Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro RC hangar: entenda tudo sobre essa cobertura para hangares

10min. leitura
Revisado em 20 fev 2024

Imagine que você é um gestor de hangar. Um dia, enquanto fazia a manutenção da aeronave de um cliente, você arranhou acidentalmente a asa dela. Os reparos podem custar caro, mas o prejuízo é minimizado caso exista um seguro RC Hangar.

Quer dizer, acidentes na aeronave costumam tornar o voo inseguro por afetar como o avião se move no ar. Então, para corrigir os problemas, são necessários reparos especiais usando materiais específicos.

Essa correção é cara e você pode não conseguir arcar 100% com elas, principalmente repentinamente. Assim, ao contratar o RC Hangar, os custos de reparo são cobertos, diminuindo os impactos financeiros, caso algo aconteça às aeronaves sob sua responsabilidade.

Então, quer entender mais sobre o funcionamento do Seguro de Responsabilidade Civil de Hangares? Continue a leitura e, em até 10 minutos, tire as suas principais dúvidas!

O que é RC hangar?

O RC Hangar é um tipo de seguro que protege aeronaves de um hangar contra danos materiais e corporais causados a terceiros. Quer dizer, se as aeronaves ficam sob a sua responsabilidade para manutenção, reparo e armazenamento, é preciso garantir que elas estejam seguras. 

Logo, caso ocorra algum dano coberto pela apólice contratada, você não precisa pagar por ele. Isso porque o seguro RC Hangar assume a responsabilidade financeira de reparação.

Além das aeronaves, o seguro RC Hangar cobre os sistemas de propulsão, peças e equipamentos. Para isso, a regra é que esses itens estejam instalados nas aeronaves ou provisoriamente retirados para conserto e manutenção. Porém, é preciso que esses serviços citados ocorram no local definido na apólice.

Como funciona o seguro RC hangar?

O seguro RC Hangar funciona protegendo o segurado contra responsabilidades financeiras de danos materiais e/ou corporais causados a terceiros no hangar. Saiba mais!

Proteção ampla

O seguro RC Hangar oferece uma proteção ampla para o segurado, cobrindo danos materiais e/ou corporais causados a terceiros no hangar. Isso inclui danos que aparecem em diversas atividades, como manutenção, reparo e armazenamento de aeronaves.

Responsabilidade financeira

Se ocorrer um acidente que cause danos a uma aeronave de terceiros, o seguro RC Hangar protege o segurado contra possíveis responsabilidades financeiras. É o caso dos custos para reparar ou substituir a aeronave danificada.

Condições de cobertura

Para o seguro entrar em ação, é importante seguir todas as regras do contrato. Isso inclui entender bem o que está coberto pelo seguro, chamado de “Risco Coberto”.

Reparação e despesas emergenciais

Além de pagar pelo conserto da aeronave danificada, o seguro pode ajudar a cobrir as despesas emergenciais que o segurado teve. Estas podem ter surgido para tentar evitar ou reduzir os danos causados.

Limites de indenização

O valor de indenização representa o máximo que será pago ou reembolsado em caso de sinistro. O valor exato é definido no contrato e varia conforme as condições da apólice.

Base de ocorrência

No seguro RC Hangar, a indenização é acionada quando ocorrem danos enquanto a apólice está válida. Para receber essa indenização, o segurado precisa fazer o pedido nos prazos definidos pela apólice ou pelas leis aplicáveis.

1º Risco Absoluto

Geralmente, o seguro é contratado na modalidade de 1º Risco Absoluto. Isso significa que a indenização é determinada com base nos custos específicos dos danos cobertos, independentemente do valor total dos bens segurados.

Para quem é o seguro de responsabilidade civil hangar?

O Seguro de Responsabilidade Civil Hangar é para os proprietários ou operadores de hangares que alugam ou cedem espaço para aeronaves de terceiros. 

Entretanto, o seguro não cobre danos às próprias aeronaves do dono do hangar. Logo, se a intenção for essa, é indicado contratar o Seguro Casco Aeronave, que protege a aeronave contra colisões, incêndios, roubos e outros riscos.

Por que contratar o seguro RC hangar?

Contratar o seguro RC Hangar oferece proteção financeira, tranquilidade e segurança para você e sua empresa. Entenda!

Proteção financeira

A contratação deste tipo de seguro evita que você arque com altos custos de reparo ou indenização em caso de danos a terceiros no hangar. Afinal, lidar com despesas altas e repentinas pode descontrolar o orçamento de qualquer corporação e comprometer a estabilidade financeira.

Tranquilidade

Contratar o seguro RC Hangar proporciona tranquilidade financeira. Então, você conduz suas operações menos preocupado com possíveis prejuízos financeiros causados por acidentes. 

Isso é importante para traçar metas mais ambiciosas para o negócio. Por exemplo, investir em novas tecnologias, expandir as instalações, contratar mais funcionários ou desenvolver novos produtos e serviços.

E, claro, conseguir tranquilidade financeira é fundamental para ter uma relação mais saudável com o trabalho, relaxar e aproveitar o tempo com quem ama. Até porque ter a mente tranquila em relação às finanças facilita isso.

Ajuda a cumprir obrigações legais, garantindo que você lide com possíveis reclamações ou processos judiciais de danos no hangar. Isso é essencial para construir uma boa reputação profissional e manter a confiança dos clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

Segurança do negócio

Protege o seu patrimônio e a reputação da empresa, garantindo que você continue suas operações sem interrupções significativas em caso de incidentes. Afinal, cobrir totalmente os reparos de danos materiais e corporais pode ser financeiramente desafiador.

Transferência de risco

Transfere a responsabilidade financeira pelos danos para a seguradora. Ou seja, você não precisa se preocupar em cobrir os custos sozinho em caso de sinistro. 

Isso dispensa a necessidade de fazer inúmeros cálculos e cortes em outras áreas para compensar os gastos inesperados. Em outras palavras, se torna muito mais fácil manter a sua estabilidade financeira e focar nas atividades principais da sua empresa.

O que cobre o seguro RC hangar?

O seguro RC Hangar é dividido em coberturas básicas e adicionais/particulares. A seguir, confira mais detalhes sobre cada uma!

Coberturas básicas

A cobertura básica do seguro RC Hangar é obrigatória. Ela protege contra danos corporais e materiais causados a terceiros em 3 áreas específicas. Acompanhe!

Danos em instalações aeronáuticas

Isso inclui danos ocorridos dentro ou perto das instalações aeronáuticas por serviços prestados pelo segurado. Outra possibilidade de cobertura é para danos ocorridos durante qualquer trabalho relacionado às operações definidas na apólice.

Danos em aeronaves de terceiros

Cobertura para perdas e danos causados a aeronaves ou equipamentos aeronáuticos que não pertencem ao segurado. Para isso, a regra é que eles estejam sob a guarda, custódia ou controle no solo do segurado, durante manutenção ou prestação de serviços.

Responsabilidade civil de produtos

Esta seção cobre danos corporais ou materiais pelo uso de bens, ou produtos fabricados, construídos, alterados, reparados, vendidos ou distribuídos pelo segurado. Porém, a cobertura ocorre apenas se eles acontecerem após esses bens ou produtos não estarem mais sob o controle do segurado.

Coberturas adicionais

As coberturas adicionais ou particulares do seguro RC Hangar fornecem proteção adicional para situações específicas. Saiba mais!

Manuseio de bagagens e cargas

Cobertura para danos materiais e corporais a bagagens e pequenas cargas transportadas durante os serviços prestados pelo segurado no aeroporto.

Serviços de bordo (catering)

Protege contra danos materiais e corporais aos bens das empresas contratantes para serviços de bordo em aeronaves. Por exemplo, é possível causar danos corporais ao fornecer alimentos e bebidas aos passageiros e tripulantes das aeronaves contratadas.

Responsabilidade civil decorrente de veículos em recintos aeroportuários

Protege contra danos corporais e materiais causados a terceiros por acidentes envolvendo veículos do segurado nas áreas aeroportuárias especificadas na apólice.

Administradores de aeroportos

Responsabilidade civil do segurado por danos corporais e materiais a terceiros causados dentro ou nas imediações das áreas aeroportuárias especificadas na apólice. Inclui pagamento de defesa em ações movidas contra o segurado, pagamento de custas judiciais e indenizações a terceiros.

Abastecimento de aeronaves

Responsabilização por danos corporais e materiais causados a terceiros durante operações de abastecimento, lubrificação e serviços relacionados em aeronaves.

Inclui cobertura para prejuízos por paralisação de aeronaves por sinistros durante o abastecimento.

Cobertura para voos de teste e/ou de pós-manutenção

Cobertura para danos materiais causados a bens de terceiros durante voos de teste ou pós-manutenção de aeronaves. Exclui danos causados por erros de pilotos não autorizados, desrespeito às leis de navegação aérea e pousos em locais não autorizados.

Despesas de defesa em juízo civil

Cobertura para despesas com advogados e custas judiciais necessárias para a defesa do segurado em ações civis de perdas e danos. As despesas são cobertas até o limite máximo estabelecido na apólice.

Cada seção de cobertura tem exclusões específicas para certos tipos de danos ou situações que não são cobertas pelo seguro. Logo, avalie cada uma delas cuidadosamente antes de contratar o seguro.

Quais os riscos excluídos do seguro de responsabilidade civil de hangares?

O Seguro de Responsabilidade Civil de Hangares exclui uma série de riscos, que podem ser resumidos assim:

  • danos causados por detonação de minas, torpedos, bombas, granadas e outros engenhos de guerra;

  • danos relacionados a campos eletromagnéticos e/ou radiação eletromagnética;

  • prejuízos resultantes de arresto, sequestro, detenção, embargo, penhora, ocupação, apreensão, confisco, nacionalização, destruição ou requisição por autoridades civis, ou militares;

  • falta de cumprimento das obrigações trabalhistas, incluindo questões de Seguridade Social, seguro obrigatório de acidentes de trabalho, pagamento de salários, entre outros;

  • reclamações relacionadas a doenças profissionais ou do trabalho;

  • descumprimento de obrigações contratuais ou convencionais;

  • danos causados pela ação de bolores, fungos ou bactérias, exceto os fungos ou bactérias inerentes à composição de produtos alimentares;

  • danos decorrentes da guarda, custódia, transporte, desaparecimento, extravio, furto ou roubo de documentos e/ou valores;

seguro empresarial da Mutuus Seguros
  • danos causados pelo uso não autorizado de patentes ou marcas registradas de terceiros;

  • danos causados pela prestação de serviços sem a devida autorização ou licença;

  • danos causados pelo uso de materiais, métodos de trabalho e/ou técnicas experimentais não aprovados pelos órgãos competentes;

  • danos relacionados a atividades de comércio eletrônico e tecnologias da informação;

  • danos causados por assédio, abuso, violência sexual e/ou moral;

  • danos resultantes de atos de guerra, terrorismo, tumultos, greves, entre outros eventos semelhantes;

  • danos relacionados a riscos nucleares, radioativos ou contaminação por radiação;

  • danos causados por ruído, poluição, interferência elétrica e/ou eletromagnética, exceto se decorrentes de explosão, colisão ou emergência registrada durante o voo;

  • danos relacionados a eventos de datas, como falhas de sistemas de informação durante mudanças de ano, data ou hora;

  • danos relacionados à presença de asbestos (amianto) e suas consequências;

  • danos causados por eventos de dados eletrônicos, como acesso não autorizado, perda, corrupção, entre outros.

Quando o seguro RC hangar não indeniza nem reembolsa?

O Seguro de Responsabilidade Civil para Hangares não indeniza nem reembolsa em várias situações, incluindo:

  • multas impostas ao segurado, indenizações punitivas ou exemplares decididas pela justiça;

  • danos causados aos sócios controladores, dirigentes, administradores, familiares e parentes dependentes do segurado;

  • danos específicos causados por substâncias como asbestos, talco asbestiforme, dioxina, uréia formaldeído, entre outros;

  • ações de regresso promovidas por órgãos governamentais;

  • danos ecológicos ou ambientais;

  • danos a terceiros causados durante o exercício de funções por diretores, administradores, conselheiros ou representantes legais do segurado;

  • danos estéticos a terceiros;

  • danos materiais a bens de empregados, prepostos, estagiários, bolsistas e terceiros contratados;

  • danos corporais sofridos por empregados, prepostos, estagiários, bolsistas e terceiros contratados;

  • danos morais, exceto se estipulado na apólice;

  • danos relacionados à prestação de serviços profissionais a terceiros;

  • danos excluídos por cláusulas específicas;

  • danos morais coletivos.

Perda de direito: em quais casos isso acontece com o segurado?

A perda do direito à garantia do RC Hangar por parte do segurado pode ocorrer nos seguintes casos:

  • fazer declarações inexatas ou omitir circunstâncias relevantes para a aceitação da proposta ou determinação do valor do prêmio, sem má-fé por parte do segurado;

  • agravar intencionalmente o risco coberto pelo contrato de seguro;

  • Não comunicar à seguradora, assim que souber, qualquer incidente que possa consideravelmente agravar o risco coberto;

  • descumprir qualquer obrigação convencionada no contrato de seguro;

  • procurar obter benefícios ilícitos do seguro;

  • dificultar exames ou procedimentos necessários para proteger direitos em relação a terceiros ou para avaliação de danos em caso de sinistro.

Quais as obrigações do segurado?

As obrigações do segurado são:

  • dar imediato aviso à seguradora, por carta registrada ou protocolada, sobre qualquer evento que possa acarretar uma reivindicação de garantia, assim que tiver conhecimento dele;

  • tomar todas as providências consideradas urgentes e ao seu alcance para tentar evitar ou reduzir os danos causados a terceiros;

  • comunicar à seguradora imediatamente qualquer citação, carta ou documento relacionado a um possível sinistro coberto pelo contrato;

  • em caso de sinistro, prestar assistência à seguradora, realizar o que for possível e permitir a realização de todos os atos legais necessários para resolver o incidente;

  • informar à seguradora sobre a contratação, cancelamento ou rescisão de qualquer outro seguro que ofereça coberturas semelhantes às previstas no contrato;

  • zelar e manter em bom estado de conservação, segurança e funcionamento os bens de sua propriedade e posse relacionados à garantia contratada, que possam causar danos a terceiros.

Sinistro no seguro RC hangar: como acionar o seguro?

Para acionar o seguro de Responsabilidade Civil Hangar (RC Hangar) em caso de sinistro, o segurado deve seguir alguns passos. Acompanhe!

Aviso à seguradora

Assim que descobrir um evento que resulte em reivindicação da garantia, o segurado deve dar imediato aviso à seguradora. Isso é feito por carta registrada ou protocolada, fornecendo todas as informações relevantes sobre o sinistro.

Prestação de informações e documentos

O segurado deve prestar à seguradora todas as informações e esclarecimentos necessários para determinar a causa, natureza e extensão dos danos causados. Isso inclui fornecer documentos como: 

  • relatórios detalhados do evento;
  • documentação da aeronave avariada (se aplicável);
  • registro oficial da ocorrência;
  • depoimentos de testemunhas;
  • comprovantes de despesas médicas e hospitalares;
  • comprovantes das quantias despendidas para evitar ou minorar os danos.

Solicitação de documentos adicionais

A seguradora, se necessário, pode solicitar outros documentos para regular e liquidar o sinistro. E, ainda, em caso de dúvidas fundamentadas ou ausência de comprovantes de despesas, ela pode fazer uma vistoria ou perícia técnica para confirmar os danos.

Análise e comunicação da recusa

Após examinar a documentação fornecida, a seguradora tem até 30 dias para comunicar ao segurado os motivos da recusa, caso não aceite o sinistro.

Como contratar o seguro RC hangar?

A seguir, conheça as etapas envolvidas para contratar o Seguro de Responsabilidade Civil Hangar!

Pesquisa e comparação

Pesquise diferentes seguradoras que oferecem o seguro RC Hangar e compare suas coberturas, preços e condições. Isso pode ser feito por meio da cotação de seguros, processo auxiliado por corretores.

Fornecimento de informações

Durante o processo de cotação, a seguradora solicita informações sobre o hangar a ser segurado. Por exemplo, localização, tamanho, tipo de atividades realizadas no local, entre outros detalhes relevantes.

Recebimento da proposta

Após fornecer as informações necessárias, a seguradora elabora uma proposta de seguro RC Hangar com base nas suas necessidades e no perfil de risco do hangar. Então, você recebe essa proposta para revisão e análise.

Aceitação da proposta

Se você se satisfazer com os termos e condições da proposta, pode aceitá-la formalmente. Isso geralmente é feito ao assinar a proposta.

Pagamento do prêmio

Após aceitar a proposta, você precisa pagar o prêmio do seguro. O valor pode variar com base nas coberturas escolhidas, no valor segurado e no perfil de risco do hangar.

Emissão da apólice

Após receber o pagamento do prêmio, a seguradora emite a apólice do seguro RC Hangar, documento oficial que formaliza a contratação do seguro. Certifique-se de revisar a apólice cuidadosamente para garantir que todas as informações estejam corretas.

Vigência do seguro

O seguro entra em vigor a partir da data de início de vigência definida na apólice e permanece pelo período contratado. Isso desde que os prêmios sejam pagos conforme acordado.

Faça cotação do seguro RC Hangar na Mutuus

O seguro RC Hangar protege contra responsabilidades civis relacionadas às operações aeroportuárias. Porém, o segurado deve cumprir suas obrigações contratuais, como notificar a seguradora sobre eventos que acionem a garantia e cooperar durante a investigação de sinistros.

Então, sentiu interesse em contratar o seguro RC Hangar? Aproveite a visita e faça uma cotação rápida, 100% digital e descomplicada nas melhores seguradoras!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!