Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro adiantamento de pagamento: quais as principais vantagens

7min. leitura
Revisado em 03 abr 2024

O seguro garantia adiantamento de pagamento é uma forma de proteger as empresas contratantes nas parcelas de adiantamento nos contratos de fornecimento de bens, obras ou serviços.

Em algumas situações, a empresa contratada precisa da liberação prévia de um percentual do orçamento para executar uma parte específica do projeto. Então, antes de repassar o dinheiro, a contratante pode pedir uma comprovação de que o valor não será mal-empregado, para evitar golpes e fraudes. Diante dessa exigência, a empresa contratada adquire uma apólice de seguro garantia para atestar seu comprometimento em relação ao repasse dos recursos financeiros.

A contratação do seguro garantia adiantamento de pagamento pode ser feita em diversas seguradoras disponíveis no mercado. Para deixar o processo ainda mais ágil e fácil, é possível buscar uma corretora de seguros e solicitar uma cotação.

Com a Mutuus, você finaliza todas as etapas para contratar uma apólice em menos de 24 horas. Além disso, dispensa burocracias, pois tudo é 100% online, e a empresa apenas tem de informar e-mail e enviar alguns documentos para cadastro e aprovação do contrato.

Continuando a leitura, você vai saber mais sobre como funciona e quais são as principais vantagens do seguro adiantamento de pagamento.

O que é seguro adiantamento de pagamento?

O seguro adiantamento de pagamento é um dos tipos de seguro garantia autorizados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). Além dessa, existem também outras modalidades, como, por exemplo:

Como dito anteriormente, a empresa contratada para a realização de obras, bens ou serviços pode precisar do pagamento antecipado de uma parte do valor total para um determinado fim. Por exemplo, pode ser solicitado o adiantamento de 20% do orçamento para a compra de materiais a serem usados em uma construção.

Para liberar os recursos, a contratante precisa de uma garantia. Então, o seguro adiantamento de pagamento é um contrato celebrado em três partes (tomador, segurado e seguradora) que confirma que o valor antecipado só será utilizado na função solicitada.

A seguradora (empresa que comercializa apólices de seguro) serve como intermediária entre quem contrata e quem executa um projeto. Ou seja, ela confere proteção à contratante, que agora pode fazer o pagamento adiantado sem correr o risco de sofrer prejuízos. Inclusive, em caso de desvio dos recursos repassados previamente e descumprimento da apólice, a seguradora indeniza a empresa que contratou o bem ou serviço.

Como funciona o seguro adiantamento de pagamento?

Assim como outras modalidades de seguro garantia, o seguro adiantamento de pagamento é negociado com uma seguradora registrada na Susep. Para facilitar a escolha da melhor apólice para as necessidades da sua empresa, você pode procurar uma corretora e solicitar uma cotação. Depois, você recebe sugestões de coberturas disponíveis para o seu perfil e dá andamento à emissão da apólice.

Para fechar o contrato de seguro garantia, há a exigência de alguns documentos. Normalmente é solicitado apenas o número do CNPJ, entretanto pode ser solicitado, por exemplo, contrato social ou ata de constituição que habilitem a empresa juridicamente. Inclusive, pode ser preciso entregar balanços financeiros recentes e DREs (Demonstração do Resultado do Exercício).

Com a aprovação do seguro, a empresa assume obrigações com a seguradora, como o pagamento do prêmio da apólice. Para evitar inadimplência, geralmente, há a exigência de um contrato de contragarantia. Este deve ter as assinaturas dos sócios da empresa com reconhecimento em cartório, e prevê a possibilidade da seguradora ressarcir eventual indenização feita em nome do tomador ao segurado.

Como já dito, o seguro serve como garantia de que a empresa que pede o adiantamento receberá as obrigações acordadas em contrato frente ao contratado que tem o dever de cumprir\ com suas obrigações. Então, se a empresa que repassa o valor antecipado sentir-se lesada, o seguro pode ser acionado. Isso pode ocorrer entre o pagamento da antecipação e a entrega definitiva da etapa descrita no contrato da execução da obra ou serviço, mas existem regras. Primeiramente, a seguradora analisa o caso e verifica se a situação tem cobertura na apólice. Somente depois da avaliação autoriza-se o pagamento da indenização.

Já em caso de inadimplência da empresa contratante do bem ou serviço, a contratada fica desobrigada de continuar o pagamento da apólice (isto dura até a regularização das pendências). Portanto, o seguro adiantamento de pagamento protege o segurado (quem contrata bens e serviços) contra prejuízos e golpes.

Quem exige o seguro adiantamento de pagamento?

Como mencionado anteriormente, um contrato de seguro envolve três partes, primordialmente:

  • Tomador;
  • Segurado;
  • Seguradora.

Quem exige o seguro garantia adiantamento de pagamento é o segurado. Ou seja, é a parte que contrata um bem, obra ou serviço e deve pagar antecipadamente uma parte do valor total do contrato ao tomador. O segurado pode ser um órgão público ou uma empresa privada e é o participante da negociação que tem direito a indenização em caso de sinistro.

Quem deve contratar o seguro adiantamento de pagamento?

A empresa contratada para fornecer uma obra ou serviço, que solicita adiantamento de parte do valor total para uso em uma atividade específica, é o tomador do seguro. Ou seja, é a responsável por adquirir a apólice. Portanto, tem obrigação de cumprir as cláusulas do contrato de seguro garantia e contragarantia (se houver) e pagar o prêmio.

O tomador também é responsável por fazer todas as negociações necessárias com a seguradora. Isso inclui escolher a cobertura de seguro a ser contratada e fornecer os documentos exigidos para emissão da apólice. Além disso, assume as responsabilidades pela contratação da corretora de seguros, incluindo pedidos de cotação. Caso o contrato precise ser renovado, esta é mais uma função atribuída ao tomador.

Quanto custa o seguro garantia adiantamento de pagamento?

O preço do prêmio do seguro adiantamento de pagamento varia de acordo com vários critérios, por exemplo:

  • Montante do contrato;
  • Valor antecipado;
  • Abrangência de sinistros;
  • Tempo de vigência da apólice;
  • Avaliação de risco do tomador;
  • Histórico contratual do tomador;
  • Características da empresa que contrata o seguro;
  • Tipo de seguradora.

Primeiramente, é preciso ficar atento às taxas de cobrança das seguradoras. Cada seguradora é livre para decidir o valor de suas apólices, já que a Susep não exige a cobrança de uma faixa de preço padrão. Por isso, você deve pesquisar bem para encontrar a empresa de seguros com o melhor custo-benefício para a sua contratação.

Ademais, o número de sinistros cobertos faz diferença. Assim como em outras modalidades de seguro garantia, no adiantamento de pagamento também é possível personalizar as apólices, adicionando itens à cobertura básica. Então, quanto maior for a abrangência do seguro, maior será o prêmio cobrado.

Valores referentes ao bem ou serviço a ser fornecido também são avaliados. Isto é, tanto os custos totais do contrato quanto a porcentagem antecipada influenciam na cobrança do preço do seguro. O tempo que a apólice ficará em vigência também é importante para calcular o seu valor.

seguro garantia da mutuus seguros

Características da empresa que adquire a apólice são igualmente importantes, principalmente relacionadas aos riscos que ela representa à seguradora. Ou seja, são consideradas as possibilidades de o tomador do seguro não cumprir com as suas obrigações.

Para definir isso, a operadora de seguros analisa o histórico de inadimplência e pendências contratuais da empresa. Além disso, avalia documentos que comprovem a habilitação jurídica e financeira do negócio. Alto risco de descumprimento de contrato e inadimplemento aumentam o valor do prêmio e podem até ser fatores decisivos para impedir a aprovação do seguro.

Todos esses atributos incidem sobre o preço da apólice. Inclusive, há seguradoras que disponibilizam opções de parcelamento do prêmio. Ao solicitar uma cotação com a Mutuus, você pode comparar os preços disponíveis no mercado para seguro garantia adiantamento de pagamento e fazer suas escolhas com mais tranquilidade.

Quais são as vantagens do seguro adiantamento de pagamento?

Assim como outros tipos de seguro garantia, a modalidade de adiantamento de pagamento traz benefícios ao segurado e tomador. Abaixo, citamos as vantagens principais.

Segurança ao contratante na negociação

Caso a empresa que solicite o pagamento antecipado empregue o dinheiro em atividade diferente da estabelecida em contrato, a contratante é ressarcida. Portanto, o segurado tem a garantia de que o adiantamento não apresenta riscos financeiros para si. Assim, a contratante faz negociações com a empresa contratada com mais tranquilidade, evitando golpes e prejuízos.

Aumento da credibilidade do tomador

Contratar um seguro adiantamento de pagamento proporciona maior confiabilidade ao tomador. Afinal, a apólice serve como uma confirmação de que a empresa contratada cumprirá com suas obrigações no fornecimento de bens ou serviços. Inclusive, isso pode fazer diferença em contratações futuras, pois atesta que o tomador tem bom histórico de cumprimento de negociações.

Custo-benefício

A apólice de seguro adiantamento de pagamento tem custos mais baixos, em comparação a outras formas de garantia existentes (fiança bancária e caução em dinheiro ou títulos da dívida pública). Inclusive, as taxas de juros do seguro podem ser até 3 a 5 vezes menores.

O seguro também não afeta o capital de giro da empresa. A razão disso é que não é necessário depositar o valor integral da garantia, mas sim pagar o preço da apólice, que é menor e até tem opção de parcelamento, em alguns casos. Além disso, o seguro não bloqueia o crédito bancário do tomador, pois sua contratação não é feita em uma instituição bancária, mas em uma seguradora.

Os benefícios econômicos fazem com que o seguro adiantamento de pagamento seja a opção com melhor custo-benefício entre as garantias e a que traz menores riscos à saúde financeira do tomador. Isso é uma vantagem para as empresas menores, principalmente, que não teriam condições de arcar com os gastos da carta fiança e da caução.

Rapidez e facilidade para fechar o contrato

A contratação do seguro garantia adiantamento de pagamento leva minutos ou poucas horas para finalização. Todo o processo é simples e sem burocracia. O tomador apenas deve apresentar documentos referentes à regularização da empresa e sua situação financeira.

Ainda é possível fazer uma cotação de seguro garantia com uma corretora, como a Mutuus. Esse processo também é simples, rápido e 100% online. O papel da corretora é facilitar a contratação da apólice, sugerindo a você as melhores coberturas para o perfil da sua empresa.

Assim, você faz escolhas com mais tranquilidade, negocia com a seguradora de sua preferência e fecha o contrato em até 24 horas. Por fim, você recebe a apólice por e-mail, sem precisar fazer negociações presencialmente.

Rapidez na liberação dos recursos antecipados

Como o seguro garante que o adiantamento será destinado apenas ao fim proposto, a contratante tem mais confiança de que a contratada cumprirá com suas responsabilidades. Isso pode facilitar e agilizar a transferência dos recursos para a realização da obra ou serviço. Do contrário, incertezas quanto à reputação e credibilidade do tomador podem levar ao atraso do pagamento ou até à recusa na aprovação do repasse antecipado.

Possiblidade de personalizar a apólice

Mais uma vantagem em relação às outras formas de garantia é a possibilidade de adicionar itens à cobertura básica do seguro. Portanto, você pode personalizar a apólice, incluindo os sinistros aos quais sua empresa está mais suscetível.

Quanto maior for a abrangência do seguro, maior será a proteção no contrato, mas também fará o valor da apólice ser um pouco mais elevado. Ainda assim, pode ser uma boa opção para sua empresa em termos de custo-benefício.

Melhora nas negociações entre tomador e segurado

A seguradora também pode servir como intermediária entre tomador e segurado e facilitar seu entendimento mútuo. É uma vantagem na resolução de conflitos entre as partes, que outras modalidades de prestação de garantia não possuem. A operadora de seguros protege a empresa que contrata e a empresa que fornece uma obra ou serviço, garantindo que ambas cumprirão com suas obrigações contratuais e não sofrerão com o inadimplemento da outra parte.

Quem pode contratar o seguro adiantamento de pagamento?

Qualquer empresa que solicite pagamento antecipado no fornecimento de obras, bens ou serviços pode contratar o seguro. Ou seja, empreendimentos de qualquer porte e segmento podem adquirir uma apólice para garantir que o valor antecipado não será utilizado para outros fins, além do autorizado. Alguns exemplos de empreendimentos que podem contratar o seguro garantia adiantamento de pagamento:

  • Construtoras;
  • Fornecedores de materiais de construção;
  • Fornecedores de equipamentos para construções, instalações e segurança;
  • Empresas que prestam serviço ao poder público.

Como cotar o seguro adiantamento de pagamento?

Para cotar o seguro garantia adiantamento de pagamento, é necessário buscar uma corretora de seguros, primeiramente.

Na Mutuus, você solicita uma cotação preenchendo um cadastro com dados importantes da sua empresa. Dentro de poucos minutos, uma inteligência artificial analisa essas informações e, em seguida, você recebe sugestões de coberturas de seguro condizentes com o perfil da sua empresa. Isso tudo é realizado 100% online, por e-mail. Ou seja, não é necessário fazer visitas presenciais à corretora ou às seguradoras.

Após receber sugestões de coberturas e seus valores, você escolhe o seguro que quer contratar e monta sua apólice. A cobertura do seu seguro pode ser básica ou mais abrangente, pois é possível adicionar itens que contemplem o perfil de sua empresa.

Para dar andamento à contratação, é preciso fornecer inicialmente o número de CNPJ, entretanto alguns documentos adicionais podem ser solicitados. Documentos que comprovem a regularidade jurídica e habilitação financeira da sua empresa. Com a documentação aprovada, a seguradora emite a apólice e envia o contrato para você por e-mail.

O tempo de vigência do seguro também é determinado contratualmente. Inclusive, a apólice continua válida pelo período necessário mesmo quando o tomador atrasa o pagamento do prêmio. Porém, nesse caso, são cobradas multas e indenizações à seguradora, em contrato de contragarantia, que pode ser solicitado junto da apólice.

O contrato de seguro adiantamento de pagamento também é renovável, caso seja necessário.

Conclusão

O seguro adiantamento de pagamento é um tipo de seguro garantia destinado às empresas que fornecem bens, obras ou serviços. Sua contratação ocorre quando o tomador precisa da liberação prévia de uma parte do orçamento para realizar o projeto.

A apólice de seguro serve para comprovar à contratante que a empresa contratada está disposta a empregar o valor antecipado imediatamente no objeto da contratação, sem riscos de golpes e desvios de dinheiro. Isso porque, caso o tomador não cumpra com suas responsabilidades, o segurado tem direito a receber uma indenização da seguradora.

Como mencionado, o seguro adiantamento de pagamento apresenta vantagens, em relação às outras formas de garantia. Por exemplo, custo-benefício, facilidade na contratação, rapidez para emitir a apólice, possibilidade de adquirir coberturas personalizadas e segurança para tomador e segurado. Ainda, tem juros de 3 a 5 vezes menores e não afeta fluxo de caixa, capital de giro ou crédito bancário da empresa que contrata o seguro.

Além disso, antes de fechar um contrato de seguro garantia, você pode procurar uma corretora, como a Mutuus. O objetivo da corretora é ajudar você a escolher a melhor apólice para sua empresa, de maneira rápida e fácil. Afinal, todo o processo, da cotação à emissão do contrato, é 100% online. Inclusive, é possível fechar um contrato de seguro adiantamento de pagamento em poucas horas, agilizando o repasse do dinheiro que sua empresa precisa para executar um projeto.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!