Conteúdo verificado

Tudo que você precisa saber sobre seguro garantia adiantamento de pagamento

O seguro garantia adiantamento de pagamento é uma das modalidades mais importantes para determinadas etapas da prestação de serviços.

Afinal, são comuns as situações aonde a contratante deve liberar uma prévia do montante para possibilitar o desenvolvimento das atividades por parte do contratado.

No entanto, nem sempre existe segurança na realização desse processo, por conta da inadimplência ou do risco de descumprimento das condições do adiantamento. Além disso, critérios obrigatórios, como uma segurança adicional, podem ser uma exigência.

Para isso, vale a pena considerar uma apólice que ofereça mais confiança nos acordos, além da possibilidade de indenização para minimizar eventuais prejuízos do contratante.

Pensando nisso, preparamos um seguro garantia adiantamento de pagamento, com tudo que você precisa saber sobre essa proteção para a movimentação de recursos antes do contrato se encerrar!

O que é seguro garantia adiantamento de pagamento?

Seguro garantia adiantamento de pagamento é uma modalidade cujo objetivo é oferecer mais tranquilidade na liberação de recursos para o contratado executar suas atividades.

Quando existe a negociação entre duas partes, seja para prestação de serviços ou para uma obra, por exemplo, o tomador pode solicitar um valor prévio para iniciar as atividades.

Nesse caso, a apólice se torna uma garantia para o receptor, caso a empresa ou responsável não cumpra com suas obrigações, ou utilize o dinheiro para outros fins que não sejam aqueles informados.

Com essa modalidade, a seguradora assume a responsabilidade de indenizar o contratante caso exista uma quebra de cláusulas.

Por exemplo, o prestador de serviços pode solicitar 30% do total combinado previamente, para compra de matérias-primas.

Assim, se o valor for utilizado para outra finalidade que não tenha sido informado, existe a possibilidade de ressarcimento dos prejuízos ou não cumprimento do acordo.

Ao contratar o seguro garantia adiantamento de pagamento, aumenta-se a confiança em relação às cessões de valores antes do final do serviço.

Enquanto isso, o contratado também terá maior tranquilidade para realizar suas atividades e estar respaldado para o caso de imprevistos.

Como funciona o seguro garantia adiantamento de pagamento?

O seguro garantia adiantamento de pagamento funciona como uma  garantia adicional, por vezes obrigatória, para o contratante de um serviço ou obra no momento de realizar a liberação de valores referente a adiantamentos para execução do contrato.

Nesse caso, a seguradora assume a responsabilidade de indenizar a parte se não cumprir com as obrigações previamente combinadas.

Para adquirir essa apólice, o responsável pela prestação deve realizar um cadastro junto à seguradora que pode vir a exigir documentos de constituição jurídica da empresa e até mesmo balanços e DRE’s

Além disso, também existe o pagamento de um valor para a apólice permanecer ativa ao longo do contrato.

Se ocorrer algum tipo de descumprimento contratual relacionada ao montante previamente antecipado, o contratante poderá acionar a garantia para solicitar a indenização, se sentir que foi lesado.

No entanto, é importante ter em mente que a seguradora irá avaliar a situação para verificar se o incidente está protegido e pode gerar indenização.

Existem diferentes cenários onde a apólice pode ser solicitada, e vale verificar quais as exigências entre as partes.

Ainda, é essencial ressaltar que o seguro garantia adiantamento de pagamento não isenta o contratado de suas obrigações oficiais com o montante movimentado.

Dessa forma, caso exista a situação de redirecionamento dos recursos, a seguradora arca com o prejuízo, mas o tomador deverá restituir esse valor igualmente.

Vantagens do seguro garantia adiantamento de pagamento?

Existem diversas vantagens em contratar um seguro garantia adiantamento de pagamento, especialmente quanto à tranquilidade para ambas as partes envolvidas no acordo.

Para quem possui dúvidas sobre adquirir essa proteção nos contratos, vale a pena conferir alguns pontos positivos relacionados. Veja mais detalhes abaixo:

Mais segurança para o contratante

O seguro garantia adiantamento de pagamento oferece mais tranquilidade para o contratante no momento de negociar valores antes do inicio do serviço.

Nesse caso, a parte que receberá a prestação não precisará ter preocupações com os riscos envolvidos no processo.

Isso ocorre porque, caso a empresa contratada não cumpra com suas obrigações e desvie o montante para outras utilidades, existe a possibilidade de acionar a seguradora e seguir com suporte para diminuir o impacto financeiro.

Dessa forma, a parte principal do contrato terá mais tranquilidade em relação ao adiantamento de pagamento.

Mais credibilidade para a empresa contratada

Ao contratar um seguro garantia adiantamento de pagamento, a empresa contratada demonstra comprometimento e credibilidade para a negociação.

Além de ser um requisito obrigatório em diversas situações, ter um respaldo como esse aumenta as chances de realizar o acordo, transmitindo confiança para a outra parte, o que também torna a relação mais sólida.

Ainda, na posteridade, será um quesito que aumentará o destaque da companhia diante dos concorrentes, uma vez que sua reputação será mais positiva.

Saber lidar com imprevistos é fundamental em qualquer contratação de prestação de serviços, especialmente quanto à movimentação prévia de valores.

Assim, possuir uma apólice contribui para que as duas empresas envolvidas se sintam mais confiantes durante todo o acordo.

Agilidade na liberação do adiantamento

Vale mencionar que, com o seguro garantia adiantamento de pagamento, a liberação do montante prévio pode ser mais ágil. 

Isso ocorre porque, ao contratar a apólice, a corretora assume parte do risco envolvido na operação, o que pode facilitar a decisão do contratante em autorizar a transferência de recursos. 

Além disso, a empresa contratada pode apresentar o seguro como uma forma de garantia, facilitando a análise pela outra parte.

Sem tantas burocracias, o tomador terá acesso facilitado ao dinheiro ou orçamento da obra, enquanto o receptor dos serviços também contará com uma proteção adicional.

Quanto custa o seguro garantia adiantamento de pagamento?

O custo do seguro garantia adiantamento de pagamento é variável, dependendo de uma série de fatores. 

Nesse caso, antes de seguir com a sua decisão, vale a pena conferir esses pontos de atenção, e saber como construir uma proposta que seja financeiramente atrativa.

seguro garantia da mutuus seguros

Alguns dos critérios que podem influenciar no valor do seguro incluem:

Montante total do contrato

O montante do contrato é um dos principais fatores que podem influenciar no valor do seguro garantia adiantamento de pagamento. 

Isso porque o preço é calculado com base em uma porcentagem do total do documento, que pode variar conforme o risco envolvido na operação.

Quanto maior for o valor total do contrato, maior pode ser o custo do seguro. Isso porque acordos maiores geralmente envolvem maior complexidade e risco. Independente da complexidade quanto maior o valor do contrato o valor da garantia é proporcional pois normalmente é um percentual do valor global do contrato.

Além disso, o montante do contrato também pode ser um fator relevante para a avaliação da capacidade financeira da empresa contratada.

Afinal, empresas que lidam com contratos de maior valor geralmente precisam ter uma estrutura financeira mais sólida para garantir o cumprimento das obrigações contratuais. 

Nesse caso, a seguradora pode solicitar informações detalhadas sobre a saúde financeira da empresa antes de conceder a apólice.

Valor previsto de adiantamento

Enquanto isso, o valor previsto de adiantamento é outro fator que pode influenciar significativamente o preço da apólice. 

Solicitações prévias são comuns em contratos que envolvem a prestação de serviços ou a entrega de produtos, e podem ser solicitados para ajudar a empresa contratada a cobrir os custos iniciais associados à execução do contrato.

Nesse caso, a seguradora avalia o total, geralmente em porcentagem, pois o risco de inadimplência aumenta proporcionalmente ao adiantamento. 

No caso de descumprimento do acordo, a empresa contratante pode não receber todo o valor do adiantamento de volta.

Assim, também é um elemento que as companhias consideram ao verificar a proposta para o seguro garantia.

Ainda, a seguradora pode solicitar informações detalhadas sobre a natureza do contrato e a capacidade financeira da empresa contratada antes de conceder o seguro. 

Por exemplo, se a companhia prestadora tiver um histórico sólido de cumprimento de contratos anteriores e a natureza em questão não envolver muitos riscos, o valor pode ser menor.

Porte da empresa

O porte da empresa também é um critério que influencia no preço final do seguro garantia adiantamento de pagamento. 

Empresas de diferentes tamanhos podem ter capacidades financeiras distintas, afetando a probabilidade de inadimplência em relação aos contratos que envolvem movimentação prévia de valores.

Companhias de menor porte geralmente têm menos recursos financeiros disponíveis para lidar com situações inesperadas, o que pode aumentar o risco de inadimplência em caso de dificuldades financeiras, exigindo redirecionar o adiantamento para outros fins.

Por essa razão, a companhia pode cobrar uma porcentagem maior do valor do contrato para oferecer o seguro garantia adiantamento de pagamento.

Por outro lado, prestadoras de serviço de maior porte geralmente possuem uma estrutura financeira mais robusta e podem conseguir lidar com imprevistos de forma mais eficaz. 

Ainda, podem ter históricos de negociação mais favoráveis e, portanto, conseguem acesso a taxas mais baixas para o seguro garantia adiantamento de pagamento.

Prazo da Garantia

Um outro fator primordial que impacta diretamente o preço do seguro garantia é o fator tempo. Ou seja, quanto maior a quantidade de dias de validade do seguro, maior do custo.

Taxa da seguradora

Finalmente, vale mencionar que a taxa da seguradora também é um critério que modifica o valor do seguro garantia adiantamento de pagamento.

Isso porque a responsável pela apólice pode apresentar diferentes propostas anuais para manter a proteção ativa no contrato com base nos demais critérios.

Ainda, se o tempo de cobertura se modificar, por conta do prazo do serviço ou da disponibilidade de novos orçamentos, essa tarifa também se modifica.

Dessa forma, contratos menores podem ter taxas mais acessíveis, enquanto acordos com maior volume e montante costumam apresentar cobranças proporcionais.

Por esse motivo, a seguradora solicita informações detalhadas sobre o contrato, a fim de determinar o valor referente à cobertura dessa liberação monetária.

Como contratar um seguro garantia adiantamento de pagamento?

Para contratar um seguro garantia adiantamento de pagamento, a empresa interessada precisa seguir algumas etapas, que permitem encontrar a seguradora e a cobertura ideais.

A princípio, é fundamental pesquisar as seguradoras que oferecem esse tipo de apólice, e verificar a reputação de cada uma. Isso permite escolher uma seguradora com experiência e credibilidade no mercado.

Em seguida, a empresa deve entrar em contato e solicitar uma cotação personalizada, fornecendo informações sobre o contrato e os valores envolvidos.

A seguradora analisará a proposta e definirá o valor do seguro garantia adiantamento de pagamento, considerando diversos fatores, como o montante total do contrato, as porcentagens possíveis de liberação e o porte das companhias envolvidas.

Se o tomador concordar com as condições da proposta, deverá concordar com a emissão da apólice e realizar o pagamento do prêmio de seguro que normalmente é cobrado após a emissão. O contrato define as obrigações das partes envolvidas e as condições em caso de inadimplência.

Vale a pena contratar um seguro garantia adiantamento de pagamento?

Se você está em busca de mais praticidade para solicitar a liberação do orçamento antes do contrato se encerrar, vale a pena considerar um seguro garantia adiantamento de pagamento.

Isso porque essa modalidade é voltada especificamente para esse tipo de negociação, e disponibiliza indenizações para o caso de descumprimento de cláusulas.

Dessa forma, diminui as chances de prejuízos ou impactos financeiros caso a outra parte deixe de atender ao combinado.

Enquanto isso, o prestador também contará com benefícios atrativos, como agilidade na liberação do montante e suporte para lidar com imprevistos.

Por esse motivo, é interessante considerar essa solução para o seu contrato após o pedido de adiantamento.

No entanto, tenha atenção para o preço da apólice, que pode variar considerando diversos fatores. 

Nesse caso, conte com uma companhia certificada, que disponibilize ofertas adequadas para as suas necessidades.

Conheça as soluções da Mutuus para as suas negociações e proteja sua empresa em qualquer ocasião.

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguro Garantia

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *