Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro familiar: entenda o que é, como funciona e quais as coberturas

9min. leitura
Revisado em 25 mar 2024

Uma das maiores provas de amor pela família é pensar no bem-estar dela a longo prazo, como ao investir em um Seguro Familiar. Quer dizer, viagens, presentes, elogios e atos carinhosos são muito bem-vindos. Porém, planejar cuidadosamente o futuro financeiro da família não pode ficar em segundo plano.

Afinal, isso permite entrar em um curso superior, ter tratamento digno em caso de doença e construir patrimônio para manter maior qualidade de vida. Para alcançar esse objetivo com o Seguro Familiar, basta se organizar financeiramente e abrir mão de pequenos prazeres no presente. 

Por exemplo, em vez de jantar fora todo final de semana, você pode cozinhar em casa ocasionalmente. Assim, o dinheiro que seria gasto é realocado para o Seguro Familiar e, ainda, o momento serve para fortalecer os laços familiares.

Quer entender mais sobre o funcionamento do Seguro Familiar e como ele é uma demonstração de amor e responsabilidade? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas em apenas 9 minutos!

O que é um seguro familiar?

Um Seguro Familiar é uma proteção financeira para o segurado — quem contrata o plano — e seus familiares. Assim, se algo inesperado e coberto pela apólice acontecer, o seguro libera uma indenização para os membros da família, como filho e cônjuge.

Com isso, o Seguro Familiar ajuda a cobrir despesas médicas e educacionais, dívidas pendentes, fornecer um suporte financeiro para a família seguir em frente etc. 

Como funciona o seguro familiar?

O Seguro Familiar funciona como um acordo entre uma família e uma seguradora para garantir proteção financeira em situações imprevistas. A seguir, saiba mais detalhes!

Escolha do plano

O segurado escolhe um plano de seguro para a família com base em suas necessidades. Os planos variam em relação a cobertura e prêmio, valor pago regularmente.

Pagamento regular

A família paga prêmios frequentes à seguradora para garantir que o seguro fique ativo. O pagamento pode ser mensal, trimestral ou anual, dependendo do acordo.

Cobertura estabelecida

O seguro define claramente as situações em que a seguradora fornecerá benefícios. Isso pode incluir eventos como doenças graves, acidentes ou falecimento do segurado.

Ocorrência do evento segurado

Se um evento coberto ocorrer, a família ou o segurado notifica a seguradora. Por exemplo, em caso de doença grave, é preciso apresentar os documentos médicos necessários para comprovar o ocorrido.

Avaliação e processamento do sinistro

A seguradora avalia a reivindicação de indenização para garantir que ela atenda aos critérios do contrato. Uma vez aprovada, a seguradora paga os benefícios acordados. 

Caso contrário, pode haver negativa de sinistro. Normalmente, isso ocorre, por exemplo, se a situação não se enquadrar nas coberturas, houver informações imprecisas ou ocultação de fatos relevantes. Nesses casos, um advogado ajuda a resolver o problema de forma mais rápida e eficiente. 

Renovação e atualização

O seguro pode ser renovado, em geral, a cada ano. Assim, a seguradora tende a atualizar os valores conforme a mudança de idade e outros fatores relevantes que aumentem os riscos.

Além disso, é recomendado que as famílias ajustem suas coberturas quando as necessidades evoluem ao longo do tempo. Por exemplo, se a família crescer com a chegada de um novo membro, é importante aumentar a cobertura do seguro para garantir proteção para todos.

Qual a diferença entre seguro de vida familiar, seguro de vida individual e seguro de vida empresarial?

O Seguro de Vida Familiar, Individual e Empresarial se diferenciam no público-alvo e na extensão da cobertura. Entenda algumas delas!

Seguro de vida individual

O Seguro de Vida Individual é personalizado para as necessidades de uma pessoa específica, o contratante do plano. Normalmente, ele é indicado para pessoas solteiras que querem segurança financeira pessoal para despesas médicas, por exemplo.

Seguro de vida empresarial

Já o Seguro de Vida Empresarial é voltado para funcionários de uma empresa. Ou seja, ele oferece suporte financeiro aos colaboradores e suas famílias em situações críticas, como doenças graves. Assim, este seguro complementa o suporte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para trabalhadores CLT.

Seguro de vida familiar

Enquanto isso, o Seguro de Vida Familiar protege a família como um todo ao oferecer benefícios para o segurado, cônjuges e filhos. Desse jeito, os membros têm apoio financeiro em momentos difíceis. 

Quais as coberturas do seguro familiar?

As coberturas do Seguro Familiar dependem da seguradora e do plano escolhido, mas existem as proteções básicas e adicionais mais comuns. Confira!

Cobertura de morte natural ou acidental (MNA)

A cobertura de Morte Natural ou Acidental protege a família em diferentes circunstâncias. Quer dizer, ela assegura que haja suporte financeiro para enfrentar as despesas associadas a essas situações caso o segurado morra. 

Ou seja, a proteção é válida em caso de morte por idade ou causas naturais. Vale, ainda, para óbitos por eventos inesperados, como acidentes de trânsito, quedas, afogamentos, entre outros.

Assistência funeral individual ou familiar

A Assistência Funeral Individual ou Familiar cobre os custos em casos de falecimento. Com isso, a família se concentra no processo de luto em vez de preocupações financeiras.

Essa cobertura serve tanto para a morte do segurado quanto de qualquer membro da família protegido pelo seguro. Assim, a indenização cobre despesas associadas ao funeral, como caixão, transporte do corpo, velório, entre outros. Ela também pode reembolsar você caso já tenha gasto com esses serviços.

Doenças graves

O seguro de doenças graves oferece um suporte financeiro para enfrentar os desafios associados a essas condições. Entre eles, despesas médicas, tratamentos, ajustes na vida cotidiana e outros custos relacionados. As doenças normalmente cobertas são:

  • infarto agudo do miocárdio;
  • acidente vascular encefálico;
  • insuficiência renal terminal;
  • cirurgia artéria coronariana;
  • transplante de órgãos;
  • câncer;
  • cirurgia de valvas cardíacas;
  • cirurgia da aorta;
  • esclerose múltipla;
  • Alzheimer;
  • perda da fala;
  • perda da audição (surdez);
  • perda da visão (cegueira);
  • paralisia de membros;
  • queimaduras graves (3º grau);
  • embolia pulmonar;
  • Parkinson.

Invalidez permanente total ou parcial por acidente (IPA)

Se o segurado sofrer um acidente que resulte em invalidez permanente total ou parcial, o seguro paga uma indenização. Com isso, ele ajuda a cobrir despesas médicas, custos de reabilitação e fornece um suporte adicional para compensar a perda de renda por incapacidade.

Responsabilidade civil familiar

A Responsabilidade Civil Familiar é uma proteção que oferece suporte financeiro quando você ou membros da sua família causam danos a outras pessoas ou propriedades.

Por exemplo, se seu filho acidentalmente quebrar algo na casa de um vizinho, a cobertura de Responsabilidade Civil Familiar ajuda a cobrir os custos envolvidos. Isso pode incluir custos legais, despesas médicas ou reparos em propriedades danificadas.

Diária de incapacidade temporária (DIT)

A Diária de Incapacidade Temporária (DIT) assegura o pagamento de uma diária previamente acordada nos Seguros. Essa cobertura é ativada quando você não pode trabalhar devido a afastamento causado por doenças ou acidentes pessoais cobertos pelo seguro.

O que não cobre o seguro familiar?

O Seguro Familiar exclui algumas situações específicas, dependendo das regras de cada apólice. Acompanhe as exclusões mais comuns!

Complicações de tratamentos

Não estão cobertas complicações que possam surgir como resultado de exames, tratamentos clínicos ou cirúrgicos. A exceção é se elas surgirem diretamente de um acidente coberto.

Lesões relacionadas a esforços repetitivos e similares

Lesões de esforços repetitivos, microtraumas cumulativos ou outras condições similares não costumam ser coberturas. Isso inclui aquelas classificadas como Lesão por Esforços Repetitivos (LER) e Doenças Ósteo-musculares Relacionadas ao Trabalho (DORT). 

Situações reconhecidas como “invalidez acidentária”

Uma instituição oficial de previdência ou similar reconheceu uma invalidez como decorrente de um acidente? Essa situação pode não ser coberta. Isso se o evento causador da lesão não se enquadrar totalmente na definição de invalidez por acidente pessoal estabelecida nas condições do seguro.

Quais as vantagens do seguro familiar?

As vantagens do Seguro Familiar incluem proteção financeira ampla, cobertura em situações diversas e a tranquilidade de saber que a família está amparada. A seguir, saiba mais detalhes!

Proteção financeira ampla

O seguro cobre uma variedade de situações, como acidentes, doenças graves e até mesmo eventos fatais. Assim, ele garante uma proteção financeira ampla para a família. 

Afinal, imagine o desamparo que pode ser perder repentinamente o provedor dos membros. Além do impacto emocional, o processo de luto se torna ainda mais delicado. Isso porque seria preciso correr atrás de uma maior estabilidade financeira.

O mesmo pode ocorrer caso algum membro da família seja diagnosticado com doenças graves como câncer, AVC e infarto. Assim, o seguro fornece recursos para tratamentos e cuidados adicionais.

seguro de vida em grupo empresarial da Mutuus Seguros

Assistência funeral

A cobertura de assistência funeral ajuda a aliviar os custos associados a funerais, oferecendo suporte financeiro em um momento emocionalmente desafiador. Até porque, a última coisa que muitos podem querer pensar nessas circunstâncias é em resolver burocracias como essas. 

Inclusive, e se você não tiver uma reserva de emergência para pagar essas despesas? O Seguro Familiar evita que você passe por perrengues nessas situações.

Invalidez permanente

Em casos de invalidez parcial ou permanente, o seguro proporciona uma indenização. Ela será muito útil na adaptação às mudanças no estilo de vida e nas despesas decorrentes dessa condição.

Quer dizer, imagine precisar adaptar sua residência para torná-la acessível após uma invalidez e não ter seguro para isso. Você terá muito mais gastos para cobrir os custos de reformas, como a instalação de rampas, barras de apoio e outras modificações necessárias.

Paz de espírito

Ter um Seguro Familiar proporciona paz de espírito, sabendo que a família está protegida financeiramente em diversas circunstâncias. Em outras palavras, você tem uma sensação de segurança com relação ao futuro da sua família.

Quer dizer, é possível dormir diariamente ciente que, em caso de imprevistos, você tem suporte financeiro. Essa certeza ajuda no relaxamento diário e a aproveitar mais o tempo com a família. 

Quanto custa um seguro de vida familiar?

Em alguns casos, o Seguro Familiar pode custar mensalmente a partir de R$ 10 por pessoa. O valor exato depende da seguradora, cobertura escolhida, serviços adicionais, valor da indenização e outros.

Geralmente, a modalidade familiar tende a ser mais acessível, comparada ao Seguro de Vida Individual. Isso ocorre porque o risco é compartilhado entre um grupo maior de pessoas.

Porém, é importante entender todos os detalhes da apólice, como riscos excluídos e condições para indenização. Assim, você escolhe um plano que atenda às necessidades específicas da sua família e ofereça a proteção desejada.

Qual o melhor seguro de vida familiar?

Escolher o melhor Seguro de Vida Familiar depende das necessidades específicas da sua família, e diferentes seguradoras oferecem opções variadas. A seguir, listamos algumas seguradoras conhecidas, destacando características relevantes de cada uma. Confira!

Bradesco Seguros

O Bradesco Seguros oferece opções de Seguro de Vida Familiar com coberturas amplas. Possui serviços adicionais, como assistência funeral e descontos em estabelecimentos parceiros.

Porto Seguro

A Porto Seguro conta com planos flexíveis que podem ser adaptados às necessidades da família. Inclusive, é reconhecida pela qualidade no atendimento ao cliente.

SulAmérica

A SulAmérica tem opções de Seguro de Vida Familiar com coberturas abrangentes. Além disso, tem uma presença consolidada no mercado de seguros.

Mapfre

A Mapfre oferece diferentes opções de planos, permitindo personalização conforme as necessidades da família. Ela é reconhecida internacionalmente pela solidez financeira.

Tokio Marine

A Tokio Marine apresenta opções de cobertura extensas em seus planos familiares. Essa seguradora se destaca, ainda, por sua atuação global e padrões de qualidade.

Como escolher o melhor seguro familiar?

Escolher o melhor Seguro Familiar requer atenção a alguns pontos importantes, como:

  • avalie as necessidades da família – identifique as principais necessidades de proteção da sua família, como cobertura em caso de falecimento, doenças graves ou invalidez;

  • serviços adicionais – considere os benefícios extras oferecidos, como assistência funeral, diárias por incapacidade temporária e orientação jurídica;

  • compare prêmios e custos – compare os prêmios mensais e os custos totais entre diferentes seguradoras para saber qual valor se encaixa no seu orçamento familiar;

  • reputação da seguradora – pesquise a reputação da seguradora no mercado para entender a confiabilidade da empresa em cumprir suas obrigações;

  • veja as condições e as exclusões – leia cuidadosamente as condições da apólice e as exclusões para evitar surpresas desagradáveis;

  • facilidade de atendimento e contratação – considere a facilidade de atendimento ao cliente e o processo de contratação. Uma seguradora com um atendimento eficiente pode facilitar a resolução de questões e tornar o processo mais tranquilo;

  • avalie o tempo de vigência e renovação – verifique o tempo de vigência do contrato e as condições para renovação. Isso garante que a cobertura seja mantida e que a apólice permaneça válida.

Como a família pode acionar seguro familiar em caso de sinistro?

Acionar o seguro familiar em caso de sinistro serve para receber a indenização. Esse processo envolve as seguintes etapas:

  • notificação imediata – em caso de sinistro coberto, a família deve notificar a seguradora o mais rápido possível;

  • reúna a documentação necessária – prepare os documentos necessários, como a apólice do seguro, certidão de óbito (se aplicável), relatório médico ou policial (se necessário), e qualquer outra documentação solicitada;

  • forneça informações detalhadas – ao entrar em contato com a seguradora, forneça informações detalhadas sobre o sinistro. Isso pode incluir detalhes sobre o ocorrido, a data, o local e qualquer outra informação relevante;

  • acompanhe as instruções da seguradora – siga as instruções fornecidas pela seguradora. Eles podem pedir documentos adicionais ou fornecer orientações sobre os próximos passos do processo de indenização;

  • avaliação do sinistro – a seguradora realizará uma avaliação do sinistro com base nas informações fornecidas e nos documentos apresentados para confirmar a validade da reivindicação;

  • pagamento da indenização – se a seguradora aprovar a reivindicação, ela fará o pagamento da indenização conforme acordado na apólice;

  • registro de atendimento – mantenha um registro de todos os contatos com a seguradora, incluindo datas, nomes de atendentes e informações discutidas.

Quando contratar seguro familiar?

Contratar um Seguro Familiar é uma decisão que deve ser tomada considerando diferentes fatores. Confira:

  • mudanças na estrutura familiar – se a família está crescendo com a chegada de filhos, é um bom momento para avaliar a necessidade de um seguro;

  • aquisição de bens e compromissos financeiros – ao adquirir uma casa, carro ou assumir outros compromissos financeiros significativos;

  • início da vida profissional – ao ingressar no mercado de trabalho ou assumir uma posição mais estável;

  • planejamento para o futuro – ao iniciar o planejamento para o futuro, como economizar para a educação dos filhos, garantir uma aposentadoria tranquila, ou proteger o patrimônio acumulado ao longo do tempo;

  • em situações de saúde preocupantes – se algum membro da família enfrenta condições de saúde que podem se agravar;

  • consolidação financeira – quando a família atinge um estágio de estabilidade financeira. O seguro ajuda a proteger as conquistas financeiras e a proporcionar tranquilidade em relação ao futuro.

Seguro familiar: melhor forma de proteger sua família financeiramente

Conforme mencionado, o Seguro Familiar oferece proteção financeira ampla, garantindo tranquilidade em situações imprevistas como acidentes, doenças e falecimento. Assim, a família pode ter uma vida sem a constante preocupação com despesas inesperadas. 

Gostou deste conteúdo? Confira outros artigos interessantes sobre o mundo dos seguros navegando pelo blog da Mutuus.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!