apólices de seguro
Compreenda as apólices de seguro e como elas funcionam

Apólice de Seguro, o que é?

Comprou seu seguro online, recebeu em minutos sua apólice de seguro, e ao ler o contrato se deparou com algumas palavrinhas novas?

Não se preocupe, vamos te dar uma ajudinha com o segurês da sua apólice de seguros.

Principais Aprendizados:

  • Seguro é um contrato (apólice de seguro) no qual uma seguradora indeniza outra contra perdas de contingências e / ou perigos específicos . 
  • Existem muitos tipos de apólices de seguro. Vida, saúde, imóveis e automóveis são as formas mais comuns de seguro.
  • Os componentes que compõem a maioria das apólices de seguro são dedutíveis, limite de apólice e prêmio.

Antes de explicar o que sua apólice de seguro, quero te contar sobre o seguro

o que é uma apólice de seguro

O que é seguro?

Seguro é um contrato, representado por uma apólice, no qual um indivíduo ou entidade recebe proteção financeira ou reembolso contra perdas de uma companhia de seguros. A empresa reúne os riscos dos clientes para tornar os pagamentos mais acessíveis aos segurados.

As apólices de seguro são usadas para proteger contra o risco de perdas financeiras, grandes e pequenas, que podem resultar de danos ao segurado ou de sua propriedade ou de responsabilidade por danos ou ferimentos causados ​​a terceiros.

Compreendendo como o seguro funciona:

Há uma infinidade de tipos diferentes de apólices de seguro disponíveis e praticamente qualquer pessoa ou empresa pode encontrar uma companhia de seguros disposta a segurá-las – por um preço. Os tipos mais comuns de apólices de seguro pessoal são: automóvel, saúde, imóveis e vida. A maioria das pessoas no Brasil possui pelo menos um desses tipos de seguro.

As empresas exigem tipos especiais de apólices de seguro que garantem tipos específicos de riscos enfrentados por uma empresa em particular. Por exemplo, um restaurante de fast food precisa de uma apólice de seguro que cubra os danos ou ferimentos que ocorrem como resultado do cozimento com uma fritadeira. Um revendedor de automóveis não está sujeito a esse tipo de risco, mas exige cobertura por danos ou ferimentos que podem ocorrer durante os testes.

Também existem apólices de seguro disponíveis para necessidades muito específicas, como seguro garantia, seguro de vida em grupo, seguro de carga, seguro negligência médica e seguro de responsabilidade profissional, também conhecido como seguro contra erros e omissões .

Componentes da apólice de seguro:

Ao escolher uma apólice de seguro, é importante entender como o seguro funciona.

[Importante: Três componentes cruciais das apólices de seguro são o prêmio, o limite da apólice e a franquia.]

Um entendimento correto desses conceitos ajuda bastante a escolher uma apólice de seguro que melhor se adapte às suas necessidades.

Prêmio:

O prêmio de uma apólice é o seu preço, normalmente expresso como um custo mensal. O prêmio é determinado pela seguradora com base no perfil de risco seu ou da sua empresa, que pode incluir credibilidade. Por exemplo, se você possui vários automóveis caros e tem um histórico de direção imprudente, provavelmente pagará mais por uma apólice de automóvel do que alguém com um único carro e um histórico de direção perfeito. No entanto, diferentes seguradoras podem cobrar prêmios diferentes por apólices semelhantes. Portanto, nós desenvolvemos uma forma de automatizar essa busca conheça nossa plataforma de seguros online.

LEIA MAIS SOBRE  Seguradora emite nota fiscal?
COTAÇÃO DE SEGURO ONLINE

Limite da apólice de seguro

O limite da apólice é o valor máximo que uma seguradora pagará sob uma apólice por uma perda coberta. Os máximos podem ser definidos por período (por exemplo, prazo anual ou da apólice), por perda ou lesão ou durante a vida útil da apólice, também conhecido como o valor máximo de indenização.

Normalmente, limites mais altos têm prêmios mais altos. Para uma apólice de seguro de vida geral, o valor máximo que a seguradora pagará é chamado de LMI (limite máximo de indenização), que é o valor pago a um beneficiário após a morte do segurado.

Franquia da sua apólice de seguro:

A franquia é uma quantia específica que o tomador do seguro deve pagar do próprio bolso antes que a seguradora pague uma reivindicação. Os franquias servem como impedimentos para grandes volumes de reclamações insignificantes. As franquias podem ser aplicadas por apólice ou ocorrência, dependendo da seguradora e do tipo de apólice. Políticas com franquias muito altas geralmente são menos caras, porque as despesas diretas geralmente resultam em menos reclamações pequenas.

Algumas palavras que você vai encontrar na sua apólice de seguro:

Apólice de seguro: documento emitido pela seguradora formalizando o contrato de seguro entre você e ela.

Avaria: dano causado ao bem segurado.

Aviso de sinistro: comunicação da ocorrência de um sinistro (evento de dano ou perda ao bem segurado) a seguradora.

Condições gerais: conjunto de regras que estabelecem as obrigações e os direitos das partes contratantes.

Cosseguro: consiste na repartição de um mesmo risco, de um mesmo segurado, entre duas ou mais seguradoras, que respondem, isoladamente, perante o segurado, pela parcela de responsabilidade que assumiram.

Endosso: documento que comprova qualquer alteração no contrato, feito de comum acordo entre o segurado e a seguradora.

Franquia: valor ou percentual expresso na apólice, que representa a parte do prejuízo indenizável que deverá ser paga pelo segurado por evento avisado.

Indenização: pagamento do prejuízo ao segurado, em caso de sinistro coberto, dentro do limite contratado para a cobertura e de acordo com as condições da apólice.

Prêmio: valor que o segurado paga à seguradora para ter direito ao seguro.

Proposta: documento com a declaração dos elementos essenciais do interesse a ser garantido e do risco, em que o proponente, pessoa física ou jurídica, expressa a intenção de contratar o seguro, manifestando pleno conhecimento das condições contratuais.

Beneficiário: Pessoa física ou jurídica à qual é devida a indenização em caso de sinistro. (Circular SUSEP 321/06).

E então, descomplicou? Espero que sim.

COTAÇÃO ONLINE DE SEGURO

Vem conhecer a gente!