Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro cibernético vale a pena? Entenda quem precisa contratar

7min. leitura
Revisado em 20 out 2023

O seguro cibernético surgiu do desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas no universo digital, que trazem novas necessidades, produtos e serviços associados a elas. 

Em tempos de aumento significativo de vazamento de dados e ataques virtuais por hackers, um seguro focado nessas atividades se apresenta com grande relevância. 

Afinal, ele se antecipa aos possíveis problemas e constitui barreiras e proteção ao segurado.

No entanto, nem todos podem conhecer suas funcionalidades, entender o que ele propõe e como opera. Isto é comum, principalmente por se tratar de uma apólice de origem mais recente. Sendo uma novidade, ainda pode haver desconfiança por parte do público.

Por esse motivo, vale a pena conhecer mais sobre o seguro cibernético, quais as suas coberturas e como ele pode ser interessante para você.

O que é seguro cibernético?

o que é seguro cibernético

Seguro cibernético é uma modalidade de apólice que cobre prejuízos e outros tipos de atividades criminosas que possam oferecer risco para a integridade física, financeira ou moral do usuário. E-mails e mensagens de phishing, invasão às redes sociais, vazamento de dados e de informações privadas estão entre os problemas modernos que a nossa sociedade enfrenta.

E todos eles ocorrem no ambiente online, na internet, que ao mesmo tempo em que trouxe facilidades ao público em geral, também se mostra como um espaço fértil para golpes e ações de hackers.

Entretanto, isso não significa que a internet, por si só, seja um local perigoso ou que deva ser deixada de lado. Afinal, as facilidades que ela trouxe são imensuráveis, e abrir mão dessa ferramenta é difícil nos dias de hoje.

Assim, em vez de abandonar esse espaço, a solução é encontrar formas de se proteger, como, por exemplo, com cursos de segurança online. Ou, ainda, com o uso de ferramentas como antivírus, documentos em nuvem e firewalls.

Contudo, essas estratégias de proteção podem ser insuficientes, e é aqui que o seguro cibernético se apresenta. 

Ele é uma proteção que se aplica em caso de alguma situação negativa ocorrer, ou quando a ocorrência foge do controle, sendo ideal, por exemplo, para que haja a cobertura de despesas decorrentes do ataque. E estas são inúmeras, pois podem incluir indenizações a quem teve os dados vazados e multas, como indica a Lei Geral de Proteção de Dados, e até mesmo valores judiciais.

Portanto, o seguro do tipo cibernético serve para dar uma proteção financeira às empresas, organizações e instituições para o caso de vazamento de dados. Ou, então, de algum problema decorrente de ataques online.

Da mesma forma como as demais apólices servem para proteger o segurado em situações específicas, este se apresenta para garantir a segurança em caso de problemas que causem perda financeira ou moral na internet.

A quem se destina o seguro cibernético?

O seguro cibernético se destina a todos que atuam online e que, de uma forma ou de outra, possuem dados privados, como de finanças e estratégias, bem como recolham dados de terceiros, que podem se ilustrar como:

  • Funcionários;
  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Parceiros. 

Em suma, qualquer vazamento de informações que os envolve, afinal, pode trazer grandes dores de cabeça, especialmente pela proteção à privacidade dada pela LGPD.

Assim, o seguro se destina para cobrir despesas que possam atingir:

  • Empresas;
  • Organizações sem fins lucrativos;
  • Órgãos públicos;
  • Prestadores de serviços
  • Instituições em geral.

Nesse sentido, aliás, é importante destacar que todos os nichos encontram espaço no seguro cibernético, como, por exemplo:

  • Financeiro;
  • Educacional;
  • Saúde;
  • Marketing;
  • Varejo;
  • Comunicação;
  • Prestação de serviços.

Todos os departamentos podem ser cobertos por esta apólice.

Como funciona o seguro cibernético?

O seguro cibernético funciona da mesma forma que outras apólices. Ou seja, primeiramente conta com a contratação da proteção. Assim, pode prever em suas cláusulas todas as condições de uso do seguro, além de situações em que se apresenta requisitos.

Por exemplo, geralmente os seguros contam com um tempo de espera entre a contratação e a possibilidade de usá-lo, ou um carência. Contudo, isso varia de acordo com cada seguradora e seus produtos.

Além disso, podem existir condições quanto ao tipo de vazamento. 

Considere que situações que envolvam a intenção do agente no vazamento, como em caso de funcionários que o façam, podem impedir o uso do seguro. Todavia, isso sempre dependerá das condições previstas na apólice. Por isso, os seguros podem apresentar diferentes requisitos e serviços.

De modo geral, então, quando ocorre uma situação prevista na apólice e que preencha os requisitos, o seguro cobre as despesas que decorrem desse cenário.

O que o seguro cibernético cobre?

o que o seguro cibernético cobre

Assim como acontece com as condições de uso e imposição de carência, as coberturas também variam. Desse modo, existem alguns seguros mais robustos e com mais coberturas.

Consequentemente, também demandam maior investimento do segurado.

Por outro lado, também existem os seguros mais simples e básicos. Eles também podem ser interessantes, sendo que a escolha de cada um dependerá da situação em concreto e dos riscos que a instituição ou empresa encara no dia a dia.

Assim, confira abaixo algumas das cláusulas básicas que geralmente compõem esse tipo de seguro, e igualmente, quais são as adicionais que podem ser contratadas em conjunto:

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Coberturas básicas

Algumas das coberturas básicas que você pode encontrar ao contratar um seguro cibernético incluem:

  • Responsabilidade por dados pessoais e corporativos, em caso de vazamento;
  • Responsabilidade pela segurança de dados;
  • Investigação sobre o vazamento (cobertura dos gastos com peritos que investigam a origem, causa e consequências do vazamento);
  • Sanções e multas administrativas, tais como as previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
  • Dados eletrônicos (restauração de informações afetadas pelos ataques);
  • Restituição de imagem da sociedade e pessoal (gastos para limitar as consequências negativas à imagem da corporação após vazamento);
  • Notificação e monitoramento de perigos e riscos ou tentativas de invasão;
  • Custos de defesa (honorários judiciais) decorrentes de ação de usuários que tiveram dados vazados contra a empresa ou organização;
  • Responsabilidade por empresas terceirizadas que tenham acesso aos dados e que por erros levem ao vazamento deles.

Ainda, muitos seguros cibernéticos acompanham treinamentos para os envolvidos. Por exemplo, para os encarregados de dados, bem como para os colaboradores da empresa que tenham acesso a essas informações.

Com isso, existe um preparo para reconhecimento de iscas que podem ilustrar uma atuação criminosa, como é o caso do phishing. Igualmente, também envolve o que fazer em caso de desconfiança quanto à atuação de um terceiro.

Além disso, questões básicas de reforço da segurança desses dados também fazem parte do treinamento. 

Afinal, por mais que haja cada vez mais pessoas online, existem protocolos que podem passar despercebidos, mas não quando o seguro se aplica.

Coberturas adicionais

Enquanto isso, além das coberturas tradicionais e gerais, também é possível contratar outras adicionais. Elas são extensões que visam aumentar a segurança da empresa.

Nesse caso geralmente o cenário e a atuação da empresa indicam necessidade maior de proteção. Desse modo, adicionam-se cláusulas a parte, como as principais:

  • Extorsão na internet: caso de roubos de dados seguido de chantagem para enriquecimento ilícito do hacker;
  • Interrupção de rede: volta-se ao lucro líquido que poderia ter existido, mas que se mitigou em razão de ataques ou vazamentos que levaram à interrupção dos negócios por falha de segurança;
  • Conteúdo de mídia: refere-se aos direitos autorais eventualmente ignorados total ou parcialmente;
  • Proteção para uso da rede em home office: com ferramentas que evitam phishing, vishing e orientam para uso da rede doméstica de forma segura.

Assim, cabe ao contratante do seguro cibernético saber quais são seus riscos e pontos que precisam de reforço na segurança.

Qual é a importância do seguro cibernético para empresas?

Confira as principais vantagens em contratar um seguro contra ataques cibernéticos e vazamento de dados:

Economia

A princípio, é inegável que um seguro cibernético ajuda nas finanças do contratante. Embora exija um pagamento de mensalidade, como qualquer outro seguro, também cobre várias situações que seriam custosas.

Portanto, o valor das parcelas mensais do seguro se apresenta menor do que o das despesas que decorrem de vazamentos e outros tipos de ataques aos dados que a instituição possui, independentemente de sua natureza.

Desse modo, esse é um importante investimento que pode garantir certa economia de gastos.

Proteção da imagem da empresa

Outro ponto que revela a importância de um seguro cibernético é que ele auxilia a limitar os impactos sobre a imagem da empresa que eventualmente for vítima de vazamento de informações.

Afinal, demonstra que a empresa procurou prevenção, bem como tinha a segurança dos dados como uma de suas diretrizes máximas. Com isso, diminui o impacto negativo sobre a imagem.

Ainda, também permite demonstrar ao público que a empresa é capaz de arcar com os gastos que decorrem do vazamento de dados. Isto é, ela se antecipou aos ocorridos, ao mesmo tempo em que garantiu coberturas para qualquer tipo de evento negativo.

Por isso, o seguro também é importante nesse quesito, à medida em que ele pode cobrir despesas de manutenção da imagem.

Respeito e adequação à LGPD

Por fim, a contratação de um seguro cibernético também é importante para auxiliar na adequação à LGPD

Assim, antes de qualquer coisa, a seguradora auxiliará sua empresa a se adaptar às novas normas.

Ainda, isso também ajuda a demonstrar o respeito à lei, que prevê uma série de responsabilidades nos tratamentos de dados, bem como diante do vazamento deles, também trazendo multas e sanções. Inclusive, isso pode reduzir as chances de situações como essas, uma vez que a empresa demonstra que tomou todos os cuidados sobre os dados. 

Sendo esse respeito e cuidado indispensável para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que pode multar uma organização e até mesmo suspender suas atividades e tratamentos de dados, o seguro cibernético é um grande aliado.

Seguro cibernético: como contratar?

seguro cibernético como contratar

Depois de compreender a importância do seguro cibernético, é possível entender como ele pode ser de grande valia para evitar gastos significativos, bem como aumentar a segurança da sua empresa.

A princípio, para contratá-lo, é necessário encontrar uma corretora de seguros que o ofereça. Contudo, não apenas uma corretora, mas também uma companhia de qualidade. Portanto, vale a pena fazer pesquisas quanto à credibilidade do serviço. No entanto, você pode encontrar esses seguros online, sem sair de casa e com muito mais comodidade.

Depois de localizar os produtos que lhe interessam, é possível fazer simulações e determinar as cláusulas que podem ser úteis para a sua condição. Ainda, para saber quais são confiáveis e que podem ser um bom negócio, considere utilizar as ferramentas que tem em mãos, como Google e no Reclame Aqui, que torna possível colher informações sobre a qualidade dos serviços.

Assim, veja como é o atendimento ao consumidor, quais são as reclamações eventualmente registradas contra a seguradora e se ela resolveu a situação. 

Por fim, procure processos judiciais que eventualmente existam contra a seguradora. Isso ajudará a reunir informações que permitirão que você contrate a melhor opção possível de seguro cibernético.

Depois disso, o que resta é entender o que cada seguradora oferta e se os serviços são suficientes para as suas demandas, e se o valor correspondente é justo.

Com todos esses cuidados, a sua empresa poderá contratar o melhor seguro cibernético disponível, reforçando a sua segurança. 

Esse é um investimento que evita grandes despesas e até mesmo prejuízos para a imagem da empresa. E para contar com uma corretora de seguros confiável e experiente no mercado, consulte as soluções da Mutuus Seguros para obter maiores indicações, e um seguro confiável.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!