Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro para construção civil: o que é e como funciona?

5min. leitura
Revisado em 28 mar 2023

Imagine planejar uma obra e logo ao colocá-la em prática, um cano estoura e alaga toda área. Sem contratar um seguro para construção civil, há prejuízos materiais, riscos de lesionar os colaboradores e consequências para a imagem da empresa.

Situação hipotética tensa, não é? Ela piora se você souber que o caso é real e aconteceu em uma indústria do interior de São Paulo. Apesar de impactante, devido aos danos de grandes proporções, a construção civil lida com riscos com esses constantemente.

Para ser mais preciso, esse segmento é o que mais registra acidentes de trabalho no Brasil, segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT). Eles podem ocorrer por quedas de barreira, explosões ou incêndios, fenômenos naturais e muito mais.

Felizmente, é possível minimizar as consequências desses acidentes com um seguro para a construção civil. Continue a leitura e entenda do que se trata, coberturas envolvidas, como funciona e muito mais!

O que é o seguro para a construção civil?

Trata-se de uma proteção oferecida para que as empresas desse segmento considerem os riscos envolvidos e busquem uma apólice de seguro (documento emitido pela seguradora). Ele formaliza o processo e garante o fornecimento de uma indenização financeira caso determinados problemas ocorram na obra.

Isso porque a apólice de seguro consiste em um documento preenchido pela seguradora com cláusulas, condições e riscos daquele contrato. É ela que define quais tipos de danos — que comprometem o orçamento pré-definido, durante reformas, construções e instalações — garantem a indenização.

Desse modo, o seguro para a construção civil pode evitar o comprometimento de um patrimônio e a inviabilização de um projeto em construção. Caso contrário, diversos envolvidos no ramo, como colaboradores, fornecedores, compradores etc., seriam impactados.

Quais são os seguros da construção civil?

Existem algumas categorias de seguros mais comuns nesse ramo. Confira a seguir!

Seguro Garantia de construção

Trata-se de uma modalidade que garante o cumprimento da obra, ao indenizar o tomador, contratante do seguro. Por exemplo, você precisa que uma obra seja concluída até uma data específica? 

O Seguro Garantia é relevante nesses casos ao pagar uma indenização para o segurado em caso de atraso. Isso porque a incorporadora pode passar por problemas financeiros e técnicos que inviabilizam a continuidade de um projeto civil.

Assim, o valor do seguro costuma ser destinado à cobertura de custos adicionais causados pelo atraso. Entre eles, a contratação de uma nova construtora para concluir a obra. Com isso, você evita dores de cabeça, brigas judiciais e crises na imagem da empresa.

Outra opção com a finalidade parecida é carta fiança bancária, garantia financeira emitida por uma instituição bancária. No entanto, os custos financeiros podem ser muito mais elevados que um Seguro Garantia.

Seguro de Risco de engenharia

Também chamado seguro de obras, oferece uma indenização ao segurado em casos de acidentes. Ele é destinado para projetos civis em construção que podem passar por acidentes, podendo ter uma cobertura básica contra:

  • roubo e furto qualificado, em que a pena para o crime é mais grave;
  • fenômenos naturais, como vento, raios e tempestades;
  • explosão e incêndio;
  • quedas de aeronaves;
  • quedas de barreiras;
  • etc.

Se desejar, também é possível contratar coberturas adicionais para potencializar a segurança. Elas envolvem:

  • despesas de desentulho;
  • erro de projeto (obras civis);
  • obras concluídas;
  • risco de fabricantes;
  • tumultos.

O Seguro de Riscos de Engenharia também pode oferecer uma modalidade específica para proteção de itens pertencentes à obra — tubulações, equipamentos, máquinas etc. — Isso porque eles podem quebrar ou sofrer riscos operacionais, como quedas de barreiras, roubo e furto etc.

Como funciona o seguro para construção civil?

Os proprietários de uma obra — Pessoas Físicas ou Jurídicas — e/ou as empresas responsáveis por ela podem contratar uma seguradora para terem acesso ao seguro. Assim, eles pagam uma quantidade à vista ou periodicamente para garantir acesso à indenização, conforme o valor e as demais regras da apólice. 

Esse ressarcimento serve caso ocorra algum problema com a obra, como atraso, acidentes no empreendimento ou nos materiais da construção. Além disso, o seguro também pode cobrir prejuízos financeiros causados na instalação ou montagem de equipamentos, máquinas e estruturas metálicas.

Para ter acesso ao valor, é preciso que o incidente na construção civil faça parte de uma das coberturas incluídas na apólice do seguro. Nesse caso, ela pode ser a básica ou a ampla. A escolha depende da avaliação de riscos de cada um e do orçamento disponível.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Isso porque outras situações podem interferir no andamento da obra, como greves, despesas de emergências, danos materiais etc. Logo, ter um suporte financeiro nesses casos é muito importante. 

Quem pode contratar seguro construção civil?

Como visto, a contratação desse tipo de indenização financeira pode ser feita por Pessoas Físicas ou empresas, como construtoras, incorporadoras, proprietárias de obras etc. Inclusive, as corporações contratantes podem ser de qualquer porte e para obras de variados tamanhos.

Como contratar seguro construção civil?

O ideal é buscar uma corretora de seguros, como a Mutuus antes de alcançar 30% da conclusão da obra. Durante a contratação, é preciso fornecer documentos e todas as informações do projeto, como tamanho da obra, quantidade de profissionais envolvidos, materiais utilizados etc. Após isso, pode ser necessário vistorias e inspeções antes de iniciar a obra, caso o projeto seja de maior complexidade. Essas visitas devem ser acompanhadas pela Ficha de Verificação de Serviço (FVS), documento que controla possíveis irregularidades ao avaliar:

  • qualidade dos serviços;
  • cumprimento das normas;
  • inspeção detalhada do nível de segurança de cada tarefa;
  • etc.

Ficar por dentro dessas informações é essencial para a seguradora avaliar o cenário do contratante e os riscos assumidos. Assim, é mais fácil oferecer seguros no plano e com coberturas alinhadas às necessidades sinalizadas pelo projeto da construção civil.

Qual é a importância do seguro para construção civil?

Você já entendeu que a construção civil está sujeita a diversos riscos de acidentes. Afinal, trata-se de um segmento que envolve o uso de equipamentos pesados, profissionais que trabalham nas alturas etc. Logo, entenda com mais detalhes como a contratação de um seguro pode beneficiar você!

Minimiza os prejuízos

É natural que os danos ocasionados na construção civil prejudiquem o orçamento e possam comprometer a continuidade da obra. E ainda, mesmo que a culpa de um acidente não seja da empresa que cuida do projeto, ela é legalmente responsável pelo prejuízo. 

Se duas ou mais empresas cuidam de uma mesma obra, pode ser necessária uma briga judicial para definir o responsável. De todo modo, essa discussão exige gastos com advogados. 

Além disso, o tempo levado para encontrar uma solução reflete no período de atraso da construção civil. Sendo assim, ter um seguro minimiza os prejuízos financeiros, por arcar com os custos que paralisaram a obra.

Conformidade com a legislação

Algumas legislações exigem a contratação de um seguro de obras na engenharia civil. É o caso do Decreto n.º 61.867, de 11 de dezembro de 1967 e da Nova Lei de Licitações. Segundo esta, a seguradora é obrigada a cumprir com o acordo do contrato e assumir a execução do projeto, caso o contratado seja incapaz. 

Então, contratar um seguro é importante para se manter conforme a legislação e evitar penalizações, que poderiam gerar publicidade negativa para a empresa.

Continuidade do empreendimento

Caso ocorra algum acidente na obra, será necessário arcar com os prejuízos para indenizar possíveis colaboradores acidentados e conter o problema. Dependendo do orçamento disponível para o empreendimento, a empresa pode não ter mais condições financeiras de continuar o projeto.

O mesmo não aconteceria se houver um seguro para a construção civil. Afinal, a indenização financeira pode cobrir os custos da continuidade do empreendimento, evitando maiores atrasos no projeto.

Qual é o valor de um seguro de risco para a construção civil?

Em geral, ele custa em torno de 0,2% a 0,3% do valor da obra. Por exemplo, se o empreendimento consiste em uma reforma no valor de R$ 150 mil, o custo do seguro de risco para a construção civil pode ser de R$ 300.

No entanto, a estipulação do valor do seguro também depende das coberturas contratadas e características da obra. Ainda assim, trata-se de um valor muito abaixo dos custos do projeto, principalmente ao considerar a série de prejuízos que ele previne.

Quando começa o pagamento do seguro para a construção civil?

Você começa a pagar ao assinar o contrato com a seguradora e encerra com a finalização da obra. A data de vencimento do pagamento depende das políticas de cada seguradora e da forma de pagamento escolhida.

Se você não pagar pelo seguro, desrespeitando o acordo, a inadimplência pode inviabilizar a proteção da obra. Assim, todo o dinheiro que você pode ter investido até o momento para custear o seguro para a construção civil será desperdiçado.

Então, conseguiu tirar as suas principais dúvidas sobre o seguro para a construção civil? Como visto, contar com essa indenização financeira minimiza as consequências de acidentes, atrasos e outros problemas em uma obra.

Nós da Mutuus oferecemos seguro para a construção civil por um preço justo e que atende as necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!