Logo Google, avaliações Mutuus Corretora de Seguros. 4.9/5
- Cote agora seu seguro em apenas 2 minutos e receba sua minuta ainda hoje.
O que você procura?

Conteúdo verificado

Como trabalhar com prestação de serviço de transporte?

6min. leitura
Revisado em 28 set 2023
seguro de carga da Mutuus Seguros

Quem deseja trabalhar com prestação de serviço de transporte precisa ter planejamento e saber onde quer chegar. Contudo, na verdade, não se trata de um caminho simples e fácil de concretizar.

Não sei se você já ouviu por aí, mas existe uma frase interessante sobre isso: “Para quem não sabe para onde ir, qualquer lugar serve.

Não tenho certeza de quem é seu autor, mas estou certo de que a frase reflete a realidade de profissionais que desconhecem o caminho de pedras pelo qual percorrem. E, para contornar suas dúvidas, estamos aqui com este conteúdo para tentar te guiar um pouquinho.

Mas talvez você esteja se perguntando aí, agora mesmo: “O que é ter planejamento e saber onde se quer chegar, que você comentou lá no início?” Logo adiante, estas questões serão respondidas. Mas, antes, vamos imaginar que você chegou aqui do zero e responder a uma outra pergunta.

O que é prestação de serviço de transporte?

Prestação de serviço de transporte: O que é?

A prestação de serviço de transporte ocorre quando uma empresa terceiriza a uma outra a realização de um frete até o cliente.

Esse tipo de prestação de serviço de frete pode acontecer por uma empresa transportadora ou por um autônomo. Normalmente, empresas contratam o serviço de fretes, mediante a cobrança, por falta de uma frota própria que possa suprir suas necessidades comerciais e logísticas.

Existem também os transportadores de frota própria, que não terceirizam os serviços de frete e entregam suas cargas por meio de frota e profissionais próprios.

Quais pontos considerar na prestação de serviço de transporte?

Trabalhar com prestação de serviço de transporte requer organização, entendimento sobre o negócio e, acima de tudo, persistência. Sabendo disso, para trabalhar neste ramo, você precisa levar em consideração algumas questões.

  1. Defina o tipo de carga;
  2. Realize um planejamento;
  3. Conheça sua localização;
  4. Defina o tipo de operação;
  5. Utilize processos e sistemas para facilitar as operações.

1. Defina o tipo de carga

Um dos pontos mais importantes ao trabalhar com prestação de serviço de transporte é definir o tipo de carga. Independentemente de você já estar atuando no setor ou não, precisa reconhecer que este fator norteia todos os demais.

Existem, por exemplo, as cargas pesadas, perigosas, o transporte de veículos, de medicamentos, de mudanças, etc. São várias opções, mesmo. No entanto, não se pode levar em conta apenas o desejo, como também o tipo de transporte – caminhão, utilitário, etc. – que você tem à disposição.

Além disso, é preciso identificar as oportunidades de negócio disponíveis na sua localidade, para evitar imprevistos e não ficar longos períodos sem fretes.

2. Realize um planejamento

Qualquer negócio a ser desenvolvido precisa de um planejamento. No plano de negócios, você precisa descrever quais são os objetivos e o que você precisa fazer para alcançá-los. Nele, você pode escrever as ideias e os passos a serem dados.

Nesse planejamento da prestação de serviço de transporte, você pode incluir informações como:

  • Viabilidade do negócio;
  • Análise de mercado;
  • Pontos estratégicos;
  • Pontos operacionais e financeiros;
  • Diferenciais de mercado.

Trata-se de um pontapé inicial para colocar os seus planos em prática. Assim, é possível você avaliar defeitos, qualidades e o que é favorável ou não no empreendimento.

3. Conheça sua localização

Existem alguns fatores estratégicos de localização que você precisa considerar para prestar serviços de transporte.

Para compreender a viabilidade do negócio na região onde você vive, precisa considerar a facilidade de circulação das cidades – dependendo das suas estratégias de transportação – e também a proximidade com o público-alvo.

Por último – porém, também importante em relação aos demais – você deve avaliar a concorrência que existe nos entornos. Assim, fica bem mais fácil desenhar um modelo de serviço de transporte com altas chances de se sustentar, no longo prazo.

4. Defina o tipo de operação

Existem as cargas fechadas (aquelas que ocupam todo o caminhão) e as fracionadas (pequenos volumes que não o ocupam totalmente).

Dessa forma, o tipo de operação depende do tipo de carga com a qual se trabalha ou irá trabalhar na prestação de serviço de transporte. Além disso, depende também do tipo de veículo disponível.

5. Utilize processos e sistemas para facilitar as operações

A utilização de processos e sistemas pode oferecer ganhos em otimização e qualidade nos serviços prestados. Assim, determinar o processo produtivo, segmentar suas etapas e descrever protocolos são pontos que podem fazer toda a diferença.

E não se engane: ainda que você tenha – ou deseje ter – apenas um pequeno negócio de transportes, pode ser beneficiado com todas as vantagens de um processo otimizado.

Contrato para a prestação de serviço de transporte

No transporte de cargas, a terceirização de serviços é comum. Ela oferece ganhos de eficiência e redução de custos. No entanto, mal entendidos e conflitos podem acontecer, fazendo-se necessário um documento formalizado.

seguro de carga da Mutuus Seguros

E, sinceramente, este é um ponto da prestação de serviço de transporte que você precisa dar a devida atenção.

Continue acompanhando e conheça mais sobre contratos!

O que é um contrato de prestação de serviço de transporte?

O que é contrato de prestação de serviço de transporte

O contrato para prestação de serviço de transporte é a segurança jurídica, com cláusulas de deveres e direitos que devem ser garantidos para as partes. Com esse documento, empresas e/ou profissionais se beneficiam com a formalização de suas obrigações legais.

O transporte pode ser de pessoas ou de mercadorias, e o contrato gera a obrigação de que passageiros ou mercadorias sejam transportadas são e salvos, sem quaisquer avarias ou incidentes, ao destino final combinado.

Motorista autônomo precisa de contrato?

Em um mercado ainda não muito profissionalizado, um dos diferenciais que você pode oferecer ao seu cliente na prestação de serviço de transporte é a formalização. O contrato, ao formalizar o serviço, funciona como um intermediário entre as partes.

Além de toda a segurança que você ganha com essa intermediação, adquire um diferencial competitivo interessante, que irá melhorar a fidelização de clientes.

Quais cláusulas não podem faltar no contrato de serviço de transporte?

Para garantir alinhamento entre as partes e evitar desencontros de informações, existem alguns pontos indispensáveis. Confira:

  • Tipo de prestação de serviço, rotas estabelecidas e exclusividade;
  • Obrigações do tomador e prestadora;
  • Seguros;
  • Preço e pagamento;
  • Despesas;
  • Rescisão e vigência do contrato;
  • Multa.

Se você quiser entender melhor todos esses principais pontos tratados nas cláusulas, acompanhe este material completo sobre como fazer um bom contrato de transporte!

Quais os benefícios de um contrato para serviço de transporte?

Ao formalizar contratos na prestação de serviço de transporte, você evita certas dores de cabeça que poderia ter ao tratar as negociações apenas no “boca a boca”.

Assim, adquire clareza sobre os riscos envolvidos no processo, evita mal entendidos e conflitos, ganha a confiança do cliente e trabalha com transparência e previsibilidade.

E se uma das partes descumprir o contrato de prestação de serviço de transporte?

Normalmente – e esta é uma característica da maioria dos profissionais, não apenas do serviço de transportes –, as pessoas não sabem como agir diante de contratos, nem mesmo diante do descumprimento deles. Por essa razão, resolvi criar este tópico.

Você, que já atua com a prestação de serviço de transporte, ou que ainda vai iniciar, precisa compreender os seus direitos legais para saber para onde recorrer, caso isso seja necessário.

Na verdade, uma das cláusulas indispensáveis do contrato se chama “Multa”. Dentro desta cláusula, deve haver todas as especificações das consequências do não cumprimento de qualquer um dos pontos acordados.

Já vamos adiantar para você, de antemão, que a parte que descumprir pode arcar com multas sobre perdas e danos e lucros cessantes. No entanto, reforço aqui a importância de uma orientação profissional, para tirar todas as suas possíveis dúvidas.

É importante lembrar dos seguros para o serviço de transporte

É necessário ter tranquilidade e segurança em relação aos riscos na prestação de serviços de transporte.

Para isso, seguros garantem o pagamento de indenizações por danos aos itens transportados. Dessa forma, a empresa fica protegida em casos de eventos imprevistos (sinistros), que podem comprometer a operação e gerar prejuízos.

O seguro de transporte é obrigatório?

Na prestação de serviço de transporte, existem alguns seguros obrigatórios. Tratam-se do Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C), para transportadores, e o Seguro de Transporte Nacional, para embarcadores.

A não contratação de uma apólice deste seguro obrigatório pode impedir você de renovar seu registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Quais as formas de contratar o seguro para transportes?

  • Cargas avulsas ou embarque único: É indicada para transporte com veículos próprios, agregados ou autônomos. Só pode ser contratado pelo embarcador;
  • Apólices abertas, mensais ou embarque múltiplo: É recomendada para quem realiza transportes de carga com alta frequência. Com apólices abertas, já se encontram definidos os termos e condições do seguro;
  • Apólice anual com prêmio fracionado: Permite o regular ajuste de custos. O seguro é contratado anualmente, e o prêmio é calculado com base na estimativa de embarques para o ano. É recomendada para empresas que realizam vários embarques.

Prestação de serviço de transporte: Considerações finais

Prestação de serviço de frete: Considerações finais

A prestação de serviço de transporte pode ser uma excelente fonte de lucro, mas não se pode se deixar enganar e acreditar que as coisas acontecem da noite para o dia.

Mas, se esse é mesmo o seu interesse profissional, não há razão para desanimar. Nosso propósito com este material foi justamente o de te encorajar, mostrando alguns meios para fazer o sucesso acontecer.

Esperamos que o conteúdo sobre prestação de serviço de transporte tenha sido útil. E esperamos também que a questão sobre planejamento, lá do início, tenha sido respondida. Sobre onde se quer chegar, deixamos a resposta por sua conta.

Agora, podemos fazer um último pedido? Comente ali embaixo o que você achou, para que possamos continuar produzindo conteúdos relevantes!

Seguro de carga
Esse artigo foi útil?
Ficou com alguma dúvida?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Outras categorias de artigo

Comentários (6)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. AA

    Parabéns pelo artigo, foi esclarecedor para quem pretende iniciar neste negócio. Gostaria de receber mais informações deste assunto.

    Esconder Respostas
    1. CF

      Olá, Anderson! Obrigada pelo comentário, continue acompanhando nossos conteúdos. 🙂

  2. E

    Eu estava desanimada, até me deparar com seu artigo, muito obrigada, é muito difícil alguém dividir o seu conhecimento.

    Esconder Respostas
    1. AB

      Evelynn, Fico feliz que tenha gostado de nosso material!

  3. LF

    Olá, “Guilherme”, é com extrema satisfação que lhe escrevo esta mensagem.
    Você supriu todas as minhas dúvidas sobre o negócio de prestação de serviços. Eu tinha um tremendo receio de abrir uma empresa desse gênero e me dar mal. Agora consigo direcionar os meus pensamentos e consequentemente meus planos. Obrigado e que “Deus” o abençoe. Tchau!!!!!

    Esconder Respostas
    1. AB

      Olá! Fico muito feliz em saber que pude ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre o negócio de prestação de serviços, especialmente no ramo de transporte. Saber que você agora se sente mais confiante para direcionar seus pensamentos e planos é realmente gratificante. Aqui estão algumas dicas focadas na prestação de serviços de transporte para ajudá-lo ainda mais nessa jornada:

      Conheça o Mercado: Faça uma pesquisa de mercado para entender as necessidades dos potenciais clientes na sua região e identificar os nichos de mercado menos atendidos ou com alta demanda.

      Legislação e Regulação: Certifique-se de estar em dia com todas as regulamentações locais e nacionais que governam o transporte na sua região, incluindo licenças e seguros necessários.

      Plano de Negócios: Desenvolva um plano de negócios sólido, que inclua análise de mercado, estratégias de marketing, estrutura operacional, e projeções financeiras.

      Qualidade e Confiabilidade: Ofereça serviços de alta qualidade e seja confiável. A pontualidade e a segurança são cruciais no setor de transporte.

      Tecnologia: Utilize tecnologia a seu favor. Softwares de gerenciamento de transporte podem ajudar a otimizar rotas, gerenciar entregas e melhorar a eficiência geral.

      Marketing e Relacionamento: Invista em marketing digital para alcançar seus clientes potenciais e mantenha um relacionamento próximo com seus clientes atuais para garantir a fidelidade e obter feedbacks valiosos.

      Sustentabilidade: Considere práticas de negócios sustentáveis. Isso pode incluir a utilização de veículos mais eficientes em termos de combustível ou até mesmo a oferta de opções de transporte eco-friendly.

      Lembre-se, o sucesso no ramo de prestação de serviços de transporte depende da sua capacidade de se adaptar às necessidades do mercado, manter-se atualizado com as leis e regulamentos, e fornecer um serviço de qualidade e confiável aos seus clientes. Estou torcendo pelo seu sucesso e que você alcance todos os seus objetivos. Que Deus o abençoe em sua jornada! Tchau e boa sorte!

Continue aprendendo
com os melhores

Cadastre-se e continue atualizado com o melhor conteúdo da área​.

É só preencher seus dados aqui embaixo. De graça!