IOF seguro o que é
Entenda o que é o IOF seguro

IOF seguro – O que é IOF na minha apólice de seguro?

O IOF é a sigla de Imposto sobre Operações Financeiras. Ok, mas quais operações financeiras? Entre as mais comuns estão crédito, câmbio e seguros. Além destas, o IOF seguro também está presente em qualquer operação titular e de valores imobiliários, como bolsa de valores ou fundo imobiliário.

Este imposto federal tem o intuito ser um regulador da economia nacional. A taxa cobrada em cada operação é lançada como um recolhimento proporcional dos investimentos, dando conhecimento da demanda e oferta de crédito.

O que é IOF Seguro
IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras

Como o IOF seguro é cobrado na sua apólice?

Em operações de seguro, o teto que incide sobre a alíquota é de 25%, porém, o consumidor pode ficar aliviado, já que os percentuais são bem inferiores.

Nos seguros privados e de assistência à saúde, a alíquota corresponde a 2%. Para resseguro, seguro obrigatório, seguro que está vinculado ao financiamento de imóvel e exportação, bem como transporte internacional, não existe a incidência de IOF seguro.

No seguro de acidentes, pessoas e de trabalho, a alíquota é de 4%, desde que os contratos tenham sido firmados à partir de 1º de Setembro de 2004 a 31 de Agosto de 2005.

No caso de contratos firmados em 1º de Setembro de 2005 a 31 de Agosto de 2006, a alíquota incidente é de 2%.

Já para contratos de seguro de acidentes, pessoas e trabalho que foram realizados em uma data após 31 de Agosto de 2006, não existe a incidência de IOF seguro.

Em outras operações de seguro, a taxa do imposto é de 7%.

Veja aqui as leis que regulamentam a cobrança do IOF seguro

Tire suas dúvidas com a gente!
LEIA MAIS SOBRE  Seguradora emite nota fiscal?