Publicado em 25/04/ 2022

Carga assegurada: Saiba o que é, as proteções e benefícios

Economize no Seguro de Carga

Seja você transportador ou embarcador, já conhece as condições das estradas brasileiras e os riscos que um transporte de cargas pode ter. Aliás, não apenas no transporte terrestre, mas em qualquer modal. Por causa desses riscos inerentes ao ofício de transporte, é essencial ter a carga assegurada.

O transporte de cargas envolve riscos como roubo, furto, acidentes e outros imprevistos que podem causar prejuízo. Fica clara a importância de uma boa gestão de riscos dentro da empresa, que possa garantir mais segurança ao colocar as mercadorias na estrada.

Uma das ações mais eficientes para manter a segurança no transporte é a contratação de um seguro. Ter a sua carga assegurada, seja própria ou de terceiros, garante uma indenização em casos de sinistros, o que pode fazer toda a diferença para a saúde financeira da empresa.

E não importa se você seja uma transportadora que movimenta cargas o dia inteiro, todos os dias do mês, ou um embarcador (dono da carga), que vai fazer apenas embarques esporádicos: ter a carga assegurada é importante para ambos os casos.

Com o seguro de cargas você fica protegido de danos às mercadorias transportadas. Além do mais, ter um seguro de carga não é apenas uma atitude responsável. Ter a carga assegurada é obrigatório

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue com a leitura, pois neste artigo você vai entender mais sobre o que é carga segurada, quais proteções são garantidas, quem precisa fazer o seguro, e quais são principais os benefícios da contratação.

O que é carga assegurada?

o que é uma carga assegurada

Uma carga assegurada possui um seguro que garante a cobertura das mercadorias transportadas, protegendo contra sinistros que constam na apólice. O seguro de carga é voltado, principalmente, para os transportadores e para os embarcadores.

A apólice cobre as cargas transportadas por vias terrestres, ferroviárias, aéreas ou marítimas, tanto internacionais como nacionais, seja para importação ou exportação.

Contratar um seguro de carga pode ser considerada a melhor forma de proteger as empresas de riscos no transporte.

Quais proteções são garantidas para a carga assegurada?

As proteções garantidas para a carga assegurada variam de acordo com a cobertura contratada, que podem ser coberturas básicas e adicionais.

Mas, pode-se dizer que as principais coberturas e proteções para o transportador são nos casos de:

  • Acidentes: capotamento, colisão, abalroamento, tombamentos, explosões e incêndios;
  • Avaria: vazamentos, quebras, arranhadura, derrames, amassamento, amolgamento, quedas e outros eventos;
  • Roubo ou furto durante o transporte e desaparecimento total da carga com o veículo;
  • Limpeza da pista ou do acostamento, remoção ou contenção de resíduos ou mercadorias, desinfecção do compartimento de carga e destinação correta de resíduos.

Outras coberturas podem ser adicionadas à apólice, como a responsabilidade civil ambiental e seguro de vida para motoristas, por exemplo. Isso aumenta o grau de proteção à carga, e depende de fatores como características dos produtos transportados e rota de transporte.

As coberturas mais comuns são:

  • Cobertura Básica Ampla A – protege contra danos ocasionados por fatores externos e contra despesas com a recuperação da carga;
  • Cobertura Básica Restrita B – protege a carga contra a entrada de água no veículo, no local de armazenamento ou no contêiner em casos de terremotos, desmoronamento, inundações e transbordamento durante viagens terrestres e em casos de queda de objetos sobre o veículo;
  • Cobertura Básica Restrita C – protege a carga contra incêndios, explosões e raios, tombamento, capotagem, colisões, descarrilamento, cargas lançadas ao mar, perda total em operações de carga e descarga marítima, encalhe ou naufrágio.

As coberturas Ampla A, Restrita B e Restrita C são obrigatórias para a carga assegurada. Além delas, ainda é possível contratar coberturas adicionais para aumentar a proteção no transporte, que são opcionais. As principais coberturas adicionais são:

  • Fretes;
  • Lucros esperados;
  • Despesas;
  • Tributos de mercadorias importadas ou exportadas;
  • Embarques em navios em viagens nacionais;
  • Embarques aéreos sem valor declarado;
  • Mercadorias em devolução ou redespachadas;
  • Destruição;
  • Benefícios internos;
  • Riscos de quebras;
  • Extravios;
  • Mercadorias transportadas em veículos do segurado;
  • Extensão de cobertura e abertura de volumes;
  • Riscos de guerra para embarques aéreos ou aquaviários;
  • Prorrogação de prazo de duração de riscos;
  • Riscos de greve;
  • Transbordo e desvio de rota;
  • Classificação de navios em viagens internacionais.

As coberturas adicionais podem ser de diversos tipos e dependem de cada caso. Quem vai ajudar você a decidir quais coberturas são mais adequadas para cada caso é a corretora de seguros.

Seguro de carga

Quem precisa assegurar a carga com apólice de seguro?

O seguro de carga pode ser contratado por transportadores ou por embarcadores. Porém, cada tipo de seguro tem papéis distintos.

No caso dos embarcadores (proprietários da mercadoria), os seguros são:

  • Seguro de Transporte Nacional: é obrigatório por lei, protege o embarcador de riscos no transporte das mercadorias. Garante o recebimento da indenização em caso de perdas e danos durante a viagem, desde que dentro do território nacional;
  • Seguro de Transporte Internacional: não é um seguro obrigatório e protege as mercadorias durante viagens internacionais.

No caso dos transportadores, responsáveis pela movimentação da carga, o seguro tem o objetivo de proteger a empresa. Ou seja, se acontecer algum dano com mercadorias de terceiros, a seguradora vai cobrir as despesas com o ressarcimento ao dono da carga.

Essa é uma garantia extremamente importante, pois o custo das mercadorias e o pagamento da indenização pode ocasionar uma quebra de caixa – e até mesmo a falência da empresa.

Os seguros que podem ser contratados pelo transportador são:

Qual é o benefício de ter a carga assegurada no transporte?

benefício da carga assegurada

No transporte de mercadorias, não importa o modal, sempre existem diversos riscos: muitas situações que podem causar perda ou avaria dos produtos transportados. Ter a carga assegurada é o que elimina ou, pelo menos, ameniza as perdas financeiras sofridas em caso de sinistro.

Além disso, alguns tipos de seguro de carga são obrigatórios e, por isso, não ter a carga assegurada significa o descumprimento das legislações e requisitos legais, conforme o Comunicado nº 001/2018, da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. 

Ter a carga assegurada garante proteção, tanto dos transportadores como dos embarcadores, e traz mais segurança financeira para as empresas. Em casos de perda de carga, essa proteção pode ser um fator decisivo.

Assegure sua carga com a corretora Mutuus Seguros

assegure sua carga com a Mutuus

Se você é um transportador ou um embarcador, precisa proteger as mercadorias transportadas dos inúmeros riscos que podem comprometer a carga. Para contratar o seu seguro, a primeira etapa é entrar em contato com uma corretora de seguros de confiança.

A corretora de seguros vai ajudar você a definir qual a melhor forma de ter a sua carga assegurada, aliando as coberturas que fazem mais sentido para cada caso, com os melhores preços do mercado. A Mutuus é uma corretora que tem parceria com as melhores seguradoras do Brasil. Por isso, na Mutuus você vai encontrar um seguro sob medida para o seu negócio – e para o seu bolso.

Entre em contato com a Mutuus Seguros e converse com um dos nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas antes da contratação do seguro.

É muito fácil ter uma cotação do seu seguro de carga. Basta preencher o formulário online com as informações solicitadas para que possamos identificar as necessidades e o perfil da sua empresa e, com isso, indicar a apólice ideal para seu caso.

Lembre-se de que toda informação é relevante para encontrar a melhor cobertura. Por isso, ao preencher o formulário ou cotar o seguro de carga, seja sincero. Dessa forma você irá obter o valor e a apólice ideal, aquele que você realmente precisa.

Carga assegurada: Conclusão

Agora você já sabe como funciona a carga segurada e a sua importância, principalmente no quesito de seguridade do caixa da sua empresa. Além claro, de estar trabalhando de forma legal perante a legislação, evitando multas desnecessárias.

Se você tem uma empresa de transportes de cargas ou é embarcador, não pode deixar de contar com a contratação do seguro para transporte de cargas, independente do meio que sua empresa utiliza para realizar a movimentação das mercadorias.

Além dos transportadores e embarcadores, o seguro de cargas é fundamental também para os profissionais autônomos e empresas especializadas, pois a contratação do seguro irá garantir a segurança e proteção contra as despesas em casos de sinistros relacionados ao transporte dos bens e mercadorias.

Aqui na Mutuus você pode tirar suas dúvidas de forma totalmente facilitada e 100% online, sem precisar sair do seu escritório. Além disso, no mesmo dia já tem informações sobre o tipo da apólice ideal e o orçamento para ter sua carga assegurada.

Você com certeza já entendeu a importância do seguro, agora basta escolher quais coberturas são as mais indicadas para você e sua empresa, realizar a cotação do seguro e realizar a contratação. Desta forma, sua empresa estará protegida – e você, tranquilo.

Tenha mais segurança com seguro de carga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tags

Compartilhe este conteúdo
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Posts Relacionados

Continue aprendendo
com os
melhores

Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​