Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

RC médico: O que cobre e por que é importante contratar?

6min. leitura
Revisado em 22 jan 2024

O RC médico é uma garantia que os profissionais possuem para lidar mais tranquilamente com imprevistos e situações envolvendo terceiros.

Durante o exercício da profissão, é comum que aconteçam erros ou falhas, por conta da ação humana. No entanto, para reparar esses acontecimentos, é importante que o médico possua uma base concreta de apoio.

Por isso, surgiram algumas modalidades de apólice voltadas especificamente para essas categorias, que podem ajudar esses prestadores de serviço em momentos de necessidade.

Contudo, muitos profissionais podem não conhecer o recurso, ou não saber como contratá-lo. Nesse caso, vale a pena conhecer mais sobre o RC médico, como ele funciona e as vantagens que ele pode oferecer no dia a dia.

O que é RC médico?

RC médico é uma modalidade de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Trata-se de uma apólice de cobertura para profissionais da saúde, que cobre danos causados de forma involuntária a terceiros, durante o exercício das atividades.

Todas as pessoas, físicas ou jurídicas, devem reparar erros e prejuízos causados a terceiros. Esta é uma determinação do Código Civil Brasileiro, que regulamenta uma obrigação chamada responsabilidade civil.

O exercício desse dever pode ocorrer em diversos âmbitos, como, por exemplo, prejuízos durante o trânsito, em relações cotidianas e também na atuação do trabalho.

Em outras palavras, caso o profissional cometa algum erro que cause danos, sejam físicos ou morais, a um cliente ou paciente, ele deve reparar suas atitudes.

No entanto, algumas dessas reparações podem ocorrer na justiça, proporcionando desvantagens para o responsável.

É nesse momento que o RC médico se apresenta como uma alternativa com a qual os profissionais podem contar no caso de processos ou danos causados a pacientes.

Atualmente, existem diversos tipos e coberturas dessa modalidade de apólice, com o objetivo de proporcionar mais tranquilidade para o médico, e reaver os danos a terceiros.

Como o RC médicos funciona?

como o rc médico funciona

O RC médico funciona como outros seguros de responsabilidade civil. Caso o profissional da saúde precise se defender de uma reclamação ou processo feito por um terceiro, é possível acionar a apólice e cobrir os possíveis prejuízos.

Nesse caso, existem várias nuances que podem levar a solicitação do seguro. Por exemplo, reclamações de danos:

  • corporais;
  • materiais;
  • estéticos;
  • morais.

Além disso, algumas modalidades podem atender reclamações de pacientes ou de terceiros relacionados, como familiares ou dependentes.

Assim, caso o terceiro entre com uma ação judicial solicitando indenizações, o plano de defesa do RC médico poderá garantir cobertura para os gastos necessários, incluindo:

  • honorários de advogados;
  • depósitos de fianças;
  • contratação de perito;
  • sucumbências;
  • demais despesas dos advogados, como condução e hospedagem.

No entanto, é importante se atentar para o contrato de cada modalidade, que pode estabelecer limites e coberturas distintas.

Contudo, em um primeiro momento, o objetivo do RC médico é proporcionar uma base mais concreta de atuação para profissionais da saúde que precisem reaver danos a terceiros.

Ainda, a cobertura da modalidade médica é válida para diversas categorias ramificadas, como atendimento geral clínico, psicologia e odontologia, por exemplo.

O que cobre o RC médico?

Cada seguradora pode oferecer diferentes coberturas de RC médico, mas existem algumas situações padrões que incorporam os principais pacotes de apólice.

Em um primeiro momento, a solicitação por indenização em processos judiciais podem acontecer a partir de condições como:

  • erros ou omissões no exercício da profissão;
  • danos morais;
  • acidentes dentro dos limites do consultório;
  • reações posteriores a algum procedimento.

Dessa forma, o RC médico costuma cobrir ações judiciais recorrentes dessas e outras situações mais comuns no cotidiano da saúde.

Posteriormente, se precisar ser acionado, a apólice pode trazer diferentes valores disponíveis para auxiliar o profissional segurado.

O mais comum é que a cobertura realize a provisão de recursos para:

  • honorários advocatícios do reclamante e do profissional;
  • pagamento de indenizações;
  • quitação de despesas provenientes do processo.

Nesse caso, a apólice também pode se estender para cobrir condenações e acordos feitos entre as partes, que possam gerar, ou não, ressarcimento em dinheiro.

Além disso, algumas modalidades mais completas de RC médico também podem trabalhar com coberturas adicionais.

Por exemplo, caso existam danos à imagem do profissional de saúde, o seguro pode oferecer pacotes para recuperação de reputação a partir de publicidades e outras ações necessárias.

No entanto, esse tipo de cobertura não é uma obrigatoriedade do modelo, e pode ser uma contratação à parte.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Contudo, é importante que os interessados conheçam essa possibilidade, pois ela traz garantias para além do processo de responsabilidade civil.

Qual seguradora faz RC médico?

qual seguradora faz rc médico

Em um primeiro momento, interessados no RC médico podem procurar pela modalidade a partir de corretoras de seguros, que vão identificar as seguradoras que ofereçam esse tipo de serviço.

Entretanto, é comum que as empresas de apólice trabalhem com seguros de responsabilidade civil geral, voltadas para pessoas físicas e jurídicas que desejem um suporte mais concreto para esse tipo de acontecimento.

Nesse caso, não existem recursos específicos voltados para as necessidades de profissionais médicos em todas as ofertas.

Assim, é interessante avaliar quais seguradoras trabalham com RC médico. Alguns nomes populares no mercado incluem:

  • Mapfre;
  • Excelsior Seguros;
  • SegPro.

Por outro lado, profissionais que desejam um respaldo de apólice para situações de responsabilidade civil também podem trabalhar com seguros de RC Geral.

Existem diversas corretoras, como a Mutuus Seguros, que oferecem essa modalidade e coberturas adicionais voltadas para casos específicos.

Dessa forma, pode ser uma alternativa para quem busca apólices de responsabilidade civil de maneira mais geral.

RC Médico: Por que é importante contratar este seguro?

Mesmo conhecendo mais sobre o RC médico, alguns profissionais ainda podem não entender a importância de investir nesse tipo de cobertura.

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre a sua importância, e os benefícios que esse tipo de modalidade pode trazer:

Recursos financeiros para imprevistos

Como outros tipos de seguros, o RC médico é importante para oferecer recursos financeiros voltados para a resolução de imprevistos.

Processos judiciais são ações que demandam certo investimento financeiro, seja na contratação de advogados, por exemplo, até para o pagamento de indenizações.

Especialmente em casos de responsabilidade civil profissional, existem grandes chances do agente precisar arcar com uma série de despesas não planejadas.

Nesse caso, ter um seguro voltado para essa finalidade pode oferecer mais tranquilidade e segurança para o profissional.

Além disso, trata-se de uma modalidade com cobertura voltada especificamente para esse tipo de situação, o que deixa de comprometer outros serviços contratados.

Coberturas adicionais disponíveis

Um dos diferenciais do RC médico, que o tornam mais importante para profissionais da saúde, por exemplo, é a existência de coberturas adicionais.

Algumas seguradoras trabalham com serviços como cobertura para danos à imagem, algo que afeta diretamente a reputação do profissional e impacta no exercício da sua profissão.

No entanto, com uma cobertura voltada para controle de dados, é possível trabalhar sobre esse acontecimento, prevenindo outros impactos negativos no futuro.

Esse tipo de cobertura e atuação só estão disponíveis em seguros especializados, como o RC médico, trazendo soluções para atender as necessidades específicas de profissionais da saúde nessas condições.

Cumprimento do dever civil

Ainda, é importante frisar que mesmo profissionais da saúde estão sujeitos a cumprir com seus deveres civis.

Assim, no caso de situações que ocasionam crimes de responsabilidade, é obrigação do agente realizar os devidos pagamentos aos terceiros afetados.

Deixar de cumprir com esse dever pode trazer sérias consequências para o responsável, como multas e até mesmo reclusões.

Além disso, os profissionais da área da saúde correm o risco de perder suas licenças de atividades, o que traz impactos ainda mais sérios.

Dessa forma, contratar um RC médico é uma maneira de garantir o cumprimento desse dever adequadamente, deixando de sofrer consequências mais graves e assegurando sua carreira e deveres cívicos.

Como contratar o RC médico?

como contratar rc profissional médico

Por fim, depois de conhecer a importância e as vantagens do RC médico, os profissionais interessados nesse tipo de serviço podem contratá-lo em uma corretora especializada.

O procedimento para ter essa cobertura pode variar de acordo com a empresa, que solicita documentos e rotinas diferentes para cada contratação.

No entanto, grande parte das corretoras que atuam com essa modalidade possuem sistemas modernos de contato, que permitem ao profissional realizar a contratação pela internet.

De forma geral, é preciso se atentar para os documentos que são obrigatórios, como registros pessoais e também profissionais, atestando o exercício das suas atividades.

No caso de situações onde existe a responsabilidade civil a ser cumprida, é necessário apresentar todos os relatórios e comprovantes, para que o seguro possa ser devidamente acionado.

Contudo, embora as etapas possam parecer burocráticas, vale a pena considerar a contratação do RC médico, para ter uma garantia maior em incidências com terceiros, além de assegurar uma base de recursos própria para lidar com esses imprevistos.

Para saber mais sobre essa modalidade e conferir as contratações de seguros de responsabilidade civil em uma das corretoras de maior nome do país, entre em contato com a Mutuus Seguros, e faça uma cotação sem compromisso.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!