Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro Responsabilidade Civil: Tudo que você precisa saber sobre

13min. leitura
Revisado em 05 fev 2024

Todos estamos sujeitos à responsabilidade civil perante nossas ações, visto que todos somos suscetíveis a cometer ou sofrer algum tipo de dano. Caso aconteça esse tipo de situação, poderá você – se determinado por lei – à reparação dos danos, sejam estes pessoais, morais ou materiais. 

Em suma, o seguro de responsabilidade civil, garante ao segurado a proteção contra indenizações a que for obrigado a efetuar, a subterfúgio de reparação, seja por decisão judicial, de juízo arbitral, administrativa ou por acordo com os terceiros, mediante a anuência da sociedade seguradora. 

As situações de reparação estão definidas nos artigos 186, 187, 927, 932 e 942 do Código Civil Brasileiro. Vale lembrar que segundo o CCB, não configuram atos ilícitos aqueles praticados em legítima defesa. 

No artigo de hoje, trataremos sobre o tema, aprofundando o conceito de responsabilidade civil e como funcionam os seguros e apólices dessa modalidade. Uma vez que, o seguro de responsabilidade civil é essencial para a continuidade dos seus negócios. Continue lendo e aprenda mais sobre!

O que é o seguro de responsabilidade civil?

Vamos iniciar entendendo sobre o termo Responsabilidade Civil, que representa o dever que o autor tem de compensar o dano causado a outra pessoa, por algum ato que ele tenha praticado. Trata-se de um Direito Obrigacional, ou seja, onde o autor do dano tem por obrigação de fato corrigir suas ações. 

A responsabilidade civil está atrelada tanto a pessoas físicas quanto jurídicas, e estas devem, em casos de dados à terceiros decorrentes de atos ilícitos, negligência, ofensa, violação de direitos ou omissão, repará-los. A contratação deste seguro pode ser individual, ou ainda, como uma cobertura adicional a outro plano de pacote mais abrangente.

Segundo a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, o seguro de responsabilidade civil também é conhecido como Seguro de RC, sendo que cada seguradora estabelece seus produtos conforme sua aptidão a certos tipos de riscos ou interesse econômico, podendo escolher sua área de atuação. 

Independente da situação, o seguro de responsabilidade civil garante ao segurado até o limite máximo contratado junto à seguradora. Em suma,  o objetivo principal desta modalidade de seguro é garantir segurança e tranquilidade financeira ao segurado no caso de imprevistos que envolvam outras pessoas. 

Qual a diferença entre responsabilidade penal e responsabilidade civil?

Na esfera jurídica, o termo ‘responsabilidade’ está vinculado à obrigação de compensação ou restituição de algo que foi retirado de alguém. Contudo, há distinção entre os termos responsabilidade penal e civil.

Em suma, numa mesma ação podem estar presentes os dois tipos de responsabilidade. No caso de uma colisão veicular, por exemplo, no qual o responsável da ação provoca danos ao veículo, além de causar ferimentos aos envolvidos. 

Porém, as condições das duas infrações são diferentes. Na responsabilidade civil, o interesse tutelado é privado, portanto, cabe ao prejudicado requerer a reparação do dano causado. Enquanto que, na responsabilidade penal, o autor infringe uma norma de direito público, sendo o lesado a sociedade. 

Quais são os tipos de responsabilidade civil?

Compreendidos os aspectos gerais sobre o tema, é hora de conhecer os diferentes tipos de responsabilidade civil. São as tipologias que definem a omissão ou ação que gerou o dano e onde ela se enquadra, sendo que, podem ser definidas em função da natureza ou da culpa. Veja na sequência: 

Responsabilidade civil subjetiva

A responsabilidade civil subjetiva acontece quando o agente causador do dano tem culpa ou dolo em relação ao prejuízo causado. Em síntese, a conduta precisa ter ocorrido de forma consciente, imprudente ou negligente, atribuindo-o à responsabilidade.

Este por muito tempo foi o conceito clássico de responsabilidade civil. Entretanto, com a evolução das tecnologias, o cenário foi alterado e essa necessidade estendeu-se para além da culpa.

Responsabilidade objetiva

A caracterização neste caso acontece quando a pessoa causadora do dano não realizou a ação de modo culposo ou doloso. Então, conforme a legislação, a responsabilidade civil independe da intenção do ato, bastando que ele aconteça e que haja um indivíduo prejudicado. Por consequência, não há necessidade comprovadora de culpa. 

Responsabilidade civil extracontratual ou aquiliana

Nesta situação, a responsabilidade civil é baseada em obrigações derivadas da lei ou do ordenamento jurídico, onde não são violadas as cláusulas previstas em um contrato, não havendo, inclusive, relação entre o agente e a vítima. 

O objetivo neste caso é, reparar os danos relacionados à violação dos deveres gerais, em respeito a pessoa e bens alheios. Costuma ser chamado também de responsabilidade stricto sensu ou responsabilidade civil geral.

Responsabilidade civil contratual

No que tange à natureza do dever violado, essa modalidade de responsabilidade civil, possui dano causado em decorrência do que está determinado em contrato ou negócio jurídico unilateral.  

Em suma, se duas pessoas celebram um contrato, ambas tornam-se responsáveis por cumprir as obrigações nele acordadas. Caso não o fizerem, aquele que feriu as cláusulas, terá que indenizar a outra parte que foi  prejudicada pelo não cumprimento do que foi tratado.

Quais são os requisitos da responsabilidade civil?

Conhecer mais a fundo o que gera uma ação sobre responsabilidade civil é fundamental para evitar situações indesejadas. Confira na sequência alguns elementos caracterizantes:

  • Prejuízo ou dano: é um agravo de interesse jurídico, material ou moral. É necessário ainda estar presente à convicção do dano. 
  • Conduta ou ato humano: pode ser um ato ou omissão, que precisa ser voluntária, no sentido de existir consciência da ação cometida.
  • Nexo de causalidade: vínculo que une a conduta humana ao seu efeito danoso.

Quanto à culpa, esta não é considerada como pressuposto geral da responsabilidade civil, mas sim como um elemento acidental. A conduta deve ser voluntária, porém, a vontade de provocar o prejuízo, pode ou não estar presente. 

Porque contratar um seguro de responsabilidade civil?

A consciência das pessoas sobre seus direitos vem aumentando consistentemente nos últimos anos, ao passo que o dever jurídico evolui. Por conta disso, a reparação dos danos causados a outra pessoa vem aumentando gradativamente.

É de suma importância, portanto, estar informado sobre o assunto, a fim de, reconhecer se você possui algum direito ou dever. Além de, compreender quais situações podem prejudicar o outro, para evitar ou prevenir perdas no caso da responsabilidade civil incidir sobre você ou sua empresa.

Contratar o seguro de responsabilidade civil, lhe garante segurança e garantia da contratação de um produto sob medida, com as soluções completas para seu negócio. A contratação pode ser realizada de forma simples, rápida e 100% online. Você consegue personalização e agilidade no processo de subscrição.

Além disso, contar com uma equipe com vasta experiência e conhecimento sobre o assunto, lhe garante maior tranquilidade e segurança. 

Nossa empresa foca em oferecer a melhor experiência ao cliente, atendendo pequenas, médias e grandes empresas. 

O que cobre o seguro de responsabilidade civil?

A cobertura do seguro de responsabilidade civil varia de acordo com a modalidade – geral, profissional, obras, transportes, executivos, ambiental, entre outras. Mas de forma geral, visa resguardar danos e proteger o patrimônio pessoal ou empresarial, amparando aquele ou aquilo que estiver sendo segurado relativo a danos causados por terceiros.

Você pode conferir a seguir quais as proteções mais comuns que você encontrará:

  • Prestação de serviços em locais de terceiros;
  • Danos morais;
  • Empregadores;
  • Operações – diversas atividades (comerciais ou industriais);
  • Produtos comercializados no Brasil ou no exterior;
  • Poluição súbita – seguro ambiental;
  • Anúncios e antenas;
  • Shopping centers;
  • Concessionárias de água, saneamento e rodovias;
  • Eventos e exposições (seguro RC eventos);
  • Empresas de geração e transmissão de energia;
  • Retirada de produtos do mercado (recall).
  • Guarda de embarcações;
  • Prestação de serviços em locais de terceiros;
  • Auditórios;
  • Clubes;
  • Hotéis e restaurantes;
  • Estabelecimentos de ensino;
  • Condomínios;
  • Movimentação de cargas.

Confira os excludentes da responsabilidade civil

Do mesmo modo que existem pressupostos da responsabilidade civil, também existem os excludentes. Em suma, são situações que inadmitem a sua existência, ou seja, excluem o dever de indenização.

Os seguintes casos são observados, quando se diz respeito à responsabilidade subjetiva:

Exercício regular do direito

Quando o autor causa danos estando dentro do limites do seu regulador direito e considera estar agindo de forma oportuna e conveniente.

Legítima defesa

Acontece quando se age ou repele um mal injusto, iminente ou atual, que possa oferecer risco à própria pessoa.

Estrito cumprimento do dever legal

Configura-se quando o autor age dentro dos limites impostos pela lei e a conduta que provocou o dano é considerada lícita.

Estado de necessidade

O agente age amparado pelo estado de necessidade quando pratica algum ato para salvar direito próprio ou alheio.

Existem ainda alguns excludentes que valem para a responsabilidade objetiva ou subjetiva. Confira:

Caso fortuito ou força maior

Quando há um rompimento da ligação entre o agente e dano decorrente de sua conduta. Relacionado a eventos que independem das partes envolvidas ou que sejam imprevisíveis, como por exemplo, guerras, rebeliões e greves. Ou ainda, que sejam previsíveis, mas inevitáveis, como desastres naturais.

Culpa exclusiva da vítima

Neste caso, o agente do dano fica isento, pois o fato teria acontecido independentemente da sua contribuição. Ou então, quando não há como responsabilizá-lo, uma vez que, não se poderia evitar ou prever o ocorrido.

Fato de terceiro

Decorrente quando um terceiro, que não é a vítima nem o agente, é quem de fato causou o dano, que é inevitável e imprevisível, não podendo ser a responsabilidade atrelada ao autor.

Quem faz o seguro de responsabilidade civil?

O seguro de responsabilidade civil é uma das proteções mais importantes para empresas e colaboradores, onde as atividades ali desenvolvidas estão expostas a riscos, acidentes e imprevistos, que podem ocorrer em todos os lugares, mas que, com o envolvimento de terceiros pode complicar o acontecimento.

Envolve inclusive, penalidades, multas e processos judiciais em busca da reparação do dano causado, seja financeira, física ou moral.

É dever do profissional ou da companhia envolvida assumir a responsabilidade sobre o ato ocorrido e disponibilizar o devido suporte à vítima. Contudo, isso pode impactar significativamente no orçamento ou planejamento empresarial. Dessa forma, contratar um seguro de responsabilidade civil evitará que você tenha prejuízos consideráveis.

Compreendendo a importância disso e buscando lhe oferecer os melhores planos e suporte, nós da Mutuus, contamos com uma equipe especializada e pronta para lhe atender. Garantindo que sua empresa fique segurada pelas melhores coberturas do seguro de responsabilidade civil.

Qual é a melhor seguradora de seguro de responsabilidade civil?

Empresas e consumidores estão cada vez mais exigentes, aumentando a responsabilidade das organizações e todas as suas operações. Bem como, sobre seus serviços prestados, instalações próprias, produtos vendidos e ainda, sob seus funcionários.

É fundamental que ao contratar o seguro de responsabilidade civil, o segurado forneça à seguradora as informações corretas e verdadeiras, uma vez que, pressupõe-se a honestidade por parte do contratante. Dessa forma, é possível realizar a elaboração da proposta, bem como, a reclamação dos sinistros em conformidade.

Contudo, fornecer qualquer tipo de informação falsa, tornará inválida a cobertura da apólice. 

Para que não haja dúvidas, na apólice deve constar, da forma mais detalhada possível, todas as obrigações e restrições de direito do tomador (segurado).

Em contrapartida, a proposta do seguro precisa estar bem clara para o segurado, sendo que quaisquer dúvidas contratuais devem ser esclarecidas. É fundamental nesse momento, escolher uma corretora de seguros confiável, que seja transparente e, de fato, lhe forneça as melhores opções do mercado e todas as informações relevantes na contratação. 

Quem pode contratar um seguro de responsabilidade civil?

Geralmente este seguro é contratado por pessoa jurídica, mas pode também ser adquirido por pessoas físicas. Em suma, pode ser contratado por indústrias, comércios, prestadores de serviços ou de maneira individual e pessoal.

São oferecidos seguros específicos para:

Operações comerciais, industriais e serviços

O seguro de responsabilidade civil possui amplas coberturas e aceitação para as mais diversas atividades, sem contar com a proteção necessária no caso de danos materiais e/ou corporais causados a terceiros. 

A cobertura básica neste caso cobre:

  • Danos corporais;
  • Danos materiais;

Já as coberturas adicionais – que não podem ser contratadas isoladamente – são:

  • Danos morais e/ou estéticos;
  • Lucros cessantes em decorrência de RC;
  • RC empregador;
  • Responsabilidade civil produtos nacionais;
  • Erro de plano, desenho ou projeto;
  • Retirada de produto por recall;

Prestadores de serviço em locais de terceiros

Nesta modalidade de seguro de responsabilidade civil, o seguro prevê o reembolso por danos corporais ou materiais, ocorridos durante o serviço prestado pela empresa contratada.

As coberturas básicas são:

  • Por danos materiais;
  • Por danos corporais;

Enquanto as coberturas adicionais, são:

  • Danos morais e estéticos;
  • Responsabilidade civil empregador;
  • Responsabilidade civil – riscos contingentes: veículos terrestre motorizados;
  • Objetos pessoais de empregados sob a guarda do segurado;

Operações de vigilância 

Nesta modalidade o seguro de responsabilidade civil possui coberturas para sua empresa de vigilância, para que ela exerça suas atividades com mais tranquilidade.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

A coberturas básicas podem ser conferidas na sequência:

  • Ampara danos materiais;
  • Ampara danos corporais;

Já no caso das coberturas adicionais:

  • Danos morais e/ou estéticos;
  • Responsabilidade civil empregador;
  • Responsabilidade civil – riscos contingentes: veículos terrestres motorizados;

Empresas de engenharia, reforma, construção e serviços de montagem

A execução de obras e serviços na construção civil são pautadas por riscos mais elevados, causando danos às pessoas e prejuízo à empresa em casos de incidentes. Nesta modalidade as coberturas básicas, geralmente são:

  • Cobertura de danos materiais;
  • Cobertura de danos corporais;

No caso das coberturas adicionais:

  • Danos morais e estéticos;
  • Erros de projeto;
  • Lucros cessantes em decorrência de responsabilidade civil;
  • Objetos pessoais de empregados sob a guarda do segurado;
  • Danos materiais causados ao proprietário da obra;
  • Derramamento, infiltração e descarga de água;
  • Responsabilidade civil cruzada;
  • Responsabilidade civil – risco contingentes: veículos terrestres motorizados;

Para usufruir do seguro de responsabilidade civil, o segurado deverá contratar o serviço, arcar com o pagamento do valor determinado, nas datas estipuladas e manter o repasse em dia. Deve comunicar à seguradora toda e qualquer reparação de danos que tenha causado à terceiros. 

Contratando essa modalidade, o segurado conta ainda com a proteção do próprio patrimônio contra danos e perdas decorrentes da obrigatoriedade de ressarcir financeiramente a outra pessoa. 

Como contratar o seguro de responsabilidade civil?

A contratação do seguro de responsabilidade civil se dá de forma semelhante à contratação de qualquer outra apólice de seguro. Deve ser contratado diretamente através de uma corretora de seguros de sua confiança.

Lembre-se sempre de checar se a corretora está registrada na Superintendência de Seguro Privados – SUSEP, e realizar a checagem se ela realmente atende às suas necessidades.

Confira mais modalidades do seguro de responsabilidade civil

O seguro de responsabilidade civil conta com diversas modalidades, úteis aos mais diversos modelos de negócio. Confira abaixo quais são elas:

Seguro de Responsabilidade Civil Geral 

O Seguro de Responsabilidade Civil Geral garante proteção geral em condições de danos morais, corporais ou materiais, cobrindo despesas e custos decorrentes dos riscos pré-definidos na apólice do seguro.

Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental

O Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental é destinado à proteção das empresas contra prejuízos causados por danos ambientais.

Seguro de Responsabilidade Civil Produtos

O Seguro de Responsabilidade Civil Produtos é direcionado à proteção de empresas contra danos causados por falha nos produtos distribuídos no mercado.

Seguro de Responsabilidade Civil Empregador

O Seguro de Responsabilidade Civil Empregador é voltado especificamente aos colaboradores da empresa em caso de acidentes.

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é destinado a proteger os profissionais contra falhas decorrentes do exercício da profissão, como contadores, advogados, terceirizados, telecomunicações.

Seguro de Responsabilidade Civil Obras

O Seguro de Responsabilidade Civil Obras assegura proteção da empresa, empreiteira ou construtora, uma vez que é voltado para projetos de engenharia e obras. Garante a proteção no caso de problemas decorrentes de obras civis, reformas, serviços de instalação, máquinas montagem e desmontagem de qualquer tipo e demais.

Seguro de Responsabilidade Civil D&O 

Voltado para a proteção de executivos, diretores e gestores de empresas em geral. Atua especificamente em situações de reclamações de terceiros por ações de gestão ou decorrentes de falhas administrativas.

Seguro de Responsabilidade Civil Crimes Cibernéticos 

Destinado especificamente à segurança da informação dentro das organizações, favorecendo os processos decorrentes de ataques virtuais e vulnerabilidade.

Seguro de Responsabilidade Civil na Prática de Esportes

Assegura a proteção de danos materiais ou por lesão causado a terceiros durante a prática de atividades esportivas, desde que relacionadas nas condições gerais do contrato. Com essa garantia você consegue se responsabilizar sem maiores custos com despesas em decorrência de reparos ou tratamento do indivíduo lesado. 

Seguro de Responsabilidade Civil Familiar

Esta cobertura conta com a proteção referente a incidentes adversos ocasionados, como por exemplo, por ataque de um cão a um terceiro. Nestes casos, o seguro de responsabilidade civil cobre o tratamento dos ferimentos infligidos por seu animal de estimação. Reembolsando despesas médicas, hospitalares e com medicamentos.

Seguro de Responsabilidade civil Empregados Domésticos

Garante a indenização aos empregados domésticos e babás, inclusive em casos de morte ou invalidez permanente, decorrentes de acidentes sofridos durante o período de trabalho.

Seguro Responsabilidade Civil Prestação de Serviços

Esta cobertura do Seguro de Responsabilidade Civil Prestação de Serviços cobre a responsabilização do segurado referente ao fornecimento de serviços em casos de:

  • Acidentes;
  • Queda, lançamento ou deslocamento de objetos;
  • Incêndio e/ou explosão;
  • Atos de vandalismo;
  • Despesas de defesa judicial no foro cível;
  • Ações emergenciais;

Como fazer um seguro de responsabilidade civil?

O processo para realizar a contratação do seguro de responsabilidade civil é simples e pode ser realizado em poucas etapas.

A análise varia de acordo com a empresa escolhida, mas de maneira geral, existem alguns passos básicos que podem lhe auxiliar nesse processo.

Confira abaixo o que você precisa fazer para adquirir uma apólice de maneira diligente:

Identifique suas necessidades

O primeiro passo, antes de realizar a contratação do seguro de responsabilidade civil, é identificar as suas necessidades e da sua empresa, além dos riscos associados às atividades que você exerce.

É importante considerar o tipo de serviço que você presta, o volume de negócios realizados, o tipo de cliente que atende e outros fatores que possam afetar sua exposição a risco. Assim, será possível encontrar as cláusulas e atendimento ideais para oferecer mais tranquilidade no seu planejamento.

Sem entender as suas necessidades, você pode ter dificuldade de entender qual o tamanho da reserva indicada para seu caso.

Procure uma seguradora especializada

Após compreender suas atividades e o tipo de proteção que elas demandam, o próximo passo é procurar por uma seguradora especializada nesse tipo de cobertura.

Pesquise nesta fase por empresas que oferecem a apólice ideal e verifique a reputação da empresa no mercado, além das opções de cobertura que ela oferece e condições do contrato.

Essa é uma das principais etapas, pois a empresa irá assumir a mediação de contato com outros elementos e com a indenização no caso de sinistros.

Solicite uma cotação

Identificada e escolhida a companhia de sua preferência, entre em contato e realize a solicitação da cotação do seguro de responsabilidade civil. 

Seja o mais transparente possível e forneça informações detalhadas sobre seus dados ou da sua empresa e da sua atividade profissional, para que seja possível obter uma cotação personalizada e precisa. 

Atualmente, esse processo pode ser realizado pela internet, de forma 100% online, simplificando o contato inicial e agilizando as negociações. 

Contudo, o procedimento pode variar em cada companhia. Nesse caso, confirme com a seguradora qual a melhor forma de solicitar uma avaliação. 

Analise as opções de cobertura e limites de indenização

Na subsequência, o próximo passo é analisar as opções de cobertura oferecidas pela seguradora e os limites de indenização para cada tipo de sinistro do seguro de responsabilidade civil. 

Fique atento às cláusulas que melhor atendem às suas necessidades e da sua empresa, lembrando-se de verificar se os limites de indenização são adequados para proteger você e seu negócio. 

A definição destes processos irá definir outros detalhes em seguida, como o valor a ser pago de mensalidade e a prioridade para solicitação em caso de danos a terceiros. 

Faça essa análise com cuidado e responsabilidade, a fim de, definir o melhor e mais interessante pacote, que lhe oferecerá toda segurança que você está buscando. 

Avalie os termos e condições da apólice

Antes de assinar o contrato da apólice do seguro, leia atentamente as condições e termos impostos. Garanta o completo entendimento das cláusulas, bem como, suas exclusões, além das obrigações e responsabilidades de ambas as partes.

De outra maneira, o acionamento da apólice poderá sofrer riscos e não atender suas necessidades no futuro. De preferência para uma apresentação simples de entender, com coberturas que atendam seu perfil e que sejam amplas. 

Pague o prêmio

Por fim, com todo trâmite de análise e contratação finalizados, você deve revisar e concordar com os termos e condições para começar a pagar o prêmio. 

Confira as opções de pagamento oferecidas pela seguradora e escolha a que faz mais sentido para você e que condiz com seu orçamento. 

As seguradoras trabalham de forma independente e distintas, especialmente no âmbito de modalidades que elas atendem e na forma de recebimento das mensalidades. Por isso, é importante negociar as condições de forma clara e benéfica para ambas as partes, para que você e/ou sua empresa estejam protegidos.

Não esqueça que deixar de pagar o prêmio pode inativar as coberturas, impedindo, inclusive, o recebimento das indenizações no caso da ocorrência de sinistros. Por último, lembre-se de confirmar os canais de suporte e consultoria, pois caso ocorra algum acidente, é fundamental saber com que discutir os próximos passos. 

Quanto custa um seguro de responsabilidade civil?

Diversos fatores são analisados para realizar o cálculo do custo de um seguro de responsabilidade civil. Além dos dados da pessoa e empresa, varia de acordo com as coberturas contratadas.

Alguns critérios influenciam diretamente no valor, como:

  • Porte da empresa;
  • Volume de serviços prestados;
  • Atividades prestadas;
  • Dados pessoais no caso de contratação para pessoa física;

A escolha da cobertura também influencia diretamente no montante total, já que o prêmio costuma ser baseado nas indenizações escolhidas para reserva.

Em suma, para obter uma cotação personalizada e precisa para o seguro de responsabilidade civil, é preciso fornecer informações mais detalhadas. No caso de empresas algumas delas são elas:

  • Receita anual;
  • Histórico de sinistros;
  • Tipo de serviços prestados;
  • Localização;
  • Público atendido;

No caso empresarial, o capital da empresa e as proteções escolhidas também afetam o valor do seguro de responsabilidade civil. De forma geral, quanto maior a cobertura e o limite de indenização, maior o valor da parcela. 

Vale ressaltar, por fim, que o valor do pagamento mensal é uma parte do custo total do seguro, sendo importante considerar o valor da franquia e quaisquer outros custos associados, como impostos e taxas administrativas. 

Como contratar o seguro de responsabilidade civil?

Como vimos, o seguro de responsabilidade civil beneficia as empresas nas mais diversas vertentes. 

Em suma, podemos dizer que resguarda pessoas e empresas em caso de situações inesperadas de danos ou prejuízos causados a terceiros. Sejam os afetados, os diretores e gestores ou os colaboradores.

O seguro de responsabilidade civil atua como uma medida protetiva, garantindo segurança e tranquilidade no ambiente de trabalho a todos os envolvidos com as atividades empresariais. Assegurando ainda a parte financeira da empresa em casos de ações judiciais.

Analisando tudo isso, está claro e podemos concluir que, para proteger sua empresa e patrimônio, o que realmente importa é investir em um seguro de responsabilidade civil.

O seguro de responsabilidade civil da Mutuus é ideal para proteger seu negócio e suas operações. Possuímos coberturas diversas para as mais diversas atividades. Nossas apólices são adaptadas para cada exposição, fornecendo a cobertura mais adequada.

Se tiver mais dúvidas, nos escreva nos comentários.

 Para realizar a cotação com um de nossos especialistas, basta clicar no botão abaixo.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!