Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro equipamento: conheça melhor o seguro de equipamentos e suas coberturas

5min. leitura
Revisado em 16 abr 2024

Se você tem um negócio e ainda não contratou um seguro equipamento, deve estar se perguntando:

Mas será que eu preciso disso mesmo? Será que é para o meu caso? Era pra ter contratado esse seguro para me proteger? E agora?

Bem, nós vamos conversar sobre isso e eu quero tirar todas essas suas dúvidas. Você, que investiu no próprio negócio, vai entender se o seguro equipamento é para o seu caso e vai descobrir o valor desse investimento. O fato é:

Começar um negócio não é fácil em 99,9% das vezes. Quase sempre exige coragem, alguma quantia de dinheiro, investimento financeiro e de tempo. Muitas vezes exige noites em claro e finais de semana de planejamento e de trabalho duro.

Já parou para pensar sobre este seguro?

Pode não ser uma das primeiras coisas que você pensou ao começar suas atividades. Ou, talvez, mesmo depois nunca pensou nisso a fundo. Mas quando a gente para pra pensar no valor do investimento em dinheiro, em tempo e em dedicação, parece muito óbvio: é claro que é preciso manter os equipamentos de trabalho seguros e protegidos. Eles são a sua fonte de renda.

É claro que algumas questões precisam ser analisadas. É preciso avaliar para escolher a opção de seguro mais adequada para seu negócio, que vão ao encontro das suas necessidades e que compensam o investimento.

Você tem dúvida se o seguro equipamento é para você, se esse é o momento para contratar e como fazer para ter essa garantia? Então vamos lá:

O que é o seguro equipamento?

Normalmente, as empresas precisam de diversos tipos de equipamentos para executar suas atividades do dia a dia. Dependendo do tipo de empresa, pode usar computadores, caixas registradoras, ferramentas, máquinas fotográficas, eletroportáteis e muitos outros tipos de equipamentos de trabalho.

O seguro equipamento é um mecanismo de proteção justamente para esses equipamentos usados durante o trabalho. O objetivo do seguro equipamento é proteger bens específicos: os itens que uma empresa precisa. Essa proteção é contra a perda ou dano dos bens segurados.

Imagine se, em uma tempestade, um raio atinja as dependências de uma padaria e danifique diversos equipamentos como um forno elétrico, uma batedeira, uma máquina de café e um computador. Seria um prejuízo enorme. Não apenas pela perda dos equipamentos e a necessidade de substituí-los, mas também pelo tempo que a padaria deixaria de vender produtos pela falta dos utensílios.

Qualquer empresa que sofra um imprevisto devido a um raio, um incêndio, furto ou a outro tipo de problema que signifique a perda de equipamentos vai passar pelo mesmo aperto: prejuízo em dose dupla. Os equipamentos perdidos e o tempo de produção comprometido.

O seguro equipamento tem o objetivo de reduzir esse impacto financeiro, por isso é extremamente importante prestar atenção se a apólice está oferecendo cobertura de todos os itens necessários. Faça essa análise antes de contratá-lo.

Como funciona o seguro equipamento?

O seguro equipamento é uma proteção extra a alguns bens da empresa e oferece vários tipos de coberturas: contra roubo, furto qualificado, incêndio, inundação, colisão e tombamento. Ele é essencial no sentido de garantir proteção ao dono da empresa ou mesmo a terceiros, sejam funcionários ou outras pessoas que utilizem o equipamento para a realização das tarefas da empresa.

Qualquer empresa pode contratar um seguro equipamento, seja um restaurante, empresas do ramo da construção civil, indústrias, clínicas médicas ou odontológicos, entre outros.

Pode parecer óbvio, mas é muito importante frisar: leia o contrato com atenção e pense se tudo o que está estipulado nele é o que você quer e precisa em termos de segurança. De nada adianta assinar um contrato de um seguro equipamento que, quando você realmente precisar, não vai ser capaz de cumprir com seu papel.

Cada empresa tem tamanhos, atividades e realidades diferentes. Por isso mesmo, também tem necessidades diferentes e o contrato para cada empresa deve ser único e personalizado, se adequando à realidade dela.

Nesse sentido, também é essencial procurar por corretoras de seguros sérias, competentes e confiáveis. Pesquise e busque referências. O tipo e o nível de cobertura também vai variar de empresa para empresa.

Porém, alguns princípios relativos à cobertura costumam seguir um padrão:

O que o seguro equipamento cobre?

De maneira geral, o seguro equipamento cobre aparelhos necessários para o trabalho. Cobre ferramentas, equipamentos, aparelhos eletrônicos e aparelhos portáteis, por exemplo.

Mas, como assim? Que tipo de aparelhos, exatamente?

Uma indústria pode contratar um seguro equipamento para proteger seus computadores. Um restaurante pode contratá-lo para proteger aparelhos como fornos e fogões. Um fotógrafo pode querer proteger seu equipamento, como a câmera fotográfica.

Todos esses são exemplos de equipamentos usados para a execução do trabalho.

Coberturas do seguro

Quais as coberturas do seguro equipamentos?

Algumas apólices podem oferecer coberturas que asseguram a empresa e também englobar aparelhos domésticos, objetos de trabalho em casa, como notebooks, computadores e smartphones.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

A cobertura sobre esses equipamentos engloba danos acidentais, furtos ou roubos. Quando você tem um seguro equipamento e ocorre qualquer um desses imprevistos, é preciso entrar em contato com a seguradora, que vai analisar o caso e tomar as providências necessárias para que você possa receber a indenização.

O valor da indenização vai variar de cada seguradora e cada apólice. Por isso é importante ficar atento também para essa questão na hora de assinar o seu contrato do seguro equipamento.

Em resumo, o seguro equipamento vai ser capaz de cobrir qualquer dano material causado ao bem segurado.

Talvez você esteja se perguntando: mas quais são esses imprevistos cobertos?

Coberturas básicas

A cobertura básica do seguro equipamento abrange, normalmente:

  • Acidentes de causa externa;
  • Incêndio;
  • Raio;
  • Explosão ou implosão;
  • Impacto de veículos.

Além das coberturas básicas, também é possível acrescentar à apólice algumas coberturas extras:

Coberturas adicionais

A depender da relevância do equipamento que você quer garantir, vale a pena acrescentar algumas coberturas adicionais, para garantir que eles estejam cobertos em outras situações de risco.

As coberturas adicionais podem abranger:

  • Roubo e furto qualificado;
  • Danos elétricos;
  • Perda ou pagamento de aluguel;
  • Despesas fixas;
  • Garantia internacional;
  • Responsabilidade civil do equipamento;
  • Responsabilidade civil do empregador.

O ideal é que você encontre uma corretora de seguros confiável e avalie todas as possibilidades.

Quem pode contratar o seguro equipamentos?

Quem pode contratar o seguro equipamentos?

O seguro equipamento é ideal para empresas que usam equipamentos de valor na execução das suas tarefas diárias. O seguro equipamento foi pensado exatamente para casos assim e ele pode ser crucial para proteger esses objetos e amenizar os prejuízos no caso de acontecer qualquer um dos imprevistos cobertos pela apólice.

O seguro equipamento pode ser contratado por qualquer profissional ou empresa. É interessante e muito usado para empresas da área da saúde, que usam muitos equipamentos de valor elevado: medicina estética, clínicos gerais, dentistas, clínicas de raio X e qualquer outra.

Mas o seguro equipamento também é amplamente usado por indústrias, escritórios e qualquer setor que tenha o interesse e a necessidade de aumentar o nível de segurança dos equipamentos de trabalho.

A depender do setor, como é o caso da construção civil, é preciso tomar cuidado: algumas apólices podem não cobrir as ferramentas e equipamentos que estiverem em trânsito, e não no local fixo de trabalho.

Então, se você precisa se deslocar com seus equipamentos para prestar serviços em outros lugares que não sejam nas dependências da sua empresa ou seu escritório, informe-se se aquela apólice cobre casos de acidentes durante deslocamento do equipamento.

Quanto custa o seguro equipamento?

Como cada setor, cada empresa contratante, cada corretora e cada apólice são únicas, é muito difícil precisar um valor. A melhor forma de saber quanto custa para proteger seus equipamentos de trabalho é procurar uma corretora de seguros e solicitar um orçamento do seguro equipamento.

O certo é que manter seu patrimônio em segurança é essencial. Sobretudo quando seu trabalho depende do patrimônio segurado. A certeza de que suas ferramentas de trabalho estão garantidas e que o seguro não vai deixar que você fique com prejuízo em caso de algum imprevisto, não tem preço!

Como cotar e contratar o seguro equipamentos?

É simples saber valores e contratar o seguro equipamento para seus aparelhos de trabalho. Mas, mesmo sendo fácil, alguns cuidados precisam ser tomados. Pesquise sobre a seguradora e a corretora. Ao decidir investir em um seguro equipamento, o mínimo que você espera é que ele funcione caso você precise.

Escolha uma corretora de confiança para garantir que isso vai acontecer.

Mesmo que você opte por uma corretora séria, leia a apólice com muita atenção para que todas as cláusulas estejam de acordo com o que você quer e precisa. Ninguém conhece seu negócio melhor do que você mesmo, então você é a melhor pessoa para decidir o que é mais importante e mais delicado no seu negócio.

Ao procurar a corretora, ela também fará questionamentos sobre os itens segurados e o tipo de negócio para só depois definir o valor do seguro. Avalie se a cobertura e as garantias estão de acordo com o que você espera para que o seguro equipamento seja, de fato, eficaz para o seu caso e valha cada centavo do investimento.

Conclusão

Se você tinha dúvida sobre a importância do seguro, há grandes chances de que esteja convicto de que sim, o seguro equipamento é um investimento muito útil. Afinal, qualquer empreendedor tem interesse em proteger suas ferramentas de trabalho e em reduzir os impactos financeiros em casos de acidente.

O próximo passo é encontrar uma corretora de confiança e o modelo de seguro equipamento que melhor se encaixa no seu negócio – e no seu bolso.

Ele vai proporcionar tranquilidade e a garantia de que não haverá perdas. Da mesma forma que a gente contrata um seguro para o nosso carro porque sabemos que é o mais sensato a se fazer, o seguro equipamento vai proporcionar essa mesma segurança para algo muito importante: o andamento do seu negócio.

Gostou deste material? Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Até a próxima!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!