Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Como funciona o seguro pet shop, quais as principais coberturas e como contratar? Confira!

9min. leitura
Revisado em 20 mar 2024

Tudo vai bem no seu pet shop até que, de repente, um dos animais deixados pelo cliente desaparece. Bate uma angústia só de imaginar, não é? Com o Seguro Pet Shop, você tem cobertura para situações como essa, minimizando os gastos e o perrengue envolvido. 

Isso porque a seguradora pode cobrir os custos relacionados à investigação e até mesmo assistência legal, se necessário. Além disso, ela fornece orientação e suporte emocional durante esse período estressante, garantindo que você lide com a situação da melhor forma possível.

Então, quer entender mais detalhadamente o Seguro Pet Shop e como ele permite proteger o seu negócio e os animais cuidados? Continue com a gente: em até 9 minutos, você confere o artigo completo!

O que é seguro pet shop?

O Seguro Pet Shop é seguro projetado especificamente para situações que podem afetar esse negócio. Entre elas, danos aos animais, acidentes nas instalações, responsabilidade civil, roubo e até mesmo desaparecimento de pets deixados pelos clientes.

Ou seja, o Seguro Pet Shop funciona como uma garantia de segurança financeira e suporte em momentos de imprevistos. Ele pode cobrir despesas relacionadas a cuidados veterinários inesperados, indenizações por danos causados a terceiros, custos de defesa legal em caso de processos judiciais etc.

Por exemplo, imagine que um cliente deixou seu cãozinho para um banho e tosa em seu pet shop. Infelizmente, durante o procedimento, ocorre um acidente e o animal é ferido. Com o Seguro Pet Shop, você sabe que os custos para tratar o animal podem ser cobertos.

Como funciona o seguro pet shop na prática?

O Seguro Pet Shop funciona como uma rede de segurança para o seu estabelecimento, permitindo manter o foco no cuidado dos animais e no sucesso corporativo. Entenda:

  • contratação do seguro: você, por meio de uma corretora de seguros, conhece uma seguradora que oferece o Seguro Pet Shop e escolhe as coberturas que melhor se adequam às necessidades do seu negócio, como danos aos animais, responsabilidade civil e roubo;

  • ocorrência de um imprevisto: se ocorrer algum incidente coberto pelo seguro, como um acidente com um animal ou um cliente se machucar nas instalações, você aciona a seguradora;

  • contato com a seguradora: entre em contato com a seguradora para relatar o ocorrido e iniciar o processo de acionamento do seguro;

  • avaliação e processamento: a seguradora irá avaliar o incidente relatado e verificar se ele está nas coberturas contratadas. Dependendo do caso, a seguradora pode solicitar documentos ou informações adicionais para processar o pedido;

  • fornecimento de suporte e benefícios: uma vez confirmada a cobertura do incidente, a seguradora fornecerá o suporte necessário, dependendo do especificado no contrato;

  • resolução do incidente: a seguradora trabalhará para resolver o incidente da melhor forma possível, fornecendo o suporte financeiro e logístico necessário;

  • continuidade do negócio: com o apoio do Seguro Pet Shop, você pode lidar com o imprevisto sem comprometer a operação do seu negócio.

Quem deve fazer o seguro pet shop?

Qualquer empresa de pet shop ou clínica veterinária que se preocupa em proteger seu negócio deve fazer o Seguro Pet Shop.

Qual a importância do seguro para pet shop e clínica veterinária?

O Seguro Pet Shop é crucial por diversos motivos. Confira os principais a seguir.

Proteção financeira

O Seguro Pet protege o seu negócio contra despesas inesperadas decorrentes de danos aos animais, acidentes nas instalações, responsabilidade civil, entre outros. Isso evita que o seu estabelecimento tenha prejuízos financeiros altos em casos de incidentes.

Quer dizer, pet shops e clínicas veterinárias costumam ter animais de raças valiosas, que podem ser alvos de criminosos devido ao seu alto valor no mercado.  Por exemplo, quatro cães da raça Lulu da Pomerânia, avaliados em R$ 40 mil, foram roubados de um petshop em Natal, em 2023. 

Com o Seguro Pet Shop, o estabelecimento poderia cobrir os custos relacionados à recuperação dos animais, despesas de investigação pela polícia, custos legais etc.

Por outro lado, imagine, repentinamente, ter que pagar por tudo isso sem ter a proteção de um seguro. O seu negócio poderia se sobrecarregar e fechar.

Segurança dos animais

Garante que os animais sob os cuidados do pet shop ou clínica veterinária estejam protegidos em caso de acidentes, roubos ou desaparecimentos. Isso é fundamental para tranquilidade tanto para os proprietários quanto para os clientes.

Inclusive, a falta de cobertura financeira pode afetar a confiança dos clientes, que esperam segurança máxima para os pets. Consequentemente, isso poderia resultar em uma queda no número de clientes e na diminuição nas receitas do negócio.

Enquanto isso, manter um Seguro Pet Shop tende a criar uma relação mais duradoura com os clientes, além de uma reputação positiva no mercado. Afinal, eles sabem que os animais estão seguros. 

Proteção da reputação

A reputação do seu negócio também é preservada com o Seguro Pet Shop porque ele oferece suporte para lidar com situações delicadas. Entre elas, reclamações de clientes ou processos judiciais, que impactam negativamente a imagem do estabelecimento.

Então, imagine ter que lidar com reclamações de clientes insatisfeitos ou até mesmo processos judiciais sem o suporte do Seguro Pet Shop. Por exemplo, o cliente pode reclamar de um diagnóstico errado, um procedimento mal-executado ou até mesmo de uma experiência negativa durante uma consulta.

Diante disso, você saberia cuidar deste conflito da melhor maneira, garantindo que um pequeno problema não vá se tornar algo maior pela sua má condução?

Lembre-se que essa resolução ocorreria enquanto você ainda teria de lidar com outras demandas do negócio, como atendimento aos clientes, gestão da equipe e administração das operações diárias.

Tranquilidade do proprietário

O Seguro Pet Shop proporciona paz de espírito ao proprietário, sabendo que tem proteção contra possíveis adversidades. Assim, fica muito mais fácil continuar focando no cuidado dos animais e na gestão do negócio sem preocupações excessivas.

Consequentemente, o maior foco investido no estabelecimento pode refletir em um ambiente mais seguro e confiável para os clientes e seus animais de estimação. Afinal, você tem mais tempo e recursos para aprimorar os serviços oferecidos, o que pode aumentar a satisfação e fidelidade dos clientes.

Qual a cobertura básica do seguro pet shop?

A cobertura básica do Seguro Pet Shop inclui proteção contra uma série de eventos potencialmente devastadores. Acompanhe!

Incêndio

Caso ocorra um incêndio nas instalações do pet shop, o seguro cobre os danos causados ao prédio, equipamentos, estoque e demais bens.

Queda de raio

Se um raio atingir o local e causar danos, como incêndio ou danos elétricos, o seguro fornece cobertura para reparar ou substituir os itens danificados.

Explosão

Em caso de explosão dentro das instalações do pet shop, seja por gás, produtos químicos ou outros motivos, o seguro irá cobrir os prejuízos materiais.

Implosão ambiental

Se ocorrer uma implosão ambiental, como desabamento de terras ou deslizamentos de terra, que danifique o estabelecimento, o seguro cobre os danos.

Fumaça

Caso haja danos surgidos pela fumaça em razão de um incêndio ou outro evento coberto pelo seguro, os custos de reparo ou substituição serão cobertos.

Queda de aeronave

Caso uma aeronave caia e danifique o pet shop ou clínica veterinária, o seguro ampara o negócio pelos danos materiais causados.

Quais as coberturas adicionais do seguro pet shop?

As coberturas adicionais do seguro para pet shop podem incluir:

Equipamentos de pet shop em trânsito

Protege os equipamentos e materiais do pet shop enquanto estão sendo transportados de um local para outro, seja para manutenção, eventos ou outras atividades.

Deterioração ou contaminação de vacinas em ambientes frigorificados

Cobertura para os custos de reposição de vacinas ou medicamentos que tenham sido danificados ou contaminados por falhas nos sistemas de refrigeração.

Perda de ponto comercial

Indenização caso o pet shop seja obrigado a fechar temporariamente devido a danos cobertos pelo seguro, como incêndio ou desastres naturais, afetando a receita.

Danos elétricos

Cobertura para danos causados por curto-circuito, sobretensão, subtensão ou outros problemas elétricos que possam afetar os equipamentos elétricos do pet shop.

Roubo e/ou subtração de bens mediante arrombamento

Protege contra o roubo de mercadorias, equipamentos ou dinheiro do pet shop, desde que ocorra com arrombamento ou violação de segurança.

Lucros cessantes

Indenização pelos lucros perdidos enquanto o pet shop estiver provisoriamente fechado devido a um evento coberto pelo seguro, como incêndio ou desastre natural.

Responsabilidade civil do empregador

Cobertura para reclamações de funcionários por lesões corporais ou danos materiais sofridos no local de trabalho.

Responsabilidade civil abrangendo animais

Protege contra reclamações de terceiros por danos causados por animais sob os cuidados do pet shop, como mordidas ou danos à propriedade.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Responsabilidade civil guarda de veículos de terceiros

Cobertura para danos a veículos de clientes enquanto estão sob a guarda do pet shop, como em estacionamentos ou em outras áreas.

O que não está coberto no seguro para pet shop?

No Seguro para Pet Shop, algumas situações específicas geralmente não estão cobertas, dependendo das condições da apólice e da seguradora. A seguir, conheça as mais comuns:

  • desgaste natural: danos causados pelo desgaste normal, deterioração gradual ou envelhecimento de propriedades;

  • negligência intencional: danos resultantes de negligência intencional por parte do segurado;

  • atividades ilegais: qualquer dano resultante de atividades ilegais ou ilícitas;

  • danos por má-fé: danos surgidos por ações fraudulentas, desonestas ou criminosas do proprietário do pet shop ou de seus funcionários;

  • mau uso e manutenção inadequada: danos causados por mau uso, manutenção inadequada ou falta de cuidado com a propriedade.

Quais os principais serviços de assistência 24 horas no seguro pet shop?

Embora os serviços de assistência 24 horas mudem de seguro para seguro, no Seguro Pet Shop, os principais deles são:

  • chaveiro: serviço de assistência em caso de perda das chaves ou problemas com fechaduras, proporcionando a abertura da porta de entrada do pet shop;

  • encanador: assistência para lidar com vazamentos, entupimentos ou outros problemas relacionados à rede hidráulica do pet shop;

  • eletricista: auxílio em situações de problemas elétricos, como falta de energia, curtos-circuitos ou falhas nos sistemas elétricos;

  • vidraceiro: serviço de reparo ou substituição de vidros quebrados nas instalações do pet shop;

  • reparo de telefonia: suporte para resolver problemas relacionados à linha telefônica ou internet do estabelecimento;

  • vigia: serviço de vigilância temporária em caso de necessidade de proteção adicional das instalações do pet shop;

  • cobertura provisória de telhados: em caso de danos ao telhado, é oferecida uma cobertura temporária para evitar infiltrações ou maiores danos;

  • limpeza: assistência para limpeza emergencial das instalações após um incidente, como um vazamento ou desastre natural;

  • reparo de eletrodomésticos: suporte para consertar eletrodomésticos danificados, como geladeiras e freezers;

  • reparos em bebedouros: assistência para reparar bebedouros danificados ou com problemas de funcionamento;

  • indicação de profissionais: auxílio para localizar e contratar profissionais qualificados para serviços específicos necessários ao pet shop;

  • transferência de móveis: apoio para mover ou transferir móveis dentro das instalações do pet shop;

  • recuperação de veículos: assistência em caso de problemas mecânicos ou acidentes envolvendo veículos utilizados pelo pet shop;

  • regresso antecipado em decorrência de sinistro na empresa: possibilidade de retornar ao estabelecimento mais cedo que o planejado em caso de sinistros graves;

  • transmissão de mensagens urgentes: serviço de comunicação para transmitir mensagens urgentes aos funcionários ou clientes em situações críticas;

  • colocação de tapumes: instalação temporária de tapumes para proteger áreas danificadas ou em reforma;

  • guarda de móveis: armazenamento temporário de móveis caso seja necessário esvaziar áreas afetadas por danos;

  • transferência de móveis: assistência para mover ou transferir móveis de forma segura dentro ou fora das instalações do pet shop;

  • escritório virtual: possibilidade de acesso a serviços de escritório remoto, como telefone, internet e correspondência, se for preciso trabalhar remotamente por um tempo.

Quais seguradoras fazem seguro pet shop?

Algumas seguradoras conhecidas que oferecem Seguro Pet Shop são:

  • Porto Seguro;
  • SulAmérica;
  • Liberty Seguros;
  • Mapfre Seguros;
  • Bradesco Seguros.

É recomendado comparar as coberturas, preços e condições de cada seguradora para escolher aquela que melhor atenda às necessidades do seu pet shop.

Sinistro no seguro pet shop: como acionar?

Para acionar um sinistro no Seguro Pet Shop, siga as etapas a seguir!

Entre em contato com a seguradora

Assim que ocorrer o sinistro, entre em contato rapidamente com a seguradora responsável pelo seu Seguro Pet Shop. Você pode fazer isso ao procurar pelos contatos de emergência na sua apólice ou no site da seguradora.

Informe o sinistro

Forneça todas as informações relevantes sobre o sinistro, como data, hora, local e uma descrição detalhada do ocorrido. Se possível, tenha em mãos o número da sua apólice para agilizar o processo.

Forneça a documentação

A seguradora pode solicitar documentos adicionais para avaliar o sinistro, como fotos, boletins de ocorrência, recibos de despesas médicas/veterinárias, entre outros. Compartilhe todos os documentos solicitados o mais rápido possível.

Acompanhe o processo

Mantenha contato com a seguradora para acompanhar o andamento do processo de análise do sinistro. Além disso, se prepare para responder a quaisquer perguntas extras ou fornecer informações adicionais, se necessário.

Receba a indenização ou assistência

Após confirmar que houve sinistro e que ele está nas condições da apólice, a seguradora fornece a indenização ou assistência. Isso pode incluir o reembolso de despesas veterinárias, reparo de danos nas instalações etc.

Como contratar o seguro pet shop?

Contratar um Seguro Pet Shop é um processo relativamente fácil. Listamos as etapas envolvidas para você entender. Confira!

Pesquisa de seguradoras

Comece pesquisando seguradoras que oferecem Seguro Pet Shop. Você pode fazer isso on-line, por meio de sites das seguradoras ou entrando em contato com corretores de seguros.

Obtenha cotações

Solicite cotações de diferentes seguradoras com ajuda de corretoras para comparar preços, coberturas e condições. As corretoras também ajudam você a entender exatamente o que está incluído em cada plano.

Escolha a cobertura adequada

Decida quais coberturas são mais importantes para o seu pet shop. Isso pode incluir danos aos animais, responsabilidade civil, roubo, entre outros. Seja qual for a escolha, é importante que o plano atenda às demandas específicas do seu negócio.

Preencha o formulário de solicitação

Uma vez decidido o plano, preencha o formulário de solicitação fornecido pela seguradora. Este formulário geralmente inclui informações sobre o seu negócio, como endereço, tipo de atividade, número de funcionários, entre outros.

Avaliação e aceitação

Após enviar o formulário de solicitação, a seguradora avalia o seu pedido. Eles podem solicitar informações adicionais ou fazer uma inspeção nas suas instalações, dependendo do tipo de cobertura escolhida.

Assinatura da apólice

Depois de aprovado, você receberá a apólice do Seguro Pet Shop. Leia cuidadosamente todos os termos e condições antes de assinar. Garanta o entendimento completo das coberturas e das exclusões para evitar frustrações no futuro.

Pagamento do prêmio

Pague o prêmio do seguro seguindo as instruções da seguradora. Isso pode ser um pagamento único ou parcelado, conforme as alternativas oferecidas pela seguradora.

Receba o certificado de seguro

Após o pagamento, você receberá um certificado de seguro que confirma a sua cobertura e os detalhes da apólice.

Simular seguro pet shop com a Mutuus

O Seguro Pet Shop garante segurança financeira para o seu negócio caso o pior cenário aconteça. Isso inclui danos aos animais, acidentes nas instalações, responsabilidade civil e até mesmo roubos. Afinal, os riscos são altos e o seu estabelecimento pode não sobreviver sem uma proteção adequada. 

Pensando nisso, simule o Seguro Pet Shop com a gente e tenha a tranquilidade de saber que o seu negócio estará protegido! A nossa simulação é 100% digital, descomplicada, rápida e feita nas melhores seguradoras.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!