seguro de carga avulso
O seguro de carga avulso é destinado para transporte de baixa frequência

Seguro de carga avulso – O que é?

seguro de carga avulso é destinado a transportes de carga de baixa frequência, muitas vezes até para embarque único. Os clientes são obrigados a se proteger, tomando as devidas coberturas de seguro de carga. Vale lembrar, este tipo de seguro só pode ser contratado pelo embarcador, ou seja, proprietário da mercadoria.

Qualquer movimentação de carga de um local para outro envolve alguma forma de risco, seja o risco de danos, furtos, roubo de pacotes inteiros ou a não entrega de toda a remessa.

Porém, muitas transportadoras nos procuram para realizar o contrato nesta modalidade de seguro de carga, no entanto, quem deve fazer a contratação do seguro de carga avulso é o embarcador. Conforme dito acima, o dono da mercadoria.

Obs: Não é permitido que transportadores contratem o seguro carga avulsa diretamente com seu CNPJ, portanto, você pode avançar contratando o  seguro de carga avulso com CNPJ do embarcador (proprietário da mercadoria).

qual prazo para contratar seguro carga avulso
É possível contratar um seguro de carga avulso a partir do CNPJ do proprietário da mercadoria

Qual prazo para contratar o seguro de carga avulso?

Um ponto muito importante, a cotação de seguro de carga avulso deverá ser solicitada antes da saída do embarque. Normalmente a apólice é emitida no mesmo dia, porém existem exceções, melhor previnir tratando com uma antecedência mínima da viagem.

Este tipo de apólice vale também para o transporte de carga nacional e internacional. Se você vai importar ou exportar com pouca frequência, o recomendado é mesmo uma apólice de carga internacional avulsa.

Powered by Rock Convert

Como Calcular Seguro de Carga avulso?

Através de uma corretora de seguros (você pode usar nossa plataforma), tenha em mãos algumas informações básicas, como por exemplo:

  • Origem e destino da mercadoria;
  • Tipo de mercadoria;
  • Mercadoria nova ou usada;
  • Data do embarque;
  • Valor total da mercadoria.

O que Cobre o Seguro de Carga Avulso

Atualmente existem três tipos de cobertura para o seguro carga avulsa: AMPLA A, RESTRITA B e RESTRITA C. A maioria opta por ampla A, pois as demais não possuem cobertura de roubo, apenas a Ampla A (condições gerais com todas as demais).

Cobertura básica ampla A

Com esta proteção, o segurado – no caso, o proprietário da carga – tem a garantia de ser indenizado dos prejuízos que tiver com a carga transportada.

No entanto, existem riscos não cobertos e prejuízos não indenizáveis, ou seja, ocorrências e perdas às quais o seguro de carga avulso não dá cobertura.

O seguro de carga avulso também cobre:

  • avarias e despesas de recuperação da carga; e
  • despesas que o segurado tiver com o transporte da carga para o local correto de entrega, quando houver erro no percurso, além de reembolso de gastos com descarga e armazenamento que se fizerem necessários. Mas, a seguradora fica isenta da indenização na hipótese de culpa do segurado ou de seus empregados, e também em caso de inadimplência.

Espero ter ajudado você a compreender melhor sobre o seguro de carga avulso, caso ainda restem duvidas, deixe seu comentário ou fale com a gente nos canais disponíveis.

Calcule o seguro da sua carga
LEIA MAIS SOBRE  Quem responde pelos prejuízos do transporte de cargas?