Conteúdo verificado

Seguro RC Geral: o que é e como funciona? Descubra todas as coberturas (guia completo)

Se você é dono de empresa, provavelmente já se deparou com a importância dos seguros empresariais para proteger o seu negócio de uma variedade de riscos financeiros, não é mesmo? Nesse cenário, uma das modalidades de seguro considerado essencial é o Seguro RC Geral, também conhecido como Seguro Responsabilidade Civil Geral.

Além de proteger contra riscos financeiros, o Seguro RC Geral desempenha um papel fundamental na preservação da reputação e na manutenção da estabilidade operacional das empresas.

Neste guia completo, vamos explorar todas as nuances do Seguro RC Geral: o que cobre, como funciona, melhores seguradoras para contratar e muito mais. Acompanhe conosco e saiba como garantir a proteção adequada para o seu negócio!

O que é responsabilidade civil?

A responsabilidade civil traz consigo a ideia de assumir as consequências de ações ou omissões que resultem em prejuízo para outra pessoa. Portanto, o principal propósito é compensar adequadamente a vítima pelos danos sofridos.

Em geral, para que haja essa responsabilidade, é necessário que ocorra uma quebra de dever legal ou contratual que cause danos a terceiros. Dessa forma, a responsabilidade civil pode surgir em diversas situações, como acidentes de trânsito, danos causados por produtos defeituosos, negligência médica, entre outros. 

Vale lembrar que a caracterização da responsabilidade civil está disposta no Art. 927 do Código Civil que assim estipula:

Art. 927 – Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano, implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

O que é seguro RC geral?

O Seguro RC Geral, ou Seguro Responsabilidade Civil Geral, é uma modalidade de seguro empresarial que visa proteger a empresa contra possíveis reclamações de terceiros relacionadas a danos materiais ou corporais decorrentes do exercício de suas atividades.

Em outras palavras, ele cobre os custos associados a processos judiciais, indenizações e outras despesas que possam surgir quando o segurado é considerado responsável por causar danos a outrem.

Essa modalidade de seguro oferece tranquilidade ao negócio pois, ao cobrir esses custos imprevistos, permite o foco nas operações comerciais sem o peso das preocupações com imprevistos.

Qual a diferença entre RC geral e RC profissional?

O Seguro RC Geral visa cobrir danos decorrentes das operações da pessoa jurídica. Isso inclui situações como negligência, imprudência ou imperícia relacionadas às operações da empresa.

Já o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional oferece proteção ao segurado contra os prejuízos resultantes de sua atividade profissional.

Em resumo, enquanto o Seguro Responsabilidade Civil Geral oferece uma proteção mais abrangente para uma variedade de atividades comerciais e pessoais, o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é direcionado especificamente para profissionais liberais que desejam se proteger contra reclamações decorrentes de sua prática profissional.

Para quem é o seguro de responsabilidade civil geral?

O Seguro de Responsabilidade Civil Geral é essencial para todas as empresas que desejam proteger seus ativos contra reclamações de terceiros, como clientes, fornecedores ou outros parceiros de negócios.

Assim, desde pequenas a médias e grandes empresas, de diversos setores, como varejo, serviços, indústria, entre outros, podem adquirir o Seguro de Responsabilidade Civil Geral.

Como funciona o seguro RC geral?

O Seguro Responsabilidade Civil Geral (Seguro RC Geral) funciona de maneira similar a outras formas de seguro empresarial, proporcionando uma proteção ampla contra uma variedade de riscos e imprevistos que podem afetar empresas em diversos setores.

Tal como em qualquer modalidade de seguro empresarial, o contratante recebe da seguradora um documento detalhado, a apólice de seguro. Cada seguradora adapta seus produtos de acordo com sua capacidade de lidar com diferentes tipos de riscos e seus objetivos econômicos, delimitando as áreas em que atuam. 

Independentemente da situação, os seguros de Responsabilidade Civil garantem o segurado até o limite máximo estabelecido no contrato com a seguradora, sempre respeitando as disposições acordadas no contrato de seguro. 

Além disso, para obter o pagamento das indenizações, a responsabilidade civil do segurado deve ter sido atribuída a ele por sentença judicial transitada em julgado ou por acordo autorizado pela seguradora.

Por que contratar o seguro RC geral?

Todas as empresas, independentemente do tamanho ou setor, enfrentam riscos que podem levá-las a serem responsabilizadas por danos causados a terceiros.

Por essa razão, toda empresa deve considerar a contratação do Seguro de Responsabilidade Civil Geral como algo essencial para a saúde financeira do seu negócio. Afinal, ao investir em uma apólice desse tipo, a empresa destina parte de seus recursos para se proteger contra possíveis contratempos que possam surgir. 

Caso não conte com o Seguro RC Geral, a empresa corre o risco de não ser capaz de arcar com os custos para reparar danos a terceiros, o que pode comprometer sua continuidade operacional. Assim, a apólice funciona como um investimento na segurança e na manutenção das operações da empresa.

O que cobre o seguro RC geral?

O Seguro de Responsabilidade Civil Geral (Seguro RC Geral) oferece cobertura para uma variedade de situações. Algumas das coberturas típicas incluídas no Seguro RC Geral são:

Responsabilidade civil do empregador

Compreende os riscos da responsabilização civil do segurado pela morte ou invalidez permanente de empregados, prepostos, estagiários, bolsistas e terceiros contratados, quanto a seu serviço nos locais especificados na apólice.

Armazéns gerais e similares

Cobre danos corporais e/ou materiais, causados a terceiros, ocorridos no perímetro interno das propriedades em que estão localizados os estabelecimentos especificados na apólice.

Condomínios comerciais (“shopping centers”)

Cobre danos corporais e/ou materiais, causados a terceiros, ocorridos no estabelecimento especificado na apólice.

Condomínios, proprietários e locatários de imóveis

Cobre danos corporais e/ou materiais, causados a terceiros, ocorridos no condomínio especificado na apólice.

Prestação de serviços de movimentação de cargas

Cobre danos a terceiros nos locais especificados na apólice, nos quais o segurado preste serviços de movimentação de cargas e durante a prestação de tais serviços, compreendidos o carregamento, a descarga, o deslocamento, o içamento e a descida de bens tangíveis.

Prestação de serviços, em locais de terceiros, de limpeza e manutenção geral de imóveis

Cobre danos nos locais especificados na apólice, nos quais o segurado preste serviços de limpeza e manutenção geral de imóveis, ou de dedetização, desratização e similares, ou de assistência técnica e/ou manutenção de equipamentos, máquinas e aparelhos em geral, e durante a prestação de tais serviços.

Prestação de serviços de guarda e/ou de vigilância em locais de terceiros

Cobre danos corporais e/ou materiais, causados a terceiros, nos locais especificados na apólice, nos quais o segurado preste serviços de guarda e/ou de vigilância, e durante a prestação de tais serviços.

Guarda de veículos terrestres de terceiros

Cobre danos causados a terceiros, nos locais especificados na apólice, nos quais o segurado preste serviços de guarda e/ou de vigilância, e durante a prestação de tais serviços.

Guarda de embarcações de terceiros

Abrange danos a embarcações de propriedade de terceiros, sob a sua guarda ou custódia, ocorridos nos locais especificados na apólice.

Obras civis e/ou prestação de serviços de montagem, instalação e/ou assistência técnica e manutenção, de máquinas, equipamentos e aparelhos em geral

Cobre danos durante a realização de obras civis e/ou prestação de serviços de montagem e instalação de máquinas e/ou equipamentos, pelo segurado, nos locais especificados na apólice.

Promoção de eventos artísticos, esportivos e similares

Abrange danos causados a terceiros, nos locais especificados na apólice, nos quais o segurado promova eventos artísticos, esportivos e similares e durante o período de duração dos mesmos.

Promoção e/ou patrocínio de competições esportivas com veículos motorizados, terrestres ou aquáticos

Cobre danos corporais e/ou materiais, causados a terceiros, nos locais especificados na apólice, nos quais o segurado promova e/ou patrocine competições esportivas com veículos motorizados, terrestres ou aquáticos, e durante o período de duração das mesmas.

Promoção de exposições ou de feiras de amostras

Abrange danos corporais e/ou materiais, causados a terceiros, nos locais especificados na apólice, nos quais o segurado promova exposições e/ou feiras de amostras, e durante o período de duração das mesmas.

Responsabilidade civil familiar (chefe de família)

O risco coberto é a responsabilização civil do segurado por danos corporais e/ou materiais, causados a terceiros, por negligência ou imprudência do próprio segurado, seu cônjuge e de filhos menores sob sua responsabilidade.

Transporte de passageiros em embarcações

O risco coberto é a responsabilização civil do segurado por danos corporais e/ou materiais, causados a passageiros transportados em embarcações, relacionadas explicitamente na apólice, de propriedade do segurado, ou por ele alugadas, arrendadas, administradas ou controladas, compreendidas as operações de embarque e desembarque.

Quais as coberturas adicionais do seguro RC geral?

Além das coberturas básicas que mencionamos anteriormente, o Seguro de Responsabilidade Civil Geral (Seguro RC Geral) pode oferecer uma série de coberturas adicionais para atender às necessidades específicas do segurado e fornecer uma proteção mais abrangente.

Algumas das coberturas adicionais comuns incluem:

  • Reclamações decorrentes de excursões turísticas promovidas em local distinto dos estabelecimentos especificados na apólice;

  • Danos causados por vagões ou locomotivas;

  • Retirada de produtos do mercado (product recall);

  • Redes de distribuição;

  • Danos a mercadorias de terceiros, decorrentes de paralisação de máquinas frigoríficas ou contaminação;

  • Riscos de inundação ou alagamento;

  • Danos materiais a embarcações e/ou a veículos terrestres automotores pertencentes a terceiros;

  • Danos materiais a instalações ou a equipamentos de terceiros, durante a prestação de serviços de movimentação de cargas;

seguro empresarial da Mutuus Seguros
  • Danos materiais a bens tangíveis de terceiros, durante a prestação de serviços de movimentação de cargas;

  • Chapa de experiência – danos ao veículo e danos causados pelo veículo;

  • Riscos de inundação ou alagamento – guarda de veículos;

  • Danos materiais causados ao proprietário da obra;

  • Erro de projeto e responsabilidade civil cruzada – obras civis;

  • Danos causados aos artistas, atletas ou desportistas participantes dos eventos;

  • Danos causados aos estabelecimentos situados nos locais de promoção dos eventos, se alugados, arrendados ou cedidos;

  • Tacos de golfe;

  • “Hole-in-one”;

  • Prática de esportes;

  • Circulação de equipamentos ou veículos nas vias públicas adjacentes;

  • Veículos de vendedores ou de funcionários, de uso habitual;

  • Veículos alugados ou arrendados (“leasing”);

  • Reclamações decorrentes do fornecimento de comestíveis ou bebidas;

  • Despesas de defesa em juízo criminal;

  • Poluição, contaminação ou vazamento;

  • Serviços de segurança ou vigilância, mantidos pelo segurado;

  • Prestação de serviços de manobrista (“valet”).

Quais os riscos excluídos no seguro RC geral?

As apólices do Seguro de Responsabilidade Civil Geral geralmente incluem uma seção dedicada a listar os riscos que não estão cobertos pelo contrato. Portanto, algumas ações comumente não são indenizadas pela seguradora, tais como:

  • Atos ilícitos dolosos, má-fé e/ou fraudes cometidos pelo segurado, pelo beneficiário ou por seus representantes;

  • Atos de hostilidade, operações bélicas, guerra, conspiração, subversão, rebelião, atos de terrorismo, manifestações políticas, guerrilha, entre outros eventos;

  • Desaparecimento ou extravio, furto ou roubo de documentos e/ou valores;

  • Guarda ou manipulação de documentos e/ou valores de terceiros pelo segurado;

  • Interrupção ou falha no fornecimento de utilidades essenciais para o negócio do segurado (gás, energia elétrica, água, internet, etc.);

  • Multas de qualquer natureza, bem como indenizações punitivas;

  • Perdas exclusivamente financeiras não resultantes de danos corporais e/ou materiais sofridos pelo reclamante;

  • Responsabilidade assumida por contratos ou acordos que não sejam decorrentes de obrigações civis legais;

  • Violações voluntárias das normas da associação ou dos órgãos competentes.

Qual o valor do seguro RC geral?

Responder quanto custa um Seguro de Responsabilidade Civil não é tão simples. Isso porque o custo desta modalidade de seguro empresarial pode variar significativamente dependendo de diversos fatores, incluindo:

  • Perfil do segurado: tipo de atividade, tamanho da empresa e histórico de sinistros;

  • Cobertura desejada: extensão das coberturas incluídas na apólice;

  • Limite de cobertura: valor máximo a ser pago pela seguradora em caso de sinistro;

  • Localização e área de atuação: local onde a empresa opera e tipo de atividade realizada;

  • Histórico de sinistros: impacto do histórico de sinistros da empresa sobre o custo do seguro;

  • Duração do contrato: período de cobertura do seguro.

Portanto, para ter uma ideia melhor do valor do Seguro de Responsabilidade Civil Geral, recomendamos que faça uma cotação com a gente, a Mutuus Seguros. Nós simulamos nas melhores seguradoras do mercado, assim, você consegue comparar preços e ver qual deles cabe no orçamento do seu negócio.

Qual seguradora faz seguro de responsabilidade civil geral?

Quando se trata de encontrar o Seguro de Responsabilidade Civil Geral (RC Geral) ideal, é importante considerar as diversas opções disponíveis no mercado.

Atualmente, várias seguradoras oferecem esse tipo de seguro no país, cada uma com suas próprias coberturas, limites e condições. A seguir, listamos algumas opções:

  • AIG Seguros Brasil;
  • Allianz Seguros;
  • Chubb Seguros;
  • MAPFRE Brasil;
  • Porto Seguro;
  • Tokio Marine;
  • Zurich.

Tendo em vista que seguradoras disponibilizam o Seguro de Responsabilidade Civil Geral em território nacional, é fundamental buscar a orientação de um corretora de seguros para determinar quais coberturas são indispensáveis, bem como analisar qual seguradora oferece as melhores condições de acordo com esses critérios.

Sinistro no seguro RC geral: como acionar?

No Seguro RC Geral, o sinistro se configura quando o valor das reparações é determinado por uma sentença judicial, que já transitou em julgado, proferida em uma ação de responsabilidade civil movida contra o segurado. 

Também pode ocorrer por meio de um acordo entre o segurado e os terceiros prejudicados, desde que haja a anuência e a concordância expressa da seguradora.

Portanto, no que se refere à acionar o seguro, caso uma ação seja movida contra o segurado, é obrigatório informar à seguradora sobre o litígio em questão.

É importante ressaltar que o segurado não pode admitir sua responsabilidade, confessar a ação ou realizar acordos com terceiros prejudicados sem o consentimento explícito da seguradora.

Como contratar um seguro de responsabilidade civil geral?

É de extrema importância recorrer a uma corretora especializada ao buscar um Seguro de Responsabilidade Civil Geral, já que os corretores têm o conhecimento necessário para entender quais são as coberturas essenciais para proteger esses estabelecimentos contra diversos eventos adversos.

A decisão de qual corretora de seguros escolher pode ter um grande impacto na facilidade e na acessibilidade do processo de simulação do Seguro RC Geral.

É diante disso que surge na Mutuus: com a gente, a simulação é simplificada e acessível, sendo realizada inteiramente online, sem a necessidade de lidar com burocracias complicadas. Ou seja, basta fornecer algumas informações para iniciar o processo de simulação de forma rápida e eficaz!

Conclusão: o que vimos sobre RC geral

O Seguro de Responsabilidade Civil Geral (RC Geral) é essencial para proteger empresas de uma variedade de riscos financeiros e legais que podem afetar suas operações. Esta modalidade de seguro oferece cobertura contra reclamações de terceiros relacionadas a danos materiais ou corporais decorrentes das atividades da empresa. 

Além das coberturas básicas, o Seguro RC Geral pode oferecer uma série de coberturas adicionais para atender às necessidades específicas do segurado e fornecer uma proteção mais abrangente. No entanto, é importante estar ciente dos riscos excluídos do contrato, que podem incluir atos ilícitos dolosos, eventos de guerra ou terrorismo, entre outros.

Diante de um sinistro, é vital seguir os procedimentos corretos para acionar o seguro, informando imediatamente a seguradora sobre qualquer reclamação ou litígio. A colaboração entre o segurado e a seguradora é essencial para garantir uma resolução eficiente do sinistro e evitar complicações futuras. 

Por fim, é essencial considerar a contratação do Seguro RC Geral como investimento na segurança e continuidade das operações da empresa. Por isso, ao buscar um seguro RC Geral, é recomendável recorrer a uma corretora especializada, como a Mutuus Seguros, que oferece um atendimento personalizado e cotações online simplificadas.

Esse artigo foi útil?

Ficou com alguma dúvida?

Leia mais sobre Seguro Responsabilidade Civil

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *