Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro viagem para esportes radicais: principais coberturas, como funciona, quando contratar e muito mais

12min. leitura
Revisado em 16 abr 2024

As férias chegaram e você se planejou para esquiar, por exemplo, e aproveitar a adrenalina que é deslizar em alta velocidade em uma pista inclinada. Porém, ao tentar frear, infelizmente, pode acontecer acidentes graves, cujas consequências são maiores sem um Seguro Viagens para esportes radicais

Situação bem tensa, não é? Foi o que a apresentadora Luciana Gimenez viveu em 7 de janeiro de 2023, ao esquiar no Colorado, Estados Unidos. Quer dizer, ao frear, ela se acidentou e fraturou a perna em quatro lugares diferentes, precisando de uma cirurgia emergencial. 

Porém, calma! O nosso objetivo não é assustar você, mas alertar sobre a importância de se preparar para imprevistos, especialmente em viagens de aventura. Afinal, situações como a da Luciana Gimenez podem acontecer com qualquer pessoa. Por isso, um Seguro Viagem para esportes radicais é essencial.

E aí, quer descobrir como se aventurar com a tranquilidade de saber que tem proteção financeira? Continue lendo e, em até 12 minutos, tire as suas principais dúvidas sobre o Seguro Viagens para esportes radicais!

O que são esportes radicais?

Esportes radicais são atividades físicas que envolvem alto nível de adrenalina, riscos e desafios. Geralmente, eles são praticados em ambientes naturais ou urbanos, causando emoções fortes e exigindo habilidades físicas e mentais avançadas dos praticantes.

Alguns exemplos comuns de esportes radicais incluem: 

  • paraquedismo;
  • surf;
  • trekking;
  • asa-delta;
  • mergulho;
  • parapente;
  • skate;
  • balonismo;
  • snowboard;
  • escalada;
  • esqui;
  • base jump;
  • mountain bike;
  • entre outros. 

E aí, sentiu a adrenalina só de imaginar fazer alguma dessas atividades?

Embora emocionantes, elas também podem ser perigosas. Portanto, exigem cuidado, preparo adequado e, muitas vezes, equipamentos de segurança específicos para garantir a integridade física dos praticantes.

Apesar disso, uma seguradora — empresa com a qual você consegue contratar o Seguro Viagem para esportes radicais — tem suas próprias definições e políticas sobre o que considera esportes radicais. 

Quer dizer, algumas podem incluir esportes específicos em sua lista de cobertura para esportes radicais. Enquanto isso, outras talvez tenham uma definição mais ampla ou restrita. Assim, leia atentamente os termos da apólice contratada para confirmar o que está coberto e o que é considerado alto risco.

O que é seguro viagem para esportes radicais?

Um Seguro Viagem para esportes radicais é um tipo de apólice específica para pessoas que praticam atividades de alto risco durante suas viagens. Assim, o seguro pode fornecer assistência em caso de acidentes ou emergências ao praticar esses esportes, como despesas médicas. 

Além disso, o Seguro Viagem básico cobre outros imprevistos que possam ocorrer no passeio, como cancelamento de viagem, perda de bagagem, entre outros. Logo, se a sua jornada envolve esportes radicais, procure um Seguro Viagem com cobertura específica para essa finalidade. 

Quais os esportes radicais incluídos neste seguro?

Os esportes radicais incluídos em um Seguro Viagem específico para essa categoria podem variar conforme a seguradora e a apólice contratada. Normalmente, eles envolvem atividades como: 

  • paraquedismo;
  • surf;
  • snowboard;
  • esqui;
  • escalada;
  • mergulho;
  • motocross;
  • paraquedismo;
  • base jump;
  • entre outros. 

Por isso, sempre verifique os termos e condições da apólice para entender exatamente quais atividades estão cobertas pelo Seguro Viagem para esportes.

Por exemplo, a seguradora Assist Card oferece cobertura para diversas atividades, incluindo surf — mesmo sem resgate no mar —, corrida de competição amadora e paraglider. A regra é que o valor fornecido esteja dentro do Limite Máximo de Cobertura por Despesas Médicas (DMH).

Por outro lado:

  • April Coris – cobre surf para lazer e corridas de competição amadora;

  • Affinity – cobertura ampla para esqui, patinação, snowboard, futebol amador em competição, surf (sem resgate ao mar), trilhas, kaiak, hiking, trekking, passeio de barco e paraglider;

  • Global Travel Assistance (GTA) – cobre paraglider e corrida amadora.

Quais os esportes radicais excluídos neste seguro?

Os esportes radicais excluídos neste seguro também dependem da seguradora e da apólice contratada. Por exemplo:

  • na Universal Assistance, surf, paraglider, patinação e snowboard não estão cobertos;
  • já na April Coris, são o paraglider e o surf em competição que não estão incluídos na cobertura;
  • enquanto na GTA, o surf não é coberto pela apólice.

A quem é destinado o seguro viagem para esportes radicais?

O Seguro Viagem para esportes radicais é destinado a pessoas que praticam atividades de alto risco durante suas viagens. Isso inclui praticantes de esportes como:

  • surf;
  • paraquedismo;
  • escalada;
  • snowboard;
  • etc.

Até porque essas atividades estão sujeitas a um maior risco de acidentes ou lesões durante suas aventuras. Por outro lado, existem menos riscos de acidentes graves ou lesões ao praticar outros esportes convencionais, como caminhada e natação. 

Além disso, a recomendação do Seguro Viagem para esportes radicais é válida mesmo se você for experiente na prática de esportes. Por exemplo, o ex-piloto Michael Schumacher, conhecido por sua habilidade nas pistas de corrida, se acidentou gravemente enquanto esquiava nos Alpes Franceses em 2013. 

Da mesma maneira, a apresentadora Luciana Gimenez, que costumava esquiar amadoramente, também teve um acidente crítico enquanto praticava esse esporte.

Como funciona o seguro viagem para esportes radicais?

O Seguro Viagem para esportes radicais funciona oferecendo cobertura específica para emergências e acidentes que podem ocorrer ao realizar essas atividades durante uma viagem. Entenda!

Escolha da seguradora

O primeiro passo é escolher uma seguradora que ofereça um plano específico para esportes radicais.

É importante pesquisar diferentes opções e comparar os benefícios oferecidos por cada uma para decidir bem conscientemente. Esse processo é auxiliado com a cotação de seguros feita por corretoras

Contratação do seguro

Após selecionar a seguradora e o plano desejado, o próximo passo é contratar o Seguro Viagem. Esse processo também costuma ser facilitado ao ter o apoio de corretores de seguros.

Acionamento em caso de emergência

Se ocorrer um acidente ou emergência médica ao praticar um esporte radical durante a viagem, o segurado deve entrar em contato com a seguradora imediatamente. Isso é feito por telefone ou por meio de um aplicativo de celular, dependendo das opções oferecidas pela seguradora.

Atendimento e assistência

Após o acionamento, a seguradora irá fornecer assistência imediata ao segurado. Isso costuma incluir orientação sobre o que fazer em caso de emergência, encaminhar para um centro médico adequado e coordenar o resgate médico, se necessário.

Indenização

Se o segurado tiver direito a indenização devido a despesas médicas ou outras coberturas incluídas no plano, a seguradora irá processar o pedido. O valor será determinado conforme os termos e condições da apólice e a documentação fornecida pelo segurado.

Por que fazer o seguro viagem para esportes radicais?

Fazer o seguro viagem para esportes radicais é fundamental para garantir segurança, proteção financeira e tranquilidade durante suas aventuras. Saiba mais!

Cobertura especializada

O Seguro Viagem para esportes radicais oferece cobertura específica para despesas médicas e hospitalares relacionadas a acidentes durante a prática dessas atividades. 

Isso significa que você tem proteção financeira em caso de lesões ou emergências médicas. O mesmo não ocorre ao contratar um Seguro Viagem básico, já que ele normalmente exclui danos causados por atividades radicais. Assim, é importante contratar uma cobertura especializada. 

Assistência rápida

Em caso de acidente, o Seguro Viagem oferece assistência imediata e especializada. Isso inclui coordenação de resgates médicos e encaminhamento para centros médicos adequados, garantindo que você receba logo o tratamento necessário.

Essa rapidez é fundamental para conseguir o melhor tratamento possível e minimizar o impacto do acidente na sua saúde e bem-estar. Afinal, quando ocorre um acidente, cada minuto é importante para assegurar uma resposta eficaz e adequada.

Ou seja, essa rápida intervenção pode promover sua recuperação mais ágil e salvar vidas em situações críticas. Além disso, a rapidez na assistência ajuda a acalmar o segurado em situações críticas e estressantes

Tranquilidade mental

Viajar para praticar esportes radicais pode ser emocionante e é o sonho de muitos. Por outro lado, também tende a trazer preocupações de segurança. Então, imagine não conseguir aproveitar totalmente a viagem por pensar na maior parte do tempo em todos os possíveis riscos e imprevistos envolvidos. 

Em outras palavras, a preocupação constante com a segurança pode atrapalhar a experiência e impedir que você se entregue 100% à aventura. É aí que entra a importância do Seguro Viagem para esportes radicais.

Quer dizer, este produto proporciona tranquilidade mental, ajudando você a desfrutar plenamente da sua aventura sem se preocupar com imprevistos financeiros e os relacionados à saúde.

Proteção financeira

Os custos de tratamento médico em acidentes tendem a ser muito altos, especialmente em países estrangeiros.

Por exemplo, nos Estados Unidos, uma simples consulta para avaliação pode custar U$ 400, ou R$ 1,64 mil. Se for necessário exames, internação e cirurgia, talvez os custos fiquem a partir de R$ 50 mil. 

Então, pense: você economizou por meses ou anos para realizar uma viagem dos sonhos, mas acabou tendo de arcar com despesas médicas altíssimas devido a um acidente. Resultado? Essa situação comprometeu as suas finanças pessoais

Logo, em vez de aproveitar e criar memórias inesquecíveis, você acabou ficando preocupado com a conta médica a ser paga. Portanto, evitar isso é mais um motivo para contratar um Seguro Viagem para esportes radicais. 

Melhor cuidado com a saúde

Ao sofrer acidentes, muitas pessoas costumam ignorar o problema para fugir dos gastos médicos ou improvisam soluções para minimizar as consequências. Isso é ainda mais comum em viagens internacionais, na intenção de evitar que o passeio seja afetado por preocupações financeiras e de saúde.

O problema é que esse comportamento tende a agravar o ocorrido e colocar a sua vida em perigo. Então, imagine lidar com isso estando em outro país, onde você pode estar longe da família, enfrentar barreiras de idioma e diferenças culturais. A situação fica ainda mais assustadora e estressante.

Esse é mais um motivo para contratar um Seguro Viagem esportes radicais. Afinal, ele traz a tranquilidade necessária para buscar ajuda médica sem se preocupar com os custos ou a logística envolvida.

Quais as coberturas básicas do seguro viagem para esportes radicais?

Existem algumas coberturas básicas que podem estar incluídas no Seguro Viagem para esportes radicais. Porém, sempre confira os detalhes da cobertura antes de contratar o seguro, garantindo que ela atenda às suas necessidades específicas. A seguir, saiba quais são as coberturas mais comuns!

Assistência médica por doença ou acidente

Esta cobertura garante que você receba assistência médica necessária em caso de doença inesperada ou lesão durante sua viagem de esportes radicais. Essa cobertura inclui desde consultas médicas e tratamentos ambulatoriais até procedimentos mais complexos, como cirurgias e internações em UTI. 

Além disso, ela cobre despesas com medicamentos, exames, próteses e qualquer outra necessidade médica relacionada ao seu tratamento. E, ainda, lembre-se: quanto maior o limite de cobertura, mais ampla será sua proteção

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Traslados e repatriações médicas

A cobertura de traslados e repatriações médicas garante que você receba assistência para ser removido e transportado com segurança. Quer dizer, esses processos consistem no transporte de volta ao país de origem para receber tratamento médico adequado e/ou estar perto da família durante a recuperação.

Em outras palavras, a seguradora organiza tudo para que o acidentado volte para o país em segurança. Isso é importante porque minimiza os riscos de complicações ou até mesmo de morte devido à falta de atendimento apropriado. 

Assistência funerária

Esta cobertura garante assistência em caso de falecimento durante a viagem. Entre elas, transporte do corpo até o local de sepultamento ou cremação, bem como auxílio nos procedimentos legais e burocráticos relacionados ao funeral.

Morte acidental e invalidez

A cobertura por morte acidental e invalidez funciona como uma espécie de Seguro de Vida dentro do Seguro Viagem para esportes radicais. Em caso de falecimento ou incapacidade permanente devido a um acidente durante a prática desses esportes, essa cobertura garante uma indenização.

Dessa forma, existe assistência financeira para você e sua família. Essa é uma maneira de garantir que, mesmo em situações extremas, haja algum amparo financeiro para lidar com as consequências da perda ou da incapacidade permanente.

Os valores da indenização variam dependendo da apólice contratada. Por exemplo, os valores podem ficar entre R$ 50 mil e R$ 150 mil. Em algumas apólices mais amplas, tendem a ficar acima de R$ 1 milhão.

O que o seguro viagem de esportes radicais não cobre?

O Seguro Viagem de esportes radicais tem limites e condições de cobertura dependendo da seguradora e da apólice contratada. A seguir, conheça o que ele normalmente não cobre:

  • eventos preexistentes – condições de saúde já existentes antes da viagem, como doenças crônicas, lesões ou condições médicas diagnosticadas anteriormente;

  • gestação – complicações relacionadas à gravidez ou parto, a menos que expressamente especificado na apólice;

  • atividades ilegais ou não descritas – qualquer lesão ou acidente ocorrido durante a prática de atividades ilegais ou não descritas no contrato do seguro não será coberto;

  • viagens contra-indicadas – viagens para áreas ou países considerados de alto risco ou que tenham avisos de viagem emitidos por autoridades competentes;

  • imprudência do segurado – lesões ou acidentes causados por comportamentos imprudentes ou negligentes do segurado, como ignorar normas de segurança ou descumprir instruções adequadas durante a prática de esportes radicais;

  • uso de álcool ou drogas – qualquer acidente ou lesão resultante do uso de álcool, ou drogas, já que o consumo dessas substâncias aumenta significativamente o risco de acidentes;

  • esportes não considerados radicais – certos esportes ou atividades que não são considerados radicais pela seguradora.

O seguro viagem para esportes radicais é obrigatório?

Sim, o Seguro Viagem básico é obrigatório em alguns países. Por exemplo, nações que fazem parte do Acordo de Schengen na Europa, como:

  • Alemanha;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Croácia;
  • Dinamarca;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia;
  • Espanha;
  • Estônia;
  • Finlândia;
  • França;
  • Grécia;
  • Hungria;
  • Islândia;
  • Itália;
  • Letônia;
  • Liechtenstein;
  • Lituânia;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Noruega;
  • Países Baixos;
  • Polônia;
  • Portugal;
  • República Tcheca;
  • Suécia;
  • Suíça.

Esses países exigem Seguro Viagem para todos os visitantes, mas isso não é especificamente para esportes radicais, é para qualquer tipo de viagem. Em alguns países da América Latina, como Cuba e Venezuela, e em outros lugares como a Irlanda e a Austrália, o Seguro Viagem básico também pode ser obrigatório.

No entanto, mesmo em países onde o Seguro Viagem não é obrigatório, como nos Estados Unidos, é recomendado contratá-lo. Isso é ainda mais indicado na versão de Seguro Viagem para esportes radicais. Afinal, os custos dos serviços médicos são altos e pode não haver um sistema público de saúde extenso no país.

Quanto custa um seguro viagem para esportes radicais?

Um Seguro Viagem para esportes radicais pode custar, em média, de R$ 10 a R$ 15 por dia de viagem. Isso é um valor semelhante ao que você gastaria diariamente em uma refeição rápida em uma barraquinha.

No entanto, é importante ter em mente que o custo exato do Seguro Viagem depende de vários fatores, como:

  • destino da viagem – alguns destinos podem ter custos de seguro mais altos devido a diferenças nos custos médicos locais ou níveis de risco percebidos;

  • duração da viagem – quanto mais tempo você pretende viajar, maior tende a ser o custo total do seguro;

  • idade do segurado – segurados mais velhos costumam pagar prêmios mais altos devido a um potencial maior de problemas de saúde;

  • tipo de esportes radicais praticados – certos esportes podem apresentar riscos maiores do que outros, afetando o preço do seguro;

  • cobertura desejada – a amplitude da cobertura, incluindo limites de despesas médicas, repatriação e outros benefícios, também influencia o preço;

  • condições médicas pré-existentes – algumas seguradoras podem cobrar mais para segurados com condições médicas pré-existentes.

Quando contratar o seguro viagem para esportes radicais?

É recomendado contratar o Seguro Viagem para esportes radicais assim que você decidir realizar a viagem e planejar essas atividades. Dessa maneira, fica mais fácil organizar o orçamento e garantir proteção desde o início do planejamento até o retorno para casa.

Como escolher o seguro viagem para esportes radicais: melhores dicas

Para escolher o Seguro Viagem ideal para esportes radicais, siga estas dicas simples:

  • pesquise e compare – faça cotações de seguro para encontrar as melhores opções de cobertura e preços conforme as suas demandas;

  • verifique coberturas específicas – certifique-se de que o Seguro Viagem oferece cobertura específica para esportes radicais, incluindo despesas médicas, repatriação e traslados médicos;

  • atenção aos detalhes – leia atentamente o contrato para entender os limites de cobertura, exclusões e condições específicas relacionadas à prática de esportes radicais;

  • considere as necessidades – avalie suas atividades planejadas e escolha um seguro que atenda às suas necessidades específicas;

  • verifique as exclusões – garanta que o seguro não exclui atividades essenciais para sua viagem, como buscas e salvamentos, por exemplo;

  • consulte avaliações – busque avaliações de outras pessoas sobre a seguradora e o seguro específico que você está considerando para garantir sua confiabilidade. Redes sociais e portais como o Reclame Aqui são aliados nessa consulta;

  • esclareça dúvidas – entre em contato com a seguradora para esclarecer qualquer dúvida antes de fechar o contrato.

Qual o seguro viagem para esportes radicais mais confiável?

Algumas seguradoras são reconhecidas por oferecerem bons serviços e coberturas no Seguro Viagem para esportes radicais. A seguir, descubra as consideradas melhores nesse quesito!

Assist Card

A Assist Card é uma das maiores empresas de assistência ao viajante do mundo, conhecida por sua ampla gama de planos e coberturas. Eles oferecem opções específicas para esportes radicais, incluindo cobertura para surf, corrida amadora, paraglider, entre outros.

Affinity 60 Esportes

A Affinity é uma seguradora reconhecida por sua especialização em seguros para viagens de aventura e esportes radicais. Seu plano Affinity 60 Esportes oferece uma ampla cobertura para diversas práticas, inclusive esportes de neve. 

GTA FULL Sports

A GTA (Global Travel Assistance) é uma seguradora renomada no mercado de assistência viagem e tem planos específicos para esportes radicais amadores. Seu plano GTA FULL Sports oferece cobertura para uma variedade de atividades, mergulho, montanhismo, skate, pesca, entre outros.

April

A April é uma seguradora internacional conhecida por sua variedade de planos e coberturas amplas, sendo a única com cobertura específica para atividades esportivas profissionais/competições. Assim, ela garante assistência em caso de acidentes durante a prática dessas atividades.

Travel Ace

A Travel Ace é uma seguradora globalmente reconhecida, oferecendo diversos planos de assistência viagem voltados para atividades que não envolvem esportes radicais e nem de neve. É o caso de corrida, tênis de mesa, motociclismo em rodovias, golf, beisebol etc. 

Sinistro no seguro viagem esportes radicais: o que fazer?

Em caso de sinistro durante uma viagem de esportes radicais, siga estes passos para garantir uma resposta rápida e eficaz da seguradora:

  • contate imediatamente a seguradora – ligue para o telefone de assistência 24 horas da sua seguradora e informe sua localização, detalhes da ocorrência e o seguro contratado;

  • procure atendimento médico, se necessário – se houver necessidade de atendimento médico, dirija-se ao profissional de saúde credenciado mais próximo ou a qualquer unidade de saúde, dependendo da urgência da situação;

  • guarde todos os documentos relacionados – mantenha todos os comprovantes e documentos obtidos durante o atendimento médico, como recibos, laudos, receitas médicas, entre outros;

  • registre os detalhes da ocorrência por escrito – faça um registro detalhado por escrito de tudo o que aconteceu, incluindo informações sobre o acidente e os eventos posteriores;

  • informe formalmente à seguradora – assim que possível, entre em contato com a seguradora para reportar formalmente o sinistro e fornecer todas as informações necessárias;

  • siga as instruções da seguradora – se prepare para seguir todas as instruções fornecidas pela seguradora para garantir que suas despesas médicas sejam cobertas adequadamente.

Como contratar seguro viagem para esportes radicais?

Contratar um seguro viagem para esportes radicais é simples e pode ser feito em alguns passos:

  • pesquise as opções – procure por seguradoras que oferecem cobertura específica para esportes radicais. Você pode fazer isso online ou por meio de corretoras de seguros;

  • compare os planos – analise as diferentes opções de seguro viagem disponíveis, considerando os benefícios oferecidos, os limites de cobertura, os custos e as exclusões;

  • escolha o plano adequado – selecione o plano que melhor atenda às suas demandas e ao tipo de esportes radicais que pretende fazer durante sua viagem;

  • faça a contratação – entre em contato com a seguradora com ajuda de corretores para fazer a contratação do seguro viagem escolhido. Preencha os formulários necessários e efetue o pagamento;

  • receba a apólice – após a contratação, você receberá a apólice do seguro viagem, que contém todas as informações sobre a cobertura e os procedimentos em caso de sinistro;

  • tenha os contatos em mãos – anote os números de telefone de emergência da seguradora e carregue-os com você durante a viagem para facilitar o contato em caso de necessidade.

Seguro viagem para esportes radicais: considerações finais

O Seguro Viagem para esportes radicais oferece proteção financeira e assistência médica especializada para praticantes de atividades de alto risco durante suas viagens.

Esperamos que você não precise acionar o seguro, mas se algum problema acontecer, existe proteção financeira e suporte rápido. 

E então? Tirou as suas principais dúvidas sobre o Seguro Viagem para esportes radicais? Compartilhe o post em suas redes sociais e ajude outras pessoas a ficarem por dentro dessa medida!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!