Publicado em 17/02/ 2022

Junto Seguros: conheça tudo sobre seguradora e saiba como contratar seu seguro

O mercado de seguros brasileiro é bastante amplo e oferece um leque de possibilidades bem grande para quem deseja contratar uma apólice para as suas necessidades. A Junto Seguros é uma das empresas do setor e uma opção, especialmente para quem precisa de um Seguro Garantia.

A seguradora está em atuação há quase 30 anos, sendo que mais de 25 foram dedicados exclusivamente a “garantir os negócios que movem o país”, conforme afirma o seu slogan. Dessa forma, ela se estabeleceu como referência no que diz respeito a essa modalidade de seguro.

Atuando em todo o território nacional e também na Colômbia, mais recentemente, a Junto Seguros focou no uso da tecnologia e da inovação e se tornou a primeira seguradora digital de Seguro Garantia do Brasil. 

Neste artigo, abordaremos um pouco mais sobre a trajetória da empresa e as características do seu produto principal, além de trazer informações sobre a sua contratação. Confira!

Sobre a Junto Seguros

Fundada em 1992, no Paraná, a JMalucelli Seguradora nasceu com foco nos ramos elementares e de seguro de vida. Três anos depois, a empresa mudou a sua atuação e passou a comercializar exclusivamente o Seguro Garantia. 

Mais recentemente, em 2018, ela passou por uma reestruturação, que deu origem à marca Junto Seguros e, hoje, é uma empresa especializada em soluções para Seguro Garantia, buscando constantemente inovar em seus processos e na forma como viabiliza os seus produtos. 

Para tanto, a empresa considera a inovação como parte do negócio e utiliza a tecnologia a seu favor para simplificar processos e melhorar cada vez mais a experiência de clientes e parceiros. Ainda, foi graças a essa premissa que ela passou da apólice em papel para a emissão digital e se tornou a primeira seguradora digital do país.

Atualmente, a Junto Seguros trabalha com mais de 150 mil empresas de diversos portes e segmentos. Com o seu produto, a seguradora garante obrigações contratuais para construir, fabricar, fornecer, prestar serviços ou assegurar o fluxo de caixa em processos judiciais ou administrativos. Em 2021, ela ultrapassou a marca de 1,5 milhão de apólices emitidas.

Para o atendimento desses clientes, que são considerados o foco principal e a prioridade do negócio, a Junto, que tem sede em Curitiba, conta com equipes multidisciplinares espalhadas pelo Brasil e também na Colômbia. Ademais, nos últimos anos, a companhia vem se mantendo na lista regional entre as melhores empresas para se trabalhar, de acordo com o Ranking GPTW (Great Place to Work).

Quais são os produtos oferecidos pela Junto Seguros?

De acordo com informações presentes no site, a Junto Seguros oferece soluções eficientes, simples e digitais relacionadas ao Seguro Garantia desenvolvidas para empresas. Aqui, traremos alguns detalhes sobre esses produtos divulgados pela própria empresa.

Seguro Garantia

O Seguro Garantia é uma ferramenta simples e útil para organizações que precisam apresentar algum tipo de garantia em um determinado contexto. Nesse sentido, a Apólice tem o objetivo de garantir o cumprimento de uma obrigação assumida por uma empresa

Dessa forma, pode ser usado em obras, fornecimento de produtos ou prestação de serviços. Além disso, a modalidade também costuma ser utilizada para garantir processos judiciais ou administrativos.

Entre as vantagens de optar pelo seguro estão a sua ampla aceitação no mercado, a preservação do fluxo de caixa do negócio e do seu limite de crédito bancário, além do fato de ter um custo mais atrativo se comparado à fiança bancária.

Seguro Garantia para Ações Judiciais Trabalhistas

Uma das soluções oferecidas pela Junto Seguros é o Seguro Garantia Judicial Trabalhista, que está previsto na legislação e é, hoje, aceito amplamente por tribunais e juízes. A modalidade é uma alternativa que pode substituir o depósito judicial ou recursal, a penhora de bens e a fiança bancária.

Ainda, essa apólice pode ser utilizada na fase de recursos ou na fase de execução do processo. No primeiro caso, para recorrer de uma decisão, em vez de realizar um depósito recursal, a empresa apresenta o seguro e, assim, não precisa desembolsar de imediato o valor total, que impactaria o seu fluxo de caixa.

No caso de já existir uma sentença definitiva e o trâmite estar na fase de execução, a empresa também pode apresentar um Seguro Garantia e negociar os valores de uma condenação em um processo trabalhista. Desse modo, evita um possível bloqueio de recursos ou penhora de bens.

Ademais, é importante saber que é possível substituir um depósito já realizado em juízo como garantia por seguro, seja na esfera judicial, trabalhista, cível ou fiscal. Assim, a empresa pode resgatar recursos imobilizados e fortalecer o seu fluxo de caixa usando uma apólice da Junto Seguros.

Seguro Garantia para Licitações

Trata-se de uma opção simples e segura para as empresas que participam de licitações públicas ou privadas, cujo edital exige a apresentação de uma garantia. Portanto, costuma ser usado por organizações que atuam no ramo da construção, que fabricam e/ou fornecem produtos e, ainda, pelas que prestam algum tipo de serviço. 

A utilização do Seguro Garantia Licitações é prevista na legislação e este pode ser exigido em contratações de obras, serviços e compras como garantia de que o vencedor cumprirá com o acordado. Portanto, é comum a Administração Pública exigir uma garantia como requisito de habilitação.

A modalidade garante o pagamento de indenização, até o valor fixado na apólice, por prejuízos decorrentes da recusa do tomador vencedor do processo licitatório.

Seguro Garantia para Execução de Contratos

No seu rol de soluções, a Junto Seguros também tem um Seguro Garantia Contratual, para quem precisa fechar contratos e oferecer uma garantia com a finalidade de reforçar o compromisso com as obrigações assumidas.

Esse tipo de apólice costuma ser utilizado por prestadores de serviços — que fazem atendimento ao público, consultoria, manutenção de equipamentos etc — por construtoras — que fazem obras em rodovias, hospitais, escolas, entre outras — e fornecedoras de bens e materiais — como materiais de escritório, limpeza, equipamentos de informática etc.

Ainda, nessa modalidade, a empresa oferece a possibilidade de contratação de cobertura adicional para risco trabalhista e previdenciário. Assim, o segurado garante, por exemplo, o pagamento de prejuízos referentes a ações trabalhistas decorrentes do contrato firmado.

Seguro Garantia para Ações Judiciais Cíveis ou Fiscais

Para evitar o bloqueio de recursos ou a penhora de bens quando for exigido um depósito judicial em uma ação cível ou fiscal, a empresa pode apresentar um Seguro Garantia da Junto Seguros.

Nesse contexto, a apólice pode ser usada em processos de execução fiscal da União, Estado ou Municípios, em ações relacionadas a débitos tributários — ações cautelares, anulatórias e mandados de segurança, por exemplo — e ações cíveis em geral.

Outros produtos da Junto Seguros 

Além das modalidades mais tradicionais de Seguro Garantia, a Junto Seguro também tem soluções da mesma natureza que podem ser utilizadas em outros contextos: 

  • Adiantamento de pagamento: voltado para empresas que desejam negociar um adiantamento de pagamento para seu contrato e dar segurança ao contratante de que o pagamento será realizado da forma acordada;
  • Pagamento de energia: solução desenvolvida para organizações que atuam no ambiente de contratação livre, garantindo contratos de compra e venda de energia;
  • Executante concessionário: pode ser contratada por empresas que administram concessões de serviços públicos (rodovias, coletas de resíduos, saneamento, telefonia etc) ou de parcerias público-privadas;
  • Manutenção corretiva: destinada a negócios que querem garantir indenização por possíveis prejuízos causados pela não realização de ações corretivas apontadas pelo contratante à empresa contratada;
  • Administrativo de créditos tributários: solução para quem possui créditos tributários acumulados de ICMS e está sediado em Estado onde existe previsão legal para esse regime especial;
  • Retenção de pagamento: o seguro pode substituir as retenções que seriam realizadas pelo contratante nos pagamentos à empresa contratada, possibilitando, assim, que ela receba os valores do evento sem o desconto da retenção contratual;
  • Fiança locatícia: empresas que alugam imóveis podem substituir a figura do fiador ou a necessidade de caução sem deixar de garantir ao proprietário o recebimento do aluguel, a cobertura de danos ou outras contas que possam existir.

Além desses produtos que mencionamos aqui, sendo uma especialista, a Junto Seguros também tem a possibilidade de oferecer outras soluções de Seguro Garantia para diversas situações específicas. Por isso, demandas diferentes às apresentadas aqui podem ser avaliadas e atendidas pela seguradora.

Quanto custa um Seguro Garantia da Junto Seguros?

O custo da apólice de Seguro Garantia, evidentemente, varia conforme cada caso, logo, não existe um valor fixo. Na Junto Seguros, o preço do seguro é definido, na maioria dos casos, por três fatores principais:

  1. Contrato a ser garantido ou valor estimado do processo judicial;
  2. Período de vigência/validade da garantia necessária;
  3. Análise do tomador — incluindo a sua saúde financeira, o know-how na área de atuação e outros critérios.

Como contratar um Seguro Garantia da Junto Seguros?

De acordo com a legislação brasileira, é obrigatória a participação de um corretor na contratação de qualquer tipo de seguro. Portanto, é possível contratar um Seguro Garantia da Junto Seguros por meio de uma corretora de seguros que trabalhe com os produtos da companhia. 

Desse modo, ao optar por solicitar a cotação da apólice diretamente pelo site da seguradora, você provavelmente será direcionado para um profissional habilitado que atue na sua região. 

De qualquer forma, para cotar e contratar uma apólice, será necessário ter em mãos, além das informações da empresa, os dados do contrato, licitação ou processo judicial que o negócio deseja garantir. Em algumas situações, podem ser necessários documentos complementares, que serão solicitados se for esse o caso.

Como entrar em contato com a Junto Seguros?

Contato Junto Seguros

No site da Junto Seguros, é possível acessar algumas funcionalidades, como consulta de apólice e certidões legais, além de ter um espaço reservado ao aviso de sinistro, caso você seja um tomador e precise acionar a seguradora.

Além disso, você pode entrar em contato com a seguradora por telefone (0800 704 0301) ou via e-mail ([email protected]). No site, também existe a opção de selecionar o seu estado e encontrar o contato mais próximo de você. Assim, é possível encontrar um e-mail ou telefone direto, podendo, inclusive, comunicar-se com a companhia pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tags

Compartilhe este conteúdo
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Posts Relacionados

Independentemente do setor de atuação, as empresas estão sujeitas a riscos jurídicos. Além disso, processos administrativos, cíveis, criminais, trabalhistas ou tributários podem significar prejuízos. É por isso que existem ferramentas de proteção para os negócios, como o Seguro Judicial.  Inicialmente, essa modalidade de seguro garantia era utilizada somente para garantir o cumprimento de obrigações...

Para as empresas que pretendem concorrer a editais públicos, é muito importante conhecer e considerar a adesão do seguro garantia contratual licitação.  Esta apólice é uma das principais formas de proteção exigidas em determinadas operações de seleção pública, para a participação no processo. Além disso, essa cobertura é prevista por lei e pode garantir...

Continue aprendendo
com os
melhores

Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​