Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Cotação seguro online: Quem pode fazer, como fazer e vantagens

7min. leitura
Revisado em 10 fev 2023

Antes da possibilidade fazer cotação de seguro online, na hora de proteger um bem material ou não material através de uma apólice de seguro, o processo era complexo. A pessoa precisava entrar em contato com uma corretora e preencher uma lista interminável de informações sobre cobertura, preço e condições. A linguagem “segurês” era difícil e pouco explicada.

Se ela fosse contratar o seguro, um contrato manual ainda precisaria ser assinado. Em alguns casos, o risco a ser segurado também precisava receber uma avaliação presencial e, para fechar, o pagamento deveria ser feito em dinheiro ou cheque.

Ufa, parecia que não ia terminar! Mas ainda bem que os tempos mudam, não é? Hoje em dia, pessoas físicas ou jurídicas podem ter seus bens e serviços protegidos de forma muito mais ágil – literalmente, em poucos cliques e sentadas em um sofá confortável!

Acompanhe este conteúdo para saber mais sobre a cotação de seguro online. Entenda o que é necessário, como fazer e suas vantagens.

O que é cotação seguro online?

Para proteger um bem ou serviço, as pessoas ou empresas precisam primeiramente entrar em contato com uma corretora de seguros.

A maioria desses empresas contam com formulários online, onde o contratante do seguro dever informar os principais dados a respeito do objeto segurado, coberturas e outras especificidades. Assim, depois que plataforma recebe os dados, ela oferece uma estimativa do preço baseada nas informações fornecidas.

Nesse sentido, uma cotação de seguro online nada mais é do que uma estimativa do preço de um seguro oferecido pelo provedor de seguros em uma plataforma digital.

As novas corretoras estão revolucionando o mercado de seguros. As opções de cotação de seguro online são cada vez maiores, tornando o processo mais ágil e com menos interações entre os envolvidos. Tratam-se em sua maioria de insurtechs, empresas voltadas a esse mercado e que buscam, por meio da tecnologia, aprimorar a experiência do cliente.

Como realizar cotação seguro online?

Se você chegou até aqui, imaginamos que também deseja entender como fazer uma cotação de seguro online, certo? Antes de realizar a cotação, é preciso escolher uma corretora de seguros de confiança, devidamente credenciada pela SUSEP.

O processo de cotação poderá variar, dependendo da corretora escolhida. Então, neste tópico nós iremos nos basear no passo a passo da cotação da Mutuus Seguros e, para isso, selecionamos o produto “Seguro Garantia”. Vamos lá?

  1. Acesse o site da Mutuus Seguros: Primeiro o usuário deverá acessar o site da Mutuus Seguros e, ainda na home, clicar em “Seguro Garantia”;
  2. Informe seu melhor email: Na página do produto, insira o seu melhor email e clique em “cotar online”;
  3. Preencha as informações nas 7 etapas seguintes: O usuário seguirá em 7 passos, onde informações sobre o contrato de seguro garantia e dados do segurado deverão ser preenchidos, tornando mais fácil e rápido o processo de cotação pela nossa equipe. Quanto mais informações forem oferecidas, melhor;
  4. Na etapa 4 das 7, selecione uma cotação sugerida ou clique em “continuar”;
  5. Ao terminar o preenchimento até a etapa 7, é só aguardar o corretor responsável entrar em contato para emitir sua epólice.

Nada difícil, não é? Este é o processo básico da nossa cotação de seguros. É importante lembrar que a cotação é apenas uma estimativa e que, em alguns casos, o preço final pode ser diferente, dependendo das informações fornecidas na proposta de seguro.

No caso da Mutuus, a grande vantagem é que, se o cliente estiver satisfeito e optar por uma das opções sugeridas pela nossa cotação, a apólice de Seguro Garantia é emitida no mesmo dia, sem quaisquer exigências burocráticas!

Leia também: Cotação de seguro de carga: Saiba como fazer a melhor cotação do seguro e economizar.

Vantagens da cotação seguro online

Cotar seguros online apresenta uma série de vantagens em relação às formas de cotação convencionais, sendo uma forma eficiente e vantajosa de encontrar a melhor opção que irá suprir suas necessidades e não te deixar na mão quando mais precisar.

Elencamos alguns benefícios que você precisa conhecer:

1. Rapidez

Com a cotação de seguro online, basta preencher poucas páginas de formulário na plataforma de cotação, sem precisar se deslocar ou responder a um documento de PDF enorme. Dependendo do tipo de seguro contratado, a apólice pode ser emitida em 24h – e, em outros casos, em até menos tempo.

2. Comodidade

A plataforma de cotação da Mutuus, por exemplo, é bastante prática e intuitiva. O formulário é fácil de preencher e oferecemos algumas orientações para nosso cliente realizar o procedimento de forma mais tranquila. Ainda, se em qualquer momento ele precisar da ajuda de um especialista em seguro, estará à disposição para atendê-lo.

3. Diversas propostas diferentes

Quando a corretora de seguros é parceira de várias seguradoras, é possível oferecer um painel com diversas alternativas para o cliente escolher a que julgar melhor delas. Isso só é possível através da tecnologia, por meio de integrações de API que permitem a troca em tempo real de dados entre a plataforma da corretora e as seguradoras.

4. Transparência

Na Mutuus, temos um lema e gostamos que todos colaboradores e parceiros o internalizem: somos uma corretora de seguros ágil, eficiente e transparente. Isso quer dizer que não gostamos de letrinhas miúdas – coisa que infelizmente era bastante comum no mercado de seguros tradicional.

Nesse sentido, a vantagem de cotar seguro online com uma corretora de confiança é que elas oferecem maior transparência em relação aos preços e coberturas. Isso permite que o cliente possa entender claramente as opções disponíveis e os valores cobrados, podendo escolher um seguro como mais segurança e tranquilidade.

5. Personalização

Uma apólice de seguro personalizada é capaz de atender às necessidades específicas do contratante, que pode escolher as coberturas e níveis de proteção que melhor podem atender às suas necessidades. Com isso, ele evita contratar coberturas desnecessárias e perder dinheiro no londo prazo.

Além disso, a personalização do seguro torna a apólice mais eficiente, isto é, as informações são registradas corretamente, o que ajuda a evitar erros e atrasos no processo de reivindicação, se ocorrer um sinistro. Para finalizar, a cotação personalizada de seguros online faz o segurado ter a certeza de que está recebendo o melhor pelo dinheiro investido.

6. Economia de dinheiro

Ao cotar seu seguro online, você tem a vantagem de comparar preços e coberturas de várias seguradoras, negociar descontos e evitar planos inadequados às suas necessidades.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Outro benefício que poucos comentam é a comodidade de poder cotar online de casa ou do trabalho, sem se sentir pressionado com o vendedor no presencial. Isso permite escolhas mais racionais, reduzindo desperdícios financeiros.

Qual o melhor site para cotação de seguro online?

Não existe um único site específico que podemos considerar “melhor” para cotar seguros online, pois as preferências podem variar conforme necessidades individuais.

No entanto, em todo esse tempo escrevendo conteúdos sobre o universo dos seguros, sinto-me bastante à vontade para escrever algumas sugestões para você. Não importa se está buscando seguros pessoais ou empresariais, acompanhe as dicas, pois serão úteis!

1. Confira se a corretora está credenciada na SUSEP

Toda corretora precisa estar habilitada e autorizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) para comercializar contratos de seguros. Por isso, procure saber se a corretora possui esse credenciamento e, se não estiver se sentindo seguro o bastante, solicite o código SUSEP – registro necessário a todas as corretoras de seguro.

2. Verifique as ofertas disponíveis

A corretora de seguros em questão oferece diversas opções de ofertas na cotação online? Verifique se a corretora está mesmo fornecendo variadas cotações para que você possa comparar preços e coberturas. Tome cuidado para não cair em pegadinhas!

3. Examine avaliações e recomendações na internet

Ao fazer a cotação de seguro online, é recomendado saber o que outras pessoas estão falando sobre a corretora com a qual você está negociando. Você pode fazer isso dando uma olhadinha nas avaliações do Google (o meu preferido, onde você irá encontrar as avaliações mais sinceras), no Reclame Aqui e até mesmo comentários nas redes sociais.

4. Busque confiança e segurança

Depois de contratar um seguro e receber a apólice, o pior sentimento que uma pessoa pode ter é de se sentir enganada ou com receio de que seu objeto segurado não está amparado o suficiente.

Por isso, esteja certo de que o corretor de seguros está sendo transparente e honesto com você. Faça as perguntas certas e não se intimide se tiver qualquer dúvida, viu?

Dúvidas são muito comuns, principalmente em um setor como o de seguros que, por muito tempo, foi considerado inacessível para as pessoas mais leigas.

O que é necessário para uma cotação seguro online?

Ao fazer uma cotação de seguro online, o corretor irá solicitar algumas informações importantes para definir as melhores condições de coberturas e valores. Em geral, essas informações incluem:

  • Detalhes do bem segurado: Se você estiver cotando um seguro para carro, por exemplo, serão solicitados dados como o tipo do veículo, ano de fabricação, modelo, informações sobre o uso no dia a dia, etc.
  • Informações pessoais: Entre elas, podem incluir o nome, endereço, data de nascimento e algumas informações de contato. Ainda no exemplo do seguro veicular, as informações pessoais são importantes porque fatores como idade, gênero, localização e histórico de conduta de direção podem afetar o preço de uma apólice.
  • Detalhes sobre sua condição financeira: Detalhes financeiros são importantes porque ajudam as seguradoras a avaliar o risco do objeto segurado. O histórico de crédito, por exemplo, pode ser usado para indicar a responsabilidade financeira de uma empresa ou indivíduo que está contratando a apólice.
  • Informações sobre suas necessidades de cobertura: Ao cotar o seguro online, uma ou mais telas do formulário irão solicitar informações sobre coberturas para buscar entender as necessidades específicas que sua apólice precisará atender. A personalização da apólice permite manter as ocorrências mais importantes cobertas pelo seguro, reduzindo custos desnecessários.
  • Outras informações relevantes: Outras informações relevantes, tais como histórico de acidentes ou multas e condições médicas, no caso do seguro para carro, são importantes para a seguradora avaliar o risco segurado de forma bastante precisa.

Esses foram alguns exemplos básicos. Tenha em mente que as exigências podem variar de acordo com o tipo de seguro que está sendo solicitado e, claro, com a corretora ou seguradora em que a cotação está sendo realizada.

Nossa dica é que você ofereça informações sempre precisas para garantir cotações mais completas e poder, assim, comparar preços e coberturas de forma eficaz!

Quem pode realizar uma cotação de seguro online?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar a cotação e contratar seguros online.

Pessoas físicas podem contratar o que chamamos de “seguros pessoais”, destinados a oferecer uma cobertura financeira diante de situações específicas como doenças graves, acidentes, mortes, entre outras. Alguns exemplos de seguros pessoais incluem seguro de vida, seguro de saúde, seguro acidentes pessoais e seguro de responsabilidade civil.

Pessoas jurídicas podem contratar os seguros empresariais, que têm o objetivo de resguardar o patrimônio da empresa e seus ativos. Entre os tipos de seguros empresariais, incluem seguros de responsabilidade civil, seguro para equipamentos, seguro de vida em grupo, entre outros. O propósito é proteger a empresa de riscos operacionais e financeiros.

Para resumir, os seguros pessoais se concentram na proteção individual, enquanto os seguros empresariais se destinam à proteção da empresa em diferentes e variados aspectos.

Diferenças na cotação de seguros pessoais e empresariais

A cotação online de seguros pessoais e empresariais se diferenciam em alguns aspectos importantes. Por isso, organizamos os principais deles a seguir:

Cotação de seguros pessoais

  • Objetivo: Seguros pessoais são destinados a proteger a saúde, integridade e bens de pessoas físicas.
  • Escopo da cobertura: Cobrem riscos de caráter pessoal, tais como morte, doenças e acidentes.
  • Tamanho e complexidade: Seguros pessoais costumam ser mais simples, pois envolvem uma única pessoa e, em geral, são menos complicados em relação aos empresariais.
  • Custo: O custo dos seguros empresariais é geralmente menor em comparação aos seguros empresariais. Isso se dá pelo escopo da cobertura ser mais limitado.
  • Processo de cotação: A cotação de seguros pessoais online são mais simples em relação aos empresariais em razão do menor volume de informações a serem passadas.

Cotação de seguros empresariais

  • Objetivo: Seguros empresariais são destinados a proteger uma empresa de perdas financeiras, riscos de propriedade e riscos operacionais.
  • Escopo da cobertura: Cobrem uma ampla gama de riscos – bem maior em relação aos pessoais.
  • Tamanho e complexidade: O tamanho e a complexidade operacional de uma empresa, bem como seu setor de atuação, podem afetar na cotação do seguro empresarial.
  • Custo: Em geral, os seguros empresariais costumam ser mais onerosos. Isso acontece principalmente pelo fato das empresas estarem mais expostas ao risco devido às suas atividades comerciais.
  • Processo de cotação: As seguradoras costumam realizar uma análise bastante detalhada dos riscos empresariais a serem segurados. Isso acaba adicionando mais tempo no processo de cotação.

Cotação seguro online com a Mutuus

A Mutuus é uma corretora de seguros empresariais que oferece cotação online por meio de sua plataforma exclusiva. Isso significa que, a partir de um computador ou dispositivo móvel, nossos clientes conseguem realizar cotações no conforto de casa ou do trabalho.

Para realizar uma cotação de seguro com a Mutuus, basta fornecer informações sobre o seguro desejado, tais como o tipo de cobertura, o valor do bem a segurado e outros detalhes que solicitamos em nosso formulário. Com esses dados, nós identificamos as seguradoras que oferecem as melhores opções e enviamos para você.

Nosso desejo é apresentar opções de seguros completos e com o menor custo para sua operação. Por isso, é essencial preencher nosso formulário de cotação de forma detalhada, de modo que a seguradora tenha a compreensão completa das necessidades e expectativas do cliente em relação ao seguro.

Benefícios da cotação de seguro online com a Mutuus

A Mutuus nasceu do desejo de descomplicar a cotação de seguros empresariais e, para isso, utilizou a tecnologia para desenvolver uma plataforma de cotação conectada às principais seguradoras do Brasil.

Entre as vantagens de cotar seguros online com a Mutuus, incluem:

  • Transparência: A Mutuus fornece informações claras e bastante precisas sobre os diferentes tipos de seguros disponíveis, permitindo uma tomada de decisão mais mais criteriosa.
  • Facilidade: Com um formulário de cotação fácil e intuitivo de usar, é possível cotar seguros online com rapidez e mais eficiência.
  • Agilidade: A Mutuus está conectada às principais seguradoras do mercado através de API, tecnologia que permite que softwares diferentes se comuniquem uns com os outros, compartilhando dados de maneira segura. Isso se reflete em rapidez na hora de receber diferentes cotações para avaliar a melhor opção.

O seguro empresarial protege sua operação e ajuda a minimizar riscos de perdas financeiras para os quais você pode não estar preparado. Então, fale com um especialista em seguro hoje mesmo – sem compromisso!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!