Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro RD: conheça as coberturas e benefícios de contratar

6min. leitura
Revisado em 16 fev 2024

O Seguro RD é uma solução que pode trazer vantagens para serviços de construção civil, terraplanagem e atividades que não sejam de origem agrícola.

Nesse sentido, para garantir as coberturas para equipamentos empresariais, os proprietários podem buscar uma apólice voltada para as suas necessidades.

Dessa forma, esse produto de seguro proporciona tranquilidade na administração dos negócios, pois é uma opção viável contra imprevistos ou danos que impactem o uso de máquinas indispensáveis.

Assim, para realizar uma contratação segura e completa, vale a pena conhecer mais sobre as soluções que o seguro RD traz para as empresas. 

O que é o seguro RD?

o que é seguro rd

O seguro de Riscos Diversos foi desenvolvido para oferecer proteção e cobertura contra danos em equipamentos utilizados em serviços como terraplanagens, aterros e construções. 

Contudo, é importante reforçar que esse serviço não cobre materiais ou máquinas do setor de agricultura, que possuem uma modalidade específica de apólice.

A proposta, afinal, é cobrir danos causados por alguns fatores externos como:

  • Incêndios;
  • Explosões;
  • Tombamentos;
  • Desmoronamentos;
  • Roubos e furtos.

As apólices do seguro RD também permitem a negociação de cláusulas adicionais para proporcionar uma cobertura completa contra situações não previstas em atividades empresariais. 

Com isso, o segurado pode contar com um produto flexível e com custo equilibrado para proteger a performance comercial da empresa. 

Quais as coberturas do seguro RD?

As seguradoras oferecem diferentes coberturas para um seguro RD. No entanto, de forma geral, a cobertura básica engloba:

  • Danos materiais de causa externa decorrentes de acidentes (colisão, abalroamento, capotagem ou tombamento), roubo total e, ainda, roubo e furto por meio de arrombamento;

  • Incêndio, raio e explosão.

Vale pontuar que, para casos de sinistros ligados a mais de uma cobertura, o segurado será indenizado de acordo com a cláusula mais favorável do seguro RD. 

Ainda, é importante ressaltar que, além dessas, outras coberturas podem ser negociadas durante a aquisição do serviço. Algumas delas são:

  • Perda ou pagamento de aluguel;
  • Danos elétricos;
  • Responsabilidade civil;
  • Rateio parcial;
  • Operação de equipamentos em proximidade de água (somente para equipamentos móveis);
  • Lucros cessantes.

O que o seguro RD não cobre?

O serviço não oferece cobertura para situações não previstas em suas cláusulas contratuais e, além disso, estarão excluídas das apólices algumas condições como:

  • Mal acondicionamento dos equipamentos ou máquinas;

  • Atos ilícitos provocados pelo segurado ou membros da administração da empresa;

  • Má qualidade dos produtos segurados;

  • Atos de autoridades públicas, a não ser para garantir proteção aos equipamentos;

  • Perdas ou danos causados por responsabilidade legal como o uso de elementos químicos ou objetos que propaguem qualquer tipo de consequência grave;

  • Atos de destruição decorrentes de guerras civis ou rebeliões;

  • Desgaste natural dos equipamentos segurados.

Quem pode contratar o seguro RD?

quem pode contratar seguro rd

O serviço pode ser adquirido por empresas de diversos portes e que realizem operações em construções ou dependam de equipamentos maiores em suas atividades comerciais

Dessa forma, as organizações poderão contar com os benefícios que reduzem a preocupação na gestão de seus negócios.

Porém, as condições da apólice do seguro RD serão negociadas e analisadas de acordo com metodologia da empresa e os tipos de equipamentos utilizados em suas atividades rotineiras. 

O seguro RD cobre uma extensão maior de máquinas e está relacionado em duas categorias:

Equipamentos estacionários

Essa modalidade compreende as máquinas estacionadas em locais permanentes, como moedores, decantadores e equipamentos para produção de material têxtil. 

Além disso, o seguro também pode contemplar equipamentos que são utilizados em áreas internas, que não interferem na jornada de atividades comerciais da empresa segurada.

Contudo, vale a pena reforçar que o seguro não oferece coberturas para itens nas categorias de eletrodomésticos ou equipamentos eletrônicos, como computadores, notebooks e celulares.

Equipamentos móveis

Utilizadas em canteiros de obras, bem como em propriedades e/ou locais de guarda, este item está ligado a máquinas que não são fixas em um único local e podem ser transportadas. Isso, evidentemente, envolve seu deslocamento para fora desses locais por autopropulsão ou qualquer meio de transporte adequado.

Além disso, o seguro RD permite, desde que isso seja discriminado na apólice e pago prêmio correspondente, a inclusão de coberturas adicionais para equipamentos usados em outras condições como:

  • Equipamentos arrendados ou emprestados a terceiros
  • Equipamentos em operações sobre a água.

Como contratar um seguro RD?

Ao contratar esse produto, a empresa deve analisar algumas informações que podem facilitar sua escolha como:

seguro empresarial da Mutuus Seguros
  • Escolha da corretora e seguradora;
  • Mensalidades;
  • Prêmios;
  • Coberturas;
  • Possibilidade de coberturas adicionais.

É importante a empresa avaliar esses fatores antes de efetivar a contratação do seguro RD. Assim, ela terá melhores chances de avaliar o custo-benefício e escolher um produto que traga vantagens.

Por isso, a empresa pode contar com a parceria de uma corretora de seguros como a Mutuus Seguros e escolher um produto que seja ideal para atender às expectativas dos seus serviços. 

Quais os benefícios de contratar um seguro RD?

As apólices do seguro RD oferecem a proteção necessária contra imprevistos ou danos em equipamentos móveis ou estacionários. 

Com esse produto, é possível cobrir despesas provocadas por eventos ou situações que não dependam de controle pessoal.

O seguro oferece benefícios e vantagens que conseguem proporcionar uma otimização melhor nos serviços de uma empresa como os que listamos a seguir. 

Custo-benefício

Esse produto oferece ao segurado uma experiência positiva, com proteção para uma série de serviços, de maneira acessível e simples de acionar.

Dessa forma, o seguro RD se apresenta com um custo-benefício interessante, além de contribuir para que os equipamentos de uma empresa tenham mais garantias no dia a dia.

Melhor produção em atividades

Contando com um seguro RD, a organização poderá ter uma melhora significativa na produção de seus serviços. Com isso, contará com melhores resultados no desempenho comercial e poderá gerar credibilidade entre seus clientes e o público-alvo de seus produtos. 

Além disso, a organização poderá obter apoio entre os seus setores, bem como possível destaque no mercado.

Por isso, é importante que os administradores da organização avaliem a possibilidade de contar com um benefício que assegure a capacidade de produção de seu empreendimento. 

Assim, a companhia segurada tem mais chances de obter o seu reconhecimento entre o seu público e as demais empresas. 

Organização administrativa

A empresa que contratar o produto poderá realizar uma distribuição melhor de tarefas e atividades, uma vez que suas rotinas serão garantidas por um seguro eficiente.

Isso não apenas fará com que os colaboradores atuem com mais tranquilidade, como também permitirá operações que facilitam as rotinas, como manutenções seguradas.

Assim, o fluxo de organização se torna mais ágil, auxiliando na administração da companhia e das suas funções.

Performance de funcionários

Ainda, os funcionários de uma instituição que possui um seguro RD podem se sentir mais confortáveis, com uma proteção efetiva para o manuseio de equipamentos importantes. 

Para o caso de eventos imprevistos, como danos ao material, a apólice também pode garantir que as atividades não sejam inteiramente interrompidas por falta de recursos para o conserto.

Dessa forma, as equipes podem ter um rendimento maior na realização de suas tarefas diárias, otimizando a produtividade geral. 

Segurança patrimonial

A segurança patrimonial de uma empresa é uma das preocupações mais recorrentes entre seus gestores.

Os cuidados com os bens devem ser tão importantes quanto a atuação da empresa em seu nicho de negócios.

Por isso, a contratação de um seguro aumenta a tranquilidade com a proteção dos bens móveis usados em serviços externos.

Dessa forma, um empreendedor que esteja assegurado poderá contar com as coberturas previstas nas cláusulas contratuais. 

Assim, o negócio estará mais protegido contra possíveis impactos provocados por perdas ou prejuízos em equipamentos usados nas atividades comerciais. 

Além disso, o seguro RD proporciona uma tranquilidade maior sobre a realização de atividades que envolvam riscos a funcionários e, também, em situações de caráter natural ou civil que possam refletir sobre a produção de uma organização. 

Seguro RD: Considerações finais

seguro rd: conclusão

Ter um seguro RD é essencial para garantir a segurança dos colaboradores e a proteção de equipamentos utilizados na rotina de atividades de uma empresa. 

Por ser benéfico e vantajoso, o produto proporciona uma tranquilidade melhor aos gestores de uma organização. 

O seguro RD proporciona segurança ao patrimônio de uma empresa e otimiza suas atividades para alcançar resultados mais satisfatórios. 

Além disso, uma empresa que contrata o seguro mostra sua contribuição para garantir os cuidados com os seus equipamentos. 

Com isso, a organização terá mais credibilidade e confiança de seus clientes ao adotarem serviços que aumentem a qualidade de seus produtos. 

No entanto, é essencial procurar por uma corretora de qualidade, como a Mutuus Seguros.

Nós possuímos um time de profissionais qualificados, que poderão apresentar os melhores produtos e as soluções ideais para as necessidades do seu negócio. Dessa forma, você poderá escolher um seguro RD que seja adequado para a demanda das suas atividades.

Você tem uma empresa e ainda está em dúvidas sobre como escolher um seguro RD ideal para seu negócio? Fale com a Mutuus e obtenha soluções ágeis e inteligentes para o seu empreendimento!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!