Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Saiba o que é e quais são as coberturas do seguro patrimonial

9min. leitura
Revisado em 21 mar 2024

Um bom administrador sempre se preocupa em estar à frente dos imprevistos. Dessa forma evita grandes perdas, aproveita melhor as oportunidades e fica tranquilo quanto à proteção do seu patrimônio. É exatamente isso que o seguro patrimonial proporciona.

Se você está buscando mais informações sobre esse assunto, com certeza está um passo à frente e mostra o seu comprometimento em relação a seus bens e negócios.

Caso você esteja buscando entender mais sobre o seguro patrimonial, você chegou ao lugar certo. Esse tipo de seguro é a junção de coberturas e serviços que garantem valores em casos de sinistros, acidentes e incidentes.

Nesse artigo vou lhe apresentar as principais coberturas do seguro patrimonial, o que esse seguro oferece referente a proteção para que sua empresa supere rapidamente imprevistos. Você entenderá também qual seguro faz mais sentido para você, beneficiando suas atividades.

Assim como em outros tipos de seguro, é possível contratar coberturas adicionais. Além da cobertura base, você conseguirá identificar o que faz mais sentido para seu tipo de negócio e qual é a extensão que mais agregará segurança à sua proposta de seguro.

Mas, afinal, 

O que é o Seguro Patrimonial?

Soluções de inteligência artificial para a preservação da segurança patrimonial já são utilizadas por empresas. No entanto, como não é possível prever todos os tipos de riscos possíveis, o seguro patrimonial é uma opção que garante a integridade de bens pessoais, empresariais e de organizações como um todo.

Na ocorrência de prejuízos, você ou sua empresa receberão uma indenização como compensação. Portanto, você pode usar seus bens com mais segurança e tranquilidade. Tendo previsibilidade sobre o destino do seu patrimônio, mesmo em casos de imprevistos graves, não sofrendo com a falta ou perda de um bem importante.

Independentemente do porte da empresa (pequeno, médio ou grande), esse tipo de seguro serve para negócios como pet shops, padarias, escritórios, salões de beleza, supermercados, loja de roupas, oficinas mecânicas, academias e até igrejas (embora estas não sejam empresas, mas sim organizações religiosas).

Assim, estar assegurado garante tranquilidade, porém, é necessário escolher o seguro para patrimônio que mais se encaixa para sua empresa.

Quais são as coberturas do Seguro Patrimonial?

Existe uma abrangência grande sobre os bens protegidos em um seguro para patrimônio. O seguro básico oferece proteção contra incêndio, explosão e descargas elétricas.

O seguro pode ser realizado para bens móveis, como por exemplo: máquinas, veículos, equipamentos eletrônicos, entre outros. E também para imóveis, como: casas, apartamentos, terrenos, galpões, salas comerciais, entre outros.

Geralmente, o seguro já é adaptado às necessidades do bem. Mas existe a possibilidade de realizar a cotação específica, dependendo do interesse da empresa ou pessoa sobre determinado bem, onde o acidente possa prejudicar ou parar com suas atividades, com seus equipamentos, veículos ou estabelecimento.

As coberturas adicionais ou complementares abrangem diversos âmbitos. Confira na sequência alguns exemplos:

  • Incêndio em propriedades rurais;
  • Desmoronamentos;
  • Vendavais;
  • Danos elétricos;
  • Quebra de vidros;
  • Roubo e furto de valores e bens;
  • Vazamento de água e gás;
  • Colisões de veículos;
  • Pequenos incidentes domésticos;
  • Quebra de máquinas industriais;
  • Restituição de receita devido a paralisação de máquinas e atividades;
  • Quedas, impactos e fumaça;
  • Despesas fixas;
  • Alagamentos e inundações.

As coberturas desse tipo de seguro costumam ser adaptadas às diferentes particularidades de cada tipo de bem, visando o melhor custo-benefício. A cobertura pode alcançar riscos diversos para danos não enquadrados nas demais categorias.

Existe também a modalidade de seguro amplo, que cobre qualquer evento que possa causar dano. Nesses casos deve-se ficar atento aos itens excluídos em contrato, que, portanto, não serão cobertos pela apólice.

Na sequência você pode visualizar e entender um pouco melhor sobre a cobertura dentro de algumas das categorias seguradas.

Cobertura Básica

  • Queda de raios, incêndio e explosões dentro da área do imóvel ou terreno;

  • Explosão de botijão de gás, caldeiras, cilindros de gás, compressores ou de substâncias empregadas em equipamentos;

  • Despesas decorrentes de fogo, salvamento e desentulho.

Despesas fixas

Reembolso de salários, impostos, encargos sociais, prêmios de seguros, contas de energia, água, gás, condomínio e telefone. Reembolso em casos de paralisação superior a 72 horas, em decorrência de incêndio, explosão e/ou queda de raios.

Pagamento de Aluguel

Despesas relacionadas ao aluguel em decorrência da cobertura sobre incêndio, quando o estabelecimento não render lucros por não estar sendo ocupado.

Danos Elétricos

  • Danos em equipamentos, aparelhos eletrônicos e ou elétricos, máquinas, em instalações elétricas decorrentes de variação de tensão, calor e curto circuito.
  • Danos em decorrência da queda de raios, se ocorrida fora da área ou terreno do imóvel.

Equipamentos Eletrônicos

  • Danos em equipamentos eletrônicos como microcomputadores, componentes de hardware que integram os equipamentos – impressoras, modems, plotters, scanners, fax, fotocopiadoras, máquinas de telex, centrais telefônicas e nobreaks.

  • Danos de causa externa, ou seja, quando o agente causador do dano não faz parte do item danificado, como: falha de operação, danos da natureza e entrada de corpos estranhos.

Fidelidade

Prejuízos em decorrência de crimes contra o patrimônio do segurado, praticados por empregados registrados ou representantes legais.

Inundações e alagamentos

  • Água proveniente do vazamento ou ruptura de canalizações, encanamento, adutoras, reservatórios, quando não pertencentes ao próprio imóvel segurado, nem ao edifício do qual o imóvel faça parte integrante.;
  • Enchentes;
  • Entrada de água no imóvel ou local segurado proveniente de tromba d’água, chuvas ou aguaceiro;
  • Danos devido ao aumento excessivo do volume de água em rios, lagos, lagoas, canais e represas.

Principais benefícios do Seguro Patrimonial

Principais benefícios do Seguro Patrimonial

A contratação de um bom seguro patrimonial é fundamental, especialmente para empresas em que o valor perdido, no caso de algum dano ou sinistro, pode gerar perdas significativas. Tendo um bom seguro patrimonial, você consegue proteger toda a infraestrutura do seu negócio.

Diante de imprevistos, você conseguirá manter suas atividades sem preocupações ou dores de cabeça, mantendo seu negócio mais sustentável, saudável e duradouro no longo prazo. A escolha da apólice é uma medida de proteção e educação financeira, já que você investe um valor mínimo mensalmente e, no caso de imprevistos, está protegido contra prejuízos. 

Além da tranquilidade em relação ao seu patrimônio, veja quais são os demais benefícios da contratação do seguro patrimonial:

  • Saúde financeira à frente de eventos danosos;
  • Possibilidade de continuar suas atividades após um sinistro, de forma mais rápida e eficiente;
  • Assistências perante diversas coberturas;
  • Previsibilidade e controle referente a perdas;
  • Garantia contra riscos que possam prejudicar seus bens.

Esse tipo de garantia permite que você possa focar em suas atividades empresariais, profissionais e pessoais com mais qualidade. Isso porque, a depender do montante do prejuízo, provavelmente sua empresa não conseguiria absorver os custos.

E mesmo conseguindo arcar com as perdas, a inatividade dos trabalhos total ou parcial, causada pelo incidente, ocasionam grandes perdas, podendo até causar a falência e fechamento do seu negócio.

Garantir a continuidade do seu negócio é fundamental, por isso, a contratação do seguro patrimonial é importante e traz diversos benefícios.

Quem pode contratar um Seguro Patrimonial?

Quem pode contratar um Seguro Patrimonial?

Qualquer pessoa ou empresa, como um restaurante, pode contratar o seguro patrimonial. Porém, para cada segmento há um tipo de seguro mais adequado.

Não importa se você for pessoa física, ou se você atua em algum setor empresarial, o seguro é o responsável pela segurança. Ele traz proteção no caso de danos, evitando a necessidade da interrupção do seu negócio, ou do desembolso de grandes valores para custear os prejuízos.

Para entender melhor, veja abaixo quais são os principais segmentos desse tipo de seguro:

Edifícios Comerciais

Como em qualquer outro imóvel, essa propriedade está sujeita a risco de alagamentos, danos estruturais, elétricos, incêndios e outros.

Escolas e Universidades

Geralmente são áreas bastante amplas, com grande circulação de pessoas, diversos equipamentos, o que dificulta o controle de incidentes.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Grandes Riscos Industriais

Qualquer incidente industrial pode tomar proporções gigantescas, uma vez que o setor de produção industrial lida com amplas áreas, equipamentos de grande tamanho e valor e muitos funcionários. 

Isso tudo faz com que o risco de acidentes durante sua operação seja iminente. Precisa, portanto, estar protegido financeiramente no caso de um sinistro ou paralisação em decorrência de algum tipo de dano.

Hospitais e Laboratórios Clínicos

Esses empreendimentos fazem parte dos setores onde há as normas mais rígidas sobre procedimentos de segurança, mas mesmo assim, não estão excluídos da possibilidade da ocorrência de incidentes, que causariam danos ao patrimônio.

Concessões

Danos e incidentes causados em estádios, portos, rodovias, aeroportos, ferrovias, estaleiros e locais de tratamento de água e esgoto.

Instituições Financeiras

É fundamental que esses locais estejam segurados, tanto para a proteção do patrimônio físico desse tipo de empresa, como pela preocupação com a segurança do dinheiro e das pessoas que ali frequentam.

Independente do setor da atuação da empresa, o seguro patrimonial é fundamental, trazendo garantia da proteção da receita. A melhor forma de entender e contratar o seguro ideal para seu caso ou empresa é entrar em contato com uma corretora de seguros e verificar as coberturas disponíveis para as suas necessidades.

Você pode ter certeza que investir em um seguro patrimonial sai mais barato do que arcar com os prejuízos de um incidente.

Quanto custa um seguro patrimonial?

Assim como outros tipos de seguro, o valor do seguro patrimonial vai depender de vários fatores. Essa variação depende, principalmente, da análise de risco e cobertura necessária. Além do valor do seguro, serão acrescentadas taxas de registro e expedição de documento, que variam de corretora para corretora.

Mas, para servir de parâmetro, o custo inicial tem valor de R$ 500,00 para estabelecimentos de baixo risco. Já para os de maior risco, o custo inicial fica em torno de R$ 1.000,00.

A análise para formação do preço considera, principalmente, o tipo de atividade, questões referentes ao estoque de mercadorias, histórico de ocorrência de sinistros no local, valor do maquinário e do imóvel e medidas de proteção existentes na edificação.

Como contratar um seguro patrimonial?

A contratação de um seguro para o seu patrimônio deve ser feita diretamente por meio de uma corretora de seguros, de preferência de sua confiança e com boa reputação no mercado.

A contratação deve ser realizada junto a esse tipo de profissional, uma vez que o especialista entenderá suas necessidades e escolherá a melhor cobertura para seu caso.

Busque por empresas que ofereçam praticidade na contração, flexibilidade de pagamento (com opções de pagamento em dinheiro, cartão, boleto e débito em conta). Customização das coberturas e bens indicados, consultoria especializada, com a finalidade de tirar dúvidas e encontrar a melhor solução para seu caso e modalidades específicas para proteção do seu patrimônio.

Além disso, alguns bônus são oferecidos em alguns tipos de serviços, sem acréscimo de valor, como, serviços preventivos de manutenção e check-ups que ajudam nos cuidados com o patrimônio.

Dessa forma, você terá acesso ao melhor seguro patrimonial para atender suas necessidades, conseguindo a cobertura que mais se adequa e que realmente faça sentido para proteção dos seus bens.

Vale lembrar que o preço final do seguro não é a única coisa que você deve levar em consideração. É muito importante avaliar qual a cobertura, entender as especificidades de cada serviço oferecido e esclarecer todas as suas dúvidas em relação a cada proposta.

Modalidades do Seguro Patrimonial

O contrato do seguro patrimonial é construído a partir de dois limites. O Limite Máximo de Indenização (LMI) e o Limite Máximo de Garantia (LMG). O primeiro caracteriza o valor máximo de responsabilidade assumida pela seguradora por cobertura da apólice.  

Enquanto o segundo representa o valor máximo que pode ser pago pela seguradora em um único sinistro.

Suas formas de contratação também são distintas, e é necessário ficar atento a isso. O LMG pode ser contratado sob risco absoluto – quando o valor do bem é declarado pelo segurado no momento da contratação do seguro. No caso da ocorrência do dano, a seguradora apura o valor real do bem.

Caso o valor for superior ao declarado pelo segurado, haverá a aplicação de Rateio, onde a indenização será reduzida na proporção da diferença do prêmio pago e do valor que seria efetivamente devido.

Ou através do risco relativo, onde o segurador responde integralmente pelos prejuízos, até o montante limite da garantia, deduzindo franquias, e não é aplicada a cláusula de rateio.

No momento da escolha da apólice, portanto, é necessário bom senso e cautela, uma vez que contratando um valor excessivo de cobertura, você terá um custo desnecessário e irá gastar mais do que precisa.

É fundamental você imaginar todos os cenários possíveis que possam vir a causar prejuízos ao seu negócio para não subestimar os riscos. Por isso, vale a pena contratar um especialista que lhe ajudará a enxergar as suas necessidades e orientá-lo da melhor forma possível.

Entendido um pouco sobre os limites, podemos falar sobre as modalidades. São três  modalidades de seguro patrimonial, com diferença entre o limite máximo de garantia e dos riscos cobertos.

  1. Compreensivo Empresarial: seguros com limite máximo de garantia de 100 mil reais em que há clara identificação dos riscos, proporcionando a enumeração das garantias oferecidas. Nesse caso, a cobertura básica é obrigatória.

  1. Riscos Nomeados: seguro com limite máximo superior a 100 mil reais, onde há clara identificação dos riscos, possibilitando a enumeração das garantias oferecidas. A cobertura básica também é obrigatória nesse caso.

  1. Riscos Operacionais: seguros com limite máximo superior a 100 mil reais em que a complexidade dos riscos inviabiliza sua identificação. A cobertura oferecida é no formato “All Risks”, garantindo a proteção para qualquer evento, com exceção dos que estão excluídos em contrato.

Conclusão

Os bens materiais conquistados ao longo da vida pessoal, profissional e do âmbito empresarial estão expostos constantemente a riscos externos, como raios, incêndios, inundações, furtos e diversos acidentes. Justamente por isso, o seguro patrimonial é a solução ideal para que você possa estar despreocupado em relação a segurança do seu patrimônio, garantindo a recuperação dos danos sofridos.

Como você viu, a melhor forma de garantir a seguridade dos seus bens é a contração do seguro patrimonial. O início para uma contratação adequada é a escolha de uma corretora de seguros de confiança e com credibilidade no mercado. Ela montará para você a apólice mais adequada às suas necessidades e com o melhor custo-benefício.

Agora você sabe que o seguro patrimonial tem a função de proteger a integridade, não apenas dos bens, mas também a integridade física das pessoas e da organização, prevenindo, reduzindo e até evitando danos ao seu patrimônio.

Após a aquisição desse tipo de seguro, a apólice custeará e realizará o pagamento dos danos. Em caso de sinistro, basta que sua empresa acione o seguro e receba a indenização, conforme as cláusulas estabelecidas no contrato acordado.

Você está por dentro ainda de todos os benefícios que esse seguro oferece e que ele protege seus bens pessoais. Torna-se ainda mais importante no mundo das empresas, devido ao valor do patrimônio obtido. Não há dúvidas e nem mais o que esperar caso você ainda não possua o seu.

Uma vez que, independentemente do segmento da sua companhia, os diversos riscos existentes ocasionam grandes prejuízos, vindo a causar inclusive a falência da empresa, por isso a importância de estar assegurado.

Provido de todas essas informações e encontrando a melhor corretora de seguros e a apólice que melhor se enquadra para você, logo você alcançará o custo-benefício esperado.

Mesmo contratando alguém de confiança é importante que você fique atento a cada cláusula do contrato e confira ainda, se o que foi escolhido por você consta no documento. Também deve constar no contrato tudo que foi decidido no momento do acordo entre as partes.

Por fim, quando emitida pela seguradora escolhida, a apólice tem como objetivo comprovar que você aceitou as condições e riscos daquele tipo de seguro.

Quer saber mais sobre o seguro patrimonial personalizado para sua empresa? Entre em contato com a Mutuus e tire todas as suas dúvidas.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!