Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro saúde: como funciona, o que é, tipos e por que ter um

8min. leitura
Revisado em 06 fev 2024

O Seguro Saúde ainda é uma modalidade pouco conhecida no Brasil, sendo confundido, muitas vezes, com os planos e convênios de saúde.

No entanto, embora esses dois serviços possuam objetivos semelhantes, possuem características distintas.

E para realizar essa diferenciação da maneira correta, é fundamental entender do que se trata essa apólice e como ela funciona no dia a dia.

Pensando nisso, separamos algumas das informações relevantes sobre o seguro de saúde, qual o seu papel na cobertura de imprevistos relacionados à vitalidade do contratante e quais as suas coberturas.

O que é o seguro saúde?

O que é seguro saúde e como funciona? Na imagem, médico e outros profissionais da saúde em um hospital.

O seguro saúde é uma modalidade de apólice que realiza a cobertura de serviços relacionados a atendimentos e procedimentos médicos.

Além disso, também tem como objetivo tornar a rede privada de saúde mais acessível para o segurado.

Como funciona seguro saúde?

Para entender como funciona seguro saúde, é importante destacar que ele atua de forma semelhante a um plano de saúde convencional, mas não é credenciado a nenhuma operadora de convênios.

Essa cobertura funciona de forma semelhante a um plano de saúde convencional, mas não é credenciado a nenhuma operadora de convênios.

Com isso, oferece mais liberdade para os clientes escolherem os serviços de sua preferência. 

Ainda, costuma trazer serviços mais em conta, se comparados a um plano de saúde, porque não realiza a cobrança de mensalidades. 

Também apresenta características semelhantes a outros tipos de apólices, oferecendo prêmios e indenizações conforme os riscos cobertos pelo contrato.

Sua contratação pode ser feita de maneira individual ou coletiva, sendo um serviço presente em empresas, para os colaboradores, e que permite a inclusão de dependentes familiares, por exemplo.

O que é apólice de seguro de saúde?

Outro ponto importante para entender como funciona seguro saúde diz respeito a sua apólice, que se trata do documento que formaliza o contrato entre segurado e seguradora. Nele, estão todas as informações sobre o seguro de saúde, como as coberturas e exclusões.

É crucial que, antes de assinar, o segurado leia a apólice com atenção. Isso garantirá que ele entenda não só todos os seus direitos, mas também todas as suas obrigações. Afinal, esse documento garante que, se necessário, o segurado tem a garantia de poder acessar todas as coberturas que contratou.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar regulamenta o seguro de saúde?

Sim, é a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que regulamenta o seguro de saúde, pois é a encarregada de fiscalizar e regular no Brasil a saúde suplementar. Em termos práticos, esse órgão garante que as seguradoras de saúde prestem serviços de saúde com qualidade e segurança. 

Vale ressaltar que, até o ano 2000, era a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) que fazia a regulamentação e fiscalização de todos os seguros no Brasil, incluindo o seguro saúde. Entretanto, como dito acima, isso mudou com a criação da ANS nesse mesmo ano.

Qual a diferença de plano de saúde e seguro de saúde?

Outro aspecto que ajuda a entender como funciona seguro saúde e a sua relação com o plano de saúde é que, embora ambos os serviços ofereçam facilidades na obtenção de atendimentos e procedimentos médicos, eles são contratações distintas.

A princípio, o plano de saúde é um recurso com maior reconhecimento, e diversas empresas de renome atuam nesse segmento no país. 

Sua contratação funciona com base em mensalidades, que oferecem acesso a serviços médicos privados.

Além disso, os planos de saúde também costumam apresentar redes credenciadas de hospitais, médicos e clínicas. 

No entanto, os convênios tradicionais cobrem somente os procedimentos que possuem esse credenciamento, limitando a escolha dos clientes. 

Enquanto isso, o seguro de saúde não possui uma rede credenciada. Dessa forma, permite a escolha de qualquer lugar ou profissional de sua preferência para ter atendimento

Assim, o plano de saúde funciona de maneira proativa, e o seguro age de forma retroativa em relação às despesas médicas. 

Em outras palavras, ao utilizar o plano de saúde, o cliente pode ter menos gastos, muitas vezes sendo apenas a mensalidade paga regularmente.

Quanto ao seguro saúde, o segurado pode escolher o serviço de sua preferência, mas deve pagar pelo atendimento no momento da consulta. 

Apenas depois de realizar o procedimento poderá solicitar o reembolso à seguradora, desde que esteja coberto pelo contrato.

Além disso, os convênios costumam integrar todos os procedimentos padrões, sem que exista a necessidade de solicitar essa cobertura individualmente.

O seguro de saúde, por outro lado, apresenta diversas modalidades e pacotes de serviço. Caso o contratante deseje um suporte mais completo, deve solicitar uma apólice também para atendimentos mais complexos, e não somente consultas e exames.

É importante esclarecer que, em determinados casos, o seguro de saúde também disponibiliza uma rede credenciada que os funcionários podem acessar. Algumas seguradoras do mercado já oferecem um seguro de saúde com essa abordagem.

O que o seguro saúde cobre?

Também é importante compreender como funciona seguro de saúde no que diz respeito às coberturas que ele oferece, já que elas dependem do contrato assinado entre as partes, ou seja, entre a seguradora e o cliente. 

Normalmente, as apólices cobrem a maioria dos atendimentos ou emergências médicas, mas grande parte das seguradoras permitem incluir ou excluir serviços de interesse.

Quanto mais completa for a cobertura do seguro, maior será a contribuição devida.

As coberturas mais comuns incluem:

Exames

Nessa cobertura, estão incluídos vários exames, como os exames de imagem, cardiológicos e laboratoriais. Eles podem variar a depender do tipo de seguro e plano contratado.

Consultas de rotina

Com as consultas de rotina, que, em geral, têm um limite de quantidade por ano, essa cobertura assegura consultas com médicos e profissionais de saúde.

Consultas de emergência

Já nas consultas de emergência, que se configuram como aquelas que acontecem de modo inesperado, o seguro de saúde as cobre independentemente da quantidade de consultas contratadas.

Internações

Esse seguro também cobre as internações, tanto as que acontecem após um agendamento quanto as que ocorrem por conta de uma emergência ou urgência.

Procedimentos médicos

Além disso tudo, esse seguro também cobre vários procedimentos médicos. As terapias e cirurgias são alguns exemplos disso.

É necessário deixar claro que outras cláusulas adicionais podem incluir coberturas posteriores aos atendimentos. Porém, a porcentagem do reembolso dependerá de fatores estabelecidos em contrato, como, por exemplo, o valor do prêmio. 

Além disso, é importante destacar que a cobertura se estende somente ao contratante, caso a modalidade seja individual.

Dessa forma, o suporte para dependentes no caso de imprevistos médicos deve ser avaliado em uma apólice adicional, de modo a validar a possibilidade de reembolso.

Quais são os tipos de seguro de saúde?

Entenda que ter o seguro saúde e como funciona: na imagem, alguém seguro símbolo da cruz em alusão às vantagens do seguro saúde.

Atualmente, existe mais de uma opção de seguro de saúde, que atende a diferentes necessidades e perfis de clientes. 

Duas das variedades de seguros de saúde são os individuais e os coletivos, que variam em termos de contrato, mas, na prática, funcionam de maneira semelhante. 

Além disso, não são apenas pessoas físicas que podem se beneficiar de um seguro de saúde, já que existem seguros empresariais, que funcionam de forma coletiva. 

Confira a seguir as diferenças entre essas modalidades:

Seguro de saúde individual

O seguro saúde individual, como o nome indica, oferece cobertura a uma única pessoa, ou seja, possui apenas um segurado. 

seguro empresarial da Mutuus Seguros

O contratante é responsável pelo pagamento do prêmio, bem como será aquele que receberá o reembolso dos serviços utilizados. 

Além disso, é fundamental destacar que um seguro individual não pode ser estendido a terceiros. 

Assim, para que isso aconteça, deve-se fazer um seguro saúde coletivo ou contratar coberturas adicionais, o que pode custar mais caro.

Seguro de saúde para empresas

E como funciona o seguro saúde quando se trata de empresas? Em relação às pessoas jurídicas, elas também podem contratar esse seguro e incluir seus funcionários como beneficiários. 

Para isso, é preciso que as relações trabalhistas sejam legalizadas conforme a lei, com o vínculo empregatício demonstrado de forma oficial. 

Normalmente, a parte prática de um seguro empresarial funciona de modo parecido com o individual.

Assim, os segurados podem ser atendidos em um dos serviços contemplados pelo seguro, e depois receber o reembolso. 

Quem realiza o pagamento do prêmio é a empresa, mas o valor, normalmente, é descontado no salário do funcionário, sendo inferior ao cobrado em seguros individuais. 

Como o contratante é a empresa, se encerrar o vínculo empregatício, o colaborador também perde a cobertura daquele seguro.

Contudo, se desejar, pode entrar em contato com a seguradora para realizar a mudança para um seguro individual. 

Como utilizar o seguro saúde?

Outro ponto relevante para entender como funciona seguro saúde é que ele não é usado diretamente em atendimentos e consultas médicas como acontece com um plano de saúde. 

Por exemplo, quem possui um convênio, realiza as consultas e atendimentos apresentando seu vínculo por meio de carteirinha ou declaração de guia.

Com isso, nenhum valor precisará ser desembolsado, porque o plano cobre o serviço realizado por um credenciado. 

Por outro lado, quem possui um seguro de saúde deve realizar as consultas e atendimentos de maneira convencional, por meio de agendamento e pagamento.

No entanto, deverá solicitar um recibo do serviço, para apresentar, posteriormente, à seguradora. Assim, será possível receber o reembolso pelo valor gasto.

A solicitação pode ser feita por e-mail, telefone ou pessoalmente, a depender dos canais de comunicação disponibilizados pela empresa de seguros. 

Quais são os melhores seguros saúde?

Em um primeiro momento, definir o melhor seguro de saúde depende do contratante e o que ele busca com essa apólice.

No entanto, é possível considerar alguns pontos de análise, para verificar se determinado seguro de saúde é o mais indicado para o seu perfil. 

Além disso, é importante realizar uma pesquisa de mercado antes de contratar qualquer serviço, especialmente relacionados à saúde. 

Por isso, é preciso estar atento, por exemplo, à reputação e confiabilidade da empresa que está oferecendo o serviço. 

Vale a pena pesquisar mais informações em portais virtuais, por exemplo. Existem sites especializados e plataformas de atendimento ao cliente, como o site Reclame Aqui, que podem ajudar.

Além disso, outros pontos a serem avaliados incluem:

  • Preço: O valor do prêmio a ser pago cabe no seu orçamento?
  • Reembolso: Qual é a porcentagem mínima e a máxima oferecida pela empresa?
  • Serviços: Para quais tipos de serviços de saúde o seguro de saúde oferece cobertura?

É fundamental lembrar também que, independente do seguro escolhido, é necessário ter uma reserva financeira para emergências médicas. 

Isso se dá pelo próprio funcionamento dos seguros de saúde. Antes de receber o reembolso, o segurado deverá pagar pelo atendimento ou serviço que irá necessitar.

Por isso, é preciso ter dinheiro disponível para o primeiro atendimento.

Por que ter um seguro saúde?

O que é seguro saúde e como funciona? Na imagem, aparelhos médicos representando a importância das coberturas do seguro saúde para a vida humana.

O Brasil é referência em atendimentos médicos, por conta do seu sistema de saúde gratuito para toda a população. 

No entanto, existem falhas nessa rede, e nem sempre é possível atender as necessidades imediatas do paciente.

Por isso, muitas pessoas buscam a rede privada, mesmo que os valores cobrados pelos serviços sejam menos acessíveis. 

Foi esse cenário que possibilitou o surgimento de modalidades como o seguro saúde, que busca minimizar o impacto desses custos dos serviços privados. 

Assim, a apólice surge como alternativa para convênios tradicionais, que podem ser menos acessíveis.

Dessa forma, contratar esse seguro pode ser uma alternativa mais vantajosa para utilizar bons serviços de atendimento sem comprometer todo o orçamento. 

Além disso, para quem costuma realizar viagens nacionais, esse seguro, ao contrário dos planos, também reembolsam serviços realizados fora do estado de residência do cliente. 

Inclusive, por um valor adicional, enquanto o contrato estiver ativo, é possível estender a cobertura do seguro para viagens internacionais. 

Seguro saúde: perguntas frequentes

Para entender mais a fundo como funciona seguro saúde, é necessário abordar outras dúvidas relevantes que envolvem esse tema. Confira as principais a seguir.

Quanto custa um seguro de saúde?

Ainda que o custo do seguro saúde varie de acordo com inúmeras variáveis, como as coberturas contratadas e a seguradora, ele fica por volta de 300 a 600 reais por mês. Esse valor pode ser maior ou menor a depender de alguns fatores, como os tipos de coberturas contratadas.

Qual é o melhor seguro saúde?

Não há uma resposta absoluta para isso, já que o melhor seguro saúde depende de determinados fatores. O orçamento e necessidade do segurado são alguns deles. Apesar disso, o melhor é aquele que, por um ótimo custo-benefício, oferece coberturas abrangentes. 

Entre as seguradores mais conhecidas no mercado que oferecem ótimas opções quando se trata de seguro vida empresa, podemos destacar: SulAmérica, Bradesco Seguros, Amil, MAG Seguros, Allianz e Porto Seguro

O que um seguro de saúde oferece?

O seguro saúde oferece diversas coberturas para o segurado, que vão desde consultas médicas e internações até os mais variados exames. Isso sem contar as coberturas adicionais, como a cobertura para gestantes, para recém-nascidos e a odontológica.

Como escolher o melhor seguro saúde?

Seja uma empresa que deseja contratar o seguro saúde para os seus funcionários ou uma pessoa que quer contratá-lo para si mesma, é importante que em ambos os casos se façam determinadas considerações, como as necessidades de saúde, as limitações no orçamento e o tempo necessário de cobertura.

Quanto custa um seguro de saúde internacional?

O custo do seguro saúde internacional varia conforme certas variáveis, como histórico de saúde do segurado, prazo da cobertura e, claro, o país ou países para onde o segurado vai viajar. No entanto, a média do custo fica por volta de 200 a 400 dólares. Vale dizer que é necessário realizar uma cotação deste seguro para saber com precisão qual é o seu custo.

Além disso, é vital pontuar alguns aspectos relativos ao seguro viagem e ao seguro saúde internacional para evitar confusão entre ambos. O seguro viagem, que se configura como cobertura temporária e, por isso, é usado por pessoas que viajam esporadicamente, protege contra imprevistos na viagem, como despesas médicas e auxílio no extravio de bagagem.

Por outro lado, o seguro saúde internacional, que, usando o termo mais correto, refere-se ao seguro viagem internacional, também protege contra imprevistos que acontecem em uma viagem, só que no exterior. Ao contrário do anterior, ele é mais aconselhável para quem viaja com uma frequência maior, e não esporadicamente. 

Qual é a diferença entre seguro viagem e seguro saúde?

Enquanto o seguro viagem foca em situações que podem acontecer enquanto o segurado faz uma viagem, como perda da bagagem, o seguro saúde foca em despesas médicas. Pode haver dúvidas em relação a esses dois seguros por conta que, assim como no seguro saúde, o seguro viagem também possui cobertura para doenças emergenciais e acidentes.

Empresas podem contratar seguro saúde?

Sim, como abordado anteriormente, as empresas podem contratar o seguro saúde. Aliás, é algo que comumente acontece no Brasil, já que é uma forma de as empresas beneficiarem os funcionários, melhorando a qualidade de vida deles, ao mesmo tempo que beneficia a si mesma, melhorando a sua reputação e atraindo os melhores profissionais do mercado.

Seguro de saúde: indispensável para sua empresa

Em conclusão, após entender como funciona seguro saúde, deve-se ressaltar que ele oferece mais autonomia para o contratante, com opções que não existem em planos convencionais.

Mesmo que ainda seja menos conhecido pelo público, seus benefícios são atrativos para disponibilizar atendimentos e cobertura de saúde mais completa.

Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre suas categorias, e considerar essa opção para ter acesso à rede privada, com a possibilidade de ter menos impactos no orçamento.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (1)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. M

    Excelente post, obrigado

Continue aprendendo
com os melhores

Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!