhão ou de outro modal.

No caso das cargas fracionadas, existe uma média de 200kg/m³ que deve ser considerada na hora de calcular cubagem. Como as mercadorias fracionadas costumam ter tamanhos e formatos irregulares, é muito difícil usar o fator de 300kg/m³.

Em situações quando o peso cubado for maior considerando o peso real de um produto, o peso cubado é o que deve ser levado em consideração. Em situações contrárias, porém, em que o peso real é superior, o peso real deve ser considerado.

Se a carga a ser transportada for volumosa e ocupar muito espaço dentro da carroceria do veículo – e se ela for considerada leve –, é o caso de se calcular cubagem.

Realizando o cálculo de cubagem, você evita prejuízos para si e consegue chegar a um valor de frete justo para ambas as partes.

Primeiramente, ao calcular cubagem, você se certifica de que a quantidade de carga inserida dentro do veículo atende a sua capacidade. Além de conseguir reduzir os ricos de acidentes, é possível também evitar as implicações legais que a sobrecarga pode gerar.

Para o cálculo de cubagem, foi estabelecido pela NTC a medida de 300kg por m³ como um fator de cubagem padrão para cargas rodoviárias.

Nós recomendamos que você procure se informar sobre o seu baú, especificamente, para entender suas informações e calcular cubagem e chegar ao peso cubado.

Mas, como uma referência, podemos oferecer para você estes números:

Caminhão 3/4 (Baú):

  • Altura: 2.400;
  • Largura: 2.200;
  • Profundidade: 4.100;
  • M³: 21.648;
  • Lotação (Kg): 2.500.

É interessante você pesquisas as medidas da sua caçamba, em especial, para chegar ao resultado de cálculo de cubagem.

No entanto, para ajudar você com uma referência, confira os números:

  • Altura: 1.000;
  • Largura: 2.300;
  • Profundidade: 5.000;
  • M³: 11.500;
  • Lotação (Kg): 13.000

Confira, a seguir, os números de referência da capacidade de um caminhão truck (aberto), para ajudar você a chegar no cálculo de cubagem:

  • Altura: 1.500;
  • Largura: 2.500;
  • Profundidade: 7.500;
  • M³: 28.125;
  • Lotação (Kg): 12.000.

 

O objetivo de calcular cubagem é determinar, de forma planejada, a correta distribuição de uma mercadoria no espaço físico do veículo.

Para chegar a um peso cubado, é preciso usar o fator de cubagem do modal. Veja algumas referências de pesos:

  • rodoviário: 1 m³ =300 kg
  • aéreo: 1 m³ = 166,7 kg
  • marítimo: 1 m³ = 1.000 kg

Ao reduzir custos, gerar qualidade e agilidade nas entregas de produtos e mercadorias, o cálculo de cubagem deixa todo mundo ganhar: sejam as empresas, clientes e transportadoras. Tratam-se de benefícios que interessam a todas as partes.

  1. Calcule o frete mínimo;
  2. Conheça o custo gerado pela carga;
  3. Calcule o custo da viagem;
  4. Fique atento aos custos invisíveis (impostos, depreciação, seguros, etc.);
  5. Defina taxas adicionais (armazenamento, risco, dificuldade, restrição de trânsito, etc.).

Confira aqui a tabela de fretes da ANTT para calcular fretes por km.

Você pode calcular fretes com a calculadora do site Frete com Lucro.

Para isso, tenha em mãos as informações do frete que deseja calcular: categoria do frete, tipo de carga, sinalizar se a carga é perigosa, número de eixos e a distância (km).

Trata-se de uma solução completa para o gerenciamento dos fretes, envolvendo todas as movimentações de carga e entregas realizadas pelo negócio.

Essa solução apoia o planejamento, a execução, o controle e a tomada de decisão sobre processos relacionados ao transporte. Dessa forma, pode ser utilizada por transportadoras e por empresas, que tenham área exclusiva de transportes.

Continue aprendendo
com os
melhores

Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​