Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro profissional liberal: conheça as principais proteções, como funciona e qual a importância

9min. leitura
Revisado em 10 abr 2024

Você, profissional liberal, tem a vantagem de possivelmente ganhar mais que celetistas, dependendo do nível de produtividade, porém, corre mais riscos e não tem garantias. Se um cliente decidir processá-lo, por exemplo, você não tem proteção da empresa em que trabalha. Isso, no entanto, muda se você tiver o seguro profissional liberal, que abordamos em detalhes neste conteúdo.

Mas vamos ao cenário em que você não tem esse seguro: sem ele, boa parte do patrimônio montado pode ser perdido para conter esse tipo de problema. Afinal, costuma ser necessário pagar honorários advocatícios, indenizações, acordos extrajudiciais e possíveis perdas de contratos devido à má reputação resultante do processo.

Então, imagine o prejuízo que seria abrir mão de tanto tempo e dinheiro investido na carreira por não ter um seguro profissional liberal. A vida nos mostra oportunidades o tempo todo, algumas a gente pode agarrar enquanto há tempo, como esse tipo de proteção.

Portanto, quer saber mais detalhes sobre o seguro profissional liberal e como ele garante proteção contra os riscos inerentes à sua vida profissional? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas!

O que é seguro do profissional liberal?

O seguro do profissional liberal é um tipo de proteção financeira projetado especificamente para pessoas que trabalham de forma independente, sem vínculo empregatício. 

O seguro do profissional liberal funciona ao cobrir inúmeras situações que podem afetar a vida deste tipo de trabalhador. Afinal, ele não tem direitos trabalhistas. Nesse caso, alguns riscos sofridos por ele são:

  • ausência de garantia de um valor fixo de remuneração;

  • possibilidade de reduzir a remuneração em casos de afastamento por motivos pessoais ou doenças;

  • necessidade de maior disciplina e foco devido à carga horária geralmente maior;

  • risco de instabilidade financeira em momentos de imprevistos, como uma doença que o afasta do trabalho;

  • falta de proteção de uma empresa em caso de erros cometidos.

Em outras palavras, em muitos casos, ser um profissional liberal pode ser uma escolha vantajosa. Porém, é necessário haver preparação para enfrentar os desafios financeiros e pessoais, como ao contar com o seguro do profissional liberal.

Profissional liberal x Profissional autônomo

Os profissionais liberais são qualificados e regulamentados, como em formação técnica ou acadêmica. Enquanto isso, o profissional autônomo não precisa necessariamente ter conhecimento técnico-científico. 

Ou seja, ambos trabalham por conta própria, mas os detalhes de suas atividades e qualificações variam. Além disso, todo liberal é autônomo, mas nem todo autônomo é liberal, entende? 

Quem pode contratar o seguro do profissional liberal? 

Qualquer pessoa que exerça uma profissão liberal pode contratar este tipo de seguro. Isso inclui:

A regra é ter formação em algum segmento e total responsabilidade pelos produtos e serviços oferecidos. Além disso, esses profissionais podem ou não ter vínculo empregatício e ser ou não registrados em conselhos profissionais e órgãos de classe — como a OAB, para os advogados. 

Por que é importante ter um seguro para profissional liberal?

Ter um seguro para profissional liberal é importante porque oferece tranquilidade financeira e proteção contra os diversos desafios e riscos. Assim, fica mais fácil se concentrar na carreira sem preocupações excessivas com possíveis contratempos.

Saiba mais!

Cobertura de responsabilidade civil

Alguns seguros protegem contra reclamações ou processos movidos por clientes insatisfeitos devido a erros profissionais. Estes podem ser danos causados durante a prestação de serviços que resultem em responsabilidade legal. 

Essa cobertura é importante porque os profissionais liberais são responsáveis por seus próprios erros. Logo, lidar com ações judiciais pode custar muito caro, afetando as finanças e a reputação.

Proteção de renda

O seguro serve como uma rede de segurança financeira em caso de perda de renda devido a afastamento por motivos pessoais, como doença ou acidente.

Afinal, o profissional liberal não recebe INSS e, mesmo contribuindo individualmente, os benefícios recebidos são menores do que os de celetistas. 

Portanto, é preciso pensar em um plano B — como o seguro — para manter suas finanças estáveis mesmo quando você não pode trabalhar.

Proteção do patrimônio

Garante que seu patrimônio profissional esteja protegido contra possíveis perdas financeiras decorrentes de processos judiciais ou outros eventos adversos.

Até porque o profissional liberal deve se organizar para trabalhar independentemente, assumindo todos os riscos e responsabilidades associados à sua atividade. Assim, o seguro permite que você foque em seu trabalho sem preocupações com contratempos.

Quais os principais riscos que um profissional liberal enfrenta?

Ser um profissional liberal tem a grande vantagem de ter mais autonomia e flexibilidade na gestão profissional. Porém, essas características também oferecem diversos riscos. Acompanhe!

Instabilidade financeira

Como não há garantia de um salário fixo, o profissional liberal está sujeito a variações na demanda por seus serviços. Logo, isso tende a afetar a renda significativamente. 

Por exemplo, os contadores podem ter uma alta procura durante o período de Imposto de Renda (IR). No entanto, após o prazo de declaração do IR encerrar, a demanda por serviços contábeis tende a diminuir.

O profissional liberal assume a responsabilidade por seus próprios erros profissionais, o que pode resultar em processos judiciais e despesas legais elevadas.

Gestão financeira

Gerenciar suas finanças, lidar com clientes inadimplentes e manter o equilíbrio entre trabalho e descanso são desafios constantes para os profissionais liberais. Afinal, é comum que eles não tenham expertise em gestão financeira e administração de negócios. 

Isso porque sua formação e experiência focam na sua profissão específica. Ainda assim, costuma ser necessário assumir várias funções além de sua atividade principal para gerenciar as finanças.

Caso contrário, há o risco de enfrentar dificuldades financeiras, perder o controle sobre as finanças e falir o negócio.

Seguro profissional liberal: 3 principais tipos

Cada seguro traz determinado tipo de proteção para o profissional liberal. Confira os principais agora.

1 – Seguro de vida para profissional liberal

O seguro de vida é o primeiro tipo de proteção que os profissionais liberais podem contratar. Entenda melhor sobre ele.

Como funciona o seguro de vida para profissional liberal?

O profissional liberal contrata uma apólice de seguro de vida, pagando um prêmio regularmente à seguradora, que pode ser anual, trimestral ou semestral. Então, em caso de falecimento do segurado, por exemplo, a seguradora paga um valor aos beneficiários escolhidos na apólice.

Quais as vantagens do seguro de vida para profissional liberal?

A vantagem do seguro de vida para profissional liberal é oferecer suporte financeiro em caso de falecimento do segurado, garantindo a estabilidade financeira dos beneficiários.

Com isso, o profissional liberal tem mais tranquilidade, sabendo que sua família estará protegida em um momento difícil. Além disso, essa pode ser uma forma de planejamento financeiro para garantir o futuro dos dependentes do segurado.

Quais as coberturas do seguro de vida para profissional?

  • cobertura para morte natural – pagamento do capital segurado em caso de falecimento por causas naturais;

O que não cobre o seguro de vida para um profissional liberal?

Geralmente, o seguro de vida não cobre suicídio nos primeiros anos de vigência da apólice. E, ainda, pode haver exclusões para morte por guerra, participação em atividades criminosas ou práticas esportivas de alto risco, dependendo das condições da apólice.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

2 – Seguro de responsabilidade civil para profissional liberal

Um seguro com foco em responsabilidade civil também está entre as proteções que um profissional liberal pode contratar. Veja os detalhes dela a seguir.

Como funciona o seguro de responsabilidade civil para profissional liberal?

O profissional liberal contrata uma apólice de seguro de responsabilidade civil: se ele for responsabilizado por danos causados a terceiros enquanto exerce sua atividade profissional, o seguro cobre os custos de indenizações e honorários advocatícios.

Imagine que você é um dentista e precisou extrair os dentes em um pacientes. Durante o processo, houve um erro que levou ao rompimento das próteses, inflamação e dificuldade para mastigar e falar. Assim, um seguro de responsabilidade civil é útil para pagar os custos judiciais, em caso de processo.

Quais as vantagens do seguro de responsabilidade civil para profissional liberal?

Protege o profissional contra os custos financeiros associados a processos judiciais e indenizações, preservando seu patrimônio pessoal e profissional. 

Além disso, essa cobertura ajuda a manter a reputação do trabalhador intacta, demonstrando responsabilidade e compromisso com a qualidade do serviço prestado.

Quais as coberturas do seguro de responsabilidade civil para profissional liberal?

  • cobertura para danos materiais: indenizações por danos causados a propriedades de outras pessoas ou empresas;

  • cobertura para danos corporais: indenizações por lesões físicas causadas a terceiros devido à atividade profissional do segurado;

  • cobertura para danos morais: indenizações por danos à reputação ou dignidade de terceiros devido a ações do profissional.

O que não cobre o seguro de responsabilidade civil profissional liberal?

O seguro de responsabilidade civil não costuma cobrir atos criminosos, intencionais ou fraudulentos cometidos pelo profissional. Também pode haver exclusões para reclamações relacionadas a serviços não incluídos na apólice ou alegações de má conduta profissional não cobertas pelos termos do contrato.

3 – Seguro DIT (Diária por Incapacidade Temporária) para profissional liberal

O profissional liberal pode, ainda, contratar o seguro DIT, que traz outras proteções.

Como funciona o seguro DIT para profissional liberal?

O profissional liberal contrata o seguro de Incapacidade Temporária (DIT). Assim, se ele for afastado por doença ou acidente, pode receber um valor diário para compensar a perda de renda durante o período de incapacidade temporária.

Quais as vantagens do seguro DIT para profissional liberal?

O DIT é vantajoso porque traz segurança financeira ao profissional durante períodos de afastamento por doença ou acidente. Com isso, ele se concentra na recuperação sem preocupações financeiras. Logo, é possível manter o padrão de vida e cobrir despesas básicas enquanto o profissional não pode trabalhar.

Quais as coberturas do seguro DIT para profissional liberal?

A cobertura do DIT é para incapacidade temporária devido a doença ou acidente, com pagamento de um valor diário para indenizar a perda da remuneração.

O que não cobre o seguro DIT para profissional liberal?

O seguro DIT normalmente não cobre incapacidades temporárias decorrentes de condições preexistentes não declaradas no momento da contratação. Além disso, pode não ter cobertura para algumas condições médicas específicas.

Como escolher um seguro profissional liberal?

Para escolher um seguro profissional liberal, confira as dicas:

  • avalie suas necessidades: considere os riscos associados à sua profissão e identifique quais coberturas são essenciais para proteger seu negócio e sua renda;

  • pesquise as seguradoras: procure por seguradoras que oferecem coberturas adequadas para profissionais liberais e compare os planos disponíveis;

  • leia atentamente as condições: analise as condições de cada apólice, verificando os limites de cobertura, as exclusões e as condições de pagamento;

  • considere o custo-benefício: avalie o custo do seguro em relação às coberturas oferecidas e escolha uma opção com um bom equilíbrio entre preço e benefícios;

  • consulte um corretor de seguros: busque orientação de um corretor de seguros para ajudá-lo a encontrar a melhor opção para suas necessidades específicas.

Qual o melhor seguro para profissional liberal?

A escolha do melhor seguro dependerá das necessidades individuais do profissional liberal. Entenda:

  • seguro de responsabilidade civil: indicado para proteger a sua renda e reputação contra processos judiciais decorrentes de erros profissionais ou administrativos;

  • seguro DIT (Diária por Incapacidade Temporária): protege contra a perda de renda devido a doença ou acidente, oferecendo diárias por incapacidade temporária;

  • seguro de vida: garante que os beneficiários escolhidos pelo segurado recebam uma indenização, tendo suporte financeiro e emocional e mantendo o padrão de vida.

Principais seguradoras que fazem seguro profissional liberal

As principais seguradoras que oferecem seguro para profissionais liberais são:

  • Porto Seguro;
  • Tokio Marine;
  • SulAmérica;
  • Bradesco Seguros;
  • Liberty Seguros.

Sinistro no seguro profissional liberal: como acioná-lo corretamente?

Para acionar corretamente um sinistro no seguro profissional liberal, siga estes passos:

  • notificação: entre em contato com a seguradora assim que possível após o sinistro;

  • documentação: reúna toda a documentação necessária, como boletim de ocorrência (se aplicável), documentos pessoais, comprovantes de despesas, entre outros, conforme solicitado pela seguradora;

  • formulário de aviso de sinistro: preencha o formulário de aviso de sinistro fornecido pela seguradora com informações precisas e detalhadas sobre o ocorrido;

  • envio da documentação: envie a documentação necessária para a seguradora seguindo as instruções fornecidas, preferencialmente por meio eletrônico;

  • acompanhamento: mantenha contato regular com a seguradora para acompanhar o andamento do processo e fornecer informações adicionais, se preciso;

  • avaliação: a seguradora avalia o sinistro baseado nas informações e documentos fornecidos e informa sobre a aprovação ou rejeição (enviando uma Carta Negativa de Sinistro);

  • recebimento da indenização: se o sinistro for aprovado, a seguradora paga a indenização conforme estipulado no contrato do seguro.

Como contratar um dos seguros para profissional liberal?

Listamos algumas etapas importantes para contratar um seguro para profissional. Confira!

Contato

Entre em contato com uma corretora de seguros, que auxiliará na contratação de um dos tipos de seguro para profissionais liberais.

Cotações

Solicite cotações com a corretora para os tipos de seguro que melhor atendem às suas necessidades. Forneça informações exatas sobre sua atividade profissional e as coberturas desejadas para obter cotações precisas.

Com isso, você consegue identificar as seguradoras que oferecem seguros específicos para profissionais liberais. Aqui, considere as coberturas oferecidas, reputação da seguradora, preços e feedback de clientes.

Comparação

Compare as cotações recebidas, considerando não apenas o preço. Também avalie as coberturas oferecidas, os limites de indenização, as condições do contrato e os serviços adicionais disponíveis.

Escolha

Com base na comparação, escolha o seguro que ofereça a melhor relação custo-benefício e que atenda às suas demandas específicas como profissional liberal.

Contratação

Após escolher o seguro desejado, entre em contato com a seguradora para formalizar a contratação. Leia atentamente todas as condições do contrato antes de assinar.

Pagamento

Pague o prêmio do seguro conforme as instruções fornecidas pela seguradora. Isso pode ser feito por meio de boleto bancário, débito automático ou outras formas de pagamento aceitas pela seguradora.

Recebimento da apólice

Após confirmar o pagamento, a seguradora emite a apólice do seguro, documento que formaliza o contrato entre você e a seguradora. Certifique-se de guardar a apólice em um local seguro e de fácil acesso.

Simular Seguro Profissional Liberal com a Mutuus

O seguro profissional liberal protege os profissionais que trabalham de forma independente. Isso ocorre ao garantir segurança financeira em casos de falecimentos, processos judiciais e incapacidade temporária por doença ou acidente. Dessa maneira, os profissionais liberais podem trabalhar com tranquilidade.

Portanto, simule agora mesmo o seu Seguro Profissional Liberal com a gente e garanta a proteção adequada para o seu negócio e sua carreira. Nossa cotação é rápida, 100% digital, descomplicada e nas melhores seguradoras!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!