Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Berkley Seguros: tudo o que você precisa saber sobre a companhia e as suas soluções

6min. leitura
Revisado em 21 out 2023

Como já mencionamos em outras oportunidades, o mercado brasileiro de seguradoras é muito amplo. Se você já tem um pouco mais de familiaridade com ele, certamente, já conhece ou pelo menos ouviu falar sobre a Berkley Seguros.

A companhia é uma das 50 empresas Berkley no mundo, fazendo parte da W. R. Berkley Corporation, que está entre as maiores subscritoras de linhas comerciais dos Estados Unidos.

Hoje, a empresa norte-americana tem filiais em várias cidades espalhadas pelo Brasil e atua em diversas frentes com diferentes modalidades de seguro. Uma das principais é a de Seguro Garantia. Contudo, também oferece apólices no âmbito dos Transportes, da Responsabilidade Civil e outros. 

Neste artigo, você saberá mais detalhes sobre a Berkley Seguros e os produtos oferecidos para o mercado brasileiro. Além disso, também terá informações sobre custo, contratação e como entrar em contato com a seguradora. Continue acompanhando para saber tudo!

Sobre a Berkley Seguros

O W. R. Berkley Corporation é um dos maiores grupos seguradores nos EUA, listado na Revista Fortune 500 e com mais de 50 anos de atuação no mercado de seguros. 

A companhia foi fundada em 1967 e trabalha com unidades operacionais que participam de nichos de mercado que exigem conhecimento especializado sobre determinado território ou produto. Hoje, ela atua em diversos países da Europa, Ásia e América Latina.

De acordo com a companhia, o seu diferencial está no fato de ter uma estratégia de operações descentralizadas. Isso significa que cada empresa do grupo identifica as necessidades dos clientes locais e as condições de mercado e, assim, responde da melhor  forma para aquele determinado contexto.

Ademais, esse tipo de estrutura prevê a responsabilização financeira e incentivos para a gestão local. O modelo também garante maior flexibilidade para que seja possível trabalhar antecipando, inovando e respondendo às oportunidades e desafios de cada mercado.

A Berkley no Brasil

A Berkley Seguros, como é chamada no Brasil, chegou ao país em 2006 e começou a sua atividade emitindo uma apólice para garantir um projeto imobiliário em Belo Horizonte (MG). Recentemente, a companhia completou 15 anos de operação por aqui e, hoje, tem filiais instaladas em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Curitiba.

A sua missão é oferecer tranquilidade e segurança, disponibilizando as melhores soluções em seguros e serviços com preço justo, excelência, inovação e flexibilidade. Entre os seus valores, estão elementos como transparência, regionalização, foco nas pessoas, capacidade de ouvir e qualidade operacional.

A partir dessa base de valores, o principal objetivo da Berkley Seguros é ser referência de agilidade e excelência no atendimento dos parceiros e do mercado.

Durante o período de atuação no Brasil, a companhia se consolidou no segmento, com foco, sobretudo, em prover soluções para pequenas e médias empresas e priorizando a relação de proximidade com os corretores.

Quais são as soluções oferecidas pela Berkley Seguros?

Além de contar com equipes altamente qualificadas e comprometidas, a Berkley Seguros construiu a sua reputação no território nacional com base em um portfólio com uma ampla diversidade de produtos e linhas de negócios. 

As soluções da seguradora estão divididas em seis áreas de atuação: riscos financeiros, transportes, riscos diversos, responsabilidade civil, riscos de engenharia e riscos profissionais

Abaixo, traremos mais detalhes sobre as modalidades de seguros oferecidos dentro de cada uma delas, especialmente em relação ao Seguro Garantia. Acompanhe!

Riscos financeiros

Seguro Garantia da Berkley Seguros

Contratar seguro garantia da Berkley Seguros

De forma geral, o Seguro Garantia tem a finalidade de assegurar o cumprimento, por parte do tomador (quem contrata a apólice), das obrigações assumidas diante do segurado (beneficiário), por força legal ou contratual.

Desde a sua implantação no Brasil, essa modalidade de seguro vem sendo cada vez mais utilizada e aceita como forma de garantir obras, serviços, fornecimentos etc. Além disso, o seu uso também cresceu significativamente na esfera jurídica.

Isso porque, a apólice é um instrumento eficaz e de custo razoável — mais baixo do que outras ferramentas do tipo, como a fiança bancária — que protege o segurado, garantindo que as obrigações serão cumpridas. 

Vamos conhecer os tipos de Seguro Garantia oferecidos pela Berkley Seguros?

Seguro Garantia Licitante 

Conhecido em inglês pelo nome “Bid Bond”, garante a indenização, até o valor fixado na apólice, por prejuízos decorrentes da recusa do tomador adjudicatário em assinar o contrato principal nas condições previstas no edital de licitação, dentro do prazo estabelecido.

Seguro Garantia Executante

O seguro de “Performance Bond” indeniza por prejuízos causados pelo não cumprimento de obrigações assumidas pelo tomador no contrato principal para construção de obras, fornecimento de produtos ou prestação de serviços.

seguro empresarial da Mutuus Seguros
Seguro Garantia Retenção de Pagamento

Assegura a indenização por prejuízos causados pelo tomador ao segurado em caso de inadimplemento das obrigações vinculadas às retenções de pagamento previstas no contrato principal e substituídas pela apólice. 

Seguro Garantia Adiantamento de Pagamentos

Como indicado pelo próprio nome, a apólice prevê indenização no caso de o tomador não cumprir as suas obrigações em relação ao adiantamento de pagamentos, concedidos pelo segurado, que não tenham sido liquidados na forma prevista no contrato principal.

Seguro Garantia Manutenção Corretiva

Em caso de inexecução, dentro do prazo acordado, de ações necessárias para a correção de disfunção ocorrida por responsabilidade exclusiva do tomador, essa apólice assegura a indenização pelos prejuízos sofridos pelo segurado.

Garantia Aduaneira

Usado em situações de importação, o Seguro Garantia Aduaneiro garante ao segurado o cumprimento das obrigações do tomador presentes do Termo de Responsabilidade e relacionados ao Decreto nº 6.759, de 5 de fevereiro de 2009.

O Decreto regulamenta a administração das atividades aduaneiras, em conformidade com as Instruções Normativas da Secretaria da Receita Federal sobre o tema.

Seguro Garantia Administrativo

Outra garantia oferecida pela Berkley Seguros, que pode ser utilizada para atestar a veracidade de créditos tributários em processos administrativos, conforme a legislação em vigor.

Seguro Garantia Judicial

Uma das modalidades de Seguro Garantia mais conhecidas, a apólice assegura o pagamento de valores que o tomador necessite realizar no trâmite de processos judiciais

A cobertura é limitada ao valor da garantia e terá efeito apenas depois de transitado em julgado o acordo ou a decisão referente ao valor da quantia acordada ou da condenação que não tenha sido paga pelo tomador.

Seguro Garantia Judicial para Execução Fiscal

O “Court Bond”, como é chamado em inglês, tem o objetivo de garantir o pagamento de valores que o tomador deve realizar no trâmite de processos de execução fiscal. Nesse caso, a cobertura da apólice não depende do trânsito julgado. 

Isso significa que a seguradora pode ser intimada para efetuar em juízo o depósito do valor segurado se não forem atribuídos os efeitos suspensivos aos embargos à execução ou à apelação do tomador executado.

Garantia de Concessão

Por fim, temos a garantia utilizada em situações de concessão, que assegura as obrigações do tomador (concessionário), descritas em um contrato de concessão, e no edital (contrato principal) com o segurado (poder concedente), referentes à exploração comercial pelo primeiro. 

Além disso, também garante as obrigações de manutenção de bens públicos, execução de obras de ampliação e repasse de parte da arrecadação a títulos de outorga onerosa. No mais, a cobertura dessa modalidade será avaliada e definida caso a caso, assim como a descrição do objeto da garantia, que é personalizada para cada situação específica.

Fiança Locatícia

Ainda dentro da categoria de riscos financeiros, a Berkley também oferece a Fiança Locatícia, produto que traz segurança e agilidade ao processo de locação de imóveis. Ela substitui o fiador e garante ao locador o pagamento dos aluguéis, encargos e eventuais danos e multas contratuais por rescisão.

Outros seguros oferecidos pela Berkley

  • Transportes
    • Transporte Nacional;
    • Transporte Internacional;
    • Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga;
    • Responsabilidade Civil por Desvio de Carga;
    • Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo Carga;
    • Responsabilidade Civil do Transportador de Viagem Internacional Carga.
  • Riscos Diversos
    • Benfeitorias;
    • Entretenimento;
    • Equipamentos.
  • Responsabilidade Civil
    • Responsabilidade Civil Geral;
    • Responsabilidade Civil Obras.
  • Riscos de Engenharia
  • Riscos Profissionais

Quanto custa um Seguro Garantia da Berkley Seguros?

Assim como nas outras modalidades, entre as condições gerais do Seguro Garantia da Berkley Seguros consta que o contratante (nesse caso, chamado tomador) é responsável pelo pagamento do prêmio à seguradora. O valor desse prêmio pode ser parcelado, conforme o acordado entre as duas partes.

Não existe, no entanto, um custo fixo pré-determinado para uma apólice de Seguro Garantia. O valor varia a depender do histórico e situação da empresa tomadora, do tipo de contrato e do valor a serem garantidos e da vigência.

Logo, assim como as outras companhias, a Berkley Seguros analisa caso a caso para a definição do custo a ser cobrado pela garantia em questão.

Como contratar um Seguro Garantia da Berkley Seguros?

Uma das premissas da Berkley Seguros é oferecer agilidade cadastral e eficiência na emissão dos diferentes tipos de Seguro Garantia. Com base na legislação brasileira, que obriga a intermediação na contratação de seguros, a empresa comercializa seus produtos por meio de um corretores autorizados para atuar como tal, como a Mutuus Seguros.

A Mutuus Seguros cadastra o tomador por meio do Portal do Corretor, uma ferramenta online disponibilizada pela companhia, onde deverão ser inseridas as informações da empresa. Portanto, é por isso que, ao receber o pedido de cotação, a solicitamos a respectiva documentação ao interessado. Entre os documentos que podem estar na lista, temos:

  • Ficha cadastral do tomador e acionistas preenchidas e assinadas (disponíveis no site da Berkley Seguros);
  • Proposta de seguro;
  • Edital de licitação ou concorrência;
  • Cópia do contrato a ser garantido, anexos e/ou minuta;
  • Cronograma físico financeiro;
  • Em caso de tomador consórcio, termo de constituição do consórcio;
  • Declaração de Importação (se for o caso);
  • Cópia do Termo de Responsabilidade firmado pelo Tomador (se for o caso);
  • Cópia do Contrato Social e última alteração contratual ou Estatuto Social e última ata (se for empresa de médio ou grande porte);
  • Três últimos balanços patrimoniais e balancete recente, caso transcorrido mais de seis meses do último fechamento de balanço (se for empresa de médio ou grande porte).

O prazo para envio do resultado do cadastro é de 48h — caso o corretor opte por digitar informações financeiras da empresa — ou sete dias úteis — se optar por enviar os dados por e-mail. Após receber o retorno, a corretora entra em contato com a empresa interessada para prosseguir com a assinatura do contrato.

Como entrar em contato com a Berkley Seguros?

Contato Berkley Seguros

A Berkley Seguros oferece diferentes canais de comunicação para clientes ou interessados nos seus produtos. A ouvidoria pode ser contatada por e-mail ([email protected]) ou telefone (0800 797 3444). Ambas opções dispostas no site da seguradora. 

Para quem já é cliente e precisa comunicar um sinistro, a companhia disponibiliza um “Plantão 24h – Sinistros”, que pode ser contatado por e-mail ([email protected]) ou telefone (0800 770 0797). 

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!