Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Conheça o seguro de carga avulso, suas coberturas e entenda para quem ele é indicado!

3min. leitura
Revisado em 28 fev 2024
seguro de carga da Mutuus Seguros

seguro de carga avulso é destinado a transportes de carga de baixa frequência, muitas vezes até para embarque único. Os clientes são obrigados a se proteger, tomando as devidas coberturas de seguro de carga. Vale lembrar, este tipo de seguro só pode ser contratado pelo embarcador, ou seja, proprietário da mercadoria.

Qualquer movimentação de carga de um local para outro envolve alguma forma de risco, seja o risco de danos, furtos, roubo de pacotes inteiros ou a não entrega de toda a remessa.

Porém, muitas transportadoras nos procuram para realizar o contrato nesta modalidade de seguro de carga. No entanto, quem deve fazer a contratação do seguro de carga avulso é o embarcador. Conforme dito acima, ele é o dono da mercadoria.

Obs.: Não é permitido que transportadores contratem o seguro diretamente com seu CNPJ, portanto, você pode avançar na contratação com o CNPJ do embarcador (proprietário da mercadoria).

O que é seguro de carga avulso?
É possível contratar um seguro de carga avulso a partir do CNPJ do proprietário da mercadoria

Quais são as coberturas do seguro de carga avulso?

Atualmente, existem três tipos de cobertura para o seguro carga avulsa: Ampla A, Restrita B e Restrita C. A maioria opta por Ampla A, pois as demais não possuem cobertura de roubo, apenas a Ampla A.

(Confira as condições gerais com todas as demais!).

Cobertura básica ampla A

Com esta proteção, o segurado – no caso, o proprietário da carga – tem a garantia de ser indenizado dos prejuízos que tiver com a carga transportada.

No entanto, existem riscos não cobertos e prejuízos não indenizáveis, ou seja, ocorrências e perdas às quais o seguro não dá cobertura.

seguro de carga da Mutuus Seguros

O seguro de carga avulso também cobre:

  • avarias e despesas de recuperação da carga;
  • despesas que o segurado tiver com o transporte da carga para o local correto de entrega, quando houver erro no percurso, além de reembolso de gastos com descarga e armazenamento que se fizerem necessários. Mas a seguradora fica isenta da indenização na hipótese de culpa do segurado ou de seus empregados, e também em caso de inadimplência.

Como calcular o valor do seguro de carga avulso?

Para calcular o valor do seguro de carga avulso por meio de uma corretora de seguros, tenha em mãos algumas informações básicas, como:

  • Origem e destino da mercadoria;
  • Tipo de mercadoria;
  • Mercadoria nova ou usada;
  • Data do embarque;
  • Valor total da mercadoria.

Qual prazo para contratar o seguro de carga avulso?

Um ponto muito importante: a cotação de seguro de carga avulso deverá ser solicitada antes da saída do embarque. Normalmente a apólice é emitida no mesmo dia, porém existem exceções. Melhor prevenir tratando com uma antecedência mínima da viagem.

Este tipo de apólice vale também para o transporte de carga nacional e internacional. Se você vai importar ou exportar com pouca frequência, o recomendado é mesmo uma apólice de carga internacional avulsa.

Por que o seguro de carga mensal é a melhor opção em relação ao avulso?

Se você é um embarcador e realiza vários embarques de mercadorias ao longo de um único mês e está em dúvida sobre qual opção escolher, saiba que o seguro de carga mensal é mais vantajoso.

Isso acontece porque, através dessa modalidade, o custo com o seguro de carga fica mais atraente do que quando contratado para embarque único. Dessa forma, o seguro de carga avulso serve somente para aqueles casos em que há um único ou pouquíssimos embarques mensais.

Para todos os demais casos, o seguro de carga para múltiplos embarques é muito mais viável.

Espero ter ajudado você a compreender melhor sobre o seguro de carga avulso. E, para contratar o seu seguro de carga mensal, fale com um de nossos especialistas agora mesmo! Ou, se preferir apenas tirar eventuais dúvidas, sem compromisso, nos chame mesmo assim.

Leia também: Seguro de Carga: Saiba tudo antes de contratar.

Seguro de carga
Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!