Carta Fiança Bancária
Entenda a diferença entre Carta Fiança Bancária e Seguro Garantia

Qual a diferença entre carta fiança e seguro garantia?

A Carta Fiança Bancária e o Seguro Garantia são dois instrumentos muito usados como garantias. Seja em contratos em diversos setores, a fim de torná-los mais seguros para se fazer negócios. 

Agora as empresas podem por exemplo, recorrer de uma condenação trabalhista apresentando o Seguro Garantia. Esta é a forma mais vantajosa e descomplicada de apresentar uma garantia em processos judiciais, possibilitando a defesa da sua empresa sem que seja necessário desembolsar valores de imediato com uma carta fiança.

E por que o Seguro Garantia é melhor que a carta fiança bancária?

  • Preserva o fluxo de caixa;
  • Não usa limite de crédito no banco;
  • A empresa pode economizar até 90% do valor total que seria gasto;
  • A contratação é totalmente online e rápida e sua empresa ainda conta com o nosso suporte.

Mas afinal, o que é seguro garantia e qual a diferença para carta fiança?

É um tipo de seguro que garante que prazos, e valores definidos em contrato ou outras obrigações sejam cumpridos. O seguro garantia pode ajudar tanto pequenas, médias, grandes empresas (privadas e públicas). E também, pessoas físicas a ganhar ótimos negócios sem comprometer seu capital.

Tenha em mente que o objetivo do seguro garantia é de proteger sua empresa de possíveis prejuízos, ocasionados por descumprimento de um contrato. Ou ainda garantir a segurança em processos judiciais e em casos de participação em licitações.

O objetivo deste seguro é proteger sua empresa de possíveis prejuízos ocasionados por descumprimento de um contrato. Além de contratos, você pode garantir a segurança em processos judiciais e em casos de participação em licitações.

Veja a principal diferença entre a Carta Fiança Bancária e o Seguro Garantia:

O que é Carta Fiança Bancária

No caso de carta fiança bancária, o banco é seu fiador e emite uma carta fiança para você. Se comprovada a inadimplência do contratado, sua única possibilidade é receber a indenização monetária do banco. Sendo assim, arcando com o ônus da contratação de novo prestador de serviços, que dará continuidade ao contrato. 

Na hipótese de seguro garantia, a seguradora poderá responder integralmente por essa gestão, até o valor da garantia prevista na apólice. Cabe apontar que, normalmente, a carta Fiança Bancária é mais onerosa do que o Seguro Garantia e compromete o limite de crédito da empresa junto aos Bancos.

Considere os pontos abaixo com atenção antes de tomar uma decisão:

Carta Fiança bancária x    Seguro Garantia

Taxa de juros pouco atrativasTaxas 3 a 5 vezes menor que as bancárias
Uso do limite de créditoNão bloqueia o limite de crédito, emitido por seguradora e não banco
15 dias para ser aprovadaAprovado em minutos, para casos maiores até 24h
Padrão engessado de contratação, após emitir não pode alterarApólices customizadas e com possibilidade de alterações
Vigência de 1 ano, sem prorrogaçõesVigência ajustável

Eventualmente eles são exigidos de você ou de sua empresa para garantir sua honestidade, desempenho ou o cumprimento de certas regras, leis ou regulamentos. Os seguros de garantia protegem as partes que podem ser afetadas por seus negócios, como clientes, subcontratados ou órgãos públicos.

LEIA MAIS SOBRE  Como participar de uma licitação?

Quem pode contratar o seguro garantia?

Mediante uma análise financeira prévia, qualquer empresa pode contratar seguro garantia contratual. Os setores que mais utilizam são: construtoras, indústrias e empresas prestadoras de serviço (públicas ou privadas).

Quais as principais modalidades de seguro garantia ?

Comumente confundido com seguro fiança, carta fiança ou fiança bancária, os principais são:

Seguro Garantia da Mutuus SegurosPowered by Rock Convert

Trata-se de um seguro que cumpre o mesmo papel da carta fiança bancária. A diferença está em que na carta fiança bancária o banco entra como fiador, enquanto que no seguro garantia a seguradora cumpre este papel por meio de garantia estipulada na apólice.

Outros diferenciais que tornam o seguro garantia a melhor opção:

Rapidez na contratação

Após envio dos dados é feito uma rápida análise contratual, hoje conseguimos cotar e emitir o seguro garantia no mesmo dia.

O seguro garantia não ocupa limite de crédito junto aos bancos

A carta fiança bancária toma limite de crédito junto aos bancos o seguro não.
Melhor não comprometer seu crédito, pode precisar dele.

Após envio dos dados é feito uma rápida análise contratual, hoje conseguimos cotar e emitir este seguro no mesmo dia.

Não toma limite de crédito junto aos bancos

A carta fiança bancária toma limite de crédito junto aos bancos o seguro não.
Melhor não comprometer seu crédito, pode precisar dele.

Custo

O seguro garantia tende a ser muito mais em conta que a carta fiança bancária.
É um grande atrativo para empresas que participam de licitações já que elas têm como foco apresentar a melhor proposta pelo melhor custo. A expertise na mensuração e precificação de riscos. O seguro funciona com base no princípio do mutualismo e, por isso, pulveriza o risco entre centenas ou milhares de apólices garantidas dentro do fundo de reserva. Isso viabiliza a contratação do seguro garantia para mais empresas e por preços mais acessíveis.

Não exige reciprocidade bancária

É extremamente comum a carta fiança bancária exigir um colateral no qual a empresa deixa um percentual aplicado em títulos de baixo risco como o CDB, por exemplo.

Vigência adequada

O seguro garantia será feito sob medida para o contrato que visa garantir, acompanhando sua duração. Não haverá desperdício de recursos para uma garantia por tempo maior do que o necessário.

Resseguradoras viabilizam garantias maiores

Por trás das seguradoras existem as resseguradoras – as “seguradoras das seguradoras”. A existência de resseguradoras, junto ao fator “pulverização” viabiliza que o seguro comporte garantias muito maiores do que aquelas comportadas dentro da carta fiança bancária.

Regulação de sinistros

Assim como a seguradora é especialista na mensuração e precificação de riscos, ela também tem ampla expertise na regulação de sinistros. Isso significa que nos casos em que se faz necessário o acionamento da apólice por rompimento de contrato, a seguradora será muito mais eficiente na garantia de cumprimento do contrato. Importante para o segurado, que terá o serviço entregue de forma mais ágil e tranquila.

Faça sua cotação agora, só leva uns minutinhos !

Saiba mais | Tudo sobre seguro garantia