Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro risco de engenharia: O que é e o que cobre o seguro risco de engenharia

6min. leitura
Revisado em 17 jan 2024

Quem trabalha com construção civil sabe a quantidade de riscos que a atividade envolve na execução das obras. O seguro risco de engenharia tem o objetivo de garantir e cobrir acidentes que possam ocorrer, e é fundamental para a proteção da empreiteira e dos trabalhadores.

Segundo dados do AEAT (Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho), a construção civil é um dos setores com maior risco de acidentes. E isso faz todo sentido, já que os trabalhadores desse ramo usam equipamentos e máquinas pesadas, podem trabalhar em grandes alturas e em um ambiente cheio de “oportunidades” para que um acidente ocorra.

Imprevistos acontecem. Mas eles podem trazer sérios prejuízos a construtores, empreiteiras e proprietários. Isso, consequentemente, impacta os negócios e, em muitos casos, o patrimônio dos envolvidos.

O seguro risco de engenharia, que também é chamado de seguro de obras, foi desenvolvido para amparar nesse sentido. Evitar ou reduzir perdas decorrentes de incidentes na construção civil.

Vamos nos aprofundar nesse assunto:

O que é o seguro risco de engenharia?

O seguro risco de engenharia é um mecanismo de proteção que funciona durante a execução de obras na construção civil. Esse tipo de seguro garante o pagamento de indenização por prejuízos resultantes de acidentes.

A depender da apólice, o seguro risco de engenharia também pode garantir a instalação e montagem de máquinas e equipamentos. As modalidades mais utilizadas nesse tipo de seguro são obras civis em construção (CAR) e instalação e montagem (EAR).

Como funciona o seguro risco de engenharia?

A construção civil e todas as atividades em um canteiro de obras envolvem vários riscos. Mesmo quando todas as medidas de segurança são tomadas, podem acontecer acidentes que resultem em danos materiais ou pessoais.

O objetivo do seguro risco de engenharia é proteger a empresa e os trabalhadores, de modo a evitar ou reduzir os prejuízos em situações assim. Esse tipo de seguro pode oferecer cobertura para indenização, caso ocorra algum dano durante a execução de uma obra.

Quais as aplicações do seguro risco de engenharia?

Quais as aplicações do seguro de riscos de engenharia?

Para entender o funcionamento do seguro risco de engenharia, primeiro é preciso entender as suas aplicações:

Obras civis em construção

Quem vai construir, reformar ou ampliar um espaço, precisa de proteção para realizar a obra de forma segura. O objeto do seguro risco de engenharia é a própria obra, enquanto estiver em execução. Além disso, também pode cobrir equipamentos e máquinas instalados, como elevadores ou escadas rolantes.

É possível contratar o seguro risco de engenharia para obras no setor público ou privado, na construção de estradas e redes de distribuição de energia elétrica, por exemplo.

As obras são classificadas de acordo com o grau de risco e são divididas em dois grupos:

  • casa residencial ou comercial, prédios residenciais, comerciais ou industriais, garagens, armazéns, hospitais, escolas, igrejas, teatros, cinemas, presídios, hangares, quadras e ginásios desportivos;
  • demais tipos de construção, como pontes e viadutos, suportes e bases de concreto para equipamentos, represas, barragens, portos e piscinas, rodovias, usinas hidrelétricas, entre outros.

Obras de instalação e montagem

Proteger bens incorporados à obra, incluindo riscos operacionais e quebra de máquinas:

  • Equipamentos;
  • Máquinas;
  • Instalações mecânicas;
  • Estruturas metálicas;
  • Tubulações;
  • Linhas de transmissão de energia elétrica.

Quais as principais coberturas do seguro de obras?

Quais as principais coberturas do seguro de obras?

O primeiro tipo de apólice é a de cobertura básica, que abrange danos como:

  • Ventos, tempestades e raios;
  • Inundação e alagamento, enchentes, chuva, neve, avalanche;
  • Queda de rochas, terremotos;
  • Gelo e geada;
  • Incêndio e explosão;
  • Roubo e furto qualificado;
  • Danos indiretos de material defeituoso (exceto para Instalações e Montagem);
  • Danos indiretos de erro de execução;
  • Desmoronamento da construção e suas estruturas (exceto por erros de projeto).

É possível contratar coberturas adicionais como danos causados por tumultos, greves e lock-out, desentulho e incêndio após entrega.

O que não é coberto pelo seguro risco de engenharia?

Alguns casos não estão incluídos na apólice do seguro para projetos de engenharia. Ou seja, se alguns desses imprevistos ocorrer, o seguro não cobre:

  • Ato terrorista;
  • Ato de guerra;
  • Influências atmosféricas normais, corrosão, oxidação e desgaste;
  • Ato doloso ou que configure culpa grave equiparável ao dolo;
  • Furto simples e desaparecimento;
  • Perdas e danos decorrentes de erro de projeto, defeito de material ou fabricação.

Qual a diferença entre seguro risco de engenharia e seguro de responsabilidade civil de obras?

A principal diferença é que o seguro risco de engenharia protege o segurado contra sinistros que causam danos à obra ou às máquinas utilizadas na obra. Já o de responsabilidade civil para obras, abrange acidentes na execução da obra, ou falhas na segurança do trabalho, que causam danos a terceiros e exigem indenização.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Para ter uma proteção e uma cobertura completa, é possível contratar o seguro risco de engenharia e incluir na apólice a cobertura de responsabilidade civil como um adicional.

Limite máximo de garantia e limite máximo de garantia por cobertura: o que são e qual a diferença entre eles?

Uma das cláusulas do seguro risco de engenharia trata dos limites máximos de garantia, informações fundamentais a serem analisadas antes da contratação.

O limite máximo da garantia (LMG), é o valor máximo a ser pago em função de um ou mais sinistros cobertos pela apólice. O limite máximo por cobertura é o valor máximo a ser indenizado caso ocorra um ou mais sinistros garantidos por uma cobertura, ou seja, o limite máximo de indenização para cada cobertura.

Quem pode contratar o seguro risco de engenharia?

O seguro risco de engenharia pode ser contratado por empresas de grande, médio e pequeno porte, para obras de qualquer tamanho, e pode ser contratado por empreiteiras, construtoras e incorporadoras e proprietários de obras.

É um seguro abrangente, que pode ser contratado por várias partes que compõem a obra, sejam pessoas físicas ou jurídicas.  

Quais são as vantagens do seguro risco de engenharia?

A contratação do seguro risco de engenharia representa segurança financeira e operacional, o que traz muito mais tranquilidade para os envolvidos. Além disso, a ampla oferta de coberturas possibilita que o segurado contrate a apólice de acordo com as suas necessidades, considerando a modalidade do empreendimento e a situação.

Para a empreiteira, responsável pela execução da obra, é importante contar com um seguro risco de engenharia que pode ser, inclusive, um diferencial competitivo. Isso porque o contratante terá uma garantia muito maior de que tudo correrá bem e que, em casos de acidentes, os prejuízos estarão cobertos pelo seguro.

Quanto custa um seguro risco de engenharia?

O valor da apólice do seguro risco de engenharia depende de vários fatores.

Via de regra, esse tipo de seguro custa em torno de 0,2% a 0,3% do valor da obra. Mas isso é variável, de acordo com as coberturas contratadas e as características do empreendimento. Nesse sentido, o seguro de riscos de engenharia para uma reforma no valor de R$ 400 mil pode custar apenas R$ 800,00.

Quais são as medidas de segurança para reduzir o custo do seguro risco de engenharia?

A segurança da obra será um dos fatores mais importantes na definição do custo de um seguro. Por isso, adotar algumas medidas de segurança pode ajudar a reduzir o valor que você vai pagar por ele:

  • Contrate sistemas de extinção de incêndio;
  • Instale cercas contra roubo;
  • Tenha um plano de prevenção de acidentes;
  • Faça manutenção preventiva;
  • Ofereça treinamento para situação de emergência às equipes.

Como contratar o seguro risco de engenharia?

A realidade é que é muito simples contratar: em primeiro lugar, é preciso entrar em contato com uma corretora de seguros. Ao fazer a contratação, a seguradora vai solicitar documentos referentes à obra. Todos esses documentos são os que já foram feitos para a obra, como projetos, por exemplo. No caso de obras mais simples, como reformas, costuma ser ainda mais simplificado.

Para obras maiores, a seguradora vai avaliar questões de segurança e os riscos do empreendimento, por isso nesses casos é provável que haja uma inspeção prévia no local da obra.

A seguradora também faz a análise dos cronogramas físico-financeiros, projetos, plantas, experiência do construtor, memoriais descritivos e outras informações específicas, conforme a natureza do risco.

O que fazer em caso de sinistro?

Em caso de acidente coberto pelo seguro risco de engenharia, o segurado deve, imediatamente, informar à seguradora pelos telefones disponibilizados ou pelo corretor de seguros. Depois disso, deve fazer essa comunicação à seguradora formalmente, por escrito, com data, local, possíveis causas e estimativa de danos do sinistro.

O segurado deve tomar providências para evitar o agravamento dos prejuízos.

O que acontece se ocorrer um sinistro antes da quitação do valor do seguro?

Algumas seguradoras permitem o parcelamento do valor do seguro de riscos de engenharia. Assim, caso você opte por pagá-lo em 12 parcelas e ocorra um sinistro coberto pela apólice no quinto mês da vigência, o seguro continuará vigente e o pagamento das parcelas restantes seguirá sendo feito conforme estabelecido. Se a perda for total, as parcelas não pagas serão descontadas da indenização paga e o seguro será cancelado.

Principais seguradoras de risco de engenharia

Conclusão

Construções costumam envolver um alto valor de investimento. Por isso, é essencial que sejam protegidas e seguradas. A melhor forma de fazer isso é contratando um seguro risco de engenharia, que vai oferecer cobertura para diversos tipos de sinistros que possam ocorrer durante a execução da obra.

É importante também adotar medidas de segurança na obra, como dispositivos contra incêndio e treinamento da equipe. Além de reduzir as chances de acontecer um acidente, medidas assim também podem reduzir o valor do seguro.

Entre em contato com uma corretora de seguros e contrate o seguro risco de engenharia para sua obra.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!