Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Contrate o Seguro Garantia Mais Rápido do Mercado Brasileiro

5min. leitura
Revisado em 26 set 2023

A Mutuus Seguros é uma fintech de seguros focada no Pequeno e Médio Empreendedor que oferece a melhor solução de seguro garantia do mercado brasileiro. E pensando no dia a dia corrido do empreendedor, removemos toda a burocracia e barreiras de contratação de um seguro garantia, lançando uma ferramenta que permite que você contrate o seguro garantia rápido, simples e totalmente digital, sem a necessidade de falar com uma pessoa! Esse o Seguro Garantia Express, a primeira solução digital do mercado a contemplar todas as modalidades de seguro garantia.

O que é o Seguro Garantia?

Seguro garantia

O Seguro Garantia é um produto financeiro, destinado a oferecer uma uma garantia a seus clientes de que seus contratos serão entregues e performados de acordo com o planejado. Normalmente é uma solução contratada por empresas que participam ativamente de licitações, prestam serviços para grandes empresas do mercado, ou ainda precisam recorrer de processos judiciais ou realizar o depósito recursal.

Para atender a essa necessidade criamos uma ferramenta para você solicitar o seguro garantia rápido, sem impactar as necessidades de sua empresa.

O que é o Seguro Garantia Express da Mutuus Seguros?

O Seguro Garantia Express, é uma ferramenta criada pela Mutuus Seguros, que permite que você empreendedor solicite todas as suas garantias de forma online, e possa ainda contratá-la 24 horas por dia, no seu tempo, com toda a urgência que o seu negócio precisa.

Como solicitar o Seguro Garantia Mais rápido do mercado?

Para contratar o seguro garantia da Mutuus Seguros é muito simples. Veja a seguir:

  • Acesse o site da Mutuus em: www.mutuus.net/seguro-garantia;
  • Informe seu e-mail e dados de contato, além do CNPJ de sua empresa;
  • Selecione a modalidade de seguro garantia desejada (abaixo você pode conferir o objetivo de cada uma das modalidades para selecionar a mais adequeada para sua necessidade);
  • Informe os dados de sua necessidade (valores de garantia, duração da garantia, entre outros dados, conforme solicitado pela ferramenta)
  • Receba os orçamentos das melhores seguradoras de garantia;
  • Selecione a cotação que desejar;
  • O próximo passo é selecionar a forma de pagamento desejada, dentre as apresentadas;
  • Por fim, basta aguardar que a minuta de sua garantia seja apresentada, e enviar o aceite da mesma. Importante, não deixe de revistar a minuta, pois a partir desse momento, sua apólice será emitida, e possíveis alterações poderão gerar custos adicionais para sua empresa.

“Nenhuma cotação apresentada”: o quê aconteceu?

Existem alguns motivos em que as seguradoras poderão a seu exclusivo critério não apresentar uma cotação. Conheça alguns deles:

  • A seguradora solicitou a carta de nomeação: é um procedimento bem simples, basta enviar o documento assinado para seu executivo comercial (não se preocupe, você irá receber um e-mail dele assim que acessar a ferramenta);
  • A seguradora solicitou o envio de documentação adicional: : é um procedimento bem comum no seguro garantia e visa entender melhor o histórico da sua empresa para apresentar a melhor condição comercial para o seu negócio. Portanto, basta enviar as documentações solicitadas para seu executivo comercial (não se preocupe, você irá receber um e-mail dele assim que acessar a ferramenta)
  • A seguradora recusou o pedido por critérios técnicos: as seguradoras se reservam ao direito de não atender alguns segmentos de mercado por algum critério subjetivo. Caso você veja que ela “recusou” apresentar uma cotação, mas não se preocupe a Mutuus pode te ajudar a reverter isso. Basta enviar as documentações solicitadas pelo seu executivo comercial.

Quais são as modalidades de seguro garantia?

Seguro Garantia Contratual para Obras e/ou Reformas

Seguro garantia contratual

A garantia para construção, ou Performance Bond, é utilizada em contratos de construção para os setores público ou privado. Serve para proteger o contratante do obra contra uma possível inadimplência contratual. Caso isso ocorra, ele receberá uma indenização no valor da apólice ou terá os custos da substituição do executante cobertos.

Seguro Garantia Contratual para Prestação de serviços

A garantia para prestação de serviços, ou Performance Bond, é utilizada em contratos de prestação de serviço público ou privadas. Serve para proteger o contratante do serviço contra uma possível inadimplência contratual. Caso isso ocorra, ele receberá uma indenização no valor da apólice ou terá os custos da substituição do executante cobertos.

Seguro Garantia Contratual para Fornecimento de Bens e/ou Materiais

A garantia para fornecimento, ou Performance Bond, é utilizada em contratos de fornecimento de bens e/ou materiais para os setores público ou privado. Serve para proteger o contratante contra uma possível inadimplência contratual. Caso isso ocorra, ele receberá uma indenização no valor da apólice ou terá os custos da substituição do fornecedor cobertos.

Seguro Garantia Contratual para Recebimento Integral

A garantia de retenção de pagamento, ou Retention Payment Bond, é utilizada em contratos públicos ou privados que fazem a retenção de parte do pagamento. Serve para liberar integralmente o valor, sendo comumente utilizado na construção civil, para garantir a execução de uma obra.

seguro garantia da mutuus seguros

Seguro Garantia para Receber um adiantamento de pagamento

A garantia de adiantamento de pagamentos, ou Advance Payment Bond, é utilizada para assegurar que os valores recebidos a título de adiantamento sejam destinados à execução imediata do objetivo contratual.

Seguro Garantia para Participar de uma Licitação ou Concorrência

A garantia licitante, ou Bid Bond, é utilizada em licitações públicas ou privadas. Serve para assegurar que o vencedor de uma concorrência — o tomador do seguro — mantenha a proposta e assine o contrato conforme as condições e os prazos estabelecidos no edital.

Seguro Garantia para Recorrer de uma Ação Trabalhista

Seguro garantia judicial trabalhista

A garantia judicial trabalhista é utilizada para recorrer de uma decisão judicial na fase de conhecimento ou de execução de uma ação trabalhista. Esta garantia é uma das opções de garantia, assim como o depósito judicial em dinheiro ou fiança bancária. A diferença é que este tipo de garantia não tira capital de giro do caixa (ao contrário do pagamento ou caução em dinheiro), além de custar menos e não tomar limite de crédito bancário (como é o caso da fiança bancária).

Seguro Garantia para Substituir o Depósito Recursal

O seguro garantia depósito recursal é um substituto mais barato comparado a todos os demais instrumentos, tais como: carta fiança bancária, seguro caução, títulos ou dinheiro.

A Lei 13.467/2017 alterou o artigo 899 da Consolidação das Leis do Trabalho. Nela o Poder Judiciário passou a aceitar a apólice do Seguro Garantia Depósito Recursal como uma das garantias previstas para recorrer em decisões dessa esfera.

Garantia para Recorrer de uma Ação Cível

A garantia judicial cível é utilizada para recorrer de uma decisão judicial em uma ação cível. Esta garantia é uma das opções de garantia, assim como o depósito judicial em dinheiro ou fiança bancária. A diferença é que este tipo de garantia não tira capital de giro do caixa (ao contrário do pagamento ou caução em dinheiro), além de custar menos e não tomar limite de crédito bancário (como é o caso da fiança bancária).

Garantia Ambiental – Termo de Ajuste de Conduta

A garantia ambiental é utilizada por empresas com obras que podem impactar o meio ambiente e é utilizada para garantir o cumprimento do cronograma de projetos de recuperação ambiental estabelecido pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

Seguro Garantia Judicial para Execução Fiscal

A garantia judicial para execução fiscal é um substituto do depósito judicial e garante o pagamento dos valores da condenação ou do valor fixado durante os trâmites de um processo na esfera fiscal. Diferentemente das outras modalidades, o seguro garantia judicial para execução fiscal independe do trânsito em julgado.

Garantia Administrativa de Créditos Tributários

Garantia administrativa de créditos tributários, é utilizada por empresas com o objetivo de atestar a veracidade de créditos tributários à Fazenda Pública para fins de utilização do Regime Especial

Garantia Administrativa de Parcelamento de Débito Fiscal

A garantia administrativa de parcelamento de débito fiscal é utilizada para garantir o parcelamento de débitos com o Fisco (seja federal, estadual ou municipal), e como consequência, a obtenção da certidão positiva com efeito negativa da dívida, permitindo que sua empresa siga participando de concorrências e vendendo produtos ou serviços para a administração pública.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (1)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!