Conteúdo verificado

Seguro de transporte internacional importação: O que ele cobre?

seguro de carga da Mutuus Seguros

Talvez você ainda esteja em dúvida se vale mesmo a pena contratar um seguro de transporte internacional importação. Aliás, essa é uma dúvida comum e frequente para muitos empresários. Hoje vamos aprofundar esse assunto e responder as perguntas que, muito provavelmente, você também tem:

Como funciona um seguro de transporte internacional para importação? O que ele cobre, o que ele não cobre, quanto ele custa e como fazer para contratar um na sua empresa.

Uma coisa é certa: o seguro de transporte internacional para importação não apenas é sinônimo de proteção para a carga, mas também uma garantia de que você não vai perder o investimento caso um sinistro aconteça durante um transporte internacional.

A verdade é que, por mais que alguns empresários vejam dessa forma, o seguro de transporte internacional para importação não é uma despesa extra. É uma garantia de que o negócio será bem sucedido, pois garante que não haverá prejuízos, ou que sejam amenizados, em caso de sinistros

Vamos entender como esse seguro funciona:

Seguro de transporte internacional importação: Como funciona?

como funciona o seguro de transporte internacional importação

O seguro de transporte internacional para importação é um acordo entre importador e corretora de seguros. O principal objetivo é garantir a carga em caso de sinistro, ou seja, caso ocorra algum acidente, o seguro vai cobrir as despesas dos danos causados à carga transportada.

O funcionamento é simples:

  1. Entre em contato com uma corretora de seguros e conheça todas as possibilidades de seguro de transporte internacional para importação;
  2. A corretora vai solicitar uma série de informações necessárias para definir que tipo de cobertura é recomendada para sua empresa;
  3. A corretora envia uma proposta de seguro com valores e todas as características do tipo de seguro que será contratado.
  4. Se você concordar com a proposta, a corretora fará a apólice e, a partir disso, sua carga estará assegurada.

Fique sempre atento a todas as cláusulas da apólice. Ela significa o contrato do seu seguro e nela estarão descritas todas as informações essenciais, como o tipo da cobertura, o valor da franquia e o valor do prêmio. Se você precisa acionar o seguro, essas informações são essenciais.

Caso você ainda esteja se perguntando:

Por que fazer um seguro de transporte internacional para importação?

A maior parte das cargas internacionais são enviadas por via marítima. Muitas vezes, essas cargas passam quase dois meses em trânsito no mar, a depender do país de origem. Muitos imprevistos podem acontecer com a mercadoria durante todo esse tempo de transporte dentro de um container.

Trânsitos mais rápidos, como os feitos por avião, também não estão livres de acidentes, avarias, roubos ou outros imprevistos. E mesmo que falemos sobre um transporte feito por caminhão em um trajeto relativamente curto, como um produto vindo do Uruguai, por exemplo, existe risco de a mercadoria sofrer algum tipo de avaria que pode ser causada por diversos fatores.

Nenhuma operação de transporte está livre desse risco.

O seguro de transporte internacional importação serve como uma proteção ao importador, ressarcindo o contratante em casos de perdas. Evitar essa perda financeira pode significar muito para a saúde do negócio.

Praticamente todas as empresas bem sucedidas compreendem exatamente a importância de um seguro de transporte internacional importação para o negócios. Empresários bem preparados sabem que não se trata de uma despesa extra, e sim um investimento em segurança e proteção financeira.

Talvez você não tenha nem ideia dos tipos de seguro de transporte internacional importação existem. Por isso eu trouxe um panorama geral sobre as coberturas disponíveis no mercado de seguros:

Tipos de contratação do seguro de transporte internacional importação

Existem duas amplas modalidades para o seguro de transporte internacional importação: seguro avulso e seguro apólice aberta.

Seguro avulso é ideal para um único transporte, ou seja, se sua empresa está fazendo uma compra internacional isolada, sem previsão para a próxima compra. Já o seguro apólice aberta é recomendado para o caso de múltiplas operações de transporte. Quer dizer, quando a empresa já tem programadas diversas importações, ou se é uma atividade corriqueira.

O que está coberto no seguro internacional em importação?

cobertura no seguro internacional em importação

O jeito mais eficiente de conseguir essa informação precisa, é entrando em contato com uma corretora de seguros, que vai analisar cuidadosamente o caso da sua empresa e indicar as coberturas mais completas e adequadas.

Mas, de modo geral, as coberturas são divididas da seguinte forma:

seguro empresarial da Mutuus Seguros
seguro de carga da Mutuus Seguros

Cobertura Ampla A

A cobertura básica ampla A cobre todo e qualquer dano de causa externa, incluindo roubo.

Cobertura Restrita B

Essa modalidade oferece garantia contra prejuízo parcial ou total do produto em caso de acidente com o meio de transporte, e é possível adicionar ainda a cobertura contra roubo.

Cobertura Restrita C

Aqui, há garantia sobre a perda total da em caso de acidente com meio de transporte e é possível adicionar cobertura contra roubo.

Também é possível contratar coberturas adicionais, a depender das características da carga. Essas coberturas adicionais podem abranger:

  • Frete ou seguro;
  • Despesas;
  • Tributos;
  • Lucros esperados;
  • Mercadorias em devolução ou redespachadas;
  • Embarques aéreos sem valor declarado;
  • Embarques em navios com denominação a avisar em viagens nacionais;
  • Classificação de navios em viagens internacionais;
  • Transbordo e desvio de rota;
  • Riscos de greves;
  • Riscos de guerra para embarques aquaviários e aéreos;
  • Prorrogação de prazo de duração dos riscos;
  • Extensão de cobertura e abertura de volumes;
  • Benefícios internos;
  • Destruição;
  • Mercadorias transportadas em veículos do segurado;
  • Roubo (somente com a cobertura básica restrita – b);
  • Extravio (somente com a cobertura básica restrita – b);
  • Riscos de quebra (somente com a cobertura básica ampla – a).

O que o seguro de transporte internacional importação não cobre?

Existem algumas exceções nas coberturas, casos em que a seguradora não precisa pagar o seguro ao segurado. Essas exclusões são amparadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).

A seguradora fica desobrigada a pagar por perdas e danos nos seguintes casos:

  • Má conduta do segurado;
  • Falta total, parcial ou obtenção de mão de obra que seja resultante de greve, “lock-out”, distúrbio trabalhista, tumulto ou comoção civil;
  • Reclamação com base na perda ou frustração da viagem;
  • Guerra, guerra civil, revolução, rebelião, insurreição ou comoção civil;
  • Atos de hostilidade de uma potência beligerante.

A seguradora também fica desobrigada a pagar o seguro em caso de um segurado inadimplente.

O seguro de transporte internacional para importação é obrigatório?

Sua importância e utilidade para todo empresário que importe produtos, é inquestionável. Mas o seguro de transporte internacional importação não é obrigatório.

A sua contratação é facultativa e está sempre relacionada ao Incoterm acertado em cada negociação. É o Incoterm que vai definir de quem é a responsabilidade pela contratação de seguros. Por exemplo, para os incoterms CIF e CIP, a responsabilidade pelo seguro é do vendedor.

Além do seguro de transporte internacional importação, existem outros seguros que são obrigatórios para os donos do meios de transporte, que cobrem o próprio veículo, e não a carga.

Alguns desses seguros obrigatórios são:

RCA-C

O RCA-C é um seguro obrigatório de Responsabilidade Civil do Armador de Cargas para transportadores marítimos, fluviais e lacustres no Brasil ou no exterior. Ele cobre danos sobre a carga durante o transporte.  

RCTR-VI

O Seguro Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional tem validade nos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e cobre danos contra acidentes.

Como contratar o seguro de transporte internacional importação?

contratar seguro de transporte internacional importação

A contratação do seguro de transporte internacional importação é simples. Entre em contato com a Mutuus Seguros para conversar e conhecer as melhores alternativas de seguro para sua empresa. A Mutuus vai ajudá-lo a entender sobre os tipos de cobertura e a escolher a melhor opção para você.

Clique aqui para obter uma cotação fácil, rápida e totalmente online.

Conclusão

O seguro de transporte internacional importação tem o objetivo de proteger cargas internacionais de sinistros que possam acontecer durante o seu transporte. Com o seguro, você pode ficar muito mais tranquilo enquanto sua carga está em trânsito. Ele permite que os prejuízos sejam evitados ou amenizados em caso de qualquer imprevisto coberto pela apólice.

Mesmo com todos os cuidados que o vendedor e o comprador têm com embalagem reforçada, acondicionamento correto dos produtos e escolha de transportadores eficientes, nenhum está livre dos problemas que podem acontecer durante o transporte. Principalmente quando falamos sobre cargas internacionais que, normalmente, passam muito tempo em trânsito.

O seguro de transporte internacional importação é um jeito eficaz de garantir a saúde financeira da operação e da empresa como um todo, em caso de acidente ou roubo.

Como existem modalidades e coberturas diferentes e, ainda, a possibilidade de acrescentar coberturas extras, cada apólice pode ser diferente, adequada à realidade de cada empresa. Se você quer entender sobre qual opção melhor se encaixa para a sua empresa, entre em contato com a Mutuus.

A Mutuus oferece mais tranquilidade e agilidade na contratação, ajudando você a encontrar a melhor solução em seguro de transporte internacional importação.

Seguro de carga

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre outros Seguro de carga

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *