Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro Acidentes Pessoais: Como ele funciona? O que cobre? Tudo neste conteúdo!

6min. leitura
Revisado em 15 fev 2024

Ter um seguro acidentes pessoais pode ser uma garantia no caso de situações de acidentes suas, de seus dependentes ou de colaboradores de sua empresa.

Essa alternativa permite o pagamento de indenizações e cobertura de despesas hospitalares, oferecendo segurança e tranquilidade não apenas para os contratantes, mas também para os funcionários segurados.

Além disso, essa modalidade de seguro pode ser contratada por empresas, profissionais individuais e até mesmo autônomos, apostando em uma proteção adicional para o caso de imprevistos.

No entanto, muitas pessoas podem não conhecer o serviço, ou não saber quais as vantagens que acompanham esse tipo de contratação.

Dessa forma, vale a pena conhecer mais sobre seguro acidentes pessoais, entender como ele funciona e conhecer as melhores empresas para realizar uma cotação e ficar integralmente amparado no dia a dia.

O que é seguro acidentes pessoais?

O seguro acidentes pessoais é uma modalidade de serviço que tem como objetivo proteger os segurados e seus familiares em casos de acidentes. 

Além de poderem ser contratados individualmente, existem inúmeras empresas que oferecem este tipo de serviço, cada uma com uma cobertura diferente.

Contudo, não são todos os tipos de acidentes que são assegurados. Então, é preciso que a condição esteja prevista na apólice de seu seguro e confirmar essas cláusulas no momento da contratação.

Seguro de vida x seguro acidentes pessoais: Quais as diferenças?

Enquanto um seguro de acidentes pessoais faz a cobertura para qualquer incidente que a pessoa possa ter durante o trabalho, por exemplo, o seguro de vida protege um indivíduo de problemas relacionados à causas naturais ou acidentes mais graves.

Basicamente, enquanto o seguro acidentes pessoais conta com uma cobertura menor, cobrindo apenas este tipo de categoria, é possível realizar o resgate de maneira mais simplificada, onde o beneficiário, geralmente, é o próprio titular do seguro.

Já o seguro de vida garante a indenização em diversos casos mais graves como, por exemplo, morte natural. Portanto, se o segurado do seguro de acidentes pessoais falecer em razão de causas naturais, por exemplo, não haverá indenização para seus familiares.

Como funciona o seguro acidentes pessoais?

O seguro acidentes pessoais assegura indenizações em caso de um acidente que cause a morte ou danos físicos ao segurado. Ou seja, acontecimentos que o incapacitam de continuar exercitando suas funções profissionais.

Essa modalidade tem um custo menor do que o seguro de vida, pois sua cobertura também é menor. Afinal, apenas em casos de morte ou invalidez ele gera o pagamento aos segurados ou ao titular.

Seu funcionamento é simples. Basicamente, o indivíduo deve entrar em contato com uma corretora de seguros de sua preferência. Esta, por sua vez, faz a ponte com a seguradora, entendendo as necessidades do segurado e as melhores condições para ele.

Tipos mais comuns de apólice de seguro acidentes pessoais

Existem dois tipos de apólice de seguro de acidentes pessoais: a individual e a coletiva:

  • Individual: oferece a cobertura para uma única pessoa;
  • Coletiva: assegura um grupo de pessoas, então, é uma opção comum para empresas.

Como acionar a seguradora?

Para acionar a seguradora, os beneficiários devem entrar em contato por telefone ou pelo chat da companhia de seguros. Contudo, é importante que apresentem o sinistro ocorrido no momento. 

Desta forma, poderão receber o passo a passo que devem executar para usufruírem da indenização.

No caso de solicitações à empresa, é comum que ela solicite os documentos pessoais e uma conta bancária, para que o depósito possa ser realizado.

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) define o prazo de 30 (trinta) dias para o pagamento do valor indenizatório.

Posso escolher quem é o beneficiário do seguro?

Quando você ou a empresa fazem a contratação do seguro acidentes pessoais, é preciso definir quem será o beneficiário. Assim, existe a possibilidade de indicação de mais de uma pessoa para receber a indenização em caso de morte.

Contudo, geralmente a escolha é livre. Sendo assim, não é necessário que sejam apenas os herdeiros ou familiares. Por outro lado, escolher familiares evita possíveis transtornos legais após a morte.

Escolhido seus beneficiários, você deve informar todos os dados pessoais à seguradora. Vale destacar que se um deles possuir menos de 16 anos, os valores serão geridos por um tutor.

Por fim, o segurado pode optar por não nomear seus beneficiários. 

Dessa forma, o comum é que 50% da indenização seja do cônjuge e a outra parte para os herdeiros do beneficiário. E, com base na lei, segue-se as regras de sucessão.

O que o seguro acidentes pessoais cobre?

Em relação à cobertura do seguro acidentes pessoais, baseiam-se em eventos causados de forma súbita e por agentes externos e involuntários. Ou seja, colisões de veículos, atropelamento, queda e afogamento. 

seguro de vida em grupo empresarial da Mutuus Seguros

Esses eventos levam o segurado a óbito ou podem causar invalidez permanente, seja total ou parcial. 

Por isso, as situações de coberturas são mais específicas. Mas é possível fazer contratações extras, como:

  • Auxílio funerário;
  • Diárias de internação em hospital;
  • Invalidez permanente, seja total ou parcial;
  • Diárias por incapacidade temporária (indicado para profissionais liberais, autônomos ou informais).

Tipos de invalidez

Nos seguros de acidentes pessoais, também é possível contar com uma proteção contra invalidez, dependendo do produto contratado.

Caso ele esteja presente na sua apólice, é necessário entender quais são os pertencentes ao seu produto, como os modelos abaixo:

  • Total: perda da visão, do uso dos membros superiores, das mãos e pés;
  • Parcial: perda da visão de um olho; surdez e mudez incurável; imobilidade do segmento cervical da coluna vertebral;
  • Parcial de membros superiores: perda total do uso de um dos membros superiores, de uma das mãos, de um dos polegares (inclusive ou exclusive o metacarpiano).

Vale lembrar que esses tipos de coberturas por invalidez podem mudar de acordo com a seguradora. 

Quais são as principais seguradoras?

Existem diversas empresas que oferecem o seguro acidentes pessoais. As principais são:

  • Sul América;
  • Sompo;
  • Mapfre;
  • MAG seguros;
  • Liberty;
  • MetLife;
  • Icatu;
  • Porto Seguro;
  • Bradesco;
  • Tokio Marine. 

Cada uma dessas seguradoras possui seus diferenciais na apólice de seguro contratado, que devem ser avaliados.

Então, vale a pena considerá-las no momento de escolher uma para este serviço. E, caso tenha dúvidas, é possível contar com empresas especializadas em entender suas necessidades e apresentar serviços específicos, como a Muutus Seguros.

Quem pode contratar o seguro de acidentes pessoais?

Seguro acidentes pessoais: quem pode contratar?

Atualmente, existem duas maneiras de contratar um seguro acidentes pessoais. A aquisição pode ser realizada por empresas aos seus colaboradores e também por profissionais autônomos. 

Além disso, existem algumas regras em relação à contratação. Por exemplo, a idade mínima costuma ser 14 anos. Já a máxima, para alguns seguros, está entre 65 e 70 anos. No entanto, uma novidade neste setor é o plano sênior, para pessoas com até 80 anos.

Importante relembrar também que a idade do beneficiário pode alterar algumas coberturas. Sendo assim, tornam-se mais restritas, permitindo apenas alguns benefícios, como o reembolso de gastos médicos e hospitalares, ou somente as despesas com o funeral.

Quando é indicado contratar este seguro?

O seguro de acidentes pessoais é uma proteção indispensável para pessoas que possuem atuações profissionais que envolvam riscos — ou, ainda, para os amantes de viagens e esportes radicais.

Também é uma opção interessante para os trabalhadores autônomos, que dependem de si mesmos para exercerem suas atividades como profissionais da área da saúde e comunicação, que basicamente, trabalham com o intelecto e com partes específicas do corpo.

Afinal, essa é uma forma de amparo caso venha a acontecer, principalmente situações que possam afetar a fonte de renda ou que prejudicam financeiramente a família no caso de morte.

Quanto custa o seguro acidentes pessoais?

Quanto custa um seguro acidentes pessoais?

O investimento na contratação do seguro acidentes pessoais varia de acordo com as seguradoras e a cobertura necessária para cobrir os gastos em situações que sejam necessárias.

Além disso, a idade do segurado e sua atuação profissional podem interferir nesta condição. Porém, de forma geral, os valores mensais podem variar entre R$ 10 a R$ 60 na maioria dos casos. 

No entanto, antes de contratar é importante fazer uma cotação e conhecer os benefícios de cada um. Com isso, poderá escolher aquele que atende melhor às suas necessidades.

Como cotar e contratar um seguro de acidentes pessoais?

Você pode cotar o seguro acidentes pessoais para empresas, de forma online, rápida e gratuita, contando com a plataforma de cotação inteligente da Muutus Seguros

Neste caso, basta clicar em “Faça sua cotação agora”, informar o e-mail e o tipo de seguro desejado. Por fim, insira os dados solicitados para fazer seu orçamento.

Depois de fazer a cotação e escolher suas coberturas, você deve enviar os documentos para a contratação e poderá definir qual será a forma de pagamento mensal. Feito isso, estará tudo certo caso necessite acionar o seguro!

O que analisar antes de contratar um seguro de acidentes pessoais?

Antes de realizar a contratação do seguro de acidentes pessoais, é importante estar atento a alguns itens que podem fazer a diferença na cotação e na sua segurança de longo prazo. 

Entre eles, podemos mencionar: 

  • Riscos excluídos do seguro;
  • Seu estado de saúde atual;
  • Quais serão os beneficiários inseridos da apólice;
  • Existe período de carência para a utilização do produto?;
  • Leia todas as condições da apólice.

Apesar de serem pontos básicos, eles são essenciais para que você não tenha nenhuma dúvida sobre o seguro. Aliás, caso tenha alguma dúvida, converse com a seguradora antes mesmo de fechar o contrato. 

Contrate o seguro de acidentes pessoais

Seja para sua empresa ou de modo pessoal, contratar o seguro acidentes pessoais é uma forma de garantir mais segurança e estabilidade em situações inesperadas. 

Portanto, faça a cotação pela Mutuus e escolha a melhor seguradora para você. Nossa central de atendimento especializada está à disposição para te ajudar com possíveis dúvidas!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!