Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro excursão para empresas: como funciona essa proteção, quem deve contratar e quais as vantagens?

6min. leitura
Revisado em 16 abr 2024

Durante uma viagem, muitos imprevistos podem acontecer e estar protegido faz toda a diferença na hora de resolver situações que podem trazer dor de cabeça. Se isso já é válido para uma simples viagem individual, imagine para uma viagem em grupo. Neste caso, é vital ter um seguro excursão para maior tranquilidade.

De modo geral, a apólice de viagem tem a finalidade de oferecer respaldo aos viajantes em contextos de emergências médicas e hospitalares. Dessa forma, todos podem viajar seguros e curtir os passeios sem preocupações.

Outro ponto interessante da modalidade excursão é que ela pode ser contratada pelas agências de viagem, grupos turísticos ou organizadores de excursões.

Assim, ao fechar a viagem, o participante já estará coberto sem pagar um valor altíssimo por isso. Por outro lado, a empresa se resguarda em caso de responsabilização por algum acontecimento.

Quer saber mais sobre o seguro excursão?

Neste artigo, explicaremos como ele funciona e quais as suas vantagens, além de outros detalhes fundamentais sobre a proteção. Siga conosco!

O que é seguro excursão para empresas?

Trata-se de uma modalidade de seguro de viagem que oferece cobertura contra acidentes pessoais que possam vir a ocorrer com participantes de viagens em grupo.

No caso do seguro excursão para empresas, este é contratado por uma pessoa jurídica envolvida na viagem, como a agência que promove o passeio coletivo.

A apólice garante proteção ao segurado em caso de acidente com danos pessoais em decorrência do qual o segurado necessite de atendimento médico/hospitalar ou odontológico. Ainda, em situações mais graves, assegura indenização ao segurado ou beneficiários em caso de invalidez permanente ou morte.

Quem pode contratar o seguro viagem excursão para empresas?

Em geral, o seguro viagem pode ser contratado tanto por pessoa física quanto jurídica, mas no caso específico de seguro excursão para empresas, como o nome indica, a apólice é contratada via CNPJ.

Logo, os contratos são diferentes e é fundamental que fique claro para a seguradora quem está contratando o seguro.

Ademais, podemos mencionar que o seguro excursão pode ser contratado para os mais diversos tipos de viagem, como excursões familiares, excursões estudantis, excursões em feriados, excursões para eventos e outras. Também pode ser contratado para diferentes destinos.

Seguro excursão para empresas: como funciona na prática?

O funcionamento do seguro excursão é muito simples no sentido de proteção e cobertura: trata-se de um seguro viagem que protege os segurados caso um dos sinistros previstos na apólice ocorra. Isso costuma incluir acidentes que exijam tratamento médico ou, dependendo do contrato, invalidez e morte.

Já em relação à contratação, a modalidade costuma já ser oferecida dentro dos pacotes de agências de viagem ou organizadores de excursões.

Ao fechar a apólice, a empresa precisa considerar diferentes fatores, como o perfil do grupo e coberturas necessárias para aquele tipo de viagem, e optar pelo produto que melhor atender ao grupo.

Dessa forma, independentemente do viajante e da situação, este poderá contar com o seguro excursão como uma proteção, caso um evento inesperado e inconveniente ocorra durante a viagem.  

Qual é a importância de fazer o seguro excursão?

Uma das principais vantagens de contratar um seguro viagem para excursão, e não um seguro viagem individual, está no fato de que o primeiro garante maiores descontos e mais benefícios extras. 

Afinal, quanto maior a quantidade de segurados, menor o valor do seguro para cada e mais a seguradora pode oferecer além do básico. Isso significa que é pago um valor mais baixo por um plano mais completo, podendo incluir adicionais ou serviços que não estariam na apólice básica de mesmo preço.

Além disso, contar com um seguro coletivo, nesse caso, garante que todos estejam segurados e que um problema que acomete uma pessoa não seja motivo para atrapalhar a viagem de todos, uma vez que todos estão amparados, inclusive quem está lidando diretamente com o imprevisto. 

Ao mesmo tempo, a organizadora da excursão ou a agência de viagem que faz a contratação do seguro excursão se resguarda, caso um eventual acidente ocorra. Basta pensar que, como responsável por tudo, se um contratempo acontecer, automaticamente espera-se da empresa uma resolução.

Com um seguro, transfere-se a responsabilidade pelo risco para a companhia seguradora. Portanto, além dos viajantes estarem respaldados, o negócio também se protege.

O seguro excursão para empresas é obrigatório?

E se o assunto é a importância do seguro excursão, nesse ponto, é interessante trazermos outra perspectiva: o fato de que ele pode ser obrigatório em alguns casos. Isso porque há países que exigem dos turistas que ingressam no país um seguro viagem obrigatório com determinadas características. 

É o caso da Venezuela e de Cuba, mas também dos países signatários do Tratado de Schengen, do qual fazem parte 26 nações europeias, incluindo as mais conhecidas, como Alemanha, França, Espanha, Itália e Portugal.

Para ingressar nesses países, é necessário ter um seguro com cobertura mínima de 30.000 € para despesas médicas. 

Ademais, existem empresas de turismo que vendem pacotes de viagem que consideram o seguro excursão um item já compreendido no plano vendido, pois não é possível viajar sem ele.

Logo, é como se fosse obrigatório também nesse caso, assim como em alguns passeios específicos que costumam ter exigência de seguro, como safáris e similares. 

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Quais as principais coberturas do seguro excursão?

É evidente que, assim como outras modalidades, o seguro excursão é uma apólice que provavelmente ninguém gostaria de ter de acionar durante um passeio por conta do custo.

Contudo, é claro que, caso um desses eventos indesejados ocorra, será muito mais fácil e haverá prejuízos menores para lidar se o grupo estiver protegido.

Mas quais são exatamente as circunstâncias que podem estar previstas no contrato de um seguro de viagem excursão? A seguir, trataremos sobre as principais coberturas que podem estar incluídas na modalidade. Confira!

Despesas médicas, hospitalares e odontológicas

A apólice oferece um valor segurado para reembolso no caso de despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas necessárias. Ainda, nesse sentido, alguns seguros também oferecem uma rede médica referenciada e podem trabalhar com reembolso para gastos com medicamentos.

Morte acidental 

Garante o pagamento de indenização ao(s) beneficiário(s) da apólice em caso de morte acidental durante a viagem. O valor normalmente é pago de uma única vez e sob forma de renda.

Invalidez permanente

Cobertura para caso de perda, redução ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, dos membros ou órgãos determinados em contrato em razão de lesão física sofrida pelo segurado em decorrência de acidente pessoal durante a excursão. 

Seguro bagagem

Assegura suporte, tanto prático quanto financeiro, em caso de extravio de bagagem. Como sabemos, infelizmente, situações desse tipo são muito comuns e o seguro pode cobrir, inclusive, despesas decorrentes do tempo de espera sem bagagem.

Cancelamento ou interrupção de viagem

Cobre a necessidade de cancelar ou interromper a viagem em função de algum evento inesperado e garante reembolso das passagens, respeitando sempre o limite do capital segurado contratado.

Translado médico

É uma cobertura básica exigida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) no seguro viagem e se refere ao transporte do paciente que necessita de cuidados médicos ou hospitalares durante uma viagem.

Aqui, é possível incluir diferentes modalidades de transporte, como terrestre ou aéreo, dependendo da gravidade da situação.

Regresso sanitário

Cobertura que garante as despesas de translado médico do segurado até o seu país de origem, apenas quando este não tem condições de saúde que possibilitem uma viagem “normal”, de ônibus ou de avião comum, por exemplo.

Repatriação de corpo

Se, em um caso mais grave, um dos segurados venha a falecer durante a excursão e estiver longe do local onde será velado e a apólice prevê esta cobertura, o seguro se responsabiliza pelo processo de preparação do corpo e retorno para o lugar de origem.

Vale a pena contratar o seguro viagem excursão?

Como tudo, o seguro excursão tem prós e contras e, como até agora tratamos mais sobre os benefícios, é importante mencionar também o que pode não ser tão vantajoso em relação à apólice. 

Em primeiro lugar, em um seguro coletivo, não é possível customizar as apólices de acordo com o perfil de cada viajante para atender cada necessidade específica. Além disso, as empresas costumam delimitar um número máximo de segurados em um grupo – que pode ser 10 ou 15 pessoas, por exemplo.

Apesar disso, há de se considerar outros fatores, que, ao serem colocados na balança, conclui-se que o seguro viagem para excursão vale a pena. Como mencionamos, o valor e os benefícios normalmente são bem vantajosos. 

Outro ponto forte é que muitos destinos têm custos elevados de saúde e/ou não tem um sistema público de saúde bom e acessível para todos, ressaltando novamente a importância do seguro excursão.

Como escolher o seguro excursão corretamente?

A empresa que contrata o seguro excursão precisa considerar alguns pontos-chave para escolher de forma adequada a apólice e a seguradora. Entre eles:  

  • Destino: se os custos de saúde forem elevados no país, é preciso ter uma cobertura que arque com essas despesas;

  • Perfil do grupo: sendo um seguro coletivo, é preciso que se tenha uma visão de coletivo, então esse levantamento precisa ser feito;

  • Casos específicos: as especificidades também precisam ser consideradas, pois a apólice deve prever diferentes situações. Logo, se há crianças, gestantes, idosos, são casos que precisam ser contemplados também;

  • Atividades previstas: o que será feito durante a excursão? É preciso ter uma previsão, pois algumas atividades podem exigir cobertura específica. Deve-se considerar se será feito algum esporte radical ou de aventura, por exemplo.

Seguradoras que fazem seguro viagem excursão

Não são todas as seguradoras que oferecem seguro viagem que têm a modalidade de seguro viagem excursão. Mas existem algumas opções:

  • Assist Card;
  • Porto Seguro;
  • Tokio Marine.

Sinistro no seguro excursão: o que fazer?

Todas as pessoas cobertas pelo seguro excursão têm direito de acionar o seguro em caso de sinistro, conforme o valor da cobertura contratada. Caso isso ocorra, o segurado deve entrar em contato com a seguradora para realizar o comunicado e preparar a documentação necessária.

Os documentos solicitados variam conforme o sinistro ocorrido, podendo incluir certidão de óbito, relatório médico, laudo do IML e boletim de ocorrência em caso de morte, por exemplo. 

Em todos os casos, será preciso enviar os documentos do segurado, como certidão de nascimento ou RG e, se for menor de idade, cópia do CPF. Ademais, a seguradora pode solicitar documentos adicionais, se necessário.

Após o processamento do sinistro e a autorização do reembolso, o pagamento, via de regra, é feito por meio de transferência diretamente na conta do beneficiário ou responsável legal.

Como contratar o seguro excursão para empresas?

É possível contratar um seguro excursão com corretoras especializadas em seguros para empresas, como é o caso da Mutuus Seguros

Uma corretora digital oferece agilidade e rapidez no processo de cotação e contratação da apólice, que é realizado de forma totalmente online e com suporte de especialistas.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!