Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Gestão de Supply Chain: importância, desafios e dicas para otimização

6min. leitura
Revisado em 28 jul 2023

Ao passo que “logística” é uma palavra bastante presente no nosso dia a dia, o termo “Supply Chain” é desconhecido da maioria das pessoas que não atua na área. No entanto, é um conceito super importante para quem trabalha com operação e gestão, além de ser fundamental para o processo logístico.

Na verdade, trata-se de uma noção cada vez mais presente dentro das empresas, que precisam se organizar para dar conta de lidar com as diferentes demandas internas. A má – ou a ausência de – gestão de Supply Chain (ou Supply Chain Management) pode impactar o negócio de várias formas, causando, por exemplo, a falta de produtos no ponto de venda.

Sendo assim, tem enorme relevância e é um tema que vale a pena ser aprofundado para que profissionais da área, executivos e empreendedores possam estar munidos das informações necessárias. Então, confira o nosso artigo!

O que é Supply Chain?

O termo Supply Chain pode ser traduzido para o português como cadeia de suprimentos e se refere à rede de processos que começa na compra da matéria-prima e termina na entrega do produto ao consumidor final.

Logo, estamos nos referindo a todas as atividades envolvidas em uma operação – da compra de insumos, fabricação, embalagem, transporte, armazenamento até a venda e a distribuição. Isso significa que se relaciona também com os diversos parceiros da empresa, como fornecedores, transportadores, operadores de logística e pontos de venda.

A gestão de Supply Chain engloba toda a parte operacional, a administração de demandas internas e a infraestrutura, sendo completamente estratégica para as organizações. Nesse sentido, ela também está relacionada ao gerenciamento de compras, ao atendimento ao cliente, ao desenvolvimento de novos produtos e às ações de marketing.

Se pudéssemos pensar em uma analogia para explicar o conceito de forma mais tangível, poderíamos visualizar uma longa corrente, que passa por todos os processos de um produto, internos e externos ao negócio.

Qual é a importância da Supply Chain?

O principal objetivo da Supply Chain é assegurar que o produto chegue ao consumidor final de modo que este fique satisfeito e a empresa tenha o lucro esperado – ou seja, que ambas as partes sejam beneficiadas.

Para isso, a gestão de Supply Chain busca abordar o conjunto de processos envolvidos em toda a cadeia e a sua interconexão, a fim de torná-los ágeis e integrados. Contudo, além da agilidade, ela também se preocupa com a qualidade.

Muitas pessoas acreditam que a Supply Chain seria centrada apenas na otimização do estoque da empresa, quando, na verdade, ela é muito mais ampla na sua abordagem. Logo, além de atuar para otimizar a logística, também procura aprimorar a gestão de fornecedores, melhorar o controle de armazenamento e outras atividades.

Portanto, ao focar nesse aspecto, as organizações realmente assistem a um impacto muito positivo nos seus resultados. Assim, não é por acaso que, atualmente, é considerada um grande diferencial para as empresas, sendo um fator crucial para impulsionar o crescimento dos negócios.

O que é Supply Chain Management (SCM)?

Supply Chain Management (SCM) é o mesmo que gestão de Supply Chain e consiste na administração do fluxo de produtos, serviços, tecnologias ou dados financeiros de uma empresa.

A Supply Chain é um fluxo natural que existe em todas as organizações, mas, evidentemente, ele pode funcionar bem – e ser fluido – ou estar truncado e precisar de melhorias. Assim, a Supply Chain Management atua nesse sentido e é, de fato, a atividade que envolve a análise e o azeitamento da cadeia de suprimentos.

Visto que a Supply Chain é, como mencionamos, uma corrente que perpassa ponta a ponta a operação, a sua gestão também deve abordar desde o pedido da matéria-prima até a entrega do produto final. Nesse sentido, inclui uma série de processos, como:

  • Produção;
  • Fornecimento;
  • Estoque;
  • Localização;
  • Transporte;
  • Coleta de informações;
  • Integração;
  • Distribuição.

Desse modo, podemos afirmar que a SCM está diretamente relacionada à gestão interna e externa de todas as etapas do produto. Portanto, trata-se de um conjunto de atividades e estratégias relacionadas a ele, que podem trazer otimização e, consequentemente, agregar valor para a empresa.

Qual é a relação entre logística e Supply Chain? E a diferença entre elas?

Ao contrário do que muita gente pensa, Supply Chain e logística não são a mesma coisa. No entanto, por tudo que tratamos até aqui, certamente, já deu para perceber que existe uma relação entre elas, não é mesmo?

A logística, na sua concepção em contexto organizacional, consiste na gestão do transporte de mercadorias, do fluxo de abastecimento de insumos e produtos e da estocagem.

Por outro lado, como vimos, a cadeia de suprimentos envolve todos os processos da operação, inclusive esses contemplados pela logística. Assim, enquanto a logística está mais relacionada à movimentação das mercadorias, a Supply Chain é mais ampla e, dessa forma, engloba os processos logísticos.

Isso significa que não apenas andam de mãos dadas, mas que a logística tem um papel muito importante dentro da cadeia de suprimentos, sendo parte essencial da SCM.

Como funciona a Supply Chain?

A gestão de Supply Chain é uma abordagem complexa do fluxo da mercadoria que busca identificar gargalos que impedem o perfeito funcionamento da cadeia de suprimentos. Assim sendo, envolve um controle de todos os procedimentos presentes nessa “trama”.

Então, todos os elementos que compõem essa corrente precisam ser analisados com um olhar atento para que possam ser identificadas necessidades de melhoria. A partir disso, são traçadas estratégias para que todas as etapas pelas quais passa um produto sejam otimizadas, possibilitando que o processo produtivo como um todo seja aprimorado.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Para ficar mais concreto, a SCM abrange negociações iniciais, parcerias com empresas envolvidas na cadeia, entrega do produto ao cliente e muito mais. Ainda, além de atuar isoladamente em cada um desses elementos, a gestão também precisa integrar todos esses elementos, a fim de garantir o fluxo mais eficiente possível.

Para que isso aconteça, os profissionais que trabalham na área implementam, por exemplo, boas práticas de gestão, qualificação de funcionários e inovações tecnológicas. Tudo isso, conforme as necessidades da empresa.

Quais são as funções envolvidas na Supply Chain?

Com base em tudo que já mencionamos aqui, você deve ter notado que a gestão de Supply Chain está diretamente relacionada a um bom gerenciamento do negócio, à otimização do uso dos recursos e ao aperfeiçoamento dos processos.

A ideia é olhar para todos os fatores essenciais para que se tenha um produto final de qualidade e uma entrega nas melhores condições possíveis. Para que isso seja possível, algumas atividades são fundamentais. Agora, trataremos sobre algumas das principais funções da Supply Chain Management.

Integração de informações

A cadeia de suprimentos envolve muitas etapas e processos e, para que tudo se integre da melhor forma possível, antes de mais nada, é preciso conhecê-los em detalhes. Portanto, faz-se necessária a reunião das informações sobre toda a operação da empresa e uma análise desses dados a partir de uma visão integrada de todas essas ações.

Pesquisa de fornecedores primários

No início da cadeia, temos o fornecimento de matérias-primas, assim, é interessante que se busque os melhores fornecedores, tanto em termos de qualidade desses insumos quanto em relação ao cumprimento de prazos, a custos etc.

Planejamento dos ciclos de produção

Já em outra etapa, que envolve a produção da mercadoria, a gestão de Supply Chain atua na aplicação de testes para observar e analisar possíveis problemas na linha de produção. A partir disso, poderão ser traçados planos para solucionar esses gargalos e melhorar a produtividade.

Controle de KPIs

Implementar e acompanhar Indicadores de Performance – mais conhecidos como Key Performance Indicators ou KPIs – também é parte da Supply Chain Management. A partir da análise de dados de produção e venda, por exemplo, será possível tomar decisões mais efetivas para melhorar os processos.

Cumprimento de prazos

Para que toda uma cadeia flua e funcione de modo otimizado, é preciso que exista pontualidade nas movimentações de cada etapa. Um atraso em qualquer ponto pode comprometer todo o resto. Sendo assim, não estamos tratando apenas do cumprimento de prazos referente à entrega final do produto, mas em todos os momentos da operação.

Quais são as áreas que a Supply Chain abrange?

Já citamos aqui que a Supply Chain abrange todos os caminhos do produto, desde a sua origem, nos fornecedores de matéria-prima, até o consumidor final. Isso significa que praticamente todas as áreas da empresa, de certa forma, estão envolvidas com ela.

Então, vamos tratar sobre algumas áreas abrangidas para entender melhor de que forma isso acontece:

  • Recursos humanos: as pessoas são quem mantém toda a cadeia de suprimentos funcionando e precisam ser bem treinadas para que se reduza a probabilidade de falhas e se otimize o trabalho;
  • Insumos: a escolha dos fornecedores deve ser feita com base em uma análise detalhada, considerando condições de pagamento e entrega, além, é claro, da qualidade da matéria-prima. Escolher bem os parceiros é fundamental;
  • Transporte: o cuidado com as mercadorias e o cumprimento de prazos são itens muito importantes, por isso, a área de transporte também precisa de atenção. Se o transporte for externo, é necessário escolher transportadoras qualificadas e confiáveis, a fim de que as ações do final da cadeia sejam bem-sucedidas.

Quais os benefícios da Supply Chain para os negócios?

Não é por acaso que cada vez mais empresas estão cuidando da SCM: é muito vantajoso para os negócios investir na gestão de Supply Chain. Apesar de demandar bastante trabalho, o retorno costuma ser muito positivo.

Redução dos custos operacionais

Quando se tem um controle de custos adequado, com uma visão ampla de toda a cadeia, os gastos com produção e estoque podem ser reduzidos de forma significativa. Assim, é possível, por exemplo, adquirir insumos de forma mais inteligente.

Parcerias mais rentáveis

Muitas vezes, as parcerias das empresas com fornecedores, distribuidores, transportadores e outros não são exatamente saudáveis para todos. Quando existe uma visão de Supply Chain, esse cenário muda porque tudo passa por uma revisão e quem não cumpre os critérios não permanece entre os parceiros do empreendimento.

E tem mais: os parceiros também saem ganhando com processos mais organizados, criteriosos e com demandas mais bem planejadas.

Implementação de um estoque estratégico

Com um maior controle da demanda e com mais racionalidade nas aquisições, é possível aumentar a disponibilidade dos produtos, o que gera economia, pois reduz o risco de ter mercadorias paradas ou de faltar mercadorias nas prateleiras. Com uma ação estratégica, é possível ter um estoque para atender à real demanda sem desperdício.

Maior lucratividade

Todo o controle proposto e colocado em prática pela gestão de Supply Chain garante uma lucratividade maior para o negócio. Basta pensar que, quando tudo flui de maneira mais orgânica e sem gargalos, desperdícios são evitados em vários aspectos. Assim, o fluxo inteligente gera economia em diferentes fases e, ao final, o lucro aumenta.

Aumento da satisfação do cliente

Todas essas melhorias, inevitavelmente, também interferem positivamente na satisfação dos clientes. A SCM eleva a qualidade do produto, reduz os custos, melhora a entrega e tudo isso reverbera lá no final da cadeia.

Conclusão: gestão de Supply Chain tem desafios, mas vale a pena

Como tudo que traz bons resultados, a gestão de Supply Chain demanda grandes esforços e traz consigo desafios que precisam ser bem gerenciados. Alguns deles são em âmbito operacional e são referentes aos processos produtivo e logístico. As questões de transporte, por exemplo, são sempre complexas no Brasil, um país que depende muito do modal rodoviário.

Além disso, também existem desafios que se colocam em termos de estratégia mesmo. É evidente que a integração de todas as áreas e dos parceiros para que haja um completo alinhamento e a cadeia flua da melhor forma não é um processo simples.

Isso significa que existe muito trabalho a ser feito e que não é possível implementar a SCM do dia para a noite. No entanto, o movimento nesse sentido só traz vantagens e nenhum prejuízo. Sendo assim, trata-se do tipo de investimento que costuma valer a pena.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!