Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Risco de engenharia: quais são os riscos? Como proteger a obra?

6min. leitura
Revisado em 28 set 2023

O seguro de risco de engenharia é uma forma de proteger e garantir que os riscos a uma determinada construção ou empreendimento sejam minimizados no momento das obras iniciais.

Mesmo que em um primeiro momento possa ser considerado como um custo adicional ou até mesmo como supérfluo, é essencial contar com a proteção desta apólice atuando neste segmento.

Por meio dele, é possível assegurar que, caso existam problemas durante a execução, a empresa não será prejudicada e contará com um seguro especializado para as necessidades da situação.

Portanto, se deseja entender um pouco melhor sobre o que é o risco de engenharia e como proteger o serviço, preparamos esse conteúdo justamente para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

O que é o risco de engenharia?

o que é risco de engenharia

O risco de engenharia refere-se ao conjunto de riscos que qualquer obra em execução possui, bem como o profissional responsável pela sua execução. Basicamente, ele assegura que os projetos de construção se mantenham protegidos ao longo do tempo de construção.

Sendo assim, podemos considerar situações como:

  • Incêndios;
  • Explosões;
  • Vandalismo;
  • Inundações;
  • Materiais defeituosos;
  • Entre outros.

No entanto, para esse tipo de apólice é necessário considerar diversos fatores que possam elevar os riscos e consequentemente, valor da indenização, se houver necessidade.

Porém, pensando no longo prazo, esses custos se tornam justificáveis levando em consideração a tranquilidade e proteção que o serviço e o seu negócio terão durante o tempo de trabalho.

Para que serve o seguro de risco de engenharia?

O seguro para risco de engenharia serve para assegurar o proteger e respaldar uma obra ou construção, visando evitar possíveis prejuízos financeiros em casos de incidentes.

Atualmente, existem diferentes tipos de coberturas, que vão desde as mais básicas, até as mais complexas, contemplando cenários mais específicos, sempre de acordo com a obra em questão. 

Por isso, podemos afirmar que não existe uma apólice de seguro para risco de engenharia igual a outra, já que a personalização é o grande diferencial dessa modalidade de seguro empresarial. 

No entanto, em casos de projetos em financiamento, existe a possibilidade do credor aplicar a exigência da cobertura, além de segurado que seja nomeado seguindo a política vigente e que arquitetos ou engenheiros sejam nomeados responsáveis, dependendo da política de inclusão. 

Quem pode contratar risco de engenharia?

A contratação do seguro de risco de engenharia, às vezes também chamado de seguro para engenheiro, pode ser feita por diversos públicos, com finalidades distintas. 

Em casos de escritórios de engenharia e arquitetura, por exemplo, é possível acrescentar essa modalidade de seguros, como uma forma de incrementar o portfólio, para atrair novos clientes e demandas.

Se a escolha for por uma cobertura básica, é possível cobrir incidentes nos canteiros de obras, por exemplo. Ampliando um pouco mais o público atendido, já que poderá adicionar as empreiteiras.

Para a construção civil, esse tipo de seguro também é aplicável, visto que pode ser incluído na cobertura da apólice os atrasos na entrega do projeto, ou prejuízos em decorrência de materiais ou locação de equipamentos, por exemplo.

Dessa forma, podem ocorrer despesas adicionais, justamente para sanar os problemas causados pelos eventos naturais e não atrasar com a entrega do projeto.

Qual a diferença entre risco de engenharia e RC obras?

O seguro RC Obras possui uma cobertura voltada para os danos que podem ser causados a terceiros, como por exemplo, possíveis rachaduras e instabilidades causadas por obras no canteiro vizinho ao local da construção.

No entanto, o seguro de risco de engenharia está relacionado com os prejuízos que foram causados diretamente na obra ou nos equipamentos que foram utilizados no projeto, já considerando materiais alugados, por exemplo.

Dessa forma, o seguro para risco de engenheira visa assegurar que a obra tenha o andamento conforme o previsto, de acordo com o cronograma e sem que acidentes e imprevistos possam atrasar o andamento do projeto. 

Inclusive, o seguro para risco de engenharia pode ser aplicado tanto na construção civil quanto em projetos de instalação e de montagem. 

Contudo, é recomendado manter sua obra assegurada, é contar com os dois formatos de apólices, para que a cobertura seja mais ampla e muito mais completa, podendo realizar a contratação de maneira individual ou coletiva.

O que cobre um seguro risco de engenharia?

o que cobre um seguro risco de engenharia

A cobertura do seguro para risco engenharia pode contemplar desde coberturas básicas à necessidades complexas, geralmente necessárias para obras de grande porte e, consequentemente, com riscos mais elevados. 

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Por isso, conheça um pouco melhor sobre cada tipo de cobertura, para ajudar a escolher a que melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio. 

a. Coberturas básicas

As coberturas básicas do seguro para risco de engenharia contemplam as proteções dos cenários que são mais recorrentes em uma obra.

Normalmente, estão relacionados aos fenômenos naturais, como:

  • Chuvas;
  • Alagamentos (em decorrências das chuvas ou por motivo externo);
  • Tempestades;
  • Descargas de eletricidade (em decorrência de raios);
  • Prejuízos em equipamentos;
  • Destruição do canteiro de obras.
  • Entre outros.

Essas são as principais coberturas que são oferecidas na modalidade básica para o seguro de engenharia. No entanto, existem outros cenários que são igualmente contemplados, como:

  • Roubos;
  • Incêndios;
  • Explosões.

No entanto, para que a cobertura do seguro seja realizada em casos como os listados acima, é essencial constatar que os danos não tenham sido motivados por falhas da execução do projeto ou possíveis erros de obra. 

b. Coberturas adicionais

Já as coberturas adicionais, como o próprio nome já indica, costumam ser condicionadas a uma contratação facultativa e de acordo com as necessidades em particular do seu projeto.

Dependendo do tipo da obra em questão, a contratação de algumas coberturas adicionais pode ser interessante, para minimizar os riscos de prejuízos financeiros, como em casos de possíveis incidentes ou atrasos da entrega da obra.

Entre algumas das coberturas adicionais mais conhecidas desse mercado, podemos mencionar as mais populares entre o segmento, como: 

  • Seguros que façam a cobertura em caso de impedimento do andamento da obra no tempo previsto;
  • Falhas na execução do projeto (erros de cálculos, falhas no pedido de materiais, entre outros);
  • Responsabilidade civil cruzada;
  • Responsabilidade do empregador.

Por isso, dependendo do trabalho, é fundamental considerar os custos de aquisição dessas apólices ao projeto, evitando possíveis gastos futuros e respaldo de responsabilidade por parte da empresa responsável.

c. Coberturas especiais

Por fim, temos as coberturas especiais, que podem ser contratadas em conjunto com as coberturas adicionais, mas que não se encaixam tão bem na categoria de coberturas adicionais. 

A sua contratação é relevante para casos onde existam possíveis riscos de acontecimentos extraordinários, que não estão contemplados em nenhuma outra modalidade de seguros, como:

  • Incêndio após a finalização da obra;
  • Custos com desentulho e/ou limpeza da região;
  • Despesas com salvamento (em casos de riscos de desmoronamento, deslizamento ou obra em áreas de difícil acesso);
  • Outros custos adicionais (horas extras dos funcionários, troca de maquinário, locação de mais equipamentos).

Neste caso, verifique se o projeto em si precisa de alguma cobertura adicional e faça um orçamento visando a máxima proteção para garantir a segurança e tranquilidade durante o andamento do serviço.

Por que se proteger contra o risco de engenharia?

O seguro para risco de engenharia visa assegurar que a sua obra seja entregue no prazo acordado em contrato, mas sem que ocorram prejuízos, em decorrência de diversos fatores.

Neste tipo de segmento, os profissionais costumam enfrentar diversos imprevistos que podem ocorrer em um projeto. E a contratação do seguro pode minimizar os impactos financeiros oriundos da ocorrência de um sinistro.

Dessa forma, contar com essa modalidade de seguro se torna indispensável para garantir que a obra aconteça da melhor maneira possível.

Risco de engenharia: como contratar com a Mutuus?

risco de engenharia como contratar com a Mutuus

A contratação do seguro para risco de engenharia necessita de uma avaliação criteriosa, principalmente para entender quais são os riscos oferecidos pelo projeto.

Somente depois desta etapa, se torna possível estimar os valores que serão contemplados na apólice com precisão e segurança, evitando um custo elevado ou que fique abaixo do valor necessário para custear, em casos de sinistros.

E para contratar o seguro para risco de engenharia, o primeiro passo é buscar por um corretor especializado da Mutuus Seguros, e enviar todos os dados necessários para fazer a cotação.

Além disso, caberá a Mutuus, indicar a melhor forma de coletar os dados em segurança. Alguns dados que serão solicitados:

  • Descrição detalhada de todo o projeto (especificação, esboço, cortes de terreno e plantas);
  • Local onde a obra será feita;
  • Cronograma de todas as fases (considerando as etapas de construção);
  • Estimativa de custos.

A partir do fornecimento das informações, nossos especialistas conseguirão realizar um orçamento personalizado para a sua apólice, considerando todos os riscos, além de avaliar as melhores alternativas disponíveis para o seu negócio. 

Se interessou pelo seguro de risco de engenharia? Então não deixe de falar com nossos analistas comerciais e comece o quanto antes a proteção do seu trabalho!

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!