Em primeiro lugar, o processo de análise e liberação da indenização do seguro, não pode ultrapassar o prazo limite de 30 dias. A contagem inicia a partir da entrega de todos os documentos apresentados pelo segurado seguradora.

A regra é simples, tome nota e conte com a gente sempre que precisar!

A contagem do prazo pode ser congelada quando, no caso de dúvida fundada e justificável, forem solicitados novos documentos. Sendo assim, volta a correr a partir do dia útil subseqüente àquele em que forem atendidas as exigências.

É essencial que o segurado solicite à seguradora o protocolo, que identifique a data do aviso de sinistro. Não esquecendo da lista de documentos para solicitar a indenização do seguro.

A regra é simples, tome nota e conte com a gente sempre que precisar!

O que fazer quando o pagamento da indenização do seguro atrasa?

Quando a seguradora não respeitar o prazo determinado pela Susep, ela precisa pagar a indenização com os valores atualizados. Neste caso, sempre pela variação do índice de inflação que foi definido no contrato, com multa e juros. Quando essas penalidades estiverem no contrato, é claro.

O que acontece se o pagamento do seguro estiver atrasado?

Tudo vai depender do que foi definido nas condições gerais do seu seguro.

Mas se você atrasar o pagamento, em vez de cancelar a apólice ou o certificado, a seguradora poderá tomar as seguintes decisões:

Tolerância –  Se ocorrer um sinistro e você está inadimplente, a seguradora só poderá abater da indenização a os valores em atraso.

Suspensão – aqui basicamente a seguradora opta em não pagar o evento ocorrido durante o período de inadimplência. Portanto, ela fica proibida a cobrança dos prêmios referentes a esse período.

O prazo de tolerância e/ou suspensão deverá ser especificado nas condições gerais do plano. Mas, para que não existam dúvidas na hipótese de pagamento da indenização é importante guardar todos os comprovantes de pagamento do prêmio.

Dúvidas fale com a gente!

Por aqui, só não conseguimos tomar um cafezinho com você ☕

Sobre o autor

Redação da Mutuus Seguros

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blank

Continue aprendendo
com os
melhores

Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​