Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Entenda o que é e como funciona o seguro de responsabilidade civil profissional

9min. leitura
Revisado em 26 jan 2024

O seguro de responsabilidade civil profissional é um suporte importante para lidar com os custos envolvendo acidentes com terceiros.

Situações imprevistos podem acontecer no ambiente de trabalho, mas quando prejudicam outras pessoas, geram problemas não apenas para o colaborador, mas também para seus recursos financeiros.

Multas, penalidades e até mesmo despesas atribuídas ao atuante podem comprometer sua estabilidade.

Além disso, sem um amparo especializado, não é possível ter segurança para negociações e acertos sem envolvimento judicial.

Por esse motivo, é importante conhecer alternativas de apólices que permitam uma tranquilidade adicional para lidar com esses acontecimentos.

Conheça mais sobre o seguro de responsabilidade civil profissional, quais as principais coberturas e a importância de considerar essa proteção para o seu dia a dia de trabalho.

O que é um seguro de responsabilidade civil profissional?

Um seguro de responsabilidade civil profissional é uma modalidade que oferece proteção financeira para trabalhadores em caso de danos causados a terceiros, devido a falhas em suas atividades.

Também conhecido como seguro de erros e omissões, esse tipo de apólice pode ser adquirido por uma variedade de profissionais, incluindo:

  • médicos;
  • advogados;
  • contadores;
  • consultores;
  • corretores de seguros;
  • agentes imobiliários.

Por exemplo, se um médico comete um erro durante um procedimento cirúrgico resultante em danos ao paciente, o seguro de responsabilidade civil profissional pode cobrir os custos associados ao processo de indenização. 

Além disso, o produto também pode cobrir despesas legais associadas a uma reclamação de negligência profissional.

Trata-se de uma forma importante de proteção financeira para profissionais que correm o risco de serem processados ​​por danos causados em decorrência de suas atividades profissionais.

Por que contratar um seguro de responsabilidade civil profissional?

Existem diversos motivos para contratar um seguro de responsabilidade civil profissional, e vale a pena conhecer alguns dos pontos de maior relevância.

Dessa forma, será possível realizar uma avaliação completa sobre esse produto, e compreender sua importância para as empresas e prestadores de serviço.

Veja porque considerar essa modalidade de proteção:

Segurança financeira

Em caso de reclamação de um terceiro por danos decorrentes de suas atividades profissionais, o seguro de responsabilidade civil profissional pode oferecer proteção financeira, cobrindo os custos associados a uma indenização ou processo legal.

Esse é um dos pontos de maior destaque na contratação desse produto, especialmente para reduzir o impacto no orçamento ao lidar com pagamentos e arcar com despesas da empresa.

Ainda, também é uma forma de garantir a estabilidade das atividades, mesmo que aconteçam acidentes ou imprevistos com terceiros.

Preservação da reputação

Uma reclamação de responsabilidade civil pode afetar negativamente a reputação de um profissional ou empresa. 

Nesse caso, o seguro pode ajudar a preservar a reputação ao lidar com a reclamação de maneira profissional e resolvê-la de forma rápida e justa.

Isso porque os valores podem ser direcionados para o pagamento de advogados ou representantes legais, além de administrar a crise com mais confiança.

Geralmente, existe a possibilidade de resolução sem envolvimento judicial, auxiliando na preservação da credibilidade da organização e transmitindo uma imagem de companhia que se preocupa com terceiros.

Em muitos casos, a legislação exige que os profissionais tenham um seguro de responsabilidade civil profissional para exercerem sua atividade. 

Nesse caso, contratar uma apólice pode garantir que você esteja em conformidade com a lei.

Além disso, existem normas que determinam o pagamento de indenizações para terceiros no caso de incidentes envolvendo as instalações ou atividades.

Por esse motivo, é fundamental arcar com a responsabilidade civil profissional, e ter uma proteção que diminua o impacto financeiro após a ocorrência.

Tranquilidade

Ainda, vale a pena reforçar que ter um seguro de responsabilidade civil profissional pode proporcionar tranquilidade para a empresa.

Isso porque o gestor saberá que está protegido em caso de reclamação de terceiros, além de ter uma reserva financeira para lidar com imprevistos e indenizações.

Esses acontecimentos não apenas prejudicam a reputação da companhia, como também promovem preocupações até a resolução definitiva.

Contudo, uma apólice permite ao responsável se organizar com mais tranquilidade, sem comprometer seu planejamento ou recursos.

Quem faz seguro de responsabilidade civil profissional?

Seguros de responsabilidade civil profissional são emitidos por seguradoras e corretoras certificadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão de fiscalização brasileiro.

Essas empresas especializadas podem oferecer uma variedade de opções de cobertura para atender às necessidades específicas de cada profissional ou empresa.

Além disso, é possível negociar a contratação com diferentes especialistas, voltados para determinadas áreas de atividade, como saúde ou prestação de serviços.

No entanto, é fundamental se atentar para a companhia que estará administrando o produto, independente do profissional ou porte da contratação. 

É recomendável escolher uma empresa com experiência na área e uma boa reputação, como a Mutuus.

Dessa forma, poderá ter maior confiança na apólice, para lidar com imprevistos e acidentes com terceiros de maneira mais tranquila.

Ainda, é essencial ler atentamente as condições da apólice de seguro, para ter certeza de que a cobertura oferecida atende às necessidades específicas do profissional ou da empresa.

Quais são as principais coberturas do seguro de responsabilidade civil?

As coberturas oferecidas pelo seguro de responsabilidade civil profissional podem variar conforme a companhia e as necessidades da empresa. 

No entanto, algumas dos principais atendimentos que podem ser incluídos no contrato incluem determinadas situações e ocorrências. Confira mais detalhes sobre as principais:

Danos corporais e materiais

Uma das principais coberturas oferecidas pelo seguro de responsabilidade civil profissional é a cobertura de danos corporais.

Essa apólice oferece proteção financeira para os colaboradores ou empresa em caso de reclamação por eventos físicos ou lesões corporais causadas a terceiros em decorrência das atividades.

Os danos corporais podem ocorrer em diversas situações, dependendo da prestação de serviços. Por exemplo, um médico pode ser responsabilizado por danos causados a um paciente durante uma cirurgia ou procedimento.

Nesse caso, a cobertura pode incluir o pagamento de despesas médicas, hospitalares e de reabilitação para a vítima, bem como indenizações. 

Custos judiciais e honorários advocatícios

Outra cobertura importante oferecida pelo seguro de responsabilidade civil profissional é a de custos judiciais. 

Essa proteção é especialmente relevante para profissionais que podem estar sujeitos a processos judiciais em decorrência de sua atividade.

Os valores de ações na justiça podem ser elevados, pois incluem:

  • honorários advocatícios;
  • custos de arbitragem;
  • despesas legais;
  • taxas judiciais.

A cobertura de uma apólice pode ajudar a aliviar esses gastos, oferecendo proteção financeira para o profissional ou empresa em caso de reclamações de responsabilidade civil.

Além disso, também ajuda a garantir que o prestador possa se defender adequadamente em um processo, sem se preocupar com as despesas envolvidas.

No entanto, é importante lembrar que a cobertura de custos judiciais geralmente não atende ao valor da indenização ou do acordo que pode ser concedido ao reclamante em um processo judicial. 

Responsabilidade contratual

Ainda, também existe a cobertura de responsabilidade contratual, especialmente relevante para empresas que celebram contratos com clientes, fornecedores ou outros terceiros em suas atividades comerciais.

Essa apólice pode ajudar a proteger a empresa em caso de reclamações por quebra de contrato ou falha em cumprir com as obrigações estabelecidas. 

Isso pode incluir o pagamento de indenizações por perdas e danos causados ao terceiro contratante, bem como multas e penalidades previstas no acordo.

Por exemplo, se uma empresa falhar em cumprir um prazo de entrega estabelecido em um contrato com um cliente, a cobertura de responsabilidade contratual pode ajudar a pagar as indenizações, além de cobrir os custos legais envolvidos em um possível processo judicial.

Perda de documentos

Outra proteção importante no seguro de responsabilidade civil profissional é a perda de documentos.

Essa cláusula é importante para profissionais que lidam com dados confidenciais ou importantes em sua atividade profissional, como advogados, contadores e consultores financeiros.

Com essa cobertura, é possível atender aos custos envolvidos em caso de dano ou roubo de documentos confidenciais, físicos ou eletrônicos.

Também pode incluir o custo de restauração de papéis danificados, gastos com reconstituição de informações perdidas e até mesmo despesas de uma investigação para descobrir a causa dessa ocorrência.

A cobertura também pode ser vantajosa para cobrir a responsabilidade financeira decorrente desse acontecimento, como multas e penalidades por violações de privacidade ou regulamentos de proteção de dados.

No entanto, é importante lembrar que essa modalidade também tem limites e exclusões, e pode ser necessário adicionar coberturas adicionais para garantir a proteção adequada para a atividade profissional específica. 

Quem pode contratar um seguro de responsabilidade civil profissional?

Qualquer profissional ou empresa que presta serviços pode contratar um seguro de responsabilidade civil profissional para se proteger financeiramente contra reclamações e processos decorrentes de erros, omissões ou negligências.

No entanto, essa proteção costuma ser mais utilizada para algumas categorias, e vale a pena conferir quais áreas esse serviço é recomendado. Confira mais detalhes:

Profissionais liberais

A princípio, os profissionais liberais estão entre os contratantes mais comuns desse tipo de seguro. Isso porque ele pode protegê-los de diversas situações associadas ao cotidiano.

Alguns dos exemplos mais comuns incluem médicos, corretores de seguros, advogados e engenheiros. Esses atuantes estão diretamente ligados à riscos que podem prejudicar terceiros.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Por exemplo, atendimentos e procedimentos de saúde comprometem a vitalidade do paciente, podendo gerar processos se a situação for atípica.

O mesmo ocorre com engenheiros ou arquitetos cujo projeto levou a um acidente, prejudicando física ou moralmente a vítima.

Dessa forma, é fundamental ter uma reserva para arcar com esse tipo de situação, especialmente envolvendo indenizações e pagamento de multas.

Por esse motivo, o seguro de responsabilidade civil profissional pode ser interessante para profissionais liberais, especialmente em profissões de contato direto com outras pessoas.

Empresas e prestação de serviço

Enquanto isso, empresas e prestadores de serviço também costumam avaliar esse tipo de apólice para seu cotidiano.

Isso porque as coberturas são atrativas para os colaboradores que atuam com determinadas atividades.

Inicialmente, todas as organizações jurídicas podem aproveitar os benefícios desse serviço, uma vez que acidentes e ocorrências com terceiros acontecem em qualquer ambiente.

No entanto, vale uma recomendação mais atenta para companhias de tecnologia da informação, construção e saúde.

Além dos profissionais contratadas, o gestor da empresa propriamente dita também pode aproveitar a segurança de uma modalidade de responsabilidade civil.

Assim, evita prejuízos e impactos no orçamento no caso de processos ou multas decorrentes de alguma situação.

O mesmo se aplica para prestadores de serviços diversos, como contadores, consultores ou corretores, por exemplo.

Embora não se envolvam com atuações consideradas perigosas, suas funções podem prejudicar terceiros, especialmente em termos financeiros ou morais.

Por esse motivo, o seguro é uma alternativa interessante para se prevenir contra impactos no capital ou no planejamento.

No entanto, vale destacar que as coberturas e condições do seguro podem variar conforme a atividade profissional ou o tipo de empresa. 

Além disso, é importante que o profissional interessado na contratação procure uma seguradora especializada no tipo de cobertura desejada para atender suas necessidades.

Quanto custa um seguro de responsabilidade civil profissional

O custo de um seguro de responsabilidade civil profissional varia de acordo com diversos fatores envolvendo a empresa e a escolha da melhor cobertura.

A princípio, existem critérios que interferem diretamente no valor, como o tipo de atividade profissional, o porte da empresa e o volume de serviços prestados.

Enquanto isso, a escolha da cobertura também influencia nesse total, uma vez que o prêmio costuma ser baseado nas indenizações escolhidas para reserva.

Geralmente, para obter uma cotação precisa e personalizada para um seguro de responsabilidade civil profissional, é necessário fornecer informações detalhadas sobre a atividade profissional ou a empresa, como:

  • tipo de serviços prestados;
  • receita anual;
  • localização;
  • histórico de sinistros;
  • tipo de público atendido.

Além disso, as proteções escolhidas e o capital também podem afetar o custo do seguro de responsabilidade civil profissional. Quanto maior a cobertura e o limite de indenização, maior pode ser a parcela.

É importante destacar que o valor de pagamento mensal é apenas uma parte do custo total, sendo pertinente considerar também o valor da franquia e quaisquer outros custos associados, como taxas administrativas e impostos.

Como fazer um seguro de responsabilidade civil profissional

Interessados em contratar um seguro de responsabilidade civil profissional podem realizar o procedimento de maneira simples, em apenas algumas etapas.

As análises podem variar conforme a empresa escolhida, mas, na prática, existem alguns passos básicos que auxiliam nesse processo.

Veja o que fazer para adquirir uma apólice com essas coberturas de maneira ágil:

1. Identifique suas necessidades

Antes de contratar um seguro de responsabilidade civil profissional, é importante identificar suas necessidades e entender quais são os riscos associados à sua atividade profissional ou empresa. 

Considere o tipo de serviços que você presta, o volume de negócios, o tipo de clientes e quaisquer outros fatores que possam afetar sua exposição a riscos.

Dessa forma, será possível encontrar as cláusulas e atendimentos ideais para trazer mais tranquilidade para o seu planejamento.

Além disso, sem conhecer suas necessidades, pode ter dificuldades em entender qual o tamanho da reserva indicada para o seu caso.

2. Procure uma seguradora especializada

Após conhecer mais sobre suas atividades e o tipo de proteção que elas demandam, é necessário procurar uma seguradora especializada nesse tipo de cobertura. 

Para isso, pesquise empresas que ofereçam a apólice ideal e verifique a reputação da empresa no mercado, bem como as opções de cobertura e condições do contrato.

Essa é uma das etapas mais importantes, pois a empresa irá assumir não apenas pela indenização, mas pela mediação de contato com outros elementos.

Assim, se estiver em busca de um seguro de responsabilidade civil profissional adequado para o seu perfil, é preciso contratar uma companhia igualmente qualificada.

3. Solicite uma cotação

Após identificar a companhia de sua preferência, entre em contato e solicite uma cotação para o seguro de responsabilidade civil profissional. 

Forneça informações detalhadas sobre sua atividade profissional ou empresa para obter uma cotação precisa e personalizada.

Geralmente, esse processo pode ser realizado pela internet, em canais digitais ou por telefone. Isso simplifica o contato inicial e agiliza as negociações.

O procedimento pode ser diferente em cada companhia. Nesse caso, confirme com a seguradora qual a melhor forma de solicitar uma avaliação.

4. Analise as opções de cobertura e limites de indenização

Para prosseguir, avalie as opções de cobertura oferecidas pela seguradora e os limites de indenização para cada tipo de sinistro. 

Certifique-se de escolher as cláusulas que melhor atendam às suas necessidades e verifique se os limites de indenização são adequados para proteger adequadamente sua empresa.

Esse momento irá definir outros detalhes em seguida, como o valor da mensalidade e qual a prioridade para solicitação em caso de danos a terceiros.

Por esse motivo, o profissional deve realizar uma análise cuidadosa sobre suas necessidades e quais os pacotes mais interessantes para oferecer a segurança que está buscando no dia a dia.

5. Avalie os termos e condições da apólice

Além disso, antes de assinar o contrato de seguro, leia atentamente os termos e condições da apólice. 

Garanta o entendimento de todas as cláusulas e exclusões, bem como as obrigações e responsabilidades de ambas as partes.

Caso contrário, poderá ter problemas com o acionamento do serviço no futuro, por conta de riscos não cobertos ou determinações de duplo sentido.

Ainda, vale a pena conferir se os contratos da seguradora são claros o suficiente, ou se existe dificuldade na compreensão.

Priorize uma apresentação simples de entender, com coberturas amplas e que atendam ao seu perfil.

6. Pague o prêmio

Finalmente, uma vez que todos os trâmites estão encerrados, revise e concorde com os termos e condições para começar a pagar o prêmio.

Verifique as opções de pagamento oferecidas pela seguradora e escolha a que melhor combine com o seu orçamento.

Cada companhia pode trabalhar de uma maneira distinta, especialmente considerando o recebimento das mensalidades.

Nesse caso, também é interessante negociar as condições, para que a empresa ou profissional esteja protegido de forma prática.

Lembre-se que deixar de pagar o prêmio pode inativar as coberturas, impedindo o recebimento da indenização se algo acontecer a terceiros.

Ainda, confirme quais os canais de suporte e consultoria, especialmente para empresas. Se um acidente ocorrer, é fundamental saber com quem discutir os próximos passos.

Vale a pena ter um seguro de responsabilidade civil profissional?

O seguro de responsabilidade civil profissional é uma proteção importante para empresas e colaboradores cujas atividades estão expostas a riscos.

Acidentes e imprevistos ocorrem em todos os lugares, mas o envolvimento de outras pessoas pode complicar o acontecimento.

Isso porque envolve multas, penalidades e processos judiciais em busca de reparação, seja financeira, moral ou mesmo física.

Nesse caso, é dever da companhia ou do profissional envolvido assumir sua responsabilidade, quando cabível, e disponibilizar o devido suporte para a vítima.

Entretanto, isso pode significar impactos significativos no orçamento ou no planejamento, especialmente sem uma reserva para lidar com esse tipo de ocorrência.

Assim, ter um seguro de responsabilidade civil profissional evita que o colaborador tenha prejuízos consideráveis ao arcar com as consequências.

Além das indenizações, que auxiliam em gastos com terceiros e pagamento de despesas, também é uma forma de contar com ajuda profissional e consultorias para ajudar nas etapas.

Vale reforçar que alguns segmentos e sindicatos exigem o seguro como parte do investimento da empresa, para trazer mais segurança para suas atividades.

Por esse motivo, a apólice de responsabilidade civil profissional não apenas é uma opção vantajosa de proteção, como também é um dever de gestores e colaboradores.

Considere esse produto para assegurar rotinas mais confiáveis e ter um amparo especializado para lidar com incidentes envolvendo terceiros.

No entanto, lembre-se de buscar uma seguradora qualificada e disponibilize as coberturas que a sua empresa necessita.

Conheça as soluções da Mutuus Seguros e se proteja contra prejuízos financeiros e imprevistos no dia a dia.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!