Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Riscos de engenharia seguro: Quem precisa dele? Como funciona?

5min. leitura
Revisado em 30 jan 2024

Quando se inicia uma obra é preciso pensar também na sua complexidade e no grau de risco que ela pode oferecer aos trabalhadores, à terceiros e à própria construção. Com essa análise, você precisa pensar se é válido contratar um riscos de engenharia seguro

É essencial seguir todas as orientações de segurança para evitar acidentes e poder contratar com profissionais competentes na área da engenharia, que vão ajudar a minimizar quaisquer riscos em um canteiro de obras.

Ainda assim, ninguém está imune a um acidente. Sinistros envolvendo obras são comuns, principalmente porque é um ambiente que apresenta diversas situações arriscadas. Além do mais, muito suscetível à falha humana.

Por isso, mesmo se assegurando com todas as medidas para evitar acidentes, ter um seguro riscos de engenharia é o que vai garantir que você esteja protegido contra as perdas financeiras que podem acarretar um acidente.

Quais os principais riscos de engenharia?

principais riscos de engenharia

Uma obra de construção civil pode oferecer os mais diversos riscos. Esses riscos podem envolver as pessoas que estão trabalhando no local e, também, terceiros que podem ser atingidos por sinistros causados pela obra.

Além disso, a própria estrutura física da obra pode sofrer avarias provenientes de acidentes. Diante de tudo isso, é fundamental que o responsável pela construção tenha o riscos de engenharia.

Vamos entender melhor de que forma um acidente em uma obra de construção civil pode atingir os envolvidos, causando danos pessoais e materiais.

Riscos de engenharia seguro: Danos à vida humana

Os trabalhadores da obra ficam expostos a perigos, por isso estão sujeitos a sofrer acidentes. Imagine a construção de um prédio de dez andares, que leva meses para ser concluída, contando com a mão de obra de dezenas de pessoas, que trabalham em diversas etapas da obra.

A contratação do riscos de engenharia seguro não pode ficar de fora do planejamento da construção.

Para proteger a integridade física dos trabalhadores, umas das opções mais recomendadas é o seguro de vida em grupo. Esse tipo de riscos de engenharia seguro é contratado pelas construtoras, por exemplo, para proporcionar mais segurança e proteção ao grupo de pessoas em caso de sinistro.

Riscos de engenharia seguro: Danos à obra física e equipamentos

Um acidente no canteiro de obras pode causar uma série de avarias à própria estrutura física da obra que está sendo edificada. Por isso é essencial ter uma cobertura de riscos de engenharia seguro.

Essa modalidade de seguro garante a indenização em casos de acidentes que causem prejuízos ao longo do processo de construção. Também é possível estender a garantia sobre os equipamentos e máquinas utilizados na execução da obra.

Com um seguro protegendo a estrutura física, você garante indenização em casos de danos causados, por exemplo, por fatores externos à obra, como enchentes e raios. Imprevistos assim podem causar grandes danos, que podem ser amenizados com a contratação do seguro.

Riscos de engenharia seguro: Riscos a terceiros

Uma obra pode oferecer riscos a pessoas que não estão diretamente envolvidas com a sua execução. Seria o caso de um prédio sendo construído em uma área populosa, com outras casas e prédios ao seu redor, com circulação de pessoas e carros nas suas proximidades.

Nessa situação, uma ferramenta pode cair de uma altura e atingir um pedestre, por exemplo. Ele não estaria envolvido com a obra, mas teria sido afetado e prejudicado por ela. Para casos assim, existe o seguro de responsabilidade civil, um tipo essencial de seguro riscos de engenharia.

Essa é uma modalidade muito interessante, pois danos causados a terceiros são comuns e podem causar prejuízos – e dores de cabeça – ao responsável pela obra.

seguro empresarial da Mutuus Seguros

Riscos de engenharia seguro: Como funciona?

riscos de engenharia seguro como funciona

O seguro para projetos de engenharia é abrangente, voltado para qualquer obra de reforma ou construção. Funciona como qualquer outro seguro como, por exemplo, o seguro que você contrata para o seu carro.

Ele cobre eventuais acidentes que coloquem em risco a vida ou a integridade física das pessoas envolvidas na obra, além de cobrir situações como quebra de equipamentos, instalação e montagem de máquinas.

Também podem ter coberturas que garantam erros nos projetos – que podem causar atrasos e prejuízos, já que precisam de novos orçamentos, mais tempos e mais pessoas para que esses erros sejam corrigidos.

A verdade é que as obras são suscetíveis a acidentes, são ambientes propícios e, por isso, é natural que existam despesas extras causadas por erros de projeto ou erros de mão de obra, que colocam em risco o cumprimento do cronograma.

Para que o seguro funcione de forma eficaz, você precisa:

  • Procurar por uma corretora de seguros;
  • Escolher uma cobertura básica e/ou adicional que cubra todos os riscos possíveis;
  • Ler a apólice com atenção;
  • Guardar a apólice com cuidado – ela é o seu contrato com a seguradora;
  • Em caso de acidente, acionar a seguradora imediatamente, de acordo com as instruções da apólice.

Quem precisa contratar o seguro riscos de engenharia?

Um seguro riscos de engenharia pode ser contratado por construtoras, empreiteiras, incorporadoras e proprietários de imóveis, ou seja, pode ser contratado por pessoas físicas e também por pessoas jurídicas.

É voltado tanto para obras de reforma como de construção.

Para contratar o riscos de engenharia seguro, procure por uma corretora que o ajude a decidir qual a cobertura mais adequada. Afinal, não adianta nada contratar um seguro que não vai oferecer a proteção que você precisa, se algum sinistro acontecer.

Por que é importante contratar o riscos de engenharia seguro?

O seguro de obras representa uma segurança financeira e operacional que traz tranquilidade para os envolvidos. Com a variedade de coberturas adicionais disponíveis, você consegue contratar uma apólice específica para as suas necessidades, de acordo com o tipo da obra e o grau de risco.

O responsável pela execução da obra, assim, pode contar com mais segurança, além de ter um diferencial competitivo, pois o contratante tem a garantia de que não ocorrerão surpresas desagradáveis.

Qual seguradora faz riscos de engenharia seguro?

seguradora de riscos de engenharia seguro

No Brasil, várias seguradoras oferecem essa modalidade de seguro e cada uma oferece coberturas diferentes – assim como preços diferentes. Por isso é importante avaliar propostas de mais de uma seguradora.

Também é válido lembrar que você não pode contratar o seguro diretamente com a seguradora, mas precisa procurar uma corretora de seguros que o auxiliará a encontrar os seguradores que ofereçam a melhor solução para a sua obra.

De qualquer forma, algumas seguradoras se destacam, e podemos citar as principais do mercado:

  • Tokio Marine Seguradora; 
  • Chubb Seguros;
  • Allianz;
  • Porto Seguro; 
  • AIG Seguros Brasil;
  • MAPFRE Brasil.

Conclusão

Sendo um canteiro de obras um ambiente cheio de riscos em potencial, ter um seguro de risco de engenharia é fundamental. Você pode contratar uma cobertura básica e coberturas adicionais que tornem sua apólice completa, protegendo você de, praticamente, qualquer risco que a obra envolva.

O custo de um seguro é baixo, principalmente se comparado com os prejuízos que um sinistro pode causar. Ele custa cerca de 0,3% do valor da obra – o seguro de uma construção de R$ 100 mil custaria só 300 reais.

Se você vai começar a construir, procure agora mesmo uma corretora de seguros e converse sobre todas as possibilidades. Fale com um especialista em seguro riscos de engenharia e tire todas as suas dúvidas.

Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (0)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Continue aprendendo
    com os melhores

    Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

    É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!