Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro doença: como funciona essa cláusula do seguro de vida

9min. leitura
Revisado em 02 abr 2024

Imagine que, de repente, você recebeu o diagnóstico de câncer, mesmo sendo jovem e saudável. Naturalmente, a notícia é um susto, mas pelo menos pode existir a proteção financeira do Seguro Doença, cláusula do Seguro de Vida.

Isso significa a possibilidade de receber um tratamento digno e conseguir se concentrar na sua recuperação. Afinal, existe o suporte necessário para cobrir custos médicos, despesas cotidianas e auxiliar na manutenção do padrão de vida da sua família durante essa fase.

Por outro lado, pense no desgaste de enfrentar tudo isso com o adicional do peso financeiro que comumente acompanha o tratamento de doenças. Inclusive, o estresse crônico tende a agravar problemas de saúde, como o câncer, sabia?

Então, você prefere se prevenir e investir no Seguro Doença para ter um tratamento digno, se necessário, ou contar com a sorte? Caso escolha a primeira opção, continue com a gente e saiba mais sobre o assunto!

O que é o Seguro Doença?

O Seguro Doença é uma cláusula contratada em uma apólice do Seguro de Vida. Este produto funciona como uma espécie de escudo — colocado ao redor de si e dos beneficiários escolhidos — para proteger contra inúmeros imprevistos da vida.

Um deles diz respeito ao aparecimento de patologias. Nesse sentido, o Seguro Doença é feito especificamente para ajudar a arcar com os impactos financeiros trazidos por elas.

Assim, você e os seus beneficiários concentram as energias na recuperação, diminuindo as preocupações com o dinheiro necessário para cobrir despesas médicas e outros gastos. 

Como funciona o Seguro Doença?

A cláusula do Seguro Doença funciona como um apoio financeiro. Para isso, basta escolher quais doenças quer incluir no seu contrato. Então, se algum dia você receber o diagnóstico de uma delas, a seguradora oferece uma compensação financeira, conforme o valor acordado.

Uma grande vantagem é que, mesmo ao se recuperar totalmente, você não precisa devolver o dinheiro. Afinal, o foco do Seguro Doença é priorizar a sua saúde para aumentar as chances de recuperação e garantir qualidade de vida. 

Isso porque as preocupações financeiras são deixadas de lado. Ou seja, essa cláusula do Seguro de Vida funciona similarmente a outros serviços, tendo as mesmas regras para contratar e acionar. A seguir, saiba mais detalhes!

Contratação do seguro

  • escolha das coberturas – ao contratar o Seguro Doença, você primeiro decide quais doenças quer incluir na sua cobertura, adaptando-o às suas necessidades específicas. Esse processo pode ser auxiliado por corretoras de seguro;

  • conversa com a seguradora – você então conversa com um representante da seguradora. Eles explicam os diferentes planos disponíveis e ajudam a personalizar sua cobertura conforme suas preferências e demandas;

  • avaliação de riscos e prêmio – a seguradora avalia seus riscos com base no histórico médico, idade e estilo de vida. Assim, é determinado o valor do prêmio que você paga para manter o serviço ativo;

  • assinatura do contrato – após escolher as coberturas, discutir termos e concordar com o prêmio, você assina o contrato de seguro com as condições específicas do Seguro Doença.

Acionamento do seguro

  • diagnóstico da doença coberta – se, futuramente, você for diagnosticado com uma das doenças especificadas na apólice, fale com a seguradora e forneça os dados necessários;

  • avaliação pela seguradora – a seguradora revisa a documentação para garantir que o diagnóstico atende aos critérios especificados no contrato. Se tudo estiver em conformidade, o processo de acionamento é iniciado;

  • compensação financeira – após aprovar, a seguradora paga a compensação financeira acordada.

Quais as coberturas do Seguro de Vida relacionadas à cláusula de Seguro Doença?

O Seguro de Vida com a cláusula de Seguro Doença oferece cobertura para diversas situações relacionadas a doenças graves. Acompanhe!

Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IPD-F)

Essa cobertura oferece uma indenização caso você sofra invalidez permanente e total devido a uma doença. Por exemplo, um diagnóstico médico confirmou que você não pode mais fazer atividades cotidianas essenciais por uma condição de saúde grave coberta pela apólice. 

Então, essa proteção financeira oferece suporte significativo, permitindo custear as despesas associadas à invalidez. Entre elas, tratamentos médicos, adaptações na residência e manutenção do padrão de vida.

Invalidez Permanente Total por Doença Laborativa (IPDL)

Semelhante à IPD-F, essa cobertura trata da invalidez permanente total, mas é específica para quando a incapacidade ocorre por doenças relacionadas ao trabalho

Por exemplo, se um trabalhador desenvolver uma doença ocupacional, como a síndrome do túnel do carpo, por atividades repetitivas no trabalho, a cobertura de IPDL pode ser acionada.

Diárias de Incapacidade Temporária por Acidente ou Doença (DIT)

Esta cobertura oferece pagamentos periódicos por um período determinado caso você fique temporariamente incapacitado devido a acidente ou doença. Isso pode servir para cobrir despesas durante um afastamento temporário do trabalho.

Quer dizer, suponha que você sofreu um acidente de carro, exigindo cirurgia e um tempo de recuperação. Durante essa fase, a indenização seria uma fonte de renda adicional para cobrir despesas cotidianas, como contas, alimentação e aluguel.

Doenças congênitas de filhos

Esta cobertura oferece suporte financeiro em caso de diagnóstico de doenças congênitas em filhos dos segurados, como fibrose cística, síndrome de down etc. Logo, você tem mais recursos para lidar com despesas médicas e outras necessidades específicas.

Verba por Incapacidade Temporária por Acidente e/ou Doença (VIT)

Semelhante à DIT, a VIT garante uma verba específica em casos de incapacidade temporária causada por acidente pessoal ou doença. Assim, ela serve para auxiliar nas despesas enquanto você se recupera.

Quais doenças a cláusula de Seguro Doença cobre?

A cláusula de Seguro Doença protege você ao oferecer suporte em inúmeras situações difíceis de saúde, como:

  • infarto agudo do miocárdio – “aperto” no coração devido a bloqueio nas artérias, o que acaba atrapalhando o fluxo sanguíneo na região;

  • câncer – crescimento descontrolado de células no corpo;

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC) – espécie de “curto-circuito” no cérebro por bloqueio ou ruptura de vasos sanguíneos;

  • paralisia de membros – perda do movimento dos braços ou das pernas;

  • perda de visão – diminuição ou ausência total da visão;

  • Alzheimer – doença que afeta a memória e as funções cognitivas progressivamente;

  • Parkinsons – distúrbio que afeta o movimento do corpo, causando tremores e rigidez muscular;

  • Esclerose Múltipla – doença que atinge o sistema nervoso e causa problemas de coordenação e fadiga;

  • embolia pulmonar – bloqueio nos pulmões por coágulo sanguíneo;

  • osteomielite – infecção nos ossos que causa dor intensa e inchaço.

Quais riscos a cláusula de Seguro Doença não cobre?

Apesar do Seguro Doença ser uma proteção financeira essencial, tem alguns riscos que não são cobertos por ele, dependendo da seguradora e apólice. É o caso de:

  • dupla indenização – se alguma doença ou problema de saúde acontecer 2 vezes, o seguro não repete a indenização;

  • doenças benignas e enxaqueca – algumas condições, como enxaqueca, podem não estar incluídas. Essas regras específicas devem ser bem analisadas ao assinar o contrato;

  • catástrofes e produtos químicos – se algo em grande escala, como uma explosão nuclear, causar problemas, o seguro talvez não ajude a cobrir problemas de saúde relacionados;

  • doenças preexistentes – caso você já estivesse doente antes de contratar o seguro e não contou, a cobertura pode não valer;

seguro de vida em grupo empresarial da Mutuus Seguros
  • doenças por atos ilícitos ou tentativa de suicídio recente – se a doença vier de algo ilício que você fez, talvez não haja autorização para a proteção financeira. A mesma regra é válida caso você tenha tentado se suicidar após contratar o seguro, antes de 2 anos de carência;

  • problemas específicos – algumas condições como hérnias, complicações de parto e choque alérgico podem não ser cobertas. 

Por que contratar o Seguro Doença?

Contratar o Seguro Doença assegura que, caso algo sério e coberto no contrato aconteça, você terá proteção. Saiba mais!

Proteção em momentos difíceis

Se você adoecer gravemente, o Seguro Doença oferece ajuda financeira. É como um amigo que dá uma mãozinha nos momentos desafiantes da vida. Afinal, é importante se concentrar no seu tratamento nessa fase sem ter que se preocupar com despesas.

Quer dizer, imagine ter que pensar nisso enquanto faz quimioterapia, percebe o corpo enfraquecido, precisa de ajuda até para ir ao banheiro etc. Certamente, não é um desejo seu passar por isso. Inclusive, preocupações constantes tendem a agravar a doença. 

Cobertura para despesas médicas

Imagine receber uma conta alta no médico ou precisar de tratamentos caros após ser diagnosticado com uma doença grave. Para muitas pessoas, como quem tem filhos, o pensamento tende a ser sobre a falta que o dinheiro fará na criação deles, na manutenção da casa etc.

Diante disso, alguns poderiam abrir mão de um tratamento de qualidade por não ter condições de pagar. Nesse caso, o tempo de espera para atendimento pelo SUS é de 1 ano e 4 meses, sabia? Os dados são da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. 

Quando o assunto é tratamento para doenças graves, o atendimento pode ser ainda mais demorado. Felizmente, o Seguro Doença ajuda a tornar os custos mais acessíveis, como se fosse um bilhete VIP para os melhores cuidados médicos.

Apoio em diversos quadros clínicos

Seja um acidente vascular cerebral (AVC), problema no coração, ou outras condições graves, o Seguro Doença fornece suporte. Essa variedade de cobertura é importante porque você pode ser atingido por inúmeras patologias, mesmo que se cuide para evitar. 

Quer dizer, quantas pessoas jovens e saudáveis você já viu serem diagnosticadas com doenças graves? Isso ocorre por condições genéticas, estresse do dia a dia, insônia, exposição à agrotóxicos etc. Logo, o Seguro Doença se torna um aliado para todos, independentemente da idade ou estado de saúde.

Ajuda mesmo após a recuperação

Mesmo ao se recuperar totalmente, o dinheiro do seguro não precisa ser devolvido. Afinal, você precisa ter um fundo extra para ajudar na retomada da vida normal e o Seguro Doença entende isso. 

Quer dizer, após o diagnóstico de patologias graves, muitas pessoas param de trabalhar temporariamente, por exemplo. Logo, a retomada das atividades pode ser desafiadora. 

Além disso, despesas inesperadas, como adaptações no estilo de vida e tratamentos contínuos, costumam surgir mesmo após a recuperação completa. Então, encare o dinheiro do seguro após a recuperação total como uma reserva financeira para auxiliar na transição de volta à vida normal.

Quem tem doença preexistente pode fazer Seguro Doença?

Sim, quem tem doença preexistente pode fazer Seguro Doença! Porém, é obrigatório relevar esse problema durante a contratação para a seguradora estar consciente. Assim, as condições do contrato de seguro, como o valor, serão pensadas considerando esse aspecto.

Por outro lado, se você omitir essa informação, pode enfrentar problemas futuros e ter a indenização recusada, caso precise dela. E claro, as seguradoras têm autonomia para decidir se vale a pena ou não cobrir a sua doença preexistente. 

Para determinar, elas costumam considerar idade, estilo de vida, tratamento existente, gravidade da doença etc. Isto é, quanto mais arriscado parecer para ela, mais caro tende a ser a manutenção do Seguro Doença.

Apesar disso, quanto mais a medicina avança, mais as seguradoras ficam flexíveis e até oferecem produtos especiais para pessoas com condições preexistentes. O importante é ter honestidade desde o início da contratação para garantir a melhor proteção para a sua saúde.

Para quem é indicado o Seguro Doença?

O Seguro Doença é indicado para todo mundo que quer ter uma proteção extra caso seja diagnosticado com alguma patologia. Isso é válido mesmo se você é jovem, saudável ou nunca enfrentou desafios de saúde. 

Afinal, até esse público pode lidar com diagnóstico inesperado. Inclusive, a pouca idade pode contribuir para as pessoas adotarem mais comportamento de risco, como sedentarismo e alimentação inadequada. 

Além disso, existem outros perfis indicados para contratar este serviço, como quem sustenta uma família e tem filhos. Quer dizer, imagine receber um diagnóstico sério e ainda ter que se preocupar com o sustento de outras pessoas. Diante disso, o seguro alivia essa carga.

E claro, pessoas mais velhas e com alguma condição prévia ou problemas genéticos são ainda mais recomendadas a contratarem o Seguro Doença. Isso porque existem mais riscos de um diagnóstico sério que afete a saúde.

Como escolher um Seguro Doença?

Escolher um Seguro Doença pode parecer uma tarefa complicada, mas com alguns passos simples, você decide de forma alinhada com as suas necessidades. Confira os passos a seguir:

  • avalie coberturas e exclusões – veja quais coberturas básicas o seguro oferece, quais são as possíveis exclusões e coberturas complementares. A decisão depende do seu orçamento e interesse;

  • compare prêmios e coberturas – compare as ofertas de diferentes seguradoras com auxílio de uma corretora. Além do preço, avalie as coberturas oferecidas e os serviços incluídos. Às vezes, um prêmio um pouco mais alto pode proporcionar uma cobertura maior;

  • reputação da seguradora – pesquise a reputação da seguradora. Avaliações e comentários de clientes nas redes sociais e no Reclame Aqui, por exemplo, podem oferecer insights sobre a qualidade do serviço;

  • consulte um corretor de seguros – se sentir dificuldade, consulte um corretor de seguros. Ele pode ajudar a esclarecer dúvidas e orientar na escolha do melhor plano com base em suas necessidades específicas;

  • escolha modalidade de acesso aos serviços – as principais são pela rede de prestadores da seguradora (com copagamento), por reembolso (escolhendo livremente os médicos, com reembolso parcial), ou um sistema que combina as duas opções;

  • analise período de carência – esse é o tempo que precisa esperar antes de usar as coberturas, se necessário. Em geral, o período pode variar de 30 a 180 dias, dependendo da seguradora, mas em alguns casos, a carência é acima de um ano;

  • defina prioridades e estime necessidades – pessoas mais velhas, chefes de família, com filhos pequenos etc., podem ter necessidades diferentes de jovens solteiros, por exemplo. Então, considere isso ao escolher o Seguro Doença.

Leia também: Seguro por morte: como funciona, quem recebe e qual o valor?

Como contratar o Seguro Doença?

Contratar um Seguro Doença é prático, as etapas desse processo envolvem:

Pesquise e compare

Pesquise diferentes seguradoras que oferecem o Seguro Doença e compare as coberturas oferecidas, preços e avaliações de clientes.

Simule seguros

Faça cotações para simular as coberturas e os orçamentos em diferentes seguradoras. Isso pode ser feito online, por telefone ou por meio de um corretor de seguros, que facilita o processo.

Analise os documentos

Após escolher uma seguradora, revise cuidadosamente os documentos do contrato. Certifique-se de entender todas as condições, termos, coberturas e exclusões.

Preencha a proposta

Preencha a proposta de seguro com informações precisas. Isso inclui detalhes honestos e atualizados sobre sua saúde, histórico médico e outros dados relevantes.

Exames médicos (se necessário)

Algumas seguradoras podem exigir exames médicos para avaliar o estado de saúde. Então, garanta a realização de todos eles, se solicitado.

Pagamento da apólice

Após aprovar a proposta, a seguradora fornece os detalhes de pagamento, que podem ser feitos mensalmente ou 1 vez por ano.

Receba a apólice

Uma vez pago, você recebe a apólice do Seguro Doença. Logo, leia atentamente o documento para entender todas as coberturas e procedimentos para acionar o seguro se necessário.

Faça cotação do Seguro Doença com a Mutuus

E aí, entendeu como contratar o Seguro Doenças e de que forma ele pode proteger você? Conforme mencionado, esta cláusula do Seguro de Vida proporciona tranquilidade financeira, conforto e apoio em diversos quadros clínicos. Assim, fica mais fácil se tratar com dignidade e focar na recuperação.

Portanto, faça uma cotação do Seguro Doença com a gente e compare coberturas e valores nas melhores seguradoras. Com a Mutuus, você faz isso online, de graça e o resultado sai muito rápido!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!