Publicado em 01/06/ 2021

Como avaliar e contratar um seguro de transporte internacional?

O planejamento é essencial na hora de importar ou exportar produtos. Para reduzir os riscos quanto à movimentação de carga, é possível contratar um seguro de transporte internacional. Ele garantirá proteção e cobertura para determinados riscos, evitando ou reduzindo prejuízos.

transporte internacional

Embora não seja de caráter obrigatório, como acontece no transporte nacional, o seguro pode ser muito útil para apoiar a operação. Porém, é fundamental que a contratação seja feita corretamente — o que inclui avaliar adequadamente a apólice.

Na sequência, descubra quais são os pontos mais importantes para considerar sobre o seguro de carga desse tipo e veja como contratá-lo!

Quais fatores analisar em um seguro de transporte internacional?

Após decidir que o seguro de transporte faz sentido para uma movimentação internacional, é indispensável saber como escolher a seguradora e a apólice corretas. 

Para tomar a decisão de modo informado, veja quais pontos observar!

Riscos envolvidos

Para começar, todo transporte de carga deve compreender um gerenciamento de risco para reconhecer quais são os pontos críticos. Realizar o processo antes da contratação ajuda a dimensionar melhor as necessidades, especialmente em relação à cobertura.

Como o transporte internacional pode envolver riscos mais complexos, devido à distância percorrida, é necessário ter atenção especial nesse sentido. Desse jeito, há como se antecipar tanto em relação ao trajeto quanto em relação ao tipo de carga que será movimentada.

Coberturas da apólice

Com a realização do gerenciamento de risco é possível saber o que a apólice deve conter em termos de cobertura. Cada tipo de operação tem necessidades específicas, assim como cada seguradora prevê condições diferentes.

Em um transporte marítimo, por exemplo, é preciso contar com coberturas ligadas a acidentes e problemas com os navios. Então, afundamentos, entrada de água, perda de carga total no mar e outros pontos costumam fazer parte da cobertura.

No geral, algumas das principais coberturas incluem acidentes, intempéries, danos na carga, extravio ou roubo. Elas podem ser válidas para movimentações terrestres, aquaviárias ou aéreas, mas, como visto, tendem a ser apresentadas de modo específico.

Além disso, existe a chance de contratar coberturas extras. Além da cobertura sobre a carga e seu valor, por exemplo, a apólice pode incluir os custos com o frete internacional, despesas, lucros esperados e tributos aduaneiros. Então, tudo depende das necessidades de quem contrata.

Valor do prêmio

Outra característica essencial da apólice de seguro para o transporte internacional é o valor do prêmio. Ele corresponde ao total que a seguradora se compromete a pagar de indenização, no caso de ocorrência de um sinistro. 

O valor não é tabelado e depende de uma conjuntura de fatores, como:

  • valor total da carga;
  • local de origem da movimentação;
  • destino do transporte de carga;
  • modal escolhido;
  • tipo de mercadoria, entre outros.

Além disso, como visto, é possível que a cobertura se estenda a alguns custos da operação, ficando acima do valor da carga. Nesse caso, o prêmio será formado pela soma de todos esses valores.

Ao considerar o prêmio também é fundamental avaliar o limite máximo de garantia. Ele corresponde à máxima indenização que será paga, mesmo que o total fique acima. Se uma só operação movimentar uma carga acima desse limite, por exemplo, será preciso informar a seguradora.

Franquia da apólice

Ainda em relação ao valor do prêmio, há a franquia da apólice. Ela corresponde a uma espécie de desconto incidente no valor da indenização. Logo, indica qual é o valor que deverá ser pago pelo responsável pela carga em caso de sinistro.

Quanto maior for a franquia, maior será o desembolso por parte do segurado. Portanto, é necessário conferir corretamente as condições para prevenir surpresas indesejáveis no momento em que há a movimentação.

Duração

Não menos importante, a análise do seguro de transporte internacional deve avaliar a duração ou vigência do contrato de seguro. É preciso saber se a cobertura se encerra no desembarque no país ou somente ao chegar ao local final, por exemplo.

Isso é essencial para evitar que a carga fique descoberta, o que aumenta consideravelmente os riscos de prejuízos. Se a cobertura se encerrar na chegada ao país, o ideal é que haja a contratação de uma apólice local para manter a proteção.

De quem é a responsabilidade de contratação?

Agora que você conhece o que deve ser observado sobre a contratação do seguro de transporte internacional, é fundamental entender quem deve fazê-lo. Na prática, a responsabilidade depende do que está previsto no contrato.

Há acordos que definem que o frete deve ser pago pelo vendedor, no local de origem da carga. Nesses casos, o seguro costuma estar atrelado ao preço da venda. Em outros, quem compra é quem precisa contratar a apólice junto a uma seguradora do local de partida.

Como contratar o seguro de transporte internacional?

Seguro de transporte internacional

Agora que você sabe o que considerar para escolher o seguro é preciso saber como fazer a contratação. Depois de identificar a operação e suas características, a indicação é buscar a melhor alternativa para as suas necessidades.

Nesse caso, o ideal é contar com uma plataforma de seguros capaz de ajudá-lo a encontrar seguros com condições adequadas à realidade da sua operação e do seu negócio. Um bom suporte também é essencial para a relação.

Após receber a cotação, é possível negociar algumas condições — como a contratação de coberturas extras, caso necessário, e fazer a escolha mais interessante para o seu caso. Com a efetivação do acordo, a carga a ser transportada passa a estar protegida.

Note que, em alguns casos, o seguro é recomendado até quando o embarcador internacional já fez a contratação. Por exemplo: ao importar uma carga, o vendedor fará o seguro da carga se ele estiver obrigado a isso. Porém, caso ocorra algum sinistro, será preciso contar com a intermediação.

Dependendo das necessidades quanto à carga e da importância de contar com um suporte direto, pode ser interessante fazer uma contratação por conta própria, aumentando a segurança. Portanto, é fundamental avaliar cada situação.

Como você viu, a escolha de um seguro de transporte internacional depende da consideração sobre questões relevantes para a apólice, como valor do prêmio e cobertura. Com a seleção de uma plataforma completa e com atuação de qualidade é possível encontrar a melhor apólice e proteger a carga da melhor forma!

Faça uma cotação agora do seguro de transporte internacional!

Guilherme Bitencourt

Guilherme Bitencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tags

Compartilhe este conteúdo
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Posts Relacionados

Quando se fala em gestão de uma empresa é necessário pensar o negócio sob diferentes perspectivas. O objetivo é ter lucros, mas como lidar, por exemplo, com situações que envolvam lucros cessantes?  Muitos gestores deixam de lado essa análise, o que pode comprometer a empresa justamente em um momento de necessidade. Se você é...

O seguro patrimonial da Porto Seguro é uma das alternativas mais conhecidas do mercado, por trazer credibilidade e possibilidade de segurança aos negócios. Por meio desta apólice, a empresa segurada tem seu patrimônio humano e físico protegido contra possíveis danos ou prejuízos financeiros. Além da cobertura básica, é possível contar com outras cláusulas adicionais...

O seguro patrimonial empresarial é uma modalidade que visa oferecer segurança contra diversos tipos de imprevisto no negócio.  Ele pode ser cotado por qualquer segmento corporativo, independente do seu porte, visto que possui um custo-benefício interessante, considerando todas as vantagens.  No entanto, antes da contratação, é importante conhecer um pouco mais sobre as coberturas...

Continue aprendendo
com os
melhores

Deixe o seu e-mail abaixo e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​