Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Corrigir vício no seguro garantia para evitar deserção recursal? Descubra o que diz o TST sobre o assunto!

3min. leitura
Revisado em 29 jan 2024

Se houver vício no seguro garantia, como quando a apólice não está registrada na Susep, deve-se conceder um prazo para que a parte recorrente consiga corrigi-lo antes da deserção recursal?

Para ficar mais claro, o cenário é o seguinte: um recorrente que substituiu ou apresentou o depósito recursal por uma apólice de seguro garantia judicial pode ou não ter a chance de corrigir um vício antes de ser declarada a deserção de um recurso?

Para compreender isso, precisamos nos debruçar sobre um caso específico. Antes de entendê-lo em detalhes, no entanto, iremos pontuar rapidamente três conceitos relevantes.

Segura garantia, deserção recursal e recurso de revista: o que são?

O seguro garantia tem o objetivo de garantir o cumprimento das obrigações que o tomador (quem contrata o seguro) assumiu junto ao segurado.

Já a deserção recursal, também chamada de deserção de recurso, ocorre quando se elimina um recurso por falta de pagamento das custas processuais ou de depósito recursal. Em resumo, se isso acontecer, o recurso é considerado deserto.

Por fim, tem-se o recurso de revista. De forma simplificada, é um meio usado para contestar decisões que tribunais regionais tomaram em casos trabalhistas. Em geral, o recurso de revista entra em cena quando existe uma divergência jurisprudencial ou quando uma decisão proferida vai contra dispositivos legais.

Correção de vício em seguro garantia antes da deserção recursal: deve ou não haver prazo para a regularização?

O TST, Tribunal Superior do Trabalho, determinou que, em caso de vício referente a apólice de seguro garantia judicial, deve ser concedido para a parte um prazo para corrigi-lo.

Aqui, vale destacar a decisão do TRT, Tribunal Regional do Trabalho, que negou a oportunidade de correção da apólice deste seguro e, em seguida, decretou a deserção do recurso. O problema é que, conforme a Corte Trabalhista, essa ação desrespeitou a jurisprudência da 5ª Turma do TST.

Assim, na primeira instância, o juízo da 81ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro/RJ julgou parcialmente procedentes os pedidos da ação trabalhista. A partir disso, estabeleceu uma condenação de R$ 10 mil.

Desse modo, o que aconteceu foi que, ao interpor recurso contra a sentença, a parte demandada (a ré) optou por apresentar uma apólice de seguro garantia judicial em substituição ao depósito recursal. O TRT, no entanto, declarou a deserção recursal.

Por que o TRT decretou a deserção?

Ao analisar os pressupostos apresentados no recurso, o Tribunal Regional do Trabalho chegou à conclusão de que não era possível a análise da apelação, visto que o seguro garantia judicial tinha sido incluído “sem registro da apólice na Susep”.

Por conta disso, que se tratava de um descumprimento dos artigos 3º, 4º e 5º do Ato Conjunto 1 do TST/CSJT/CGJT, de 16 de outubro de 2019, o TRT caracterizou esse cenário como deserção recursal.

Em outras palavras, visto que o seguro garantia não estava registrado na Superintendência de Seguros Privados, isso acabou de configurando como falta de preparo do recurso no prazo legal.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

A base para essa medida estava no artigo 6 do ato conjunto mencionado, cujo texto descreve que, se houver apresentação da apólice sem a observância do que está nos artigos 3º, 4º e 5º, isso implicará: “no caso de seguro garantia judicial para substituição a depósito recursal, o não processamento ou não conhecimento do recurso, por deserção”.

E o recurso de revista?

No caso em questão, o recorrente decidiu entrar com recurso de revista contra o acórdão do TRT que negou seguimento à apelação interposta por conta da insuficiência do depósito recursal.

O recorrente argumentou que o Tribunal Regional do Trabalho agiu com rigor excessivo ao equiparar a insuficiência de depósito com a ausência de um documento exigido por regulamentação interna do tribunal, deixando, assim, de privilegiar a resolução de mérito.

Diante disso, para que pudesse regularizar a apólice, o intercorrente pediu um prazo. Porém, por meio de decisão monocrática (aquela tomada por um único magistrado em um processo judicial), o recurso não foi aceito.

A justificativa para isso foi a não demonstração da transcendência na matéria questionada. Ou seja, o recurso não foi admitido porque não apresentou relevância econômica, social ou jurídica.

Agravo de instrumento

Por conta da decisão do TRT que rejeitou o recurso da revista, a parte interpôs um agravo de instrumento. A partir disso, ao analisar esse caso, a 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, com a relatoria do ministro Breno Medeiros, concordou com os argumentos do recorrente.

Assim, no acordão, a turma destacou que a Orientação Jurisprudencial 140 da SBDI-1 do TST estipulou que, nos casos em que houver recolhimento inadequado de custas ou depósito recursal, a deserção irá se configurar só se o recorrente, depois de ter recebido um prazo de 5 dias para complementação do valor devido, não fizer o pagamento.

Nesse contexto, a 5ª Turma pontua que já tinha deliberado sobre a necessidade de notificar o recorrente para corrigir a apólice do seguro garantia judicial destacando que “a deserção do recurso somente se perfaz quando, intimada para regularizar a garantia do juízo, a parte recorrente queda-se inerte”. 

Isso resume o que acabamos de falar: a deserção do recurso só deve acontecer quando a parte recorrente permanece inerte após ter sido intimada para regularizar a garantia judicial.

Dessa forma, embora a apólice que foi apresentada com o recurso de revista não tivesse atendido os requisitos dispostos no ato conjunto, o Tribunal Regional do Trabalho deveria ter oferecido a chance de regularização do preparo.

Em virtude de tudo isso, o colegiado reconheceu a relevância política da questão, acatou o agravo de instrumento para examinar o recurso de revista e, ao fazer isso, eliminou a deserção. Como resultado, determinou que o caso voltasse ao tribunal de origem, com a orientação de conceder um prazo de 5 dias para a correção da irregularidade no preparo.

Gostou deste conteúdo? Continue por dentro de outros assuntos relacionados ao mundo dos seguros no blog da Mutuus.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!