Publicado em 17/08/ 2021

Seguro empresarial: o que é, como funciona e vantagens de contratar

Entre os diversos tipos de seguro disponíveis no mercado, um deles é especialmente voltado para os negócios: o seguro empresarial. Ele pode ser contratado por empreendimentos de distintos portes e de segmentos diferentes, sendo capaz de entregar diversas vantagens.

Porém, antes de escolher uma das alternativas, é importante entender como é o funcionamento delas. Conhecendo as coberturas, você poderá definir qual é o contrato mais adequado para as suas necessidades.

A seguir, conheça o seguro empresarial e veja como ele pode ajudar o seu negócio no cotidiano!

O que é o seguro empresarial?

O seguro empresarial é uma modalidade de seguro voltada para proteger o patrimônio e as operações de uma empresa que o contrata.

Sua forma de atuação varia com o tipo de cobertura que é contratada, então é um produto que oferece a possibilidade de personalização. Em muitos casos, ele é obrigatório, de acordo com a forma de atuação da empresa.

Seguro empresarial: como funciona?

Em relação ao funcionamento, um seguro empresarial tem características semelhantes a outros tipos de apólices. A empresa será a segurada do contrato de seguro, o qual é garantido pela seguradora.

A partir da contratação de coberturas, o negócio fica protegido de diversas situações. Em caso de sinistro, a seguradora é acionada e pode reparar prejuízos e ajudar a manter a companhia em funcionamento.

Em relação às coberturas, é muito comum que o seguro empresarial sirva para resguardar a estrutura física do negócio, bem como o patrimônio empresarial. Então, podem estar cobertos equipamentos, insumos, itens de estoque e outros elementos.

Seguro empresarial para a estrutura física

Quando se pensa em resguardar a estrutura física de uma empresa, se pensa em incidentes como:

  • incêndios;
  • desastres naturais;
  • problemas elétricos;
  • quebra de máquinas;
  • roubo de bens e outros.

Porém, também é possível pensar em outros tipos de cobertura para o seguro empresarial. Existe, por exemplo, o seguro de vida empresarial. Ele é contratado em grupo para os funcionários, oferecendo cobertura contra morte, acidentes e invalidez.

Ainda, existe o seguro de frota, o seguro comercial e outras possibilidades que ajudam a criar um sistema de proteção para o funcionamento do negócio.

A seguir, você vai acompanhar mais sobre estes e outros tipos de seguros empresariais que existem.

Seguro empresarial: quais são os tipos?

Existem várias modalidades de seguros empresariais, e elas atendem diversas modalidades de empresas e profissionais. Conheça os principais tipos:

Seguro empresarial de Responsabilidade Civil

  • RC Geral: Preserva os recursos financeiros da empresa e de seu patrimônio, caso esta venha a ser responsabilizada por danos;
  • RC Profissional: Pode ser contratado de forma coletiva ou individual, por profissionais de várias áreas de atuação. Aqui, existem dois tipos: E&O, para casos de erros e emissões culposos (sem intenção), e D&O Executivos, voltado para profissionais que ocupam cargos administrativos e de direção em empresas;
  • RC Obras: Garante indenização por danos a terceiros, em razão de acidentes ocorridos por falhas na segurança de projetos e obras;
  • RCF Seguros: É facultativo, isto é, trata-se de uma cobertura opcional para empresas que buscam proteção extra.

Seguro para estagiários

Este é um tipo de seguro empresarial que, de acordo com a lei nº. 11.788/2008, o empregador tem por obrigação oferecer aos seus estagiários. O seguro estagiário exigido pela lei é exclusivo para acidentes pessoais.

É possível também incluir os estagiários dentro de seguros de vida em grupo, o que pode se mostrar mais vantajoso em termos de custos.

Seguro saúde empresarial

Em caso de doença grave e necessidade de assistência médica e hospitalar, o seguro saúde auxilia no equilíbrio patrimonial do beneficiário, com reembolso de despesas de atendimentos dentro da rede privada.

Seguro de vida empresarial

Apesar de o seguro de vida em grupo não estar descrita como obrigatória na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), isso não significa que você está isento de oferecer tal benefício aos seus colaboradores.

Além de uma vantagem para a sua equipe, o seguro de vida em grupo traz benefícios também para o seu negócio e, portanto, não deve ser descartado sem análise cuidadosa.

Seguro para transporte de cargas

O seguro para transporte de cargas se trata de uma modalidade de seguro empresarial contra perdas ou danos físicos a mercadorias transportadas. O meio de transporte pode ser feito por embarcação, estrada, trem, aeronave, correio ou outros, e a cobertura pode ser de Todos os riscos a Riscos nomeados.

Seguro empresarial: quanto custa?

Outro ponto do funcionamento que merece atenção especial envolve o custo do seguro, chamado de prêmio de apólice. Esse valor não é único e depende do risco que será assumido pela seguradora. Quanto maior for o risco coberto, maior será o custo do contrato de seguro.

Normalmente, o preço do seguro empresarial depende das informações da empresa e das coberturas selecionadas. Dependendo do caso, uma simples alteração no modelo de funcionamento ou até no endereço já pode dar origem a custos diferentes nesse sentido.

Para entender o quanto sua empresa deverá pagar, o modo mais eficiente é realizar uma simulação. Com base nas características específicas, a proposta é mais precisa porque reflete a realidade.

Quais são os benefícios desse tipo de seguro?

Após compreender o funcionamento do seguro empresarial, é fácil perceber que a contratação gera como principal benefício a proteção do negócio. Essa é uma forma de proteger por completo a atuação da empresa, caso esse seja o interesse.

Para certos modelos de negócios, as coberturas do seguro empresarial podem determinar a continuidade da empresa. Se o funcionamento de um empreendimento depende fortemente de seu estoque e armazenamento, por exemplo, resguardar os bens armazenados é essencial.

Esse também é um meio para mitigar os efeitos de imprevistos e situações que não possam ser impedidas. Mesmo com sistemas de segurança, um roubo pode acontecer. Sem seguro, as perdas são irreversíveis, mas com a apólice certa é possível receber a indenização contratada.

Como o seguro pode ajudar a manter as operações do empreendimento, ela tem papel importante em auxiliar a manter a produtividade. Afinal, os riscos de paradas prolongadas são menores — o que também diminui os impactos sobre os resultados.

No geral, esse seguro reduz o risco de existência e de operação do negócio. Desse modo, pode-se contar com mais previsibilidade e melhorar a atuação para ter consolidação no mercado.

Devido a todos esses benefícios, o seguro empresarial é determinante para a competitividade do negócio. Como não será preciso arcar com certos prejuízos, a empresa tem um aproveitamento financeiro melhor e, assim, consegue se destacar dos concorrentes.

Seguro empresarial: quais os riscos de não ter?

Da mesma forma que o seguro empresarial oferece riscos, não contratá-lo pode gerar problemas, como a elevação de custos. Um negócio que conta com a cobertura de uma seguradora pode ter determinados prejuízos cobertos total ou parcialmente. 

Sem a apólice, por outro lado, a responsabilidade será exclusivamente dele. Além disso, como visto, o seguro empresarial pode ajudar o negócio a manter suas operações em funcionamento. Sem ele, as atividades podem precisar ser interrompidas.

Isso gera desperdício de tempo e de recursos. Logo, sua operação fica muito mais arriscada sem um seguro, sendo que tudo pode ser resolvido mais facilmente com uma apólice.

Seguro empresarial: como contratar?

Para obter todas as vantagens do seguro empresarial, é necessário buscar uma corretora de seguros. Uma boa plataforma do setor poderá oferecer alternativas compatíveis com as necessidades do seu negócio.

Esse tipo de contratação só pode ser feito por pessoas jurídicas, então é preciso ter toda a documentação da empresa em dia. A partir das escolhas e das características, a seguradora fará uma análise de risco — definindo o valor do prêmio.

Antes de efetivar a contratação, confira todas as condições, como coberturas disponíveis, atuação em caso de sinistro e valores a serem pagos. Se for preciso, vale a pena contratar coberturas extras, que ajudam a companhia a se proteger de forma mais efetiva.

Depois de aceitar a proposta e pagar o prêmio da apólice, a empresa estará coberta de acordo com as características acordadas. O seguro deverá ser renovado periodicamente, pois é um tipo de contrato que tem prazo de vencimento.

Seguro empresarial: Considerações finais

Agora você sabe que o seguro empresarial é uma alternativa para proteger o negócio, seu patrimônio e suas operações. Com a contratação das coberturas adequadas é possível aproveitar todos os pontos positivos associados e ter mais tranquilidade na sua empresa.

Se você ficou ainda com alguma dúvida sobre o seguro empresarial, seu funcionamento e sobre as suas principais coberturas, é só falar conosco.

Ou você pode contratar agora mesmo um seguro empresarial adequado para as demandas do seu empreendimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Posts Relacionados

O pregão presencial, principalmente nas licitações envolvendo o governo, tem sido cada vez mais preterido à modalidade virtual.  Isso se explica pelos últimos anos de pandemia de coronavírus, em que as aglomerações passaram a ter que ser evitadas, mas também pelos custos, que são muito mais baixos para processos realizados online.  No entanto, não...

Entender o processo de como participar de licitações pode ser muito importante para o crescimento de uma empresa.  As licitações costumam ser negócios lucrativos e que promovem credibilidade e reconhecimento para os ganhadores dos processos.  Por isso, muitas empresas, quando alcançam um certo nível de crescimento e estabilidade, começam a considerar participar de processos...

Continue aprendendo
com os
melhores

Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​