Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Tipos de Seguro de Vida: Principais, Vantagens e Como Contratar

8min. leitura
Revisado em 15 fev 2024

Imagine que você tem filhos e trabalha duro para sustentá-los, sendo a única pessoa responsável financeiramente por eles. Logo, caso algum problema de saúde ou acidente ocorra, o sustento dos seus filhos fica comprometido. Neste cenário, ter pelo menos um dos tipos de Seguro de Vida ajuda a minimizar os riscos.

Até porque, o seguro pode pagar uma indenização aos beneficiários em situações específicas. Isso garante recursos financeiros para custear as despesas básicas e ter uma vida segura. O Seguro de Vida também pode servir para os cônjuges, pais idosos, vizinhos, amigos e outros beneficiários escolhidos.

Até o próprio segurado, responsável por contratar o serviço, pode aproveitar a indenização em caso de invalidez ou doenças. Desse jeito, é possível evitar sobrecargas com dívidas e despesas inesperadas.

Viu como vale a pena investir no Seguro de Vida? O desafio é escolher o mais alinhado com o seu perfil e as suas necessidades. Por isso continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Quais são os tipos de Seguro de Vida individual?

Existem diversos tipos de Seguro de Vida individual. A escolha do melhor depende das suas necessidades e metas financeiras. A seguir, saiba mais sobre cada um!

Seguro Funeral

O Seguro Funeral cobre os custos funerários do segurado ou seus beneficiários cadastrados. Dependendo da apólice, a cobertura pode incluir despesas com:

  • sepultamento ou cremação;
  • caixão; 
  • flores;
  • outros serviços relacionados.

Com este tipo de Seguro de Vida, é possível aliviar a carga financeira durante um momento difícil.

Seguro Perda do Certificado de Habilitação de Vôo – PCHV

O Seguro PCHV é específico para pilotos, que têm proteção financeira em caso de perda do certificado de habilitação de voo. Esse problema pode ocorrer por incapacidade física ou outros motivos médicos.

Seguro Viagem

O Seguro Viagem oferece cobertura em caso de imprevistos durante viagens, como:

  • cancelamento de voos; 
  • despesas médicas no exterior; 
  • perda de bagagem;
  • retorno antecipado;
  • assistência jurídica;
  • etc.

Seguro Prestamista (exceto Habitacional e Rural)

O Seguro Prestamista garante o pagamento de dívidas ou empréstimos do segurado em situações específicas. Por exemplo, falecimento, invalidez ou desemprego involuntário, evitando que os herdeiros arquem com a dívida.

Seguro Educacional

O Seguro Educacional garante a continuidade da educação escolar dos beneficiários do segurado, mesmo que ocorram imprevistos. Entre eles, falecimento ou invalidez do segurado.

Seguro Acidentes Pessoais

O Seguro Acidentes Pessoais fornece indenização em caso de acidentes que resultem em morte, invalidez ou despesas médicas. Com isso, é possível cobrir custos médicos e oferecer suporte financeiro para o segurado.

Seguro Dotal Misto

O Seguro Dotal Misto combina Seguro de Vida com Seguro por Sobrevivência. Quer dizer, ele paga o segurado, caso ele sobreviva até o final do contrato, ou os beneficiários, se o segurado morrer. Isso protege financeiramente o segurado ou os beneficiários, dependendo das circunstâncias.

Seguro Doenças Graves ou Doença Terminal

O Seguro Doenças Graves paga uma quantia ao segurado diagnosticado com doenças graves ou terminais. Por exemplo, câncer, acidente vascular cerebral (AVC) ou insuficiência cardíaca. Assim, ele tem suporte financeiro para cobrir despesas médicas e outras necessidades durante o tratamento.

Seguro Dotal Puro

O Seguro Dotal Puro paga um valor ao segurado se ele sobreviver até um período específico. Caso contrário, os beneficiários e os herdeiros não recebem nenhuma quantia, como ocorre no Seguro Dotal Misto.

Seguro Desemprego/Perda de Renda

Esse tipo de seguro ajuda a manter a renda do segurado em caso de desemprego involuntário. Desse modo, ele minimiza as consequências financeiras da perda de emprego, permitindo que o segurado cubra suas despesas básicas.

Seguro Eventos Aleatórios

O Seguro Eventos Aleatórios oferece proteção contra eventos imprevisíveis, como incapacidade temporária e internação hospitalar. Assim, ele pode oferecer uma renda diária ou mensal até a duração da ocorrência. 

Seguro Vida

O Seguro de Vida tradicional fornece proteção financeira em caso de falecimento do segurado — destinando o valor para os beneficiários — e/ou incapacidade temporária e permanente. Logo, essa é uma maneira de manter o padrão de vida, mesmo com os imprevistos surgidos.

Planos de Previdência Complementar (VGBL/VAGP/VRGP/VRSA/VR)

Trata-se de planos de previdência privada que oferecem a oportunidade de investimento para a aposentadoria ou outros objetivos financeiros futuros. Ou seja, com ele você contribui para a sua segurança financeira no futuro.

Quem pode contratar os tipos de seguro de vida?

Os tipos de seguro de vida podem ser contratados por uma variedade de pessoas, mas as elegibilidades dependem do tipo de seguro. Isto é:

  • Seguro Funeral – qualquer pessoa que queira proteção para si ou um beneficiário;

  • Seguro Perda do Certificado de Habilitação de Voo – pilotos e profissionais da aviação com certificado de habilitação de voo;

  • Seguro Viagem – qualquer indivíduo que planeja viajar, independentemente da idade ou ocupação;

  • Seguro Prestamista – pessoas que solicitam empréstimos ou outros tipos de financiamento;

  • Seguro Educacional – pais ou responsáveis financeiros de crianças e estudantes podem contratar esse seguro;

  • Seguro Acidentes Pessoais – qualquer pessoa pode adquirir esse tipo de seguro;

  • Seguro Dotal Misto – qualquer um pode contratar esse tipo de seguro de vida, mas as elegibilidades dependem da seguradora e do plano específico;

  • Seguro Doenças Graves ou Doença Terminal – qualquer pessoa que deseje maior proteção em caso de diagnóstico de doenças graves ou terminais;

  • Seguro Dotal Puro – qualquer pessoa pode contratar um seguro dotal puro, mas as elegibilidades podem variar conforme a seguradora e o plano;

  • Seguro Desemprego/Perda de Renda – normalmente, trabalhadores assalariados ou autônomos que desejam proteção contra a perda de emprego involuntária;

  • Seguro Eventos Aleatórios – qualquer um que queira se proteger contra eventos imprevisíveis;

  • Seguro Vida – qualquer pessoa, geralmente com idade entre 18 e 65 anos (dependendo da seguradora), pode contratar um Seguro de Vida Individual;

  • Planos de Previdência Complementar – qualquer um que deseje investir a longo prazo.

seguro de vida em grupo empresarial da Mutuus Seguros

Quais são as coberturas comuns entre todos os tipos de seguro de vida?

As coberturas mais comuns entre a maioria dos tipos de Seguro de Vida incluem:

Cobertura de Morte (ou Cobertura Básica)

Esta é a cobertura principal em todos os Seguros de Vida. Ela garante o pagamento de uma quantia aos beneficiários do segurado no caso de sua morte durante a vigência do contrato.

Cobertura de Invalidez Temporária e Permanente (ITP)

Ela indeniza o segurado se ele se tornar temporária e permanentemente (serviço adicional) incapaz de trabalhar por problemas de saúde. Esse tipo de cobertura é oferecida pelo Seguro de Vida tradicional, Seguro Doenças Graves ou Doença Terminal, Seguro Acidentes Pessoais, Seguro Eventos Aleatórios e outros.

Cobertura de Doenças Graves e Terminais 

O seguro paga uma quantia ao segurado se ele for diagnosticado com uma doença grave especificada no contrato. Alguns dos que oferecem essa cobertura são Seguros de Vida tradicional, Seguros Doenças Graves ou Doença Terminal etc. 

Quais são as vantagens do seguro de vida?

O seguro de vida oferece várias vantagens que podem atender às necessidades financeiras e de proteção pessoal do segurado e seus beneficiários. Acompanhe!. 

Proteção financeira

Em caso de falecimento do segurado, desemprego, incapacidade temporária e permanente, o Seguro de Vida indeniza você ou os beneficiários. Isso garante amparo financeiro em situações delicadas, ajudando a cobrir despesas imediatas, como funeral, dívidas, despesas médicas etc.

Manutenção do padrão de vida

Imagine ter que abrir mão do conforto e da qualidade de vida conquistados com muito esforço para você e os seus beneficiários por algum imprevisto. Para evitar isso, com o Seguro de Vida é possível usar a indenização para pagar contas, despesas educacionais e outras necessidades diárias.

Quitação de dívidas e obrigações

Os recursos do seguro podem ser usados para quitar empréstimos, hipotecas ou outras dívidas pendentes do segurado. Isso alivia a carga financeira sobre os herdeiros do segurado — em caso de falecimento e invalidez — que já passam por momentos delicados. 

Além disso, o Seguro de Vida evita que as dívidas aumentem com o acúmulo de juros, tornando o pagamento inviável.

Ferramenta de planejamento financeiro

Os Seguros de Vida auxiliam na organização financeira por evitar que você mexa na reserva de emergência e solicite empréstimos, por exemplo, em situações difíceis. 

Ou seja, é possível usar esse recurso para proteger metas financeiras específicas, como a educação dos filhos, garantindo que esses objetivos sejam alcançados independentemente das circunstâncias.

Paz de espírito

O Seguro de Vida proporciona paz de espírito, tanto para o segurado quanto para sua família (entenda mais sobre seguro familiar aqui). Afinal, eles sabem que há proteção financeira em emergências ou imprevistos. 

Assim, fica mais fácil relaxar e aproveitar o tempo com quem se ama sem ser sobrecarregado com preocupações. Inclusive, o estresse e a ansiedade constante contribui para o surgimento de problemas de saúde, como hipertensão arterial e doenças cardíacas, distúrbios do sono etc.

Benefícios fiscais

O Seguro de Vida não precisou ser declarado no Imposto de Renda 2023. Assim, se você receber algum valor por esse serviço, eles não são tributáveis, trazendo isenção fiscal. 

Isso ajuda a garantir que a quantia recebida pelos beneficiários seja integralmente disponível para cobrir despesas imediatas, como pagamento de dívidas e manutenção do padrão de vida.

Opções de personalização

Os Seguros de Vida geralmente oferecem flexibilidade na escolha de coberturas e benefícios. Isso permite que os indivíduos personalizem seu plano conforme as necessidades específicas, garantido o pagamento apenas pelos serviços que são realmente úteis para cada um

Qual é o melhor Seguro de Vida?

Não existe um único “melhor” Seguro de Vida que se aplique a todos. Afinal, tudo depende das necessidades e circunstâncias individuais. Porém, alguns dos mais populares costumam ser:

  • Seguro de Vida Temporário – opção econômica de proteção por tempo limitado; 
  • Seguro de Vida para Acidentes Pessoais – cobertura em caso de acidentes que resultem em morte ou invalidez;
  • etc.

Quais são as melhores seguradoras?

Algumas das melhores seguradoras são:

Como contratar o Seguro de Vida?

Contratar um seguro de vida é um processo relativamente simples, mas requer considerações cuidadosas. A seguir, confira um guia para ajudá-lo!

Avalie suas necessidades

Determine suas necessidades e objetivos financeiros considerando dívidas pendentes, despesas de subsistência, educação dos filhos e metas de proteção financeira. Isso ajuda a adaptar sua cobertura às metas e circunstâncias individuais.

Defina o tipo de Seguro de Vida

Escolha o tipo de seguro de vida que melhor atenda às suas demandas. Por exemplo, pode ser uma proteção financeira para cobrir despesas médicas, educacionais, funerárias, desemprego etc.

Estabeleça o Valor da Cobertura

Decida o valor da cobertura com base em suas necessidades financeiras. Isso pode incluir: 

  • quitação de dívidas – calcule o valor necessário para quitar todas as suas dívidas pendentes, como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e hipotecas;

  • despesas futuras – considere as despesas futuras que você e seus dependentes enfrentariam, como mensalidades escolares, gastos com a faculdade, despesas médicas e custos de vida diária;

  • manutenção do padrão de vida – pense em quanto você precisaria para manter o mesmo padrão de vida atual, incluindo despesas com moradia, alimentação, vestuário, transporte e lazer.

É importante definir um valor do seguro de vida que seja acessível e sustentável a longo prazo para garantir que sua proteção financeira permaneça em vigor por muitos anos.

Pesquise seguradoras

Pesquise seguradoras respeitáveis que ofereçam o tipo de Seguro de Vida desejado. Para isso, verifique suas classificações, histórico e reputação no mercado ao analisar as redes sociais e o Reclame Aqui. 

Por exemplo, Bradesco Seguros, Porto Seguros, Mapfre Seguros e SulAmérica Seguros são seguradoras bem estabelecidas no mercado. 

Solicite cotações

Entre em contato com as seguradoras selecionadas para solicitar cotações ou faça isso com corretoras de seguros, que medeiam a relação e facilitam o processo para você. 

Quer dizer, os corretores de seguros são profissionais especializados que podem ajudar a encontrar as melhores opções com base em suas necessidades e orçamento. Iso porque eles têm acesso a várias seguradoras e conseguem fornecer cotações de várias fontes, facilitando a comparação.

Analise as propostas

Receba e analise as propostas das seguradoras. Avalie os detalhes do contrato, incluindo termos, coberturas, prazos e exclusões. Com base nisso, escolha a seguradora que oferece o plano que melhor atende às suas necessidades e está dentro do seu orçamento.

Mantenha o seguro atualizado

Revise periodicamente seu Seguro de Vida para assegurar que ele ainda atenda às suas demandas. Por exemplo, você pode ter mais filhos e precisar garantir que todos os membros estejam protegidos. Da mesma forma, se seus filhos se tornarem independentes financeiramente, é possível reduzir a cobertura.

Faça cotação de Seguro de Vida com a Mutuus

Então, entendeu quais são os tipos de Seguro de Vida e como eles podem tender a variados perfis e circunstâncias? É importante escolher o mais alinhado com você e que possa se sustentar a longo prazo.

Sendo assim, é recomendado buscar orientação de um corretor de seguros para fornecer orientações personalizadas e ajudá-lo a tomar decisões informadas. Logo, faça cotação de Seguro de Vida com a Mutuusresultados rápidos, digitais e com linguagem simples — e avalie as propostas oferecidas! 

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!