Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Seguro de obras e reformas: Conheça mais sobre e entenda a importância

7min. leitura
Revisado em 21 mar 2024

O seguro de obras e reformas é um dos seguros mais importantes dentro da modalidade, uma vez que, qualquer tipo de obra ou reforma envolve riscos altos de acidentes. Estando segurando você garante à sua empresa e colaboradores, proteção e segurança nas mais diversas situações.

Apesar das altas taxas de acidentes dentro do ramo da construção civil, quem está segurado terá tranquilidade para lidar com os imprevistos que podem afetar, não apenas o caixa da empresa, como a segurança dos administradores e a saúde dos colaboradores.

O seguro de obras e reformas é para você que deseja construir, reformar, ampliar ou realizar a instalação ou montagem, sem abrir mão da segurança. Assim, você fica protegido e amparado em caso de imprevistos. Além de contar com cobertura de danos à terceiros. 

Preparamos este artigo especialmente para que você entenda mais sobre o assunto e fique inteirado sobre o que é, o que cobre, como funciona e, todos os detalhes que envolvem esse tipo de cobertura, que é ampla e garante o bom andamento da sua obra do início ao fim.

Continue a leitura e entenda mais sobre. 

O que é seguro de obras e reformas?

A categoria de seguro de obras e reformas, também é conhecido como riscos de engenharia, e tem o objetivo de proteger as obras e reformas contra imprevistos e acidentes. Garante no caso de incidentes, o pagamento de indenizações por prejuízos ocorridos, principalmente, na fase de execução de obras. 

Contudo, é possível assegurar ainda equipamentos novos, montagem e instalação de máquinas. 

Em alguns casos, a contratação desse tipo de seguro pode ser obrigatória, entretanto, no Brasil ainda não é tão comum.  O ramo da construção civil possui um elevado risco, não apenas pelo perigo empregado nesse setor, mas também, por conta das mais diversas irregularidades ou negligências envolvidas nos processos. 

Por que devo contratar o seguro de engenharia?

A contratação do seguro de obras e reformas, garante a indenização no caso de danos ocorridos em decorrência de acidentes de trabalho que envolvem obras de construção civil. Em caso de ocorrências é possível evitar despesas não previstas no planejamento, ajudando com os custos elevados que esse tipo de incidente ocasionaria. 

Apesar do aumento da fiscalização nos últimos anos nesse mercado, ninguém está livre de imprevistos e acidentes, pois, a construção é um ramo que lida com as mais diversas situações de riscos que envolvem acidentes. Os trabalhadores lidam com os mais diversos tipos de ferramentas, trabalho em altura e diversas situações perigosas. 

Portanto, estar prevenido não é apenas importante, mas imprescindível. 

O que cobre um seguro de obras e reformas?

As principais modalidades de seguro de obras e reformas, disponíveis para contratação são:

  • Instalação e montagem (EAR); 
  • Obras civis em construção (CAR); e
  • Quebra de máquinas (QM);

Há ainda os danos físicos causados por acidentes, como erros de execução ou incêndios, por exemplo. Além disso, assegura coberturas básicas, como:

  • Roubos e furtos qualificados;
  • Impactos de veículos;
  • Quedas de aeronaves;
  • Riscos relacionados a desastres naturais (chuva, granizo, alagamento, tempestades, raios);
  • Incêndios e explosões; 
  • Danos à construção;

Contudo, a depender do projeto, é relevante incluir coberturas adicionais, que assegurem a empresa, não apenas no momento da construção, mas também após sua finalização. Veja algumas delas na sequência:

  • Danos físicos em decorrência de erros de projeto;
  • Responsabilidade civil geral e cruzada (com ou sem fundação);
  • Responsabilidade civil empregador;
  • Perdas financeiras de terceiros relacionados a danos causados durante a obra;
  • Despesas extraordinárias;
  • Despesas de desentulho;
  • Danos morais;
  • Danos morais empregador;
  • Lucros cessantes;
  • Tumultos, greves e lockout;
  • Manutenção ampla;
  • Propriedades circunvizinhas – indenização em caso de danos a áreas que não fazem parte da propriedade da obra; 
  • Ferramentas e equipamentos de pequeno e médio porte;
  • Equipamentos móveis / estacionários na obra;
  • Contenção e salvamento de sinistros;
  • Honorários de peritos;
  • Despesas com entulhos (remoção, transporte e descarregamento);
  • Danos a uma parte da obra depois de finalizada – obras concluídas; 
  • Incêndios que possam ocorrente após 30 dias da entrega da obra; 
  • Danos a obras temporárias, containers, barracões e andaimes; 
  • Manutenção ampla, que cobre danos após 180 dias – período manutenção;

Quais são as vantagens do seguro de obras e reformas?

A contratação dessa modalidade de seguro, sem sombra de dúvidas, representa segurança, especialmente financeira e operacional, fornecendo seguridade a todos os envolvidos em uma obra, sejam proprietários ou colaboradores. 

Sabendo da ampla quantidade de coberturas passíveis de contratação, você terá certeza que estas atenderão suas necessidades, para o porte de empreendimento que possui e situação atual. O seguro é feito sob medida para você, com condições diferenciadas do mercado.

Sabemos que o atraso da entrega das obras acaba sendo algo bastante comum. Porém, esse tipo de situação acarreta prejuízos enormes para a construtora ou empreiteira. Dessa forma, é uma grande vantagem financeira e de tranquilidade, que você saiba que a obra será concluída dentro do prazo e eventuais prejuízos serão indenizados.  

Outra vantagem para a empreiteira é que, o seguro de obras e reformas torna-se um interessante diferencial competitivo, uma vez que, o contratante terá garantia de que tudo correrá bem, mesmo com eventuais situações danosas. 

Como funciona o seguro de obras e reformas?

Tomar todas as precauções de segurança dentro de um canteiro de obras, nem sempre é suficiente. Em suma, as atividades que envolvem a construção civil, envolvem uma série de riscos e estão suscetíveis a erros humanos. 

Por causa disso, contar com a sorte não basta, precisam ser tomadas todas as medidas de segurança necessárias para prevenir que algo pior aconteça. A melhor forma de fazer isso é realizando a contração de um seguro para as suas necessidades.

Assim, você pode ficar despreocupado, já que o objetivo do seguro de obras e reformas é justamente resguardar você e sua empresa, minimizando os mais diversos tipos de prejuízos em decorrência de sinistros e acidentes.

A contratação desse tipo de seguro é similar às demais coberturas existentes no mercado. Você precisa contratar uma corretora de seguros séria e competente, que lhe auxiliará na escolha da seguradora e da cobertura mais adequada para sua obra. 

seguro empresarial da Mutuus Seguros

O que acontece no caso da ocorrência de sinistro antes da quitação do valor do seguro? 

Quando realizada a contratação da apólice do seguro, é possível realizar o pagamento desta de forma parcelada. Caso você opte por essa opção, como pagá-la em 12 parcelas, obviamente você estará sujeito à ocorrência de um sinistro durante este período. 

Caso isso ocorra, de um imprevisto acontecer antes da quitação total das parcelas, a situação pode ser diferente no caso de perdas parciais e totais. 

Na ocorrência de perdas parciais, o prêmio será pago da mesma forma. Porém, o seguro continuará vigente e você deverá realizar o pagamento das parcelas restantes de forma integral e conforme estabelecido anteriormente. 

Já no caso de perda total, as parcelas que você ainda não efetuou o pagamento serão deduzidas do valor da indenização e o seguro será cancelado. 

O que fazer em caso de sinistro?

Caso venha ocorrer algum imprevisto na obra, decorrentes de sinistros, você precisará acionar o seguro. Você precisa entrar em contato com seu corretor de seguros e solicitar os próximos passos.

É importante ainda que, você tome providências para evitar o agravamento de prejuízos, caso haja possibilidade, dependendo do tipo de sinistro. Deverá ainda ser enviado à seguradora um comunicado escrito, que descreve a data, local, possíveis causas e uma estimativa dos danos do sinistro. 

O seguro precisa por fim, que você forneça acesso ao local da ocorrência e acompanhe a inspeção por parte da seguradora, fornecendo todas as informações e documentos solicitados no momento da visita. 

Quanto custa o seguro de obras e reformas?

Há uma grande apreensão por parte dos empresários em realizar a contratação desse tipo de seguro, uma vez que, julgam ser um custo muito elevado. Todavia, o valor da apólice depende de diversos aspectos.

Comumente, esse tipo de seguro custa em torno de 0,2% a 0,3% do valor da obra. Podendo variar de acordo com as coberturas contratadas e, também, das características do empreendimento. 

Portanto, o seguro para uma obra R$ 1.000.000,00 pode custar cerca de R$ 2.000,00, um custo irrisório comparado ao valor total da obra, principalmente quando levamos em consideração possíveis danos, que precisariam ser arcados com o caixa da empresa.

Existe alguma maneira de reduzir o custo do seguro de risco de engenharia

Como vimos, o valor da apólice do seguro seguro de obras e reformas varia de acordo com alguns fatores e tipo do empreendimento. Todavia, é possível ainda reduzir seu custo adotando algumas medidas. Confira alguns dos itens, que se instalados, contam a seu favor:

  • Instalar cercas ou tapumes contra roubo na propriedade; 
  • Realizar manutenções preventivas;
  • Contratar sistemas de extinção de incêndio;
  • Oferecer treinamento para a equipe e colaboradores, para situações de emergência; 
  • Possuir um plano de prevenção de acidentes; 

Qual seguradora faz seguro de obra?

Existem diversas seguradoras que realizam o seguro de obras e reformas. Contudo, as principais seguradoras existentes no mercado brasileiro são:

  • Porto Seguro;
  • MAPFRE Brasil;
  • Tokio Marine Seguradora;
  • AIG Seguros Brasil;
  • Chubb Seguros;
  • Liberty Seguros
  • Berkley Seguros
  • Pottencial Seguradora

Vale ressaltar que é interessante realizar a contratação da apólice do seguro através de uma corretora. Uma vez que, os profissionais estarão prontos para lhe auxiliar, desde a cotação do seguro de obras e reformas, até a escolha das melhores coberturas. Sendo, principalmente, fundamentais no momento do acionamento do seguro em caso de sinistro. 

Quem pode contratar um seguro de obra e reformas?

A contratação da apólice deste tipo de seguro pode ser contratada por construtoras e incorporadoras, empreiteiras e até mesmo pelos proprietários  da obra. Todos podem ser segurados pelo seguro de obras e reformas.

É portanto, uma apólice bastante abrangente, que pode ser contratada por pessoas físicas ou jurídicas que desempenham diferentes papéis. A apólice garante a indenização por prejuízos causados em:

  • Casas;
  • Edifícios residenciais;
  • Edifícios comerciais;
  • Edificações industriais;
  • Lojas;
  • Hotéis;
  • Igrejas;
  • Escolas;
  • Hospitais;
  • Lojas de departamento;
  • Cinemas;
  • Shopping centers;
  • Teatros; e 
  • Galpões industriais.

Vale lembrar ainda que, o seguro de obras e reformas pode ser contratado para obras de qualquer porte, pequenas, médias ou grandes construções. Não ficando restritas a obras de grande porte, como a maioria das pessoas acreditam. 

Como funcionam as visitas periódicas?

As visitas periódicas servem para detectar riscos mais frequentes. A partir disso, é possível aumentar ainda mais a segurança da sua empresa. 

Caso você não saiba, na contratação desse tipo de seguro, há no contrato uma cláusula referente a inspeções. Dessa forma, a seguradora pode, a qualquer momento, desde que dentro do prazo de vigência da apólice, realizar visitas e inspeções, verificações e vistorias, a fim de garantir a segurança do local e o controle dos riscos no canteiro de obras.

As vistorias podem ser realizadas por terceiros ou por conta própria. De qualquer forma, o segurado é obrigado a acompanhar e fornecer todos os documentos, provas e esclarecimentos solicitados, com a finalidade de facilitar a verificação. 

Como contratar um seguro de obra e reformas?

Já ouviu a frase: “Os detalhes importam”?, provavelmente sim, mas caso não, saiba que ela faz total sentido. Com a garantia de segurança da sua empresa e capital não poderia ser diferente. Portanto, é imprescindível que você esteja junto de uma empresa séria e competente, a fim de obter a melhor experiência com seguros.

Escolhendo uma empresa qualificada, com profissionais capacitados e experiência no mercado de seguros, você poderá se preocupar com o que importa, enquanto nós cuidamos do seu seguro, garantindo as melhores coberturas, tranquilidade e segurança para você e seu negócio. 

Nós da Mutuus, oferecemos a expertise dos melhores profissionais na área para ajudar a garantir seu patrimônio e equipe através do seguro de obras e reformas. Estamos prontos para indicar as melhores seguradoras e coberturas.

Possuímos uma equipe técnica especializada na subscrição de riscos, pronta para esclarecer suas dúvidas e apresentar as soluções mais adequadas para seu negócio e cada tipo de obra. Para realizar uma cotação ou tirar possíveis dúvidas, basta clicar no botão abaixo e falar com alguém do nosso time. 

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!