Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro assistência funeral: o que é e serviços oferecidos

7min. leitura
Revisado em 28 set 2023

O seguro assistência funeral visa oferecer suporte para um dos momentos mais difíceis que podem ser enfrentados, buscando reduzir a burocracia na perda de um ente querido. 

Para os responsáveis pelos preparativos, pode existir uma série de etapas complexas, que se tornam ainda mais complicadas com o luto, além de documentações e outros detalhes necessários para resolver. 

Dessa forma, contar com uma apólice especializada pode ser uma alternativa para ter um auxílio neste momento. 

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o seguro assistência funeral e entender como ele funciona, para considerar sua contratação e se preparar para eventuais acontecimentos.

O que é um seguro assistência funeral?

O seguro assistência funeral é uma modalidade adicional que costuma integrar o seguro de vida, visando o suporte em relação ao falecimento do segurado ou dependentes.

Essa categoria possui regulação por parte da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), que determina como responsabilidade da companhia a contratação de empresas para a prestação de todos os serviços necessários.

Dessa forma, o segurado ou sua família não precisam resolver essas pendências no momento do falecimento.

Além disso, em alguns casos, a seguradora realiza o pagamento a título de reembolso caso a família tenha gastos que estão cobertos pela apólice. 

Com isso, esse tipo de seguro garante uma tranquilidade maior em relação aos trâmites necessários para sepultamento e velório. 

Quais são os principais tipos de modalidades do seguro assistência funeral?

O seguro assistência funeral está disponível em algumas modalidades de seguros. Conheça mais detalhes sobre as principais:

Individual

Essa cobertura pode ser contratada como adicional no seguro de vida individual, contemplando o titular da apólice, ou seja, o segurado do contrato. No entanto, como o nome indica, ela protege somente um indivíduo.

O valor médio para a apólice nesse tipo de seguro inicia com R$2.500, mas pode variar entre as seguradoras e principalmente, das coberturas contratadas no momento da aquisição da apólice. 

Familiar

Já na cobertura familiar, a cláusula é uma contratação adicional ao seguro de vida familiar, onde os beneficiários serão os entes familiares, como cônjuge e filhos. 

No entanto, para a contratação deste tipo de cobertura, é preciso atender a alguns critérios para que seja elegível, como: 

  • Idade inferior à 70 anos;
  • Tipo de abrangência local, regional ou nacional. 

Esse tipo de abrangência é necessária pois, se houver um falecimento em uma viagem, por exemplo, só haverá cobertura por parte do seguro em casos nacionais. 

Por isso, entender os critérios necessários com a corretora sobre a apólice torna-se indispensável antes de realizar a contratação, para não restarem dúvidas e adquirir um produto que realmente faça sentido para as necessidades das pessoas ao seu redor.

Empresarial

Por fim, no seguro de vida em grupo, é possível contar com a assistência funeral na contratação adicional. Contudo, cabe à empresa responsável pela apólice negociar as coberturas que estarão vigentes no contrato, incluindo o seguro assistência funeral. 

Dessa forma, é recomendado verificar diretamente com o RH da empresa sobre as coberturas e prazos que estão vigentes.

Quais serviços são contemplados no seguro assistência funeral?

No seguro assistência funeral, existem alguns serviços que são oferecidos por todas as seguradoras.

Entre eles, podemos destacar alguns, como: 

  • Coroa de flores;
  • Urna/caixão;
  • Higienização do corpo;
  • Paramentos e velas;
  • Véu;
  • Transporte fúnebre;
  • Registro em cartório (seguindo as diretrizes locais);
  • Aluguel de sala para realização de velório;
  • Taxa de sepultamento ou cremação;
  • Locação de jazigo. 

Outros serviços

Além da apólice tradicional, também existem algumas companhias especializadas em serviços adicionais específicos para o momento do falecimento. 

Entre alguns deles, podemos destacar:

Preparação do corpo

Essa é uma etapa posterior à higienização, que contempla os cuidados com a barba, penteado, vestimenta e tamponamento, por exemplo.

Esse momento é indispensável, pois prepara o corpo para o momento do velório.

Repatriamento do corpo

Em casos onde o falecimento do indivíduo aconteça fora do país, esse tipo de serviço contempla o retorno do corpo para o local de origem, fazendo a cobertura de todos os gastos relacionados à operação. 

Dessa forma, é sempre necessário verificar diretamente com a corretora de seguros, quais são os serviços cobertos pelas seguradoras que estão na proposta, para que seja possível avaliar a melhor opção. 

E o que não é coberto pelo seguro assistência funeral?

Assim como os seguros de vida, os produtos relacionados à assistência funeral também trabalham com algumas regras, onde não realizam a cobertura em termos específicos. 

Dentre as mais comuns do mercado, podemos destacar:

  • Doenças preexistentes ou que não foram informadas na declaração de saúde, sendo de conhecimento do segurado dentro do período mínimo de dois anos;
  • Suicídio ou tentativa de suicídio: com a carência de 2 anos a partir do início da vigência do seguro;
  • Atos dolosos praticados pelos segurados, beneficiários e/ou pelo responsável legal;
  • Ato considerado perigoso sem justificativa;
  • Operações de guerra;
  • Eventos naturais (ciclones, terremotos, entre outros).

Dessa forma, cabe analisar diretamente no contrato quais são as exclusões praticadas pela seguradora em questão. 

Na prática, como funciona?

seguro assistência funeral como funciona

Se houver o falecimento de um segurado, é necessário que um familiar entre em contato diretamente com a seguradora responsável pela apólice informando o ocorrido. 

A partir desse momento, fica sob a responsabilidade da companhia acionar as medidas necessárias em relação à documentação necessária, para que o corpo seja liberado para seguir com os trâmites. Contudo, de acordo com a SUSEP, cada seguradora pode ter processos diferenciados em relação às responsabilidades atribuídas para as partes. 

Dessa forma, é importante ler com atenção os termos presentes em contrato para entender quais são as atribuições cabíveis à seguradora, e quais devem seguir por parte dos familiares do segurado. 

Comumente, a empresa cuida de todo o processo do funeral. No entanto, isso pode variar de acordo com as coberturas contratadas. 

Além disso, um profissional será designado pela empresa de seguros para acompanhar a família na liberação do corpo e funeral, de forma a prestar assistência em tudo que for necessário para aquele momento. 

Qual é a diferença entre auxílio funeral e assistência funeral?

Os termos de auxílio e assistência são confundidos com frequência. Contudo, mesmo com suas semelhanças, trata-se de produtos diferentes, que contam com mecânicas de contratação e prestação de serviços distintos. Veja mais a seguir:

seguro de vida em grupo empresarial da Mutuus Seguros

Assistência funeral

A assistência funeral é uma cobertura adicional do seguro de vida, contratado para aumentar a proteção oferecida na apólice. 

Além do custeio das despesas referentes à documentação e funeral, algumas seguradoras contemplam o pagamento a título de reembolsos, caso os familiares gastem recursos financeiros previstos na cobertura. 

No seguro assistência funeral, cabe à companhia garantir a qualidade das entregas e assegurar que todos os trâmites sejam realizados corretamente, nas diretrizes legais. 

Auxílio funeral

Enquanto isso, o auxílio funeral realiza o pagamento para reembolsar os familiares dos custos com todo o processo, de acordo com os limites contratados na apólice. 

Dessa forma, o funcionamento torna-se distinto do seguro assistência funeral, onde cabe à seguradora a supervisão e garantia de execução de todos os processos necessários para liberação do corpo e realização do funeral. 

Além disso, o auxílio funeral pode ser contratado em duas modalidades:

Individual 

Nessa modalidade, apenas o responsável pelo contrato, ou seja, o segurado terá direito a cobertura, se houver falecimento. 

Aqui, a família não será contemplada como beneficiária, já que se trata de uma apólice única e individual.

Familiar

Se o auxílio funeral for familiar, a cobertura é extensível ao cônjuge e aos filhos, que tenham até 18 ou 24 anos, se estiver cursando ensino superior. 

Por isso, qualquer outra pessoa que não tenha relação direta com o contratante não terá direito ao recebimento da apólice.

Funcionamento do auxílio funeral

Por fim, é de responsabilidade dos familiares a escolha da empresa que prestará os serviços necessários para cumprimento dos trâmites. 

Já as despesas serão pagas após a comprovação dos gastos, onde as notas fiscais devem ser enviadas para a seguradora, bem como os documentos solicitados. 

Ademais, cabe ressaltar que o reembolso pode ser pago para o familiar que assumiu os custos, e não para o familiar mais próximo, como filhos e cônjuges. 

Isso acontece por conta que o pagamento só é realizado no valor estipulado, como uma franquia, por exemplo.

Como acionar o seguro assistência funeral? 

Para acionar o seguro assistência funeral, um familiar deve entrar em contato o mais rápido possível com a seguradora responsável pela apólice e informar o ocorrido. 

A empresa informará todos os trâmites que serão necessários para dar continuidade aos trâmites e na prestação de assistência para a família do segurado. 

No entanto, é importante que a família esteja ciente de todas as coberturas contratadas, bem como as responsabilidades atribuídas às partes, para evitar atrasos na liberação do corpo e início do velório. 

Seguro assistência funeral: por que é importante contar com esta proteção?

A perda de um ente querido é um momento difícil para os envolvidos, e pode se tornar ainda mais complicado com as burocracias necessárias para lidar com essa situação.

Por isso, é fundamental pensar que existem trâmites legais que são necessários, mas que os familiares podem não conseguir atender, devido ao acontecimento.

Dessa forma, contar com o seguro assistência funeral é uma garantia de que todos os processos serão cumpridos, e que a família terá o apoio necessário naquele momento. 

No entanto, existem outros motivos que demonstram a importação deste tipo de seguro, como:

1. Garantia de cobertura das despesas envolvidas

Infelizmente, a morte acontece em momentos que normalmente não estamos preparados, principalmente quanto às finanças.

Dessa forma, os custos podem ser maiores que os valores disponíveis para aquele momento, aumentando a tensão inerente à situação. 

Entretanto, ao contar com o seguro assistência funeral, a parte financeira não será uma preocupação, visto que todos os custos contemplados na apólice serão custeados pela seguradora, evitando gastos inesperados. 

2. Trazer conforto aos familiares

Em meio a tantos sentimentos vivenciados no momento do luto, os familiares recebem um conforto por parte da seguradora, por meio de um profissional que será direcionado para cuidar de todos os detalhes, além da prestação de suporte aos familiares. 

Esse apoio se inicia no momento da liberação dos documentos e finaliza no sepultamento ou cremação. 

Trata-se de um serviço que visa o bem-estar dos familiares, que já estão fragilizados pela situação. A seguradora busca formas de amenizar a dor e trazer um pouco de conforto, minimizando as preocupações envolvidas no processo. 

3. Elimina os riscos de surpresas

O falecimento de um ente querido pode acontecer em momentos inesperados, e a família pode ser pega de surpresa, tendo que lidar com os processos burocráticos para liberação do corpo, agilizar a documentação e velório. 

No entanto, ao contar com a cobertura do seguro de assistência funeral, essa responsabilidade é transferida para a seguradora, que zelará pela execução dos processos e prestação de suporte aos familiares. 

Vale a pena contar com um seguro assistência funeral?

seguro assistência funeral conclusão

O seguro assistência funeral é uma forma de oferecer segurança e proteção para a família em um dos momentos mais difíceis da vida, que é lidar com a perda do ente querido. 

Contudo, para contar com essa assistência, é necessário contratar um tipo de cobertura de vida e escolher uma boa corretora para oferecer o melhor produto, de acordo com a sua necessidade, bem como dos seus familiares. 

A Mutuus Seguros trabalha com o seguro assistência funeral em cobertura adicional na contratação da apólice de vida em grupo, feita pelas empresas. 

Essa é uma forma de aumentar a segurança para os familiares dos colaboradores, caso ocorra algum incidente, tornando-se uma preocupação a menos para os profissionais, principalmente para aqueles que possuem atividades de risco. 

A contratação é feita rapidamente pela empresa, por meio de uma plataforma totalmente digital e um suporte personalizado, com um corretor digital disponível para tirar dúvidas sobre as cotações, indicando qual é o melhor produto para atender às suas necessidades. 

Conheça nossa solução e adicione essa cláusula importante no seguro de vida dos seus colaboradores.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!