Conteúdo verificado

Seguro funeral: quais são os serviços oferecidos e suas coberturas

7 min. leitura
Revisado em 09 fev 2024

Algumas decisões nunca são fáceis de serem tomadas, o seguro funeral é o tipo de contratação de seguro que irá fornecer à sua família e entes queridos todo tipo de suporte e proteção. Uma vez que este tipo de serviço garante que eles tenham todo apoio essencial e necessário no caso de seu falecimento. 

Existem pontos bastante positivos referente a contratação desse tipo de serviço. Valendo a pena você conhecer mais a fundo como funciona esse seguro e tudo que ele é capaz de oferecer. 

Para os responsáveis pelos preparativos, podem existir uma série de etapas complexas, que tornam-se mais complicadas aliadas ao luto, sem contar todas as documentações e outros detalhes importantes a serem resolvidos. Contar com um apólice especializada nesse momento, é uma alternativa bastante eficiente. 

Neste artigo você irá compreender melhor o que é o seguro funeral, o que ele cobre, como funciona, qual a importância deste seguro, os principais tipos, como contratar, o que não cobre, quanto custa, e ainda qual a diferença entre o seguro funeral e a assistência funeral, comumente confundida. Confira mais na sequência!

O que é seguro funeral?

O seguro funeral é um tipo de seguro com cobertura e contratação semelhante aos demais tipos de seguros existentes no mercado. Contudo, sua cobertura oferece proteção no caso do falecimento do segurado. 

Em suma, o seguro funeral funciona como um complemento do seguro de vida com cobertura para morte, visando o suporte em relação ao falecimento do segurado ou dependentes. 

Existem diversas condições relacionadas a este tipo de seguro, a depender do tipo de cobertura escolhida e condições da apólice. Contudo, de forma geral, o segurado ou sua família não precisam resolver as pendências no momento do falecimento. 

Em alguns casos inclusive, a seguradora realiza o pagamento a título de reembolso, caso a família tenha gastos que estão cobertos pela apólice do seguro. Garantindo maior tranquilidade em relação aos trâmites necessários para o velório e sepultamento. 

O que um seguro funeral cobre?

De maneira geral o seguro funeral cobre o reembolso de valores ou a prestação de serviços. A cobertura incide após o falecimento do segurado. A partir deste momento, os familiares, dependentes ou responsáveis serão os beneficiários desta modalidade. 

Usualmente a contratação do seguro funeral ocorre de maneira complementar ao seguro de vida. Deve-se neste caso, solicitar a inclusão dessa proteção no seu contrato, que gerará um ajuste no valor do capital segurado e das condições apresentadas. 

Após a finalização do processo, você ou seu colaborador terão uma proteção prevista em contrato, como a prestação de serviços listados na apólice. No tópico de serviços prestados que cobre o seguro funeral, você poderá ver mais exemplos da cobertura deste tipo de seguro. 

Como funciona o seguro funeral?

Conhecer mais a fundo sobre como funciona um seguro é de extrema importância, uma vez que, dependendo do tipo de cobertura, esta pode ou não oferecer reembolso de valores ou prestação de serviços, como você verá nos próximos a seguir.  

A cobertura do seguro funeral incide após o falecimento do segurado, garantindo desta forma, que os familiares, dependentes ou outros responsáveis – desde que citados na apólice – serão os beneficiários.

A contratação do seguro funeral ocorre de forma complementar ao seguro de vida. Contudo, deverá ser solicitado no momento da contratação a inclusão dessa proteção ao seu contrato. A adição dessa contratação gerará um ajuste no valor do prêmio e nas condições apresentadas.

É sempre importante checar isso com seu corretor de seguros e entender mais a fundo todas as mudanças e valores. Porém, isso não acarretará num valor alto, nem complicações para você. A cobertura pode ser incluída de forma simplificada.

A partir do momento que o processo é concluído, você terá a proteção prevista em contrato, com a prestação de todos os serviços listados na apólice. 

Qual a importância deste tipo de seguro?

A importância do seguro funeral está ligada à segurança que ele oferece. Portanto, vale a pena considerar duas principais questões sobre o período após o falecimento de um ente querido. Confira quais são:

Primeiramente, a perda de um ente querido nunca é fácil, o período de luto costuma gerar muita tristeza e fragilidade emocional a todos os envolvidos. Dessa forma, os dependentes, familiares e demais entes passam a lidar com um processo delicado de perda, seja qual for a causa – doença, condições naturais ou acidente.

A segunda questão é referente a toda burocracia envolvida após o falecimento. É necessário lidar com diversos documentos, processos e etapas, que demandam energia e tempo, além claro, dos custos que são consideráveis. 

O seguro funeral, portanto, é importante para ajudar a lidar, não apenas com a parte financeira, mas com toda parte burocrática e de auxílio dos entes próximos. Em suma, o seguro serve para eliminar ou diminuir consideravelmente boa parte do processo burocrático e dos custos financeiros.

Desta forma, as pessoas próximas ao titular podem passar por essa fase do luto de maneira mais confortável e se preocupar com o suporte de outros entes.

Acaba sendo ainda, essencial para o próprio segurado, uma vez que, este poderá estar tranquilo quanto à segurança e proteção da sua família. Garantindo que ela não fique desamparada, caso este venha a faltar em algum momento. 

Quais são os principais tipos de seguro funeral?

Existem diferentes tipos de seguro funeral, veja quais são e quais estão disponíveis para a contratação. Dessa forma, fica mais fácil decidir qual é melhor, a fim de, atender suas necessidades. 

Conheça as principais possibilidades relacionadas ao seguro funeral:

Assistência funeral familiar

A assistência familiar contempla diferentes membros da família por oferecer serviços completos nesse momento de luto. É possível contar com a atuação de parceiros que se responsabilizam pelas mais diversas providências.

Não há nesse caso o reembolso das despesas porque a família não precisa arcar com os serviços que já fazem parte da cobertura prevista. 

Seguro funeral individual

No caso do seguro funeral individual, o reembolso das despesas funerais é voltado apenas a um segurado. Desta forma, cada pessoa da família precisa contratar o seu, caso o desejo ou necessidade seja de que todos fiquem protegidos em caso de óbito.

seguro de vida em grupo empresarial da Mutuus Seguros

Em suma, é comum que este tipo de seguro realize o reembolso apenas das despesas ocorridas e relacionadas ao trâmite após o falecimento.

Seguro funeral empresarial

Há ainda o seguro de vida em grupo, onde é possível contar com a assistência funeral na contratação adicional. Porém, cabe à empresa responsável pela apólice negociar as coberturas que estarão vigentes no contrato, incluindo o seguro de assistência funeral.

Em suma, é recomendado verificar diretamente com o RH da empresa sobre prazos e coberturas vigentes ou não. 

Quem pode contratar um seguro funeral?

O seguro funeral pode ser contratado por qualquer pessoa. Sabendo da importância de contratar o seguro funeral e seus benefícios, fica claro que vale a pena contar com essa alternativa para se proteger e cuidar daqueles que você ama. 

Além do fato de que qualquer um pode realizar a contratação, é importante ressaltar que quanto antes você contratar o serviço melhor. Afinal, não é possível prever quando ocorrerá uma doença ou fatalidade. Portanto, vale a pena fazer a contratação o quanto antes para garantir maior proteção da sua família. 

O seguro funeral pode e deve ser contratado por empresas, para garantir a segurança financeira do negócio e proteger seus colaboradores e familiares.

Qual a diferença entre seguro funeral e assistência funeral?

Compreendendo melhor o funcionamento do seguro funeral, já podemos falar sobre os tipos de cobertura existentes no mercado. É sempre importante saber mais sobre, para isso trouxemos na sequência quais são as coberturas previstas e como elas se diferenciam, de acordo com as condições e serviços ofertados. 

Existem duas classificações principais que diferenciam os tipos de seguro funeral nas coberturas existentes oferecidas, com diferentes características entre elas. Entenda mais quais são:

Auxílio Funeral

O auxílio funeral é a cobertura que tem como principal objetivo cobrir custos gerados por ocorrência do falecimento do segurado. Neste caso, há o reembolso dos gastos gerados por ocorrência do falecimento da pessoa segurada, como transporte e sepultamento. 

Essa cobertura é bastante flexível pelas opções vantajosas que oferece. Em suma, neste caso seus familiares poderão escolher, inclusive, os prestadores de serviço e receberão o reembolso. É importante observar o limite definido em contrato neste caso. 

Vale lembrar que, para receber o reembolso é preciso apresentar os comprovantes, como notas fiscais de prestação de serviço. A partir da aprovação da documentação, o valor é ressarcido aos responsáveis pelos custos comprovados. 

Assistência funeral

A assistência funeral familiar prevê um amplo leque de serviços oferecidos diante do falecimento do titular. A partir da comunicação do óbito, os parceiros da empresa responsável pelo seguro passam a cuidar de todas as etapas referentes ao funeral. 

Neste caso, a família precisará apenas informar sobre o falecimento, e todas as questões burocráticas serão resolvidas pelos nossos parceiros. Essa é a alternativa mais completa que existe, uma vez que evita que a família tenha que lidar com a parte burocrática e todos os procedimentos que envolvem o falecimento. 

O que o seguro não cobre?

Bem como nos seguros de vida, os produtos vinculados ao seguro funeral também possuem regras, onde não se realiza a cobertura sobre acontecimentos ou termos específicos. 

Destacamos as mais comuns no mercado a seguir. Confira:

  • Atos dolosos praticados pelos segurados, responsáveis legais e/ou beneficiários;
  • Doenças preexistentes ou que não foram informadas na declaração de saúde;
  • Morte causada por evento natural como ciclone, terremoto, entre outros;
  • Doenças preexistentes ou que não foram informados na declaração de saúde, sendo de conhecimento do segurado dentro do período mínimo de dois anos;
  • Suicídios ou tentativa de suícido com carência de dois anos a partir do início da vigência do seguro; 
  • Ato considerado perigoso sem justificativa; e
  • Operações de guerra.

Vale ressaltar que é importante analisar diretamente no contrato quais são as exclusões praticadas pela seguradora em questão. 

Quais são os serviços do seguro funeral?

Vimos até aqui condições gerais relacionadas ao seguro funeral, e de modo geral como este oferece o reembolso a depender do tipo de cobertura contratada. Entenda agora quais são os serviços do seguro funeral que podem estar contemplados na apólice:

  • Transporte fúnebre;
  • Documentações em geral;
  • Caixão/urna;
  • Translado do corpo;
  • Capela;
  • Preparação do corpo;
  • Livro de presença;
  • Locação do jazigo;
  • Transmissão de mensagens urgentes;
  • Sepultamento;
  • Flores e coroas;
  • Véu simples;
  • Cremação.

Lembre-se sempre de analisar as condições gerais da sua apólice. Caso seja do seu interesse ou necessidade, há a possibilidade de incluir outros tipos de serviços prestados, que poderão ser contemplados no seu contrato. 

Assim, sua família saberá quais os serviços que serão possíveis de contratar no momento que for necessário. 

Quanto custa um seguro funeral?

Os custos referentes ao seguro funeral variam de cliente para cliente, uma vez que são consideradas diversas variáveis individuais e condições diferenciadas às necessidades de cada um no momento da contratação, bem como suas preferências.

O custo, portanto, depende especialmente de questões como:

  • Valor do seguro;
  • Preferências do segurado;
  • Coberturas complementares.

Como contratar um seguro funeral

 O seguro funeral é a melhor forma de oferecer segurança e proteção para sua família e entes queridos ou para seus colaboradores em um dos momentos mais difíceis da vida, que é lidar com a perda de um ente querido. 

Para garantir esses benefícios, é necessário contratar esse tipo de cobertura de seguro de vida, através de uma corretora de seguros confiável e cadastrada na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Uma boa corretora irá lhe oferecer o melhor produto, a fim de, atender às suas necessidades e de seus familiares. 

Nós da Mutuus Seguros trabalhamos com seguro funeral em cobertura adicional na contratação da apólice do seguro de vida em grupo, realizada pelas empresas. 

A contratação deve ser feita por meio de nossa plataforma totalmente digital e com suporte personalizado, com um corretor digital disponível para tirar todas as suas dúvidas sobre cotação, indicando inclusive, qual o melhor produto para atender às suas necessidades. 

Esta é uma forma inteligente de aumentar a segurança para os familiares dos colaboradores, caso ocorra algum incidente. Tornando-se uma preocupação a menos para o dono de qualquer empresa e negócio, especialmente aquelas que lidam com atividades de risco. 

Para saber mais e conhecer nossa solução, adicione essa cláusula no seguro de vida dos seus colaboradores.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!