Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro placas solares: como funciona a proteção para equipamentos fotovoltaicos, quem pode contratar e benefícios

6min. leitura
Revisado em 15 abr 2024

Atualmente, a energia solar vem sendo utilizada em muitos contextos e provavelmente um dos principais receios de quem investe ou deseja investir nesse sistema seja o risco de danos. Isso realmente precisa ser considerado e é exatamente por esse motivo que existe o seguro placa solares.

Sim, caso você ainda não saiba, existe uma apólice específica que tem a finalidade de proteger a integridade de uma estrutura fotovoltaica e evitar prejuízos. E faz todo sentido, uma vez que esse tipo de equipamento vem sendo cada vez mais utilizado, tanto por pessoas físicas quanto por empresas.

Nos últimos anos, o uso de energias renováveis aumentou e a energia solar teve especial destaque. Além do aumento da produção das fazendas solares, a micro e minigeração distribuída, da qual fazem parte os painéis solares instalados em residências e estabelecimentos, também cresceu. 

De acordo com um levantamento da CCEE, a capacidade instalada passou de 18.120 MW em dezembro de 2022 para 25.818 MW ao final de 2023, um crescimento de 42,5%. Isso se deve a alguns fatores, como a questão ambiental, mas também à redução no valor da conta e a facilidade no uso.

Mas é evidente que os painéis fotovoltaicos para captação precisam de cuidados de preservação e proteção. É aí que entra o seguro placas solares. Acompanhe este artigo para saber como funciona a apólice, quais são as suas coberturas e quanto custa. 

O que é o seguro placas solares?

Trata-se de um seguro que visa cobrir equipamentos e painéis solares residenciais, comerciais ou em fazenda solares em situações de incêndio, roubo ou fenômenos naturais.

Assim, a apólice garante indenização em caso de danos ao equipamento e aos acessórios que compõem o sistema de geração de energia.

A energia solar é uma modalidade de energia limpa, sendo uma das fontes alternativas que mais cresce no mundo. A sua geração se dá por meio da captação da luz e do calor dos raios do sol, que são convertidos em eletricidade.

Isso pode ser feito com a utilização de tecnologias, entre as quais os painéis fotovoltaicos. Esse sistema converte de forma direta a radiação solar em energia elétrica através das células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor, como o silício.

Ademais, esse modelo de obtenção de energia vem crescendo exponencialmente no Brasil nos últimos anos. E é justamente esse equipamento que o seguro placas solares protege.

Para quem é indicado o seguro placas solares?

O seguro placas solares é indicado para proprietários de residências e empresas que tenham instalado sistemas de geração de energia solar. Logo, pode ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas que possuem aparelhos instalados em imóvel residencial, comercial ou industrial e, ainda, em condomínios. 

Também podem se beneficiar dessa apólice os proprietários de fazendas ou parques solares, arrendatários de sistemas desse tipo e investidores em projetos solares. 

Portanto, de modo geral, o seguro é destinado a pessoas ou empresas que desejam proteger o equipamento de possíveis danos causados por eventos externos que possam impedir o funcionamento do sistema.

Mercado de energia solar e o setor de seguros

Diante do atual cenário de expansão de geração de energia solar no Brasil, podemos afirmar que esse mercado tem aberto um grande leque de oportunidades para o setor de seguros.

De acordo com um relatório divulgado pela Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena), em 2023, o Brasil subiu duas posições e agora ocupa o sexto lugar no ranking global de produção de energia solar fotovoltaica. 

Até o ano de 2019, o país ocupava a 12ª posição, portanto, o cenário vem mudando muito rápido. Isso demonstra o quanto o mercado está em expansão e tende a crescer cada vez mais. Nesse sentido, para o setor de seguros, o cenário é promissor.

Além do mais, quem investe em um sistema de captação de energia solar precisa desembolsar um alto valor, então, faz todo sentido proteger o seu patrimônio usando uma solução de transferência de risco e proteção, como o seguro placas solares.

Como funciona o seguro de placas solares?

Existem duas possibilidades de seguro de placas solares, um deles é relacionado ao ramo da engenharia e o outro é de operações. 

No primeiro caso, a principal cobertura é referente à instalação e à montagem do equipamento e ao período de testes e eventuais erros de projeto. Sendo assim, essa opção é para quem ainda está na fase de projeto e não tem o equipamento instalado.

Já no caso do seguro de operações, o objetivo é garantir o funcionamento do sistema fotovoltaico de captação de energia solar, protegendo o mesmo de eventos súbitos e inesperados que possam danificá-los.

Quais são os benefícios de ter o seguro placas solares?

Para quem decide ter um sistema próprio de captação de energia solar, é preciso investir alto nos aparelhos fotovoltaicos.

Além disso, o equipamento requer cuidados e manutenção, pois fica vulnerável a fatores externos. Sendo assim, é fundamental ter uma garantia de ressarcimento em caso de imprevistos e avarias. 

Eventualidades, como vendavais, incêndios, roubo e furto são episódios que podem acontecer e colocam em risco o sistema. Logo, é preciso estar preparado e o seguro placas solares garante proteção completa contra eventos externos.

Além disso, também pode incluir indenização para o valor total do projeto, incluindo equipamento, materiais para instalação e mão de obra.

Dessa forma, a modalidade traz tranquilidade para o segurado, que tem a segurança de que o seu investimento não poderá ser perdido em razão de um evento indesejado e a captação de energia solar será garantida.

Qual é a cobertura básica do seguro placas solares?

Via de regra, a cobertura básica e obrigatória do seguro placas solares contempla danos materiais causados ao painel fotovoltaico e aos acessórios descritos na apólice em caso de:

  • Incêndio;
  • Queda de raio;
  • Explosão;
  • Vendaval;
  • Furacão ou ciclone;
  • Granizo;
  • Alagamento ou inundação;
  • Impacto de veículos;
  • Queda e/ou abalroamento de drones na execução de serviços de manutenção periódica do painel segurado.

Como já mencionado, o seguro placas solares também pode incluir entre as coberturas amparo ao valor total do projeto, contando com a mão de obra.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

De qualquer forma, é importante ressaltar que a cobertura básica pode variar conforme a seguradora. Portanto, é crucial analisar com atenção a proposta para entender o que cada uma oferece como básico e como adicional.

Quais são as coberturas adicionais do seguro placas solares?

Assim como a cobertura básica pode variar, as adicionais, ou seja, aquelas que o segurado inclui na apólice pagando mais para isso, também mudam de seguradora para seguradora. A seguir, confira o que normalmente as coberturas adicionais incluem.

Danos elétricos

Garante cobertura para prejuízos causados por acidentes elétricos, como descarga elétrica, curto-circuito, variação de tensão na rede e outros danos elétricos, sempre se limitando ao valor total contratado na cobertura.

Roubo e/ou furto qualificado

Cobre danos decorrentes de tentativas de roubo ou furto qualificado, sempre que houver evidências da ocorrência.

Despesas extras

Se a seguradora reconhecer o direito do segurado ao recebimento da indenização por danos materiais causados ao seu painel fotovoltaico, essa cobertura adicional garante o pagamento de custos de compra de energia necessários. 

Isso acontece com base no montante da perda da produção do sistema e em razão de interrupção do mesmo pela ocorrência de sinistro coberto pela apólice.

Responsabilidade civil equipamentos

Assegura o reembolso de quantias que o segurado deva pagar por ter sido civilmente responsabilizado em sentença judicial transitada em julgado ou por acordo entre este e terceiros com autorização prévia da seguradora. 

Cobre reclamações relativas a danos corporais e/ou materiais involuntariamente causados a terceiros decorrentes de acidentes envolvendo os equipamentos segurados.

Seguro para placas solares: quais são os riscos excluídos?

Todos os eventos danosos em potencial que não estejam listados entre os riscos cobertos da apólice do seguro placas solares é implicitamente um risco excluído.

No entanto, nas condições gerais do seguro, as companhias costumam elencar uma série de eventos que não são cobertos para evitar erros de interpretação. 

De forma geral, as seguradoras não costumam cobrir placas não instaladas ou que não estejam em operação, quando o local de instalação não possuir estrutura para tal ou quando não existir laudo técnico que certifique que a estrutura do edifício está apta para receber o sobrepreso.

Abaixo, citamos mais alguns eventos que costumam estar entre os riscos excluídos – lembrando que a lista é bem mais extensa:

  • Má qualidade ou vício intrínseco não declarado ou declarado pelo segurado na proposta;

  • Desgaste natural pelo uso, deterioração gradativa, manutenção deficiente ou inadequada, erosão, corrosão, ferrugem, oxidação e similares;

  • Atos de autoridade pública, salvo para evitar propagação de danos cobertos;

  • Danos causados por arma química, biológica, bioquímica ou eletromagnética;

  • Atos ilícitos dolosos ou por culpa grave equiparável ao dolo praticados pelo segurado, pelo beneficiário ou pelo representante, de um ou de outro;

  • Transladação do painel fotovoltaico e acessórios entre áreas de operação ou locais de guarda, por helicóptero;

  • Negligência do segurado, funcionários e/ou representantes legais na utilização e/ou operação do painel fotovoltaico e acessórios;

  • Atos de vandalismo.

Quais são as seguradoras que fazem o seguro placas solares?

  • Akad Seguros;
  • Berkley;
  • Essor;
  • HDI Seguros;
  • Liberty Seguros;
  • Mapfre;
  • Porto Seguro;
  • Tokio Marine.

Seguro para placas solares: quanto custa?

Como na maioria das modalidades de seguro, é impossível definir um valor único para o seguro placas solares. O custo varia conforme o projeto, o número de placas, localização, as necessidades do cliente e as coberturas contratadas.

Além disso, é importante mencionar que é possível incluir cobertura para painéis solares em outras apólices, como seguros patrimoniais.

De qualquer modo, contratar uma apólice específica para painéis fotovoltaicos pode custar por volta de 1% do investimento feito na instalação da estrutura. Logo, diante dos benefícios e da proteção que ele oferece, tem um excelente custo-benefício.

Como diminuir o valor do seguro para equipamentos solares?

A instalação de alguns dispositivos de segurança pode garantir descontos no valor da apólice de equipamento fotovoltaico, como alarme monitorado, cerca elétrica, câmera de monitoramento e para-raios.

Seguro placas solares: o que fazer em caso de sinistro?

Assim que acontecer um sinistro que esteja previsto no contrato de seguro placas solares, é preciso comunicar imediatamente à seguradora, utilizando os canais indicados pela companhia na apólice. O segundo passo é registrar a ocorrência do sinistro junto às autoridades competentes.

A comunicação oficial deve ser feita por escrito, com data, hora, local, bens afetados e causas possíveis e todas as informações e esclarecimentos sobre as circunstâncias associadas.

As provas do sinistro e a documentação básica necessária à comprovação e apuração dos prejuízos devem ser enviados à seguradora. O prazo para o pagamento da indenização é de até 30 dias, contados a partir da data em que a seguradora receber todos os documentos.

Como contratar o seguro placas solares?

Para contratar o seguro placas solares, é preciso entrar em contato com uma corretora de seguros que trabalhe com essa modalidade. As corretoras digitais, como a Mutuus Seguros, são uma ótima opção para otimizar o processo de contratação, que acontece completamente de forma online.

Para solicitar a cotação da apólice, é necessário fornecer algumas informações pessoais e sobre o equipamento.

Assim, a partir do envio do questionário, a Mutuus envia propostas das melhores seguradoras por e-mail ou WhatsApp e oferece suporte de especialistas para escolher aquela que melhor atende às necessidades do cliente.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!